Autor |
Mensagem |
< 3D Studio Max ~ problema com modelo com polígonos suaves e "facetados&q |
smokemagnet |
Colocada: Qui Ago 19, 2010 5:35 pm |
|
|
Registo: 03 Mai 2010
|
Olá a todos
Estou com um problema na modelação de um avião. Sou um principiante e estou a aprender sozinho a usar o 3D Studio Max 9.
Neste modelo verifico que quando tenho de utilizar a ferramenta "Cut", puxar e editar polígonos e vértices, esses mesmos polígonos ficam com um aspecto diferente dos outros originais. Quando faço um render básico, nota-se melhor esse fenómeno. Experimentei usar o "Smooth Mesh" mas o resultado não é muito melhor. Os polígonos continuam, digamos, como que "facetados". A suavidade que existe na superfície inicial do objecto primitivo, perde-se.
Nota-se esse dito "facetado" na raiz da asa com a fuselagem; na entrada de ar debaixo ( que ainda não está aberta) do cone da hélice (que ainda não tem); na fusão da asa com a fuselagem do motor
Mas aqui vão algumas imagens para se perceber melhor:
Nesta primeira imagem pode-se ver a raíz da asa na fuselagem toda "facetada". O mesmo acontece na fusão da asa com a fuselagem do motor.
[url]
P-38_1 by redbat09, on Flickr
[/url]
Na imagem abaixo, pode-se ver o "facetado" por debaixo do cone da hélice, que ainda vai ser modelada.
[url]
P-38_2 by redbat09, on Flickr
De seguida pode-se ver que a asa também sofre do mesmo mal. A asa foi extrudida a partir de polígonos cortados com o "Cut" na fuselagem principal.
[/url]
P-38_3 by redbat09, on Flickr
[url]
P-38_4 by redbat09, on Flickr
[/url]
Agradeço desde já a vossa atenção e ajuda possível.
Obrigado |
|
|
|
Voltar acima |
|
foxymophandlemama |
Colocada: Sex Ago 20, 2010 10:27 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 06 Jul 2005
|
Assim pelas imagens parece-me que tens os smoothing groups (opçoes do edit poly -> menu lado direito) com valores diferentes.
É um painel com varios numeros.
E com o smooth atribuido, o gajo so vai fazer smooth ao group respectivo. Pelo menos assim à primeira vista é o que me parece, mas posso tar enganado.
Seleciona as faces todas e mete todas para o primeiro numero do painel, a ver se isso deixa de acontecer. |
|
|
|
Voltar acima |
|
smokemagnet |
Colocada: Sex Ago 20, 2010 11:44 am |
|
|
|
.... ESPETACULAR!!!!!!
Obrigadíssimo Foxymophandlemama!!! Era isso mesmo!!
Fantástico!! Já andava há que tempos a tentar decifrar qual era o problema, mas de facto um tipo sozinho demora uma eternidade para descobrir certas coisas. Esta não estava mesmo a ver, ou seja, ver, até já tinha visto esta caixinha dos smoothing groups, inúmeras vezes, mas nunca lhe prestei muita atenção, nem sabia para o que servia.... tipo burro a olhar para um palácio...eheheheh....
Já ganhei estas duas últimas semanas, que foi há quanto tempo comecei a fazer este P-38. Até me custava a adormecer à noite só de pensar no raio do problema....eheheh... a sério....
Ok, muito obrigado mesmo Foxymophandlemama
Um abraço |
|
|
|
Voltar acima |
|
smokemagnet |
Colocada: Sex Ago 20, 2010 11:44 am |
|
|
|
.... ESPETACULAR!!!!!!
Fantástico!! Já andava há que tempos a tentar decifrar qual era o problema, mas de facto um tipo sozinho demora uma eternidade para descobrir certas coisas. Esta não estava mesmo a ver, ou seja, ver, até já tinha visto esta caixinha dos smoothing groups, inúmeras vezes, mas nunca lhe prestei muita atenção, nem sabia para o que servia.... tipo burro a olhar para um palácio...eheheheh....
Já ganhei estas duas últimas semanas, que foi há quanto tempo comecei a fazer este P-38. Até me custava a adormecer à noite só de pensar no raio do problema....eheheh... a sério....
Um abraço |
|
|
|
Voltar acima |
|
smokemagnet |
Colocada: Sex Ago 20, 2010 11:45 am |
|
|
|
.... ESPETACULAR!!!!!!
Um abraço |
|
|
|
Voltar acima |
|
smokemagnet |
Colocada: Sex Ago 20, 2010 11:48 am |
|
|
|
É pá!!! Isto dava uma informação de erro e postei três vezes a mesma resposta...ehehe...
Desculpem o mau jeito.... |
|
|
|
Voltar acima |
|
foxymophandlemama |
Colocada: Sex Ago 20, 2010 7:34 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 06 Jul 2005