Autor |
Mensagem |
< Geral ~ licenças de software |
cc |
Colocada: Sáb Set 03, 2005 6:08 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Local/Origem: lisboa
|
boas
há uma coisa que me intriga, o que é que o pessoal faz com as licenças do software ultrapassado ou simplesmente reposto por uma licença de uma versão mais recente?
há mercado de licenças em segunda mão? por exemplo uma empresa que tenha umas quatro licenças do max 5 entretanto compra as do 7 pode vender as antigas? |
|
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Sáb Set 03, 2005 7:06 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
not really...
Dependendo do software e politicas empresariais. Ou seja, cada caso é um caso e é relativamente fácil saber se podes ou não vender uma licença de um determinado software. No caso dos produtos da autodesk, não podes vender as licenças a não ser em casos excepcionais (ex: falência empresarial). De qualquer das formas, já há muito tempo que não compro software (em meu nome) e por isso estou um pouco por fora deste assunto...
cheerz e talvez alguém com mais conhecimento nesta matéria possa participar |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Dom Set 04, 2005 3:34 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Na maior parte dos casos, não pode haver venda de licenças como o romanus disse... em 1º lugar, e o que a maioria das pessoas não sabe, não se compra software, mas sim o direito de uso.... ou seja o software nunca é teu... quando se faz um upgrade, tens, por contrato e se eles te pedirem, que devolver todo o pacote anterior... em alguns casos podes fazer upgrades para outras versões, como por exemplo Autocad LT -> Autocad Full só pagando a diferença... e em em algumas campanhas especiais Viz -> MAX
Outro exemplo.... se comprares o Windows XP numa loja podes instalar numa máquina e se mudares de máquina podes instalar nessa nova máquina... mas se comprares uma máquina já com o Windows XP (OEM) essa licença é só para essa máquina... isto legalmente é claro... |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
AngelStudio |
Colocada: Ter Set 06, 2005 10:43 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 08 Abr 2005
Local/Origem: Porto
|
Isso é bem verdade Nico, inda mais a Microsoft obriga os revendedores autorizados a fazerem upgrades constantes do software da Microsoft que utilizam, caso não contrário são obrigados por contracto a destruir todo o software que possuem (da microsoft claro) além de perderem o certificado de revenda autorizada, e como tb disso o Romanu na verdade o software nunca é nosso apenas o alugamos, bem isto quer dizer que pagamos uma pequena grande fortuna por um software que nunca será nosso pois em caso de compra ou upgrade p uma nova versão não podemos mesmo vender o anterior......puff |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Qua Set 07, 2005 1:09 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
É essa a lógica do mercado.... há muitas aplicações freeware, mas porquê é que as que as pessoas continuam a querer as que são pagas...???
Quanto ao custo... em principio quando se compra um software, é para ganhar dinheiro com ele, portanto... agora pode-se dizer que se ganha em Portugal num mês aquilo que que se ganha lá fora numa semana... mas tb nós ganhamos num dia o que um chinês ganha num mês... enfim... haverá sempre desigualdades.... tb na china eles não tem leis de direito de autor e não pagam software.... embora já haja chineses a ganhar bem.... |
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
cc |
Colocada: Qua Set 07, 2005 3:08 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
a qualidade das aplicações freeware 3d a que não são nada por aí além...
é claro que "a cavalo dado não se olha o dente" mas ao mesmo tempo tb não tenho grande vontade de me estar a especializar num software que em termos profissionais não vai servir para grande coisa.
tenho andado a ver preços de licenças e para grande espanto meu há diferenças abismais de país para país , tipo em portugal custar 3 e 4 x mais, não sei é se a comprar no estrangeiro podemos operar em portugal? |
|
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Qua Set 07, 2005 3:18 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
usa o blender e o gimp |
|
|
|
Voltar acima |
|
cc |
Colocada: Qua Set 07, 2005 3:22 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
gimp uso na boa agora o blender não consigo ir á bola com aquilo já o instalei montes de vezes a dizer : é desta que vou aprender mas não tem dado e lá acbo por o desinstalar por estar a precisar de espaço... |
|
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Qua Set 07, 2005 3:30 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
precisas de 2 megas no disco??
realmente nao é muito fácil de aprender, mas garanto te que é aprendivel |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qua Out 05, 2005 11:54 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
"É essa a lógica do mercado.... há muitas aplicações freeware, mas porquê é que as que as pessoas continuam a querer as que são pagas...??? "
Porque não as pagam? |
|
|
|
Voltar acima |
|
fozi |
Colocada: Qui Out 06, 2005 3:39 am |
|
|
Novo membro
Registo: 24 Ago 2005
Local/Origem: Figueira da Foz, Portugal
|
E porque as aplicações freeware estão normalmente atrás das aplicações comerciais. Isto porque é investido muito dinheiro em R&D para aplicações comerciais. Muito do resultado desse R&D até é simplesmente copiado pelo pessoal que desenvolve aplicações freeware.
O resultado é que as aplicações comerciais estão, caso geral, um passo à frente. É claro que há sempre excepções.
Se o indivíduo não precisa de pagar (por qualquer razão, pirataria por exemplo) e a aplicação é de qualidade superior, é óbvio que o utilizador escolhe a aplicação que tem melhor qualidade.
Conclusão:
Porque é que não usam freeware? Porque não precisam, senão provavelmente não tinham alternativa senão usar freeware ou software muito barato. Ou seja, acabo por concordar com o Nightwalker.
Nota:
Não estou a deitar abaixo o Blender, até porque nunca trabalhei com ele. Estou só a apontar algo que eu vejo como sendo um padrão na indústria de software.
Também existem vários exemplos de software gratuito que estão à frente de aplicações comerciais, o que obviamente está longe de ser impossível. |
_________________ http://fozi.codingcorner.net/ |
|
|
Voltar acima |
|
Kazuya Mochu |
Colocada: Qui Out 06, 2005 11:42 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 17 Jul 2005
Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
|
eu por acaso sou daqueles que acredita um bocado que a pirataria nao faz assim tanta mossa nas vendas quanto isso. por exemplo ppl que pirateia jogos: de certeza quem quem compra os jogos pirateados, nunca iria comprar os horiginais. ha claro pessoal, que estoura nao sei quanto dinheiro em dezenas de cópias e depois nao os joga sequer.
no que toca a aplicações de produção artistica e nao só, acho que tem principalmente a ver com a solidez da aplicação, com a quantidade de informação disponivel, e com o status também. acho que usar max, maya ou lightwave é diferente de usar wings blender ou assim.
tive um colega que viu um soldado alemão em 3d feito em wings. e disse : "deve ter lá um botão de "make german soldier". nota-se que há uma falta de credibilidade generalizada no que toca a software gratuito.
já por exemplo em pixel art, há até uns ataques directos a software como photoshop, pk tem "demasiadas features" o ppl para pixel art usa gimp, graphics gale, msPaint e poucos mais. claro que muita gente usar photoshop, mas estão sempre a apanhar na cabeça dos puritanos
acho que no caso dos grandes softwares, tem também muito a ver com os revenues. acho que se um software te render dinheiro, e tu quizeres mesmo investir nessa area, é até imperativo que legalizes tudo o que tens, senao! aparece-te a PJ em casa. no caso de coisas como "putos" a brincar em casa, acho que isso nem interessa Às empresas de software. pk quando muito esses "putos" vao ser contratados para empresas que têm o software legal.
a macromedia é um optimo exemplo. é extremamente facil quebrar a segurança dos softwares deles. mas depois vê-se os inumeros trabalhos feitos em flash, director, e por aí fora. de certo que eles nao se importaram que o ppl que pirateou no passado e se tornou grande talento, sejam hoje a voz de ordem no que toca a compra de software.
bom nao me estico mais, até pk isto é só a minha opiniçao.
portem-se
Kaz |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Sex Out 07, 2005 11:57 am |
|
|
Já faz sozinho
|
Nightwalker escreveu: "É essa a lógica do mercado.... há muitas aplicações freeware, mas porquê é que as que as pessoas continuam a querer as que são pagas...??? "
Porque não as pagam?
Pois... eu pago....
Isto não é um assunto fácil... mas como já disse em várias discussões sobre este assunto, se um tipo usa o software para brincar, procurar aprender... ou seja, não tira partido financeiro do que faz com os programas piratas... tudo bem.... agora se o utiliza para fazer concorrência no mercado... ai não!
Pois como não têm os custos de comprar e manter o software, em muitos casos não passam facturas e não pagam impostos e S. Social, rendas, ordenados.... é claro que conseguem fazer preços muito mais baratos do quem faz isso tudo... e depois ainda se queixam que as empresas pagam pouco.... como é que podem pagar bem aos empregados ao ter este tipo de concorrência.... é a pescadinha de rabo na boca.... |
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
|