Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  blender 3d???

muddymind
Colocada: Seg Out 03, 2005 10:52 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
alguem ja o experimentou? é ke funca em linux.... dava-me jeito....
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
rcas
Colocada: Seg Out 03, 2005 11:14 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
muddymind escreveu:
alguem ja o experimentou? é ke funca em linux.... dava-me jeito....

Já experimentei e vou este ano novamente à Conferência do Blender em Amsterdão.
Desta vez tenho três apresentações a fazer.

Muito fixe mesmo.

rcas
Colocada: Seg Out 03, 2005 11:24 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Já agora, na versão que vai sair em 1 de Novemebro (talvez, depende ainda da Release Candidate) trás umas features muito fixes.

Features novas:
- Modifier stack
- Fluid Simulation
- Fully redone Animation system
- Hair Static Particles
entre outras.

Aqui fica umas imagens de Cabelo:

Aqui fica uma anim de fluidos:
http://www.hamsterking.com/blender/3d/splaaaash.avi

E podem dar uma vista de olhos por aqui para ver o que foi modificado:
http://blender3d.org/cms/Changes_since_2_37.598.0.html

hadao
Colocada: Seg Out 03, 2005 11:29 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 213 Local/Origem: Santa Maria da Feira
hehe altamente, Open-source esta ai para ficar!! Very Happy

Colocada: Ter Out 04, 2005 10:33 am Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
axo q vou experimenta-lo um dia destes.... se funcar com boa velocidade for estavel e tenha uma boa funcionalidade talvez mude pra ele.... Wink
rcas
Colocada: Ter Out 04, 2005 10:42 am Responder com Citação
muddymind escreveu:
axo q vou experimenta-lo um dia destes.... se funcar com boa velocidade for estavel e tenha uma boa funcionalidade talvez mude pra ele.... Wink

Mais rápido é dificil, já que o programa são 5Mb e carrega instantaneamente.
Estável posso-te confirmar que é, tive 2 ou 3 estoiros com ele mas que reportei e resolveram logo.
Funcionalidades, não é exactamente um Max ou um Maya, mas não está assim tão longe.

Nightwalker
Colocada: Qua Out 05, 2005 1:44 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
tenho seguido bastante interessado o desenvolvimento do blender, e recentemente experimentei de novo, será que me podes esclarecer algumas dúvidas rcas?

Interesso-me por animação e à primeira vista viquei um pouco decepcionado.. por exemplo : Dopesheet, existe e eu não encontrei ou ainda não foi implementada? Nas Fcurves, como posso alterar a interpolação das splines vertice a vertice , tipo na key do frame 10 linear e na do frame 15 smooth por exemplo? Algum sítio honde eu posso encontrar tutorias e/ou exemplos de funcionalidade para animacão de personagens em blender?

De qualquer forma tenho o Blender debaixo de olho à algum tempo só não ví ainda algo que me convesseçe realmente nesta área a que eu quero dedicar os meus (poucos) tempos livres...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
[HP]
Colocada: Qua Out 05, 2005 3:02 am Responder com Citação
Veterano Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 1402 Local/Origem: inbicta
è sem duvida uma aplicação que está a dar que falar... Open source powa!
Eu cheguei a instalar uma versão do blender à uns meses atraz, mas não fiz nada de jeito...
Mas as tools de modelling pareceram-me interessantes

Helder "hP" Pinto

www.helderpinto.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Número de ICQ
rcas
Colocada: Qua Out 05, 2005 11:30 am Responder com Citação
Nightwalker escreveu:
Interesso-me por animação e à primeira vista viquei um pouco decepcionado.. por exemplo : Dopesheet, existe e eu não encontrei ou ainda não foi implementada? Nas Fcurves, como posso alterar a interpolação das splines vertice a vertice , tipo na key do frame 10 linear e na do frame 15 smooth por exemplo? Algum sítio honde eu posso encontrar tutorias e/ou exemplos de funcionalidade para animacão de personagens em blender?

Ora, então é assim, a parte de animação do Blender foi reescrita na sua totalidade para a nova versão 2.40 que vai sair para fim deste mês.

Vais-me perdoar a ignorância, mas eu em termos técnicos aou ainda um bocadinho leigo, por isso, Dopesheet ??? Fcurves ???.

Mas acho que sei o que queres dizer, por isso:
- Dopesheet - não tens ainda, mas tens Shape Keys http://blender3d.org/cms/Shape_Keys.678.0.html , que podem dar uma ajuda.
- FCurves na IPO window certo ?, tens de experimentar a nova versão para ver como está agora. mas para fazeres esse tipo de interpolação necessitas de entrar em modo de edição, carregas em TAB e editas isso.

Outra coisa fixe com o Blender é que podes sempre pedir uma nova funcionalidade e se esta fizer sentido normalmente na versão seguinte já lá vem.

Quanto a tutoriais para o Blender, tens aqui Video Tutoriais de várias àreas do Blender, mas são relativos as versões 2.3x , para a nova 2.40 vai sair posteriormente.

Já agora fica aqui uns Links:
- Para pedir features novas, ir aqui.
- Para pedir ajuda, ir aqui.
- Para ver as alterações que estão a ser feitas, ir aqui.

muddymind
Colocada: Sáb Out 08, 2005 12:10 am Responder com Citação
Epa... tnh andado de volta dakilo e ja tou a fritar por causa da interface Evil or Very Mad é q nao tem nada a haver com o max e tem umas letras pekenas como tudo...
Isto so pra nao falar dos renderings lentos como tudo....

o programa parece ter potencial mas inda tem um longo caminho a percorrer... a unica vantagem mesmo é usar pouca ram e correr em linux...
rcas
Colocada: Sáb Out 08, 2005 12:42 am Responder com Citação
muddymind escreveu:
Epa... tnh andado de volta dakilo e ja tou a fritar por causa da interface Evil or Very Mad é q nao tem nada a haver com o max e tem umas letras pekenas como tudo...
Isto so pra nao falar dos renderings lentos como tudo....

o programa parece ter potencial mas inda tem um longo caminho a percorrer... a unica vantagem mesmo é usar pouca ram e correr em linux...

LOL, já estava à espera desta reacção Wink .

Então é assim, a interface do Max é tipo aplicações do Windows, enquanto que o interface do Blender é completamente OpenGL.
Alem disso, o interface do Blender está desenhado para ser eficiente, com shortcuts para quase todas as funções no programa.

Quanto às letras pequenas, experimenta carregar com o botão direito do rato em cima da parte onde está a maior parte dos botões e selecciona "panel alignment" horizontal.

Outra coisa, renders lentos !? Hum, essa é nova, nisso já não sei o que te diga, todos os que conheci que experimentaram o Blender disseram o oposto, por isso não sei o que te diga.
Eu acho os renders do Blender os mais rápidos de todas as aplicações que experimentei, exceptuando o render por hardware do Maya.

Sim, o Blender tem ainda um caminho a percorrer, mas não acho que seja assim tão longo como fazes parecer.
Quase que aposto que se pegares no XSI ou mesmo no Maya vais ter a mesma reacção, é algo novo, não estás habituado e para mais o interface não é igual às outras aplicações do Windows.

Acredita, depois de perceber o interface não quis outra coisa. E para SubD modeling não tens melhor, acredita.

Dá-lhe mais algum tempinho, vê os Video Tutorials e depois diz mais qualquer coisa.

muddymind
Colocada: Sáb Out 08, 2005 12:53 pm Responder com Citação
Kuando digo que estou kuase a fritar com a interface nao é ke ela seja deficiente.... simplesmente tem um grau de aprendisagem dificil para kem nunca tinha trabalhado com algo do genero Wink

Em relação ás letras ja as consegui aumentar (thank god!! Very Happy )

Finalmente no que diz respeito aos renders akilo é mesmo lento... a causa nao sei... reparei que sao mais rapidos em linux q em windows mas se for comparar (coisa q ja fiz) a velocidade do max a renderizar um proj parecido à vel do blender o max ganha por um larga margem Exclamation mas se o q tu dizes é verdade entao é estranho.... terá alguma coisa a haver com o processador que tenho? é q o dothan tem tido probs com linux e afins....
rcas
Colocada: Sáb Out 08, 2005 5:58 pm Responder com Citação
muddymind escreveu:
Kuando digo que estou kuase a fritar com a interface nao é ke ela seja deficiente.... simplesmente tem um grau de aprendisagem dificil para kem nunca tinha trabalhado com algo do genero Wink

Em relação ás letras ja as consegui aumentar (thank god!! Very Happy )

Finalmente no que diz respeito aos renders akilo é mesmo lento... a causa nao sei... reparei que sao mais rapidos em linux q em windows mas se for comparar (coisa q ja fiz) a velocidade do max a renderizar um proj parecido à vel do blender o max ganha por um larga margem Exclamation mas se o q tu dizes é verdade entao é estranho.... terá alguma coisa a haver com o processador que tenho? é q o dothan tem tido probs com linux e afins....

Tambem tenho um dothan e não tenho tido problemas, mas isso depende muito do que estás a usar e de como estas a usar na tua cena.

muddymind
Colocada: Qui Out 13, 2005 6:26 pm Responder com Citação
A razão da má performance está aqui.

Agora ja ta a bombar Wink

depois de ter visto metade dos video tutorials ja tou a dar uns tokes Very Happy afinal é bem melhor do q pensava Wink
rcas
Colocada: Sex Out 14, 2005 8:50 am Responder com Citação
Fixe.

Neste momento estou na Conferência do Blender em Amsterdão, daqui a pouco vai ser a minha sessão de "Workshop - Box Modeling a Head, with Blender 3D".

Eu bem te disse que era rápido Wink .

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens