Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Maya  ~  vertex position

puppetmaker
Colocada: Qua Jun 01, 2005 5:00 pm Responder com Citação
Registo: 16 Fev 2005 Mensagens: 20 Local/Origem: Santarém
ppl, por acaso alguem me poderia ajudar aki com outra duvida?
quero ligar um objecto a um vertice mas não o keria fazer por expressions ou constraints. à maneira de ligar directamente a posição global do vertice á posição do objecto?
a intenção é ligar varios objectos a varios vertices de uma mesh, a utilização de constraints ou expressions iria tornar a scene muito lenta.
tks

_________________
"Guns don't kill people; apes with guns kill people."

d(o_O)b
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Guybrush
Colocada: Qua Jun 01, 2005 5:54 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 137
tem k ser especificamente aos vertices? nao poderas simplesmente colocas os objectos no sitio e depois agrupares ou colocares como filhos do objecto?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
puppetmaker
Colocada: Qua Jun 01, 2005 6:02 pm Responder com Citação
Registo: 16 Fev 2005 Mensagens: 20 Local/Origem: Santarém
Não, porque pretendo que o objecto siga o vertice de uma mesh deformada ( com skinning por exemplo).
Dessa forma, parentando o objecto ao outro, o primeiro não vai seguir o vertice que lhe corresponde mas sim o transform node do objecto.

_________________
"Guns don't kill people; apes with guns kill people."

d(o_O)b
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Portugal
Colocada: Qua Jun 01, 2005 11:42 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Mar 2005 Mensagens: 167 Local/Origem: Londres
Se vais aplicar skining é simples, apenas tens de dar o peso total ou seja 1 a todos os vértices que devem de sequir o outro.
Também julgo que podes usar o Hypergraph para ligares os dois objectos, provavelmente será a maneira mais complexa, mas também deve de ser a mais eficaz.
Contudo era mais fácil se o fizesses com um script, aqui vai o pseudo-código:
vtx[1].vector = vtx[1].vector + vtx[2].vector
Também podes procurar no www.highend3d.com existe um script por lá que faz isso, não sei qual é nem onde está mas existe.

--Edit daqui para baixo.
Cria 2 cubos e distancia-os, apaga a history e faz freeze às transformations, depois cria uma expression como esta para controlar o cubo 2 com o vèrtice 0 do primeiro cubo:

pCube2.translateX = pCubeShape1.pnts[0].pntx;
pCube2.translateY = pCubeShape1.pnts[0].pnty;
pCube2.translateZ = pCubeShape1.pnts[0].pntz;

Podes querer aplicar isto a alguma geometria de controlo se quiseres ter alguns deformers a ocorrerem...

_________________
Bem essa é a minha opinião, podem discordar, concordar ou ignorar, as "mecês" é que sabem Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
puppetmaker
Colocada: Qui Jun 02, 2005 8:45 am Responder com Citação
Registo: 16 Fev 2005 Mensagens: 20 Local/Origem: Santarém
Portugal : Obrigado pela ajuda! Smile

Eu só não queria era usar expressões pois se tiveres muitos objectos ligados a muitos vertices e uma expressão para cada um a cena vai ficar ultra pesada (muito lenta, as expressões levam mais tempo a calcular), ando é à procura de uma solução tipo utility nodes e/ou ligações directas.

já escrevi um script que consegue enviar um objecto para cada vertice da mesh e ficar agarrado mas uso constraints para manter o objecto agarrado ao vertice só que vai dar ao mesmo, a cena fica muito pesada.

_________________
"Guns don't kill people; apes with guns kill people."

d(o_O)b
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Portugal
Colocada: Qui Jun 02, 2005 12:37 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Mar 2005 Mensagens: 167 Local/Origem: Londres
Pois, nesse caso será melhor falares com o fonzie, ele deve de estar mais dentro disso. Mas deves de ter de usar o shape node para poderes aceder à informação dos vértices
Só uma sugestão porque é que não bloqueias o cálculo da expressão até à versão final? podes criar uma rig para animar, com as dimensões exteriores e depois escondes essa e renderizas a final, fica muito mais leve.
Também podes criar um bone para o vèrtice "pai" e depois fazes skinnign para todos os vértices do objecto.
Uma alternativa será o wrapper deformer, com alguma optimização pode safar-te.
Já agora estamos a falar de quantos vértices? Na minha máquina, que é muito modesta por sinal até corre bem, não noto quebra de performance em cenas medianas.

_________________
Bem essa é a minha opinião, podem discordar, concordar ou ignorar, as "mecês" é que sabem Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
puppetmaker
Colocada: Qui Jun 02, 2005 2:11 pm Responder com Citação
Registo: 16 Fev 2005 Mensagens: 20 Local/Origem: Santarém
HHmm... porreiro, tudo boas opções a conciderar. Obrigado.

::
"""Já agora estamos a falar de quantos vértices? Na minha máquina, que é muito modesta por sinal até corre bem, não noto quebra de performance em cenas medianas."""
::

mais de 5000 vertices!

só não percebi muito bem a parte de criar um bone para o vertice "pai"....

de qualquer maneira obrigado Smile

PS: sou novo neste forum... Quem é o Fonzie?
[/quote]

_________________
"Guns don't kill people; apes with guns kill people."

d(o_O)b
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
fonziewonzie
Colocada: Qui Jun 02, 2005 3:03 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
o fonzie sou eu... prazer.

entao tencionas ligar 5000 objectos a 5000 vertices?

(: a.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
fonziewonzie
Colocada: Qui Jun 02, 2005 3:13 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
so um reparo... mesmo q facas pelo GUI uma connection directa entre nodes, o tempo de espera vai ser o mesmo pq basicamente tas a criar uma expression entre os dois objectos.

se eu entendi o q queres fazer, eu faria o q o portugal disse e mto bem. animares uma mesh auxiliar e so usares o resto qdo fizeres o render.

5000 objectos vai ser lento sempre. podes tentar optimizar a cena tipo, todos os objectos sao vistos ao mesmo tempo na cena? se nao houve collisions entre objectos, ate secalhar podes fazer um render por ayers e fazeres o compositing das coisas mais tarde.

a.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
puppetmaker
Colocada: Qui Jun 02, 2005 3:37 pm Responder com Citação
Registo: 16 Fev 2005 Mensagens: 20 Local/Origem: Santarém
olá!

"""so um reparo... mesmo q facas pelo GUI uma connection directa entre nodes, o tempo de espera vai ser o mesmo pq basicamente tas a criar uma expression entre os dois objectos."""

è isso mesmo que eu quero saber, o que tenho de ligar entre os dois nodes.

Já agora.... com uma ligação directa não se cria uma expressão, não é a mesma coisa. As ligações directas entre nodes são mais rápidas de calcular que as espressões.


"""5000 objectos vai ser lento sempre. """


depende do número de polignos dos objectos em causa.... tava a pensar em objectos com o máximo de 2 faces

Obrigado

_________________
"Guns don't kill people; apes with guns kill people."

d(o_O)b
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
fonziewonzie
Colocada: Qui Jun 02, 2005 3:51 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
eu na minha imaginacao fertil tava a imaginar objectos complicadissimos ligados entre si, e nesse caso, nao irias notar diferenca entre nodes ou entre expressions.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
fonziewonzie
Colocada: Qui Jun 02, 2005 3:54 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
mas tas mesmo a pensar fazer isso tudo ah mao? eu acho q nao tou bem a entender o q s passa, mas vais queres ligar no gui mais de 5000 objectos ah mao?

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
puppetmaker
Colocada: Qui Jun 02, 2005 4:10 pm Responder com Citação
Registo: 16 Fev 2005 Mensagens: 20 Local/Origem: Santarém
Claro que não é à mão ... lol ... só preciso de saber como fazer a ligação sem usar expressões ou constraints.

_________________
"Guns don't kill people; apes with guns kill people."

d(o_O)b
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
fonziewonzie
Colocada: Qui Jun 02, 2005 4:13 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
hmm ok, acho q ja entendi, o unico metodo q eu saiba eh mesmo usando constraints ou expressions, tal como o portugal disse, mas vou perguntar aqui pelo work a ver se alguem q usa maya 24/7 sabe outra maneira.

(: a.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
puppetmaker
Colocada: Qui Jun 02, 2005 4:20 pm Responder com Citação
Registo: 16 Fev 2005 Mensagens: 20 Local/Origem: Santarém
ok... pois dessa forma já eu sabia tb. como tinha dito no primeiro post

.... tenho outro post sobre light info será que me podes dar uma ajuda desse lado?

obrigado

_________________
"Guns don't kill people; apes with guns kill people."

d(o_O)b
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
fonziewonzie
Colocada: Qui Jun 02, 2005 6:31 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
ok, nao, nao existe maneira. o q podes eh criar o teu proprio plugin, q no fundo se torna num plugable node em maya que te da a posicao e a normal do vertex q queiras. a partir dai consegues fazer o q querse, mas tens eh de desenvolver o plugin yourself.

a.

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
Portugal
Colocada: Qui Jun 02, 2005 7:14 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Mar 2005 Mensagens: 167 Local/Origem: Londres
Fonzie...tens de sair da Pixar, já começas a ficar afectado pelo espírito do "propietary software Wink.

puppetMaker, suponho que queiras usar "sprites", nesse caso não serão melhor partículas? é mais lento e mais pesado a trabalhar com elas, mas acabas por ganhar tempo no fim com todos os ajustes que lhes podes fazer.

É em casos destes que um sistema de "Actions" à lá Photoshop vinha mesmo a calhar!

_________________
Bem essa é a minha opinião, podem discordar, concordar ou ignorar, as "mecês" é que sabem Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum