Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Animação  ~  Metodo de animar

abranco
Colocada: Seg Ago 01, 2005 12:18 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 26 Jul 2005 Mensagens: 69 Local/Origem: Portugal
Boas pessoal!

O forum de animacao, tem dois topics que nada teem a ver com animacao ( Carsim & Crowd maker)...mas enfim Rolling Eyes

Que tal debater-mos aqui o metodo que cada um utiliza para animar uma shot/cena?

Eu por exemplo, comeco por trabalhar sem as curvas de animacao, chamo-lhe de Stepping ou constant mode. depois passo para a Dope Sheet e retoco o timing, fazendo Captures ou Playblasts, ate ficar satisfeito com o Timing das Poses. De seguida, selecciono todas as curvas de tudo o que eh animado na cena/shot, e limpo tudo muito bem limpinho ( keys que nao necessito, etc). Para finalizar, passo as curvas para splined mode, e retoco as poses e os inbetweens, followthroughs, etc. e fase final mesmo, faco um off-set de algumas keys, para dar um movimento mais natural e assimetrico.

Abracos pra todos...e veijinhos pra elas (virtuais que sejam) Twisted Evil

_________________
CG Artist
Vancouver Film School Grad
3D Animation & Visual Effects 2005
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Malanjo
Colocada: Seg Ago 01, 2005 1:18 am Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 5:12 pm, num total de 1 vez
yen3D
Colocada: Sex Ago 05, 2005 8:52 am Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
oi

eu primeiro começo por tentar visualizar a cena na minha cabeça depois agarro numa folha em branco e começo a desenhar as poses principais e a explorar opções. Quando ja tenho uma ideia mais ou menos solida do que quero fazer ( isto depende do tempo que tenho para animar a cena ) começo a meter a minhas poses no computador... ajusto o timing e as poses... isto so com key nesta altura ainda não quero saber das minhas curvas ( estão todas em step... ) quando sinto que a minha animação nesta fase ja tem um certo feeling parto para offsets e brackdowns ( variar o tempo das partes do corpo do personagem ) depois dependendo do tempo posso começar a trabalhar com as minhas curvas ou a meter mais keys.
A seguir passo para a animação facial (toda a dinamica dos olhos)e por final o lipsync....

http://www.shaunfreeman.com/animating_tips/animation_flowchart.htm

este link vai dar a uma flowchart de animação do shawn kelly ( ILM/animationmentor ) muito boa para referencia

inté ppl
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
flash
Colocada: Sex Ago 05, 2005 1:50 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Até agora falaram de personagens.. mas e se for algo mecanico?
por exemplo um braço de um robo?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Frederico
Colocada: Sex Ago 05, 2005 2:58 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 17 Mar 2005 Mensagens: 102
flash, eu n percebo mt disto e sou trapalhao a animar.. mas.. num braco de um robot n iam usar o mm processo ja referido ou bastante semelhante?

no fundo, um braco robotico é um personagem, tem personalidade, age segundo motivacoes etc.. mm k controlado por computador, tem apenas k se ter isso em conta...

é bastante util ouvir o processo do pessual, agradeco desde ja, n falo mt de mim pk como ja disse.. sou trapalhao.

_________________
www.frederico4d.blogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
flash
Colocada: Sex Ago 05, 2005 4:16 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Exacto... mas tb não teria pormenores como animar expressoes faciais...
tiques..
Percebes? Tou à procura de algo mais generico
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Malanjo
Colocada: Sex Ago 05, 2005 5:07 pm Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 5:12 pm, num total de 1 vez
Mira
Colocada: Sex Ago 05, 2005 6:33 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 26 Jul 2005 Mensagens: 39
Olá a todos!
Continuem a desenvolver este tópico, é interessante também para os novatos como eu.É bom, se bem que para já ainda não vou mexer em animação, mas sempre se fica com várias prespectivas que possam gerar ideias.
" Nem nove mulheres juntas conseguem dar à luz um filho em apenas um mês" ( ditado chinês). HEHE, enganei-me no ditado, é ao contrário,- Um filho gerar nove mães?- bem vocês sabem o que quero dizer, vendo estas ideias todas e se possível mais desenvolvidas (estilo teoria da animação) podem gerar um caminho com um rumo bem definido.
Abraços para todos
....

_________________
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." Fernado Pessoa
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
yen3D
Colocada: Seg Ago 08, 2005 2:02 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Malanjo : ""Para algo robótico, os movimentos nao podem ser tao fluidos nem lineares como sao com um personagem organico. ""

calma... isso não é bem assim Smile

os movimentos de um robot realista podem não ser fluidos mas devem ser lineares

nos personagens organicos é que devem ser Não-lineares (slow-in/slow-out)
e os movimentos devem de ser em arco ao contrario de coisas mecanicas que podem ser em retas.

Frederico: homem... mesmo que sejas trapalhao a animar não quer dizer que estajas a fazer mal. desde que cheges a um bom resultado é o que interessa.Partilha os teu metodos pode ser que tenhas alguma coisa de interessante e enovador sem saberes.

inté
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Seg Ago 08, 2005 7:00 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Por falar em robots Wink

Para a extrememusic e ingreme usei sempre o mesmo método para animar. Começo sempre por animar grandes volumes primeiro. Por exemplo... o robot a saltar e a dar uma volta de 360º... Primeiro animo o corpo esquecendo completamente o resto. Quem olhar para o meu monitor farta de se rir, porque vê um corpo a girar e os braços e pernas a interceptar completamente o meu modelo. Quando consigo o movimento correcto no corpo... o salto inicial, o desacelerar no topo, o peso correcto quando cai no chão, etc... começo a animar os braços, depois as pernas e a cabeça no final. Esta ordem pode ser modificada, mas o que interessa é que vou para o grande volume para o pequeno volume.
Depois posto como animo os pequenos volumes... algumas dicas super importantes para dar peso ao personagem...

cheerz

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
DANY_3D
Colocada: Sex Set 23, 2005 9:42 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 05 Mai 2005 Mensagens: 450 Local/Origem: Porto (Santo Tirso)
muito fixe este topico.continuem Very Happy ......nao era uma ideia fixe Embarassed fazer pekenas animacoes ,mas muito pekeno tipo uma pessoa a andar.ou uma bola a saltar....... Embarassed e depois vamos discutindo e assim e que se aprende(tou mesmo com vontade de aprender a animar. Crying or Very sad mas tem muita coisa complicada como rigging.Sad continuem Wink

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Nightwalker
Colocada: Qua Out 05, 2005 12:35 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Alguem usa steped keys na primeira passagem? Eu tirei aideia de um dvd e gosto do processo, focas-te na pose e no timing não se vêm as irritantes interpolações que o computador insiste em inventar...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
abranco
Colocada: Sex Out 07, 2005 7:53 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 26 Jul 2005 Mensagens: 69 Local/Origem: Portugal
Sim, eu uso sempre Constant Interpolation (ou steped). Animo em 2's (em cada 2 frames, tenho uma keypose), com as linhas em steped/constant, ao animar em 2's, crio eu as proprias curvas, depois de conseguir o timing correcto. So no fim eh que volto as keys, e apago as que nao necessito, passando assim para a fase de cusvas propriamente ditas.

Finalmente, no final do meu curso (vfs, mais 6 dias e acabo), esta semana, em 3 dias animei 6 shots. Eh uma excelente tecnica. Adoro-a! Smile


Fiquem bem.

Cheers guys!

_________________
CG Artist
Vancouver Film School Grad
3D Animation & Visual Effects 2005
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
romanus
Colocada: Dom Ago 20, 2006 9:27 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Depois de ler o livro, consigo explicar melhor como animo. Basicamente uso o pose to pose e Straight Ahead Animation. Uma mistura dos dois, muitas vezes, dependendo das acções e do modelo a animar.

http://www.dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=1797

Se quiserem continuar a opinar acerca de métodos de animação, regras, etc... feel free to post

cheerz

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
flash
Colocada: Dom Ago 20, 2006 3:13 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Tb tens a biblia da animação, o TASK, the animator survival kit
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
yen3D
Colocada: Seg Ago 21, 2006 11:14 am Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Eu ja alterei um pouco a minha maneira de animar desde o ano passado.
Basicamente agora separo mais as coisas; o timing das poses.

Primeiro "desenho" as poses todas seguidas sem me priocupar com o timing.
tipo: pose A no frame 1; pose B no frame 2; pose C no frame 3 etc
depois de ter as poses principais começo a meter breakdowns ou inbetweens ou seja: mais poses para definir como um key pose passa para outra key pose.
De seguida começo a mover as keys para os frames que quero que elas estajam... agora sim é que começo a pensar em timing.
isto tudo é feito com keys no personagem todo como que cada frame seja um desenho.

é uma abordagem mais tradicional e requer um pouco mais de tempo mas cria uma animação mais cuidada e de qualidade superior.

Tenho aprendido umas coisa interessantes com o VTS do keith lango www.keithlango.com que recomendo a quem quiser aprender animação a sério.

||yen3d||

_________________
www.yen3d.animationblogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
yen3D
Colocada: Seg Ago 21, 2006 11:32 am Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Citação:
é uma abordagem mais tradicional e requer um pouco mais de tempo mas cria uma animação mais cuidada e de qualidade superior.


Por outro lado há grandes animadores CG que não conseguem animar assim e são muito bons (pixar, dreamworks, bluesky)...
Portanto é mais um questão de gosto... Laughing

||yen3d||

_________________
www.yen3d.animationblogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum