Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Geral  ~  O preço das coisas

VirtualFM
Colocada: Sáb Mar 05, 2011 12:49 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Viva!

De vez em quando lá aparece alguém a perguntar "Ai e tal, pediram-me um orçamento e não sei quanto hei-de levar por um minuto de animação...". Já muito se disse sobre o assunto mas encontrei um artigo que julgo que será esclarecedor nalguns pontos mais concretos.

Além do mais gostaria que se diminuisse a nr de trabalhos que se perdem devido ao famoso efeito "puto que faz umas coisas 3D em casa com software que não lhe custou um tusto, e para mais vive em casa dos pais, não fazendo ideia de que cada vez que abre a torneira da água está a mandar dinheiro fora, não fazendo ideia do custo da vida nem de que tem de pagar mais de 50% dos seus rendimentos ao Estado", licitando um valor bem abaixo do mercado e, muitas vezes dando origem a algumas anormalidades que se vêem a passar no espaço infantil do Canal 2 e no Canal Panda!

http://grumomedia.com/how-much-a-typical-promo-video-costs/

Boa leitura, e até breve!

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Portugal
Colocada: Sáb Mar 05, 2011 7:55 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Mar 2005 Mensagens: 167 Local/Origem: Londres
Este e um tema bem bicudo e nao sei se te apercebes mas estas a listar varios problemas que nao sao assim tao preto no branco:

a) Existe software gratuito bem capaz de qualidade aceitavel para muitos clientes o que torna possivel - se bem que altamente improvavel - que sem gastar um centimo seja produzido material profissional.

b) Mesmo entre o software pago, nem todo e tao caro como Maya ou 3DE e uma combinacao deste com alternativas gratuitas e capaz de cobrir muitas situacoes.

c) Existem pirralhos, e ha-os aos montes, de todas as cores, feitios e tamanhos. A propria Grumo Media e um pirralho para todas as empresas que pagam renda, tem recepcionistas e pagam contas.

d) Pareces nao perceber a realidade portuguesa, eu tambem nao a compreendo, mas quando comecei a ter um pequeno vislumbre do modo como realmente funciona, emigrei.

Se uma empresa nao e rentavel, nem sempre e por causa dos pirralhos em casa, podera ser ate por culpa de como o pais e governado, mas e sobretudo porque nao ha mercado para suster empresas de media dimensao, acredita que sei bem do que falo, ja tive empresa em Portugal, e passados anos ainda me pergunto porque e que me dei ao trabalho, se fosse uma Google chantageava e ameacava ate pagar menos de 1% de impostos mas nem todos movimentamos bilioes, por vezes nem para cobrir as despesas, esse e o momento em que e preciso parar e escolher, entre fazer outra coisa no mesmo sitio, fazer a mesma coisa noutro sitio, ou ate mesmo outra coisa no noutro sitio.

Dito isto, o meu conselho e o seguinte calculem tudo o que vos custa, e multipliquem por dois, nao e por "gostarmos" do que fazemos que devemos trabalhar por muito pouco ou nada.

_________________
Bem essa é a minha opinião, podem discordar, concordar ou ignorar, as "mecês" é que sabem Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nightwalker
Colocada: Seg Mar 07, 2011 6:03 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Hehehe tens toda a razão quanto às anormalidades VirtualFM Laughing

_________________
One of many at www.puraimagem.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
engelik
Colocada: Qua Mar 09, 2011 6:19 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 10 Mar 2007 Mensagens: 296 Local/Origem: Lisboa
tá fixe o artigo =)

Discordo só aqui com a questão do software pirateado, grátis ou barato ser o culpado de todos os males.
Não acho que seja um ponto assim tão relevante que mereça ser destacado. Contribui é certo, mas não é o único.

Quem diz o custo do software diz o custo do hardware. Não há muito tempo era muito caro ter um pc com vários cores e ram qb ou uma camera de filmar de qualidade decente. Hj em dia qqr pc tem pelo menos 2 cores e 4gb e qqr camera filma em 720p.

O problema em si é mm a falta de noção do valor do trabalho e dos encargos que trabalhar implica.
Estes custos de "entrada" mais baixos dão a ilusão de que é fácil e barato.

Mas lá por se ter acesso a "matéria prima" barata a componente do trabalho em si não perdeu o valor. No artigo em si aquele orçamento não discrimina a amortização do software ou renda ou impostos. O custo do trabalho das pessoas sim. Porque é sem duvida fator que mais contribui para o custo em si.

Penso que falta essa consciência, de que o trabalho vale dinheiro.
E que o tempo realmente tem um preço.

mas acho que como disseram já vem da mentalidade. É triste, mas não sei que se possa fazer. Rolling Eyes

_________________
paulo silva - http://www.engelik.net
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum