Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Geral  ~  Sugestão Para Curso Especializado Motion/Animação/Video

Hugo Peixoto
Colocada: Sáb Ago 14, 2010 10:28 am Responder com Citação
Registo: 02 Jun 2010 Mensagens: 5
Olá a todos, há algum tempo que vou seguindo o fórum. Sou Professor/Formador na vertente de Multimédia "Modelação e Animação 3D", entre outras disciplinas.

Desde que terminei a minha licenciatura em Artes Digitais e Multimédia desejo ingressar uma formação especifica de Motion/Animação/Video. Apesar da escola me ter dado um papel que diz licenciatura, o meu conhecimento foi sempre efectuado através de muito trabalho autodidacta, quero algo mais.

Hoje escrevo para vos pedir opiniões de escolas ou centros de formação que considerem ser as melhores soluções para quem quer seguir esta área e aprofundar conhecimentos.

Cumps.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Hugo Peixoto
Colocada: Sáb Ago 14, 2010 11:46 am Responder com Citação
Registo: 02 Jun 2010 Mensagens: 5
È verdade. Bem, a ideia seria algo sempre ligado ao video, aprofundar o 3D parece me um pouco vago, pois teria de me especificar em alguma área "modelação, animação, particular ou render". Então, tentando ser mais especifico , procuro algo no motion graphics ou manipulação de imagem.

Seria dispersar muito, dizer efeitos especiais? Smile

Bem, vou por isto por programas que gosto de Trabalhar;

3D - Neste momento 3Ds Max
Adobe After Effects
Adobe Premier, Photoshop...

Espero ter me especificado e não complicado.

Obrigado,
Cumps

_________________
Cumprimentos

Hugo Peixoto
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Sáb Ago 14, 2010 12:41 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Ola Hugo.
Na verdade, ainda nao e bem claro, o que pretendes, ja que alem de motion design, animacao e video serem tres areas distintas....efeitos especiais ( penso que pretendes dizer efeitos visuais e nao efeitos especiais - nao sao a mesma coisa ) sao ainda outra!
E manipulacao de imagem, sera mais pos-producao...que e ainda outra.
Como tinha dito antes ( na resposta que entretanto apaguei ), podes colocar exemplos de trabalhos que demonstrem o que pretendes fazer?
Talvez assim te possamos aconselhar melhor.

EDIT: relendo o que escreveste, e quais sao os teus interesses, penso que uma boa escola para ti sera a FXPHD:
http://www.fxphd.com/courses
E' uma boa escola online, nao muito cara. Tem cursos de todos os teus interesses, portanto podes explorar ate decidires no qual te pretendes especializar.
Pensa tambem em aprender Cinema 4D como principal software de 3D, se o teu maior interesse e em Motion Graphics.
E claro, e' essencial um conhecimento solido de design para ser bom em Motion Graphics ( tipografia, composicao, teoria da cor, desenho, etc. ).

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Hugo Peixoto
Colocada: Sáb Ago 14, 2010 2:56 pm Responder com Citação
Registo: 02 Jun 2010 Mensagens: 5
Eu ja trabalhei com C4D e Maya, mas confesso que estou mais a vontade em 3ds Max. Até ponderei fazer um curso de animação, em Inglaterra.

Como tive 4 anos numa escola de Design, (ESAD),penso n ser problema a nível estético. Criatividade e gosto estético adquire se com a promoção da cultura visual... ver coisas.

Tenho alguns trabalhos realizados a nível universitário no meu site,
www.hugopeixoto.com, que ainda não esta actualizado.

MAs a ideia no aprofundamento seria estudar fora, muitos falam em ING, EUA e até aqui ao lado, muito na área de Design ESP Barcelona.
Mas quero algo mais concreto.

_________________
Cumprimentos

Hugo Peixoto
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Sáb Ago 14, 2010 3:53 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
A questao nao e tanto aquilo com o qual estas a vontade - a questao e que nao conheco uma unica empresa que faca motion graphics e use max.
O standard dessa industria a nivel de 3D parece ser ( ou estar a tornar-se ) o C4D. Algumas usam Maya. Basta ver os anuncios de emprego em sites como o Motionographer.
Eu vi o teu trabalho - mas continuo sem perceber - por ainda nao ter visto exemplos - aquilo que pretendes fazer.
Podes apontar alguma empresa ou individuo que faca trabalho como o que pretendes fazer?

De resto, cursos e escolas nao faltam, em Portugal e no estrangeiro. Quem trabalha em motion graphics, habitualmente cursa design grafico ou multimedia, mas essa parte pareces ja ter feito...por isso ate mostrares exactamente o que pretendes aprender, fica dificil dizer-te que e aqui ou ali, nesta ou naquela escola, que ficas melhor servido.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Hugo Peixoto
Colocada: Sáb Ago 14, 2010 5:19 pm Responder com Citação
Registo: 02 Jun 2010 Mensagens: 5
A Ingrem e a Irmã Lucia. A Irmã Lucia foi a primeira referencia que tive, depois de estar numa conferencia e apresentarem os trabalhos achei baste interessante. Depois num Offf também vi os tipos que criaram os anúncios da Sony e achei TOP...

Esta conversa esta a ser optima para encontrar o meu objectivo, são tantas as áreas e difícil de escolher... obrigado! Smile

_________________
Cumprimentos

Hugo Peixoto
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Sáb Ago 14, 2010 5:36 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Ah bom, ja percebi. Pretendes efeitos visuais para cinema e publicidade ( nao tem muito a ver com motion graphics... ).

Nesse caso, recomendo-te a Escape Studios ( se pretenderes sair de Portugal ) e novamente a FXPHD ( se nao pretenderes sair de Portugal - podes faze-lo online ). Penso que a Escape agora tambem oferece o seu curso de vfx, atraves de aulas e acompanhamento online.

Tambem podes tentar a Catolica ai no Porto, aonde eu tirei o curso. Tem um mestrado em Animacao por Computador - mas o trabalho que la desenvolvi foi de efeitos visuais em colaboracao com os alunos da especializacao de TV ( fiz os efeitos para as curtas deles, entre outros projectos ).

De todos, provavelmente ficas melhor servido com o curso intensivo da Escape...mas sao opcoes. O da FXPHD e substancialmente mais barato.

Ja agora, a Ingreme usa Max ( mas tambem Maya, pelos anuncios que tenho visto ) e a Irma Lucia usa ( ou usava quando eu la fui ) Maya.
No entanto, se pretenderes trabalhar neste campo fora de Portugal, o Maya e mais usado.

No final de contas o que vai contar mais e o teu showreel e nao os cursos que fizeres - que sao um meio para um fim, e nao um fim em si mesmo.

boa sorte.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Hugo Peixoto
Colocada: Dom Ago 15, 2010 9:59 am Responder com Citação
Registo: 02 Jun 2010 Mensagens: 5
Obrigado, eu ainda tenho muito de praticar, perder muitas horas de volta do computador e ver muitas coisas.

A minha questão é mesmo mudança para algo mais objectivo que dar aulas ou formação, vou começar a trabalhar para isso.

Acabo de ver o Curso da Católica, parece me bastante apelativo em termo de disciplinas. vou ver os outro dois com mais atenção, talvez comece aqui uma nova etapa.

Obrigado pelo conselho...

_________________
Cumprimentos

Hugo Peixoto
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum