Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  3D Studio Max  ~  problema com modelo com polígonos suaves e "facetados&q

smokemagnet
Colocada: Qui Ago 19, 2010 5:35 pm Responder com Citação
Registo: 03 Mai 2010 Mensagens: 7
Olá a todos Smile

Estou com um problema na modelação de um avião. Sou um principiante e estou a aprender sozinho a usar o 3D Studio Max 9.

Neste modelo verifico que quando tenho de utilizar a ferramenta "Cut", puxar e editar polígonos e vértices, esses mesmos polígonos ficam com um aspecto diferente dos outros originais. Quando faço um render básico, nota-se melhor esse fenómeno. Experimentei usar o "Smooth Mesh" mas o resultado não é muito melhor. Os polígonos continuam, digamos, como que "facetados". A suavidade que existe na superfície inicial do objecto primitivo, perde-se.
Nota-se esse dito "facetado" na raiz da asa com a fuselagem; na entrada de ar debaixo ( que ainda não está aberta) do cone da hélice (que ainda não tem); na fusão da asa com a fuselagem do motor

Mas aqui vão algumas imagens para se perceber melhor:

Nesta primeira imagem pode-se ver a raíz da asa na fuselagem toda "facetada". O mesmo acontece na fusão da asa com a fuselagem do motor.

[url]
P-38_1 by redbat09, on Flickr
[/url]

Na imagem abaixo, pode-se ver o "facetado" por debaixo do cone da hélice, que ainda vai ser modelada.

[url]
P-38_2 by redbat09, on Flickr

De seguida pode-se ver que a asa também sofre do mesmo mal. A asa foi extrudida a partir de polígonos cortados com o "Cut" na fuselagem principal.

[/url]
P-38_3 by redbat09, on Flickr

[url]
P-38_4 by redbat09, on Flickr
[/url]


Agradeço desde já a vossa atenção e ajuda possível.

Obrigado Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
foxymophandlemama
Colocada: Sex Ago 20, 2010 10:27 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Jul 2005 Mensagens: 405
Assim pelas imagens parece-me que tens os smoothing groups (opçoes do edit poly -> menu lado direito) com valores diferentes.


É um painel com varios numeros.


E com o smooth atribuido, o gajo so vai fazer smooth ao group respectivo. Pelo menos assim à primeira vista é o que me parece, mas posso tar enganado.


Seleciona as faces todas e mete todas para o primeiro numero do painel, a ver se isso deixa de acontecer.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
smokemagnet
Colocada: Sex Ago 20, 2010 11:44 am Responder com Citação
Registo: 03 Mai 2010 Mensagens: 7
Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy .... ESPETACULAR!!!!!!

Obrigadíssimo Foxymophandlemama!!! Era isso mesmo!!
Fantástico!! Já andava há que tempos a tentar decifrar qual era o problema, mas de facto um tipo sozinho demora uma eternidade para descobrir certas coisas. Esta não estava mesmo a ver, ou seja, ver, até já tinha visto esta caixinha dos smoothing groups, inúmeras vezes, mas nunca lhe prestei muita atenção, nem sabia para o que servia.... tipo burro a olhar para um palácio...eheheheh....

Já ganhei estas duas últimas semanas, que foi há quanto tempo comecei a fazer este P-38. Até me custava a adormecer à noite só de pensar no raio do problema....eheheh... a sério.... Very Happy

Ok, muito obrigado mesmo Foxymophandlemama Very Happy

Um abraço
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
smokemagnet
Colocada: Sex Ago 20, 2010 11:44 am Responder com Citação
Registo: 03 Mai 2010 Mensagens: 7
Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy .... ESPETACULAR!!!!!!

Obrigadíssimo Foxymophandlemama!!! Era isso mesmo!!
Fantástico!! Já andava há que tempos a tentar decifrar qual era o problema, mas de facto um tipo sozinho demora uma eternidade para descobrir certas coisas. Esta não estava mesmo a ver, ou seja, ver, até já tinha visto esta caixinha dos smoothing groups, inúmeras vezes, mas nunca lhe prestei muita atenção, nem sabia para o que servia.... tipo burro a olhar para um palácio...eheheheh....

Já ganhei estas duas últimas semanas, que foi há quanto tempo comecei a fazer este P-38. Até me custava a adormecer à noite só de pensar no raio do problema....eheheh... a sério.... Very Happy

Ok, muito obrigado mesmo Foxymophandlemama Very Happy

Um abraço
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
smokemagnet
Colocada: Sex Ago 20, 2010 11:45 am Responder com Citação
Registo: 03 Mai 2010 Mensagens: 7
Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy .... ESPETACULAR!!!!!!

Obrigadíssimo Foxymophandlemama!!! Era isso mesmo!!
Fantástico!! Já andava há que tempos a tentar decifrar qual era o problema, mas de facto um tipo sozinho demora uma eternidade para descobrir certas coisas. Esta não estava mesmo a ver, ou seja, ver, até já tinha visto esta caixinha dos smoothing groups, inúmeras vezes, mas nunca lhe prestei muita atenção, nem sabia para o que servia.... tipo burro a olhar para um palácio...eheheheh....

Já ganhei estas duas últimas semanas, que foi há quanto tempo comecei a fazer este P-38. Até me custava a adormecer à noite só de pensar no raio do problema....eheheh... a sério.... Very Happy

Ok, muito obrigado mesmo Foxymophandlemama Very Happy

Um abraço
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
smokemagnet
Colocada: Sex Ago 20, 2010 11:48 am Responder com Citação
Registo: 03 Mai 2010 Mensagens: 7
É pá!!! Isto dava uma informação de erro e postei três vezes a mesma resposta...ehehe...

Desculpem o mau jeito.... Embarassed
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
foxymophandlemama
Colocada: Sex Ago 20, 2010 7:34 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Jul 2005 Mensagens: 405
Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum