Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Geral  ~  por onde começar?

NOX_TOUCH
Colocada: Sex Jul 08, 2005 10:34 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 31
eu gostava de saber, quais os melhores programas para começar.
nao sou um completo iniciado, ja trabalhei com o bryce, k nao tem mt haver com o 3ds max nem o maya...mas pronto...tenho ate alguns trabalhos k fiz para um trabalha da escola.

Nox...

_________________
Come away...Dance with me...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
marlboro.pT
Colocada: Sáb Jul 09, 2005 12:23 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 170 Local/Origem: Cacém - Lx
pah isso e uma pergunta muito debatida como kostume cada um puxa a brasa a sardinha... eu por exemplo uso 3dsmax e nao estou insatisfeito mas agora mudar tambem era complikado por isso axo k isso tem de ser uma eskolha feita por ti pk axo k kuase todos os softwares tao ao mesmo nivel. ja experimentei C4D (Cinema 4D) e axo k para kem ker komeçar é um software muito intuitivo... esta e a minha opiniao Wink

_________________
W.I.P Turista Português
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
fonziewonzie
Colocada: Sáb Jul 09, 2005 12:25 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
pra comecar tb recomendaria o c4d.

boa sorte... welcome!
a.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
MiguelS
Colocada: Sáb Jul 09, 2005 8:02 am Responder com Citação
Veterano Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 606 Local/Origem: Lisboa
Comecei com o Max, umas semanas depois tava em Maya, desde então não quero outra coisa Very Happy
MAYA ROCKS!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
mpalma
Colocada: Ter Jul 12, 2005 4:41 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
3d:Alias MAYA
2d:Adobe Photoshop
Video:Digital Fusion

_________________
Marco Palma
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
NOX_TOUCH
Colocada: Ter Jul 12, 2005 5:37 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 31
obrigado pelas replys tds Cool
e como o marlboro.pt disse "cada um puxa a brasa a sardinha" Razz

a uns dias sakei uma trial version do 3ds max 7, e ate k nao desgostei, tenho estado a seguir um tutorial...e um pouco trabalhoso...vou ver se arranjo mais trial versions e dps vejo o k mais gostei Cool

obg
NOX

_________________
Come away...Dance with me...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
flash
Colocada: Ter Jul 12, 2005 6:01 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
realmente esse é o melhor caminho a seguir
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Ricard
Colocada: Ter Jul 12, 2005 7:53 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 03 Fev 2005 Mensagens: 91
C4D ao poder! Very Happy
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Ter Jul 12, 2005 8:48 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Well,

Mais uma informação que acho interessante e relevante para o tema...
qual o software 3d mais vendido / usado em todo o mundo, independentemente da área de interesse? Estou convicto que é o 3ds max e portanto este é o software que recomendaria, simplesmente porque o número de tutoriais, foruns, irc channels e plugins é bastante superior ao dos outros.
Isto para self learning e para a curva de aprendizagem ser feita mais rapidamente. Basta fazeres um search por tutoriais do max e devem aparecer 122189021802890 Wink

cheerz

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
flash
Colocada: Ter Jul 12, 2005 9:10 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Eu não sou dessa opinião.. penso que é melhor escolher a package q melhor se adapte às nossas necessidades
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Malanjo
Colocada: Ter Jul 12, 2005 9:24 pm Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 5:42 pm, num total de 1 vez
romanus
Colocada: Ter Jul 12, 2005 9:26 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
flash,

Estou a falar de curvas de aprendizagem para qualquer software 3D. Ninguém ainda tinha referido necessidades, por isso apenas falei sobre o software com mais referências on-line.
De qualquer das formas... necessidades... isso é interessante mas a um nível mais avançado, so i think.

cheerz

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
GLmig
Colocada: Qua Jul 13, 2005 2:32 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 20 Mar 2005 Mensagens: 36
Nox para começar, vais ao site www.3dbuzz.com regista-te e depois fazes o download das imensas horas de video tutoriais que lá tem de borla, para 3dsmax, maya, lightwave, photoshop, xsi, motionbuilder, combustion e a lista continua. Esta é que é mesmo a coisa mais importante para começar, porque a diferença na curva de aprendizagem entre ler e tar a ver alguem a fazer e a explicar como deve de ser é de uns bons meses.
Cheers Smile

edit: haa e esqueçi de dizer, é assim se pensares em trabalhar por exemplo num atelier é muito provavel que lá só tenham 3dstudio, se for numa empresa de publicidade já terá outros tipo mayas e afins (digo eu), por isso o que te digo é:
- se for por gosto pessoal escolhe um programa que te sintas bem com ele
- se for por questões proficionais pesquisa para saber que programas são usados nos sitios onde poderás ir trabalhar (neste caso o gosto que se lixe é a necessidade que obriga lol)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
NOX_TOUCH
Colocada: Qua Jul 13, 2005 10:54 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 31
GLmig, obg por esse link, realmente tens razao, com videos aprende-se mais facilmente...
obg aos outros tds por terem respondindo...tou a gostar de tar a mexer no 3ds max...pode ser k fike por este...com o tempo logo vejo Cool

Cheerz

p.s. e por gosto pessoal...kando descobri este forum apaixonei-me pelo 3d!e nao kero outra coisa Razz

_________________
Come away...Dance with me...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
rui_mac
Colocada: Ter Set 06, 2005 1:52 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 02 Mar 2005 Mensagens: 83
Falam de curvas de aprendizagem? Creio estar numa posição abalizada para poder falar do assunto, visto estar no ramo do 3D há mais de 10 anos e, durante esse mesmo tempo, ter experimentado várias aplicações, assistindo e dando formação em algumas delas.

Dizer que o 3D Studio Max tem uma curva de aprendizagem baixa é o mesmo que dizer que é fácil aprender a conduzir porque há muitos filmes que mostram pessoas a guiar automóveis Wink
Trata-se de uma aplicação bastante potente, com uma base de utilizadores e de documentação enorme (incluo aqui scripts e plug-ins, para além de tutoriais online e livros). Não se trata, no entanto, de uma aplicação simples de aprender. Eu próprio comecei a usar o 3D Studio quando ainda só funcionava em DOS. Para além de ter usado várias versões MAX, também usei o VIZ e nenhum deles é particularmente fácil de aprender.
Claro que quando se começa a trabalhar com uma aplicação, habituamo-nos a ela e tudo parece "fácil". Mas eu também achava que lavar a louça era fácil, até ter uma máquina de lavar loiça Wink

Tudo o que disse do 3D Studio Max, pode ser aplicado ao Maya, mas multiplicado por um factor que varia entre 2 e 10. É deveras mais potente mas MUITO mais complicado de aprender.

Não posso falar do Softimage. Apenas lhe "dei uns toques" quando ainda não era a versão XSI. Creio que agora está muito mais potente e, pelo que me é dado perceber, não é muito complicado. Pelo menos não tanto quando o Maya. Mas tem um grave problema (tal como o 3D Studio Max). Só corre em Windows. Isso, para mim, é deveras debilitante.

O Lightwave, apesar de potente e não particularmente difícil de usar tem alguns graves problemas (para mim). Primeiro, continua a ser duas aplicações. Modela-se num lado e anima-se/ilumina-se/renderiza-se noutro. As vantagens deste método não chegam aos calcanhares das desvantagens. Depois, o facto de estarmos quase sempre a trabalhar com polígonos (mesmo que subdivididos usando métodos NURBS, com as Metaforms), não me agrada. Não existem objectos realmente paramétricos. Por exemplo, crio uma esfera. Se, no dia seguinte, abro o ficheiro e me apetece mudar o modo de criação da esfera de faces quadrangulares para triangulares e diminuir o número de faces, não posso fazê-lo facilmente. Apesar disso, é um excelente modelador, com ferramentas fantásticas. E tem um excelente renderer.

Após ter experimentado estas aplicações (e outras, como o Strata Studio Pro, Ray Dream Designer, Amapi, InfiniD, etc), conheci o Cinema4D. Nunca mais quis outra coisa, apesar de, por vezes, ter de usar outras aplicações.
Das aplicações que considero profissionais (3D Studio Max, Maya, Softimage, Lightwave e Cinema4D), é a que tem a curva de aprendizagem mais rasa. Não o digo por dizer. Dei formação de Cinema4D em empresas e a particulares. Muitos dos meus alunos já tinham tido formação noutras aplicações (particularmente em 3D Studio Max e Lightwave). Após uma semana de formação em Cinema4D faziam já muuuuuuuuito mais que após um mês de formação em qualquer das outras aplicações. Mas não apenas isso. Cheguei a fazer "concursos" com amigos meus que usavam outras aplicações. Funcionava assim: definiamos um "projecto". Podia ser um objecto qualquer que tinhamos de modelar, texturar, iluminar e, por vezes, animar. Depois começavamos ambos ao mesmo tempo e, devo dizer que nunca terminei depois de qualquer um deles.
Não é tão potente quanto o Maya ou o Softimage, mas está ao nível do 3D Studio Max ou Lightwave. Mas é, de longe, o mais simples de aprender.

Rui Batista

_________________
http://www.ruimac.com
http://www.ruimac.com/movies/demoreel.mov
http://www.ruimac.com/plugins.htm
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
flash
Colocada: Ter Set 06, 2005 2:20 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
1º O Softimage tb corre em linux Smile, que é onde qq verdadeira app precisa de correr...
2º Se tiveres weighted Sub-d's, onde é que precisas de nurbs? Very Happy

Outro ponto, isso de "modelação parametrica" parece ser muito bonito e tal... mas é rapido??

Falas ai de que o max não é uma ferramenta fácil de aprender.. desde quando o 3d é fácil??? Trata-se sim de encontrar uma ferramenta com a curva de aprendizagem mais suave..
mas será isso o ideal?? Não seria melhor perdermos mais dois meses a aprender uma ferramenta a sério, que nós temos a certeza q não nos limita a inspiração do que irmos para o primeiro poser q nos aparece á frente??
É que para mim aprender 3d não é como tirar a carta... é uma devoção a uma arte, em que o programa é uma ferramenta para a alcansarmos.
E que interessa se demoro mais tempo com a aplicação X a chegar a A se depois nao posso ir para B??

Abraços
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Mvespa
Colocada: Ter Set 06, 2005 9:36 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 14 Fev 2005 Mensagens: 116 Local/Origem: Famões
NOX_TOUCH queres apenas saber qual o mais adequado para ti?
Pois acho que a resposta está no post deixado pelo GLmig " se for por gosto pessoal escolhe um programa que te sintas bem com ele
- se for por questões proficionais pesquisa para saber que programas são usados nos sitios onde poderás ir trabalhar
".

E isto aplica-se ao meu caso, andei durante um ano (tudo junto deve ter dado uns 6/7 meses de aprendizagem) de volta do Maya e gostei bastante. Muito fluido de se trabalhar mas um bocadinho complexo no inicio.
Agora mudei de trabalho e onde estou utiliza-se só 3dsmax, mas como o 3D é uma das minhas paixões (ainda estou para descobrir se será um dos meus talentos) neste momento estou a aprender Max. Claro que quando iniciei no Maya se tivesse começado com Max, já provavelmente saberia umas coisas e possivelmente já estaria agora a produzir.

Por isso se é por gosto pessoal escolhe o que te oferece mais "conforto" (pessoalmente também gostei muito do Cinema 4D, bastante fácil de aprender e bons resultados em pouco tempo).
Mas se queres um dia, fazer vida profissional do 3D, então é mais provável que vás para uma empresa onde se use Max do que outro qualquer. (atenção, isto não é uma regra, é o que tenho aprendido do que tenho visto no mercado português).

Boas criações (independentemente da ferramenta) Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum