Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Animação  ~  IK ou FK

yen3D
Colocada: Qui Ago 18, 2005 8:41 am Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
olá! este já é um tema um pouco batido em outros foruns mas de qualquer forma gostava de o ver aqui a ser discutido.

Com qual dos sistemas gostam mais de animar? com IK ou FK?

eu normalmente uso IK para meter o personagem em pose e depois passo para fk ( se o rig permitir fazer match IK to FK e vice versa). quando é para fixar as maos do personagem num sitio (ex: mesa ou parede) uso sempre IK.

inté
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nightwalker
Colocada: Qua Out 05, 2005 12:29 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Interessante pergunta yen3D, até agora tenho usado o típico, Ik quando a mão ou pé têm de fixar em algo ou agarrar objectos, e fk para tudo o resto, tento evitar ao máximo misturar os dois porque se bem que a maoria do software já faz ik/fk blend isso pode trazer problemas quanto tentas refinar a animação e fazer offsets, porque o programa cria keys no setting ik/fk blend conforme a posição dos dois "rigs fantasmas" (ik e Fk), para fazer a interpolação, e quando alteras o timming a coisa baralha-se...

O processo que descreves é interessante mas, pessoalmente prefiro brincar com o autokey ligado (eu sei sou um ganda maluco...)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
abranco
Colocada: Sex Out 07, 2005 7:58 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 26 Jul 2005 Mensagens: 69 Local/Origem: Portugal
Nightwalker - Nao, nao es nada maluco. Smile Fazes muito bem em usar o auto-key. Eh a melhor maneira de animares.

Eu uso FK e nunca IK, nunca obtenho bons arcos com IK.

E claro, quando tenho alguma constraint, como agarrar objectos, etc, ai sim, eh IK, mas muito raro, como animo em 2's (every 2 frames, one key), prefiro, animar o objecto primeiro, obter um bom feeling de peso e timing e um arco bonitinho, e depois, frame by frame animar os membros do personagem.


Cheers all!

_________________
CG Artist
Vancouver Film School Grad
3D Animation & Visual Effects 2005
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum