|
Autor |
Mensagem |
< Geral ~ VANCOUVER FILM SCHOOL |
abranco |
Colocada: Qua Jul 27, 2005 6:07 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 26 Jul 2005
Local/Origem: Portugal
|
Boas, pessoal !
Tenho recebi na minha caixinha de mensagens algumas perguntas sobre a VFS, e decidi colocar um topico para quem estiver interessado.
A seguinte informacao eh dada com toda a minha honestidade e fria opiniao sobre o que se passa, o que se aprende e desaprende na VFS.
VANCOUVER FILM SCHOOL - www.vfs.com
Ora bem, o curso eh de 1 ano (12 meses seguidinhos). Eh composto por 6 Periodos (chamados de "Terms" ). Os primeiros 3 Terms, aprende-se Modeling, Animation, Texturing, Rigging, Weighting (Skining), Matte painting, Sculpture (sim com um barro chamado Super Sculpy), Life Drawing, Composition (leia-se Composicao, e nao Compositing), Compositing, 2D Animation, Storyboarding, film Theory, Photoshop, um pouquinho de Maya, o resto eh tudo baseado no XSI...Enfim, no final do Term 3 , qualquer estudante que leve a escola a serio ficara a saber o suficiente para comecar a trabalhar numa empresa como Entry Level.
WARNING! Quem nao tiver disposto a ficar sem fins de semana, sem namorada, e a passar entre 16 a 18 horas por dia, 7 days a week, do principio do curso ate ao fim, nao vale a pena fazer a inscricao.
DINHEIROS: $47.000CDN de propinas (eh o preco para estudantes internacionais). De $700CDN a $2500CDN de renda (T1), eh carote, mas se encontrarem um Roommate, a renda saira a metade
Entre $300 a $400 por mes comendo fora ou comendo em casa, vai praticamente dar ao mesmo.
O membro Zaq perguntou-me em que area me especializei. Ja agora aproveito para dizer que ao concluirem o Term 3, serao questionados sobre para que area querem ir - Animation, Modeling ou Visual Effects.
Eu espcializei-me em Character Animation. estou a fazer uma Short Story de 1 minuto e pouco de duracao. Desculpem nao dar mais detalhes por agora.
Enfim, espero que tenha abordado o suficiente o curriculum do curso, etc.
Quem quiser saber mais coisas em pormenor, como Horarios dos Terms, eu tenho uns PDFs com os horarios de cada Term, posso sempre arranjar qualquer coisita para um Portuguese Fella. Mail me to [email protected]
P.S. - A famosa pergunta do Portugues: "Pois, sim, claro e tal...mas..E GAJAS???". Caros amigos e amigas que estejam a ler o Topic, preparem-se para entrarem num ano de Gestacao! Para os gays e Lesbicas interessados na escola, nunca observei cidade mais aberta que a cidade de Vancouver, nao ha preconceitos nem racismos neste cantinho do canada, eh impressionante como tudo eh civilizado e equilibrado.
Abracos pra eles e beijos pra elas!
Portem-se bem!...E trabalhem no duro! |
Editado pela última vez por abranco em Qua Ago 10, 2005 9:38 pm, num total de 1 vez _________________ CG Artist
Vancouver Film School Grad
3D Animation & Visual Effects 2005 |
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Qua Jul 27, 2005 7:51 am |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Abranco,
Obrigado por esta preciosa informação
Uma pergunta: Está a valer a pena?
Pergunto isto porque infelizmente, em Portugal, ainda acontece, na maioria dos casos, alunos que acabam cursos em escolas privadas ou públicas e dizem que não estão nada preparados para serem profissionais. Oiço demasiadas vezes... eu até sabia mais que o professor... o professor limita-se a ler o manual, etc etc etc
cheerz |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Qua Jul 27, 2005 8:07 am |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
ó romanus... mas isso é em Portugal, que muitas vezes (não todas claro...) poe um gajo qq a ensinar só pq este tem um curso em engenharia da moidelação, mas olhar para o portfolio népias... |
|
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Qua Jul 27, 2005 8:22 am |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
abranco: obrigado pela info! muito util!
e Bem vindo ao forum |
|
|
|
Voltar acima |
|
andre_branco |
Colocada: Qua Jul 27, 2005 8:49 am |
|
|
Registo: 29 Abr 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Romanus - Sem sombra de duvida que esta a valer a pena! Eh claro que a escola eh muito boa, 90% dos professores teem experiencia na Industria do 3D. Mas claro que so vale a pena se um tipo estiver disposto a dar tudo por tudo mesmo! faltam-me mais ou menos 3 meses para acabar isto. E sinto que, para alem do feed-back positivo dos profs, que estou preparado para o que der e vier. E se houver duvidas no caminho, nao faz mal nenhum perguntar a quem nao sabe! Deixem-se de Self-Pride
Este ano tem passado num apice! parece que foram dois mesitos ate agora, mas foram 9! hehehe
Agora vem outra fase dificil: Decidir se comecar a trabalhar por aqui, ou se houverem ofertas bastante agradaveis em Portugal, ate que gostava de voltar ah minha patria e criar algo para o bem do 3D em Portugal!
Romanus,
Eu estudei na ETIC - Escola Tecnica de Imagem e Comunicacao durante 4 anos. Os primeiros 3, fiz o profissional de Multimedia e o 4 fiz Advanced Maya. Tive bons e maus professores, nenhum lugar eh perfeito
Trabalhei na cinemate durante uns tempos, mas depois acabei por sair, pois o salario nao era compativel com a carga de funcoes de que eu era responsavel.
Em minha opiniao, acho que a evolucao anormal que Portugal esta a ter, tem mais a ver com a mentalidade. Daqui de fora, observa-se melhor; O Portugues tem orgulho em ser pequeno. Gostamos dos nossos chouricos, dos queijos, do caldinho verde (ui que saudades:) )enquanto que os nossos politicos nao param de fazer asneira atras de asneira. Penso que, falo apenas em relacao ao mercado do 3D, temos que crescer a um ritmo mais acelaradito. Contudo, temos bons professores, temos escolas, temos alunos e temos uma coisa bem importante...INICIATIVA.
Enfim, adoro estes intervalitos que faco na escola, mas ja sao quase 2 da matina, e tenho que voltar ao meu querido projecto.
Forte abraco a todos.............e Veijinhos pra elas |
_________________ [email protected] |
|
|
Voltar acima |
|
zag |
Colocada: Qua Jul 27, 2005 1:23 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 02 Jul 2005
|
Obrigadão pela info!!!
Realmente parece ser bem á maneira o curso, é pena é ser tão caro... cerca de 6 mil contos so o curso, sem casa nem comida.
Era uma das minhas opções para fugir daqui estudar na VFS, mas é extremamente caro. Penso que fazes bem em ficar a trabalhar fora de Portugal, a experiencia ganha em tão pouco tempo é quase como uma injecção de adrenalina!!!
Mas em relação ao trabalho, achas que te consegues orientar ou ves como uma opção provavel o regresso a casa (isso era muito mau na minha opinião)?
Ja agora o porque de teres tomado essa opção de ires estudar fora de Portugal, porque é realmente uma decisão muito importante, qunto mais não seja pelo dinheiro investido...
Mais uma vez obrigado por partilhares a tua experiencia. |
_________________ Do or do not, there is no try! |
|
|
Voltar acima |
|
abranco |
Colocada: Qui Jul 28, 2005 10:45 pm |
|
|
Primeiros passos
|
Nem sei por onde comecar...
Depois de ter feito um curso profissional na ETIC, e outro Tecnico de MAYA tambem na mesma escola, nao encontrei nenhum curso superior interessante em Portugal.
Fiz um search na net, e encontrei a Academy of Arts College, em San Francisco, mas nao me agradou o facto de custar cerca de 12 mil contos para tirar uma graduation e um mestrado. Encontrei entao a VFS, e la pesquisei, perguntei, e esclareci as minhas duvidas sobre a escola. O que nao imaginava era que o curso que estoua tirar, tem tantos creditos como um curso de 4 anos
mas ca estou, faltam apenas 3 mesitos para comecar a mandar a minha Reel para as empresas.
E sei que vou conseguir trabalho por aqui, pois as connections que tenho sao BASTANTES.
Voltar a Portugal? - Talvez daqui a 10 ou 15 anos, e abrir uma empresa ah maneira
Trabalhos para mostrar, como sabem estou a fazer uma short film, e so a tenho pronta em meados de outubro. Prometo que a "postarei" aqui assim que tiver com som, etc.
Take care dudes! |
_________________ CG Artist
|
|
Voltar acima |
|
zag |
Colocada: Qui Jul 28, 2005 11:02 pm |
|
|
Primeiros passos
|
abranco escreveu:
E sei que vou conseguir trabalho por aqui, pois as connections que tenho sao BASTANTES.
Em principio em Janeiro irei para a Escape Studios em Londres.... por isso mantem ai os teus contactos porque, quando acabar tambem o meu la por Londres tambem gostava de ter uns contactos do "outro lado do mundo"
Forca ae!!!! |
|
|
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Sex Jul 29, 2005 2:07 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Local/Origem: San Francisco
|
ja t inscreveste dude?
a, |
_________________ .: a |
|
|
Voltar acima |
|
zag |
Colocada: Sex Jul 29, 2005 2:41 am |
|
|
Primeiros passos
|
Not yet...
Estou so a "ultimar", no que diz respeito ao dinheiro as coisas.
Ja verifiquei que o visto é facil de orientar, pelo menos por 6 meses. Tenho andado a pedir info na pelo forum da escape e o feedback tem sido impecavel!
Por isso a maquina vai começando a ficar oleada.
Já agora Afonso a cena dos coontactos tambem é valido para ti... lol
PS
Sorry for the offtopic |
Editado pela última vez por zag em Sex Jul 29, 2005 2:48 am, num total de 1 vez _________________ Do or do not, there is no try! |
|
|
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Sex Jul 29, 2005 2:48 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Local/Origem: San Francisco
|
sweet. eu vi o teu post no forum deles... o ppl eh impecavel, vais gostar
a. |
_________________ .: a |
|
|
Voltar acima |
|
zag |
Colocada: Sex Jul 29, 2005 10:28 am |
|
|
Primeiros passos
|
Branco como é que é o XSI para animação?
Estava a ver um teaser da softimage, para a Siggraph e pelo que eles mostram o facial setup da personagem ta brutal!!!
Link: http://www.xsibase.com/softimage_siggraph2005.wmv
Fala ai da tua experiencia com o Maya e em que é que ela é diferente no XSI que voces usam na VFS. |
|
|
Voltar acima |
|
abranco |
Colocada: Sáb Jul 30, 2005 12:16 am |
|
|
Primeiros passos
|
Bem, o XSI para alem de ser muito bom em Animacao, eh muito, mas muito, facil de aprender.
O Graph Editor ( Animation Editor no XSI ) eh brutal, podes fazer oq eu quiseres com as FCurves. Podes quebrar as handles, sem ter que clicar em 3 ou 4 botoes...Nao posso comparar muito com o Maya, pois nao toco a serio no Maya desde a versao 4.5!
Mas por exeplo, Rigar no XSI eh bem mais facil que no Maya, no Maya lembro-me que tens que criar Joints para ligar os Bones. No XSI Podes ter bones onde quiseres no character, que ele vai sempre funcionar, eh uma Hierarqy bem mais simples e facil de entender.
Vi o video das face shapes, sim o XSI eh muito simples nessa materia, fazes o que quiseres com as face shapes, podes connecta-las a Sliders ( penso que no Maya, podes faze-lo).
Enfim, embora o XSI tenha la escrito que tem Fluids...na verdade, sao uma B****, em relacao a Simulacoes Fisicas, penso que faz o mesmo que o Maya, mas 3 ou 4 vezes mais rapido. ATENCAO, estou a comparar o XSI base com o MAYA base, nao ha ca updates ou pluggins, ou scripts
Enfim, at the end of the day, o importante eh o talento, e nao o software com que trabalhas. Infelizmente, em Portugal, as empresas continuar a pedir pessoal que trabalhe nisto ou naquilo, e depois encontram tipos, que sabem mexer nos botoes, mas nao teem nocao nenhuma do que eh uma boa animacao, ou um bom line flow em modeling, ou que saibam lidar com camera composition, e acting de personagens.
Um bom Talento, em 2 semanas ou 3 aprende a mexer nos botoes que precisar em qualquer software.
Abracos...e Veijinhos pra elas |
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Sáb Jul 30, 2005 2:23 am |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 5:13 pm, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
Mira |
Colocada: Dom Jul 31, 2005 9:12 am |
|
|
Novo membro
|
Abranco, obrigado por partilhares as tuas experiências, é muito bom para quem está iniciar neste mundo. Continua a dar noticias que a gente agradece.... felicidades bom trabalho e uma optíma aprendizagem |
_________________ "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." Fernado Pessoa |
|
|
Voltar acima |
|
abranco |
Colocada: Dom Jul 31, 2005 12:30 pm |
|
|
Primeiros passos
|
Epah,
Ha tanta coisa para falar, tanto do que aprendo como deste pais magnifico, e o modo como a Industria de Cinema americana tem um impacto aqui do caracas.
O melhor era fazer uma listita de perguntas ou algo do genero, teria todo o gosto de vos esclarecer as duvidas, os bons e os maus da VFS, etc etc.
Abracos |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved