Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Entrevistas  ~  Entrevista com Rui Romano da Ingreme

Kameleon
Colocada: Qui Jun 16, 2005 10:55 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Finalmente mais uma entrevista da Dimensao3, desta vez a um dos melhores artistas portugueses, Rui Romano. Aqui fica a entrevista. Espero que gostem.


1- Como tiveste contacto com o 3D pela primeira vez?

Well, desde que vi o filme TRON e uns documentários sobre animação em 3 dimensões em que se via um simples copo a refractar o “background” percebi que aquilo era o meu futuro. Ou seja, desde criança que sou fanático por tudo o que seja criar algo em 3D, criar um mundo impossivel, alterar realidades, movimentos impossiveis,... criar!
E um belo dia, quando introduzia dados para uma base de dados gigantesca em que ganhava pelo número de “insets” diários (já dá para imaginar a velocidade estonteante a que eu trabalhava desde pequeno;) alguém instalou no meu computador o autodesk animator pro. Wow! Comecei a trabalhar toda a noite a animar cells em 2D. Quando viram o que eu fazia por brincadeira durante as noites, passei de exterminador de dados implacável a animador 2D. Um belo dia a mesma pessoa que me instalou o animator pro, instalou o 3ds studio 1 em DOS. Aí é que foi a loucura total. Passava semanas a fazer animações de personagens (muito rudimentares) para nada... ou seja, apenas por recriação... really nuts!

2- Porque o 3D e não outra coisa?

Se te disser que cada vez que oiço uma música vejo mundos animados, personagens aos saltos, letras em movimento, logos, etc... responde à tua pergunta?

3- Tiraste algum curso relacionado com 3D?

Self learning man com muitos foruns e tutoriais à mistura. Tirei um curso de design industrial que me ajudou em alguma coisa. Como por exemplo, noções de geometria descritiva, desenho... mas cursos específicos de 3D, nunca...

4- Sabemos que és utilizador de 3D Studio Max, porque essa aplicação e não outra?

AH! Apenas e tão somente porque o primeiro software que me instalaram foi o 3ds studio 1 – ver. Pirata! Não sei se conhecem? Hehehehe. Na altura era impossivel ter um softimage ou um maya pirata, if you know what i mean Wink
Agora mais seriamente, continuo a trabalhar com o 3ds max porque acredito piamente que com a discreet / Autodesk, com o peso brutal que têm com software como Inferno, Flame, Combustion, vão com certeza elevar o nível do 3ds max até chegar aos dinossauros softimage e maya. Não tenho dúvidas disso, até porque neste momento é o software 3d mais vendido em todo o mundo. As consequências só podem ser positivas... basta ver os motores de render que o max já tem por exemplo, e também os passos que têm sido dados ao nível de cinema. Já foi utilizado para diversos filmes... it’s just the beggining!

5- Quais as tarefas/trabalhos que te dão mais gozo fazer em 3D ?

Animar e criar algo... adoro criar 300 layers e depois ver em pós produção como ficam. Adoro fazer sopas de efeitos especiais e ver o resultado final depois... o único problema é o tempo de render!!! Enfim, também adoro modelar... sou mesmo feliz, gosto de fazer tudo o que é relacionado com 3D Wink



6- Costumas ler algum tipo de literatura relacionada com 3D? Se sim podes referir alguns titulos?

Bom, costumo ler muitos foruns dedicados a profissionais como por exemplo:
http://cgchar.toonstruck.com/forum/index.php
http://206.145.80.239/zbc/forumdisplay.php?f=2
http://www.dimensao3.com/forum/ Wink
Ou seja, na realidade está tudo na internet, mas sempre que passo pela livraria TEMA compro um ou dois livros de design, 3D, animação, etc...
Titulos? Hummm... que me lembre:
on screen > in time – transitions in motion graphic design for film, television and new media
Motion Graphics – graphic design for broadcast and film
Moving Type – Designing for Time and Space

7- Consideras a Internet como um meio forte e fiavel de auto-educação nos dias de hoje?

Acho que sem querer já respondi à tua pergunta de uma forma indirecta. É sem dúvida O MEIO de educação do futuro!

8- Rui, uma opinião sobre o 3D em Portugal, de onde viemos, onde estamos e para onde vamos?

I have a dream... uam PIXAR portuguesa. Feita na sua maioria por portugueses. Portanto, viemos com uns bons anos de atraso, estamos no bom caminho e apesar de sermos sempre menores em tudo (estruturas, mercados, mentalidade) o futuro será a meu ver positivo. Temos é que ter sempre um espirito de sacrificio muito grande visto termos sempre ter um atraso substancial nos mais variados níveis! Tudo vai depender da nossa capacidade individual mas principalmente da nossa capacidade de trabalhar em conjunto. Isso ainda está muito longe de ser uma realidade. Acho que sou o único profissional nesta área (pós produção) que tento de alguma forma partilhar conhecimento em Portugal. No dia em que os outros sairem da “toca”, iremos crescer muito mais... I have a dream Wink

9- A Ingreme hoje em dia é uma das empresas mais conceituadas a nivel de pós-produçao/publicidade, mas concordas quando digo que cada vez mais a concorrencia está mais forte?

Bom, este é um assunto muito complexo e discutivel. Basta dizer que existem muitas e boas pós produtoras no mercado. Com excelentes profissionais que não saem do seu casulo mas fazem trabalhos excepcionais que não o revelam na sua maioria, porque não podem (acho eu). Por isso, sim, existe muita concorrência e super forte. E AINDA BEM! Só nos faz crescer... não há nada melhor neste mundo que a concorrência em que se aplicam as regras da vida... a lei do mais forte (e as cunhas cof cof). Desta forma, a qualidade só pode melhorar, don’t u agree?
Relativamente a talentos individuais, cada vez vêem-se mais, mas infelizmente, são explorados até ao tutano até perceberem que o que vale mesmo a pena é ir para uma boa pós produtora ou tentar o seu próprio negócio mas com preços de mercado! Esta é também uma longa história...

10 - Na tua opinião qual a cena de "efeitos especiais" que mais te agradou? E porque?

STAR WARS – REVENGE OF THE SITH. TODO O FILME!!!! O primeiro filme da minha vida em que o 3D não me incomoda em nada, ou quase nada. Claro que depois de o ver, sinto que deveria dedicar-me à pesca de peixe espada... mas depois penso na equipa que está por trás e nos anos involvidos no processo e fico mais “descansado”. Aconselho vivamente a todas as pessoas que não viram o filme que o vejam! Para mim é a obra prima de efeitos especiais...


11- O que aconselhas para quem esta a entrar no mundo do 3D pela primeira vez?

Aconselho a não terem namoradas, a não terem filhos, a não ter nada que os impeçam de uma grande dedicação à “profissão”. Claro que falo do ínicio do processo... sou casado e tenho uma filhota linda!!
Portanto, sejam super dedicados, perfeccionistas e HUMILDES! Sem humildade não se vai a lado nenhum... my way of living...
E para acabar, sempre que olharem para o vosso trabalho, sejam hiper criticos. Até hoje não fiz um único trabalho que tivesse gostado plenamente (101%) do resultado final. No dia em que isso acontecer, estarei insane in the brain!


Rui muito obrigado em nome da Dimensao3 por esta entrevista, esperamos continuar a ver muitos e bons trabalhos como nos tens habituado até aqui.

- Também o espero e principalmente espero que a nossa comunidade cresça, e muito! Cheerz all!

---

Aqui ficam algumas imagens:

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Malanjo
Colocada: Qui Jun 16, 2005 11:24 pm Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 5:59 pm, num total de 2 vezes
fonziewonzie
Colocada: Qui Jun 16, 2005 11:31 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
Nice Smile

Depois de ter tido o prazer de ter almocado contigo na California, fico contente em saber mais detalhes sobre a tua vida Smile

Keep it up Smile
(: a.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
seth
Colocada: Qui Jun 16, 2005 11:34 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 25 Fev 2005 Mensagens: 46 Local/Origem: caldas da rainha
Yep, completamente de acordo com o Miguel e o fonziewonzie.

Obrigado pelas entrevistas, dá bastante inspiracao e motivacao pro futuro ver casos de sucesso "escritos em portugues"

Very Happy
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Sex Jun 17, 2005 3:07 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Grande Fonzie... o prazer foi todo meu, acredita! Só tenho pena de não termos tido mais tempo para me mostrares as discos, bares e afins, hehehehe.... no time to play, infelizmente Wink

Thanks a todos e gostava muito de ver mais umas entrevistas aqui dos profissionais que também participam neste forum... percebem a indirecta? Fonzie... rings any bell? and all the others, of corse!

cheerz all

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
flash
Colocada: Sex Jun 17, 2005 10:31 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
heheh... acredita que será a 1ª de muitas
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
marlboro.pT
Colocada: Sáb Jun 18, 2005 11:33 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 170 Local/Origem: Cacém - Lx
Mais uma vez felicito o romanus sempre foi a minha inspiração desde que comecei no 3d visto que os trabalhos dele foram os primeiros que vi. Romanus es o meu heroi Razz

_________________
W.I.P Turista Português
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
romanus
Colocada: Qui Jun 30, 2005 10:35 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
hehehehe thanks marlboro... a little bit exagerated, mas fico muito contente de servir de inspiração para alguém... muito mesmo!

Acabámos de comprar mais um livro para a ingreme excepcional! Vale a pena para quem se interessa sobre este assunto:
- Matchmoving de Tim Dobbert

Ainda só li um terço, mas já aprendi MUITO sobre tracking 2d e 3d... excepcional!

cheerz

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
fonziewonzie
Colocada: Qui Jun 30, 2005 11:22 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
haha nice... o tim eh excelente. conheci-o em janeiro antes do livro dele sair aqui em san francisco.

recomendo o livro e tb o tenho aqui ao lado Smile
(: a.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
romanus
Colocada: Qui Jun 30, 2005 11:33 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
fonzie... GRRRRRRRRRRRRRRRRRRR! Lucky fuk... bastid!!!!!! U live and meet them... soooooooooooooooooo fukin lucky!!!! hehehehe

se tiveres mais alguns, fell free to share... quero comprar mais com esta qualidade!

Abraço

PS: Ainda não postei a última parte da entrevista porque não tenho aqui as pics que te tirei! Tenho em casa... hope to make it next week Shocked

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
fonziewonzie
Colocada: Sex Jul 01, 2005 12:16 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
vai sair um novo d compositing em breve. eu aviso qdo sair.

(: a.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
cc
Colocada: Sex Jul 01, 2005 1:26 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 09 Mar 2005 Mensagens: 426 Local/Origem: lisboa
podiam postar os link's para compra de tão boa literatura?
com preços para estudante se possivel... Very Happy
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Pixelwelder
Colocada: Sáb Jul 16, 2005 9:52 am Responder com Citação
Veterano Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 615 Local/Origem: London
Obrigado por teres aberto esta opotunidade ao pessoal do forum para te conhecer melhor.

Keep the good work

_________________
.......in motion.

Eyeframe.co.uk

:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nightwalker
Colocada: Qua Out 05, 2005 1:39 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Olá Rui, parabens pelo bom exemplo do que se pode fazer por cá Smile

Quanto à Pixar Portuguesa... Talento existe... Mas existe tambem um certo elitismo.. realmente poucos artistas profissionais têm vontade de trocar conhecimentos e a desculpa da falta de tempo não cola, Aqui na Pura Imagem também temos deadlines, noitadas, fdsemanas etc.. e varios de nós andamos por fórums. Tu na íngreme tbem deves ter muito tempo livre deves... Rolling Eyes no entanto tbem cá estás, só isso já diz muito...

Keep it up
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
muddymind
Colocada: Qui Out 20, 2005 12:47 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 08 Jul 2005 Mensagens: 776 Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
romanus rula Very Happy

axo q te podes gabar de ser referencia pra mts aki em pt (falo por mim e por mts q conheço Wink )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
mpalma
Colocada: Sáb Out 29, 2005 2:51 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Ainda não tinha comentado nada sobre ti ,desculpa me a demora.

Pois as imagnes dizem td,exelente trabalho!

fk bm []
cya later

Marco Palma
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
VirtualFM
Colocada: Sex Out 13, 2006 10:00 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Olá!

Só agora li esta entrevista - chamou-me a atenção por um outro post teu.
Claro que já passou mais de um ano desde a entrevista, mas com certeza que não mudariam as respostas caso fosse concedida agora!

Devo dizer que me revejo em muitas das tuas respostas... bom, com a excepção dessa tua admiração pelo Max Wink De resto, sim, revejo-me em muitas das tuas respostas!

Força nisso!

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum