Autor |
Mensagem |
< Modelação ~ [MAYA] Extrude Faces |
MiguelS |
Colocada: Dom Mai 08, 2005 9:43 am |
|
|
Veterano
Registo: 28 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Talvez seja simples, mas não estou a conseguir lá chegar.
Sabem me dizer como posso remover estes pontos (faces) indesejados? |
|
|
|
Voltar acima |
|
Mvespa |
Colocada: Dom Mai 08, 2005 1:38 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 14 Fev 2005
Local/Origem: Famões
|
Já experimentaste selecioná-los e apagar? Podem ser faces sobrepostas? Qual o resultado que aparece depois da opção que te sugeri? |
|
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Dom Mai 08, 2005 1:42 pm |
|
|
Veterano
|
Sim, sao faces sobrepostas devido ao extrude. Mas não consigo apagar, isto é claro sem ter que mover as restantes.
Isto acontece quando se faz extrude e não se puxa nenhum face. |
|
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Dom Mai 08, 2005 5:11 pm |
|
|
Site Admin
|
seleciona os vertices e faz um weld ou algo tipo remove doubles |
|
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Dom Mai 08, 2005 5:30 pm |
|
|
Veterano
|
Já tinha feito merge aos vertices.
Relembro que os pontos so aparecem quando selecciono um face e carrego no botão de extrude.
Merge edge também não dá. Mais alguma ideia? |
|
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Dom Mai 08, 2005 6:39 pm |
|
|
Site Admin
|
Na barra da direita tens q fazer check ao keep together quando fazes o extrude face |
|
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Dom Mai 08, 2005 7:01 pm |
|
|
Veterano
|
É isso mesmo.
Já vi que alem de dominares MAX das uns toques em MAYA.
Muito obrigado Gordon.
(Para os que tiverem este problema)
Para não estarem sempre a colocar a opção em On no imput, vão a Polygons->Tool Options->Keep Faces Together. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Portugal |
Colocada: Seg Mai 09, 2005 4:44 pm |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 19 Mar 2005
Local/Origem: Londres
|
Keep Faces together ajuda, mas quando ja fizeste a "porcaria" em vez de usares o "merge vertices" com um valor de 0.01 podes usar a ferramenta "Cleanup" e activares para apagar faces com tamanho 0.
Se quiseres conter a uma so zona entao seleccionas as faces e plicas o cleanup so a essa zona. |
_________________ Bem essa é a minha opinião, podem discordar, concordar ou ignorar, as "mecês" é que sabem |
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Seg Mai 09, 2005 4:57 pm |
|
|
Veterano
|
Vou utilizar essa opção para remover os restantes faces.
Obrigado a todos pela ajuda. |
|
|
|
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Seg Mai 09, 2005 8:22 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Local/Origem: San Francisco
|
ok, regra numero um... ve SEMPRE a option keep faces together... isto eh um ganda seca qdo ja tens o model q tens e dps tens de tar a tentar fazer cleanup pra t livrares das extra faces q tens espalhadas...
a minha recomendacao? recomeca a partir duma versao atnes de teres feito os extrudes todos, e faz tudo com mais calma e atencao.
acredita q vale a pena. alem de te habituares a ver sempre o keep faces together, so faz bem remodelar as coisas hehe
welcome to the magical world of maya, the big beast
(: a. |
_________________ .: a |
|
|
Voltar acima |
|
spurv3d |
Colocada: Seg Mai 09, 2005 8:50 pm |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 03 Mar 2005
Local/Origem: Carnaxide - LX
|
DTS, pensei que te tinha ajudado com o video que te mandei, não tenhas problemas em perguntar outravez
De certeza que o merge vertices dá, deves estar a fazer alguma coisa da maneira incorrecta.
De qq maneira como o fonziewonzie disse, o melhor é voltares atrás, e fazeres os extrudes com mais cuidado.
Em relação ao Keep Faces Together deve estar em ON para a maior parte dos casos, mas no teu caso esse não era o problema, tentei mostrar-te no video a utilidade do KFT.
|
|
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Seg Mai 09, 2005 9:20 pm |
|
|
Veterano
|
Obtei por fazer um clean e colocar o keep faces together sempre on, se for necessario desligar sempre o posso fazer no imput do objecto.
Citação: Em relação ao Keep Faces Together deve estar em ON para a maior parte dos casos, mas no teu caso esse não era o problema, tentei mostrar-te no video a utilidade do KFT.
Sim, era esse o meu problema. Não me recordo de ver nada de KPF no teu video, tenho que rever pois não me recordo.
Citação: DTS, pensei que te tinha ajudado com o video que te mandei
Sim e ajudou bastante. Fiquei tb a saber a razão pela qual tinha os faces escondidos.
Aqui fica o wip que deu para tanta conversa.
http://www.dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=432 |
|
|
|
Voltar acima |
|
Portugal |
Colocada: Ter Mai 10, 2005 12:56 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 19 Mar 2005
Local/Origem: Londres
|
O merge vertices também resulta para estes casos, mas é preciso ter cuidado com as escalas a que se trabalha e com a proximidade dos vertices senão acabamos por perder partes do modelo.
No caso de modelo mecânicos é relativamente seguro recorrer a valores como 0.01 mas de vez em quando os duendes verdes da informática decidem que 0.01 na verdade é um pouco maior e começam a fazer merge de vértices que nada têm a ver com o caso.
Estive a pensar e o "Rage merge" é um script útil para casos destes, pois permite criar uma só face com qualquer número de faces seleccionadas, o que dá jeito para fazer os extrudes e afins.
Podes ter um problema quando fizeres mirror è geometria e onde parece está junta, na verdade não está, esse é um caso em que fazer merge edges com a opção center pode ser benéfica, ou novamente o merge vertices com valores aquequados à selecção. |
_________________ Bem essa é a minha opinião, podem discordar, concordar ou ignorar, as "mecês" é que sabem |
|
|
Voltar acima |
|
mpalma |
Colocada: Ter Mai 10, 2005 3:34 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
|
simples, seleciona os vertices e carregar na tecla delete. |
|
|
|
Voltar acima |
|
MiguelS |
Colocada: Ter Mai 10, 2005 4:34 pm |
|
|
Veterano
|
Sim, tb pensei nisso. Mas no caso de serem necessários teria mais trabalho, pois era obrigado a utilizar o splitpoly ou o break.
Não há nada melhor que ter cuidado, para a proxima já sei. |
|
|
|
Voltar acima |
|
|