Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Maya  ~  Rodas Dentadas ou Gear´s

mpalma
Colocada: Dom Jun 05, 2005 9:53 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Boas,tou de volta de um robot, tenho falta de um plugin ou script pra fazer rodas dentadas,tenho um sakei de highend3d ,mas nao tenho os
atributos todos,o que se torna uma treta fazer Gear com ele,caso alguem saiba onde encontrar,ou como fazer,agradecia.

_________________
Marco Palma
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
MiguelS
Colocada: Dom Jun 05, 2005 10:01 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 606 Local/Origem: Lisboa
Será isto?

http://www.highend3d.com/maya/mel/?section=modeling&sort=dt_modified+desc

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
mpalma
Colocada: Seg Jun 06, 2005 4:08 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Brigadao,mas né bem isso ,é isso mas falta lhe cenas,como controlar o diametro e manter os dentes do mesmo tamanho,já ando a tratar de saber os calculos matematicos que estao por detras das rodas dentadas,caso alguem saiba de outro plugin ou script ,agradecia um post do mesmo,eu kuando tiver a matematica talvez faça um script,lg meto freeware algures.

_________________
Marco Palma
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
mpalma
Colocada: Ter Jun 07, 2005 6:49 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
http://watchmaking.csparks.com/CycloidalGears/CycloidCalculator.html

aki tenho as bases pra fazer as contas,agora falta me passar isto pra mel.

ver vamos se consigo algo,que comandos de mel tou out!e mesmo programacao...

_________________
Marco Palma
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Portugal
Colocada: Ter Jun 07, 2005 7:50 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Mar 2005 Mensagens: 167 Local/Origem: Londres
Será que não é mais fácil usares animação?basta fazeres com que a roda que vai girar menos vezes dê uma volta completa e fazer cycle to infinitya todas as rodas...
É que tens de calcular o seguinte:
O numero de dentes em cada roda.
O tamanho dos dentes em cada roda.
Os perímetros de cada roda, um pela parte de fora dos dentes, outro pela parte de dentro.
Fazer com que tudo fique com a matemática correcta é uma excelente solução, mas só se estás a pensar usar essa expression montes e montes de vezes...

Outra alternativa é usares dynamics, não vês os efeitos em tempo real, mas é muito mais rápido para preparar...

_________________
Bem essa é a minha opinião, podem discordar, concordar ou ignorar, as "mecês" é que sabem Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
mpalma
Colocada: Qua Jun 08, 2005 2:13 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
a ideia era mesmo criar um script pra fazer gears,por poder vir a ter falta mais tarde,e mesmo caso queira alterar algo na mecanica do robot,seja facil,depois tive a pensar ou fazia com uma curva dividia por x de cv´s,mas axo k nao iria funcionar muito bem,talve o melhor seja do mesmo tipo k ta aki o post de uma cena ja feita,apenas acrescentando o k lhe falta,seria fazer um planar de uma curva em circulo,depois um extrude,e depois dividir o tamanho do circulo pelo numero de dentes,e acrescentar depois mais um extrude pra fazer os dentes,e dar lhes o tamanho.

nessa web k indikei tem la a logica da matematica,mas tive a ver ainda tenho k topar kuais os comandos d maya ,pra fazer o mesmo k em html,e depois link´s pras funcoes de maya,ou o inverso.

_________________
Marco Palma
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Portugal
Colocada: Qui Jun 09, 2005 9:41 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Mar 2005 Mensagens: 167 Local/Origem: Londres
Bem, sinceramente acho que é mais fácil de fazer uma roda dentada só com polígonos, basta um cilindro e meia dúzia de extrudes para conseguires um aspecto bastante bom.
Qunato à matemética não me parece que seja bem aquilo que queres, pois está demasiado complexo, já tentaste vêr as fórmulas do movimento, e não um implementação?
Um bom ponto de partida costuma ser a wikipedia.
http://en.wikipedia.org/wiki/Gears
http://en.wikipedia.org/wiki/Gear_ratio
Em principio safaste com ums atributos personalizados (no caso de apagares a história) para o diâmetro e o número de dentes, depois é só multiplicar Wink

_________________
Bem essa é a minha opinião, podem discordar, concordar ou ignorar, as "mecês" é que sabem Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
mpalma
Colocada: Dom Jun 12, 2005 7:40 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Cool ,Brigadao já tenho pra me orientar,por acaso até já tenho algo a respeito de matematica mais simplificada e contas a multiplicar por 2.

mas em td caso estas pages sao boas pra ver e aprender!!

cya all

ver se consigo perceber o Mel ,e fazer umas gears matematicas,o prob que tou a ver e´fazer com uma curva ,ou fazer com uma superficie ,que ira ser calculada de modo a dividir o ratio ,pra dar espaço a X nº de dentes.

_________________
Marco Palma
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum