Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Geral  ~  Dissertação de Mestrado - Link para Download

Vitor Teixeira
Colocada: Sex Jul 23, 2010 2:31 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 12 Ago 2009 Mensagens: 102 Local/Origem: Espinho
Olá a todos,
venho por este meio partilhar a minha Dissertação de Mestrado em "Simulação e Animação de Água na Indústria Cinematográfica e dos Efeitos Visuais".
Quem estiver interessado em sabver um pouco mais sobre fluidos pode fazer o download aqui:
http://www.vitorteixeira.com/blog/university/dissertation/
Ela foi avaliada com um 18 pela Universidade Católica o que comprova o nível de aprofundamento e pesquisa desenvolvidos.
Cumprimentos

_________________
www.vitorteixeira.com
Quando a inspiração chegar, ela irá encontrar-te a trabalhar.
(John Cage)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
carloscidrais
Colocada: Sex Jul 23, 2010 2:45 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
ui, ja nao lia uma dissertacao desde que tive que escrever uma... Smile

parabens pelo bom trabalho e pela nota... e boa sorte para o futuro.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Vitor Teixeira
Colocada: Sex Jul 23, 2010 6:04 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 12 Ago 2009 Mensagens: 102 Local/Origem: Espinho
Obrigado Carlos.
Estou muito contente pela nota.
Decidi colocar disponivel para toda a gente, primeiro porque ao ser avaliada desta forma é porque tem valor e segundo porque acho que tem informações muito uteis para quem quiser começar a dar os primeiros passos na simulação de fluidos.

_________________
www.vitorteixeira.com
Quando a inspiração chegar, ela irá encontrar-te a trabalhar.
(John Cage)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Kameleon
Colocada: Sex Jul 23, 2010 7:27 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Boas, parabens pela nota e parabens por publicares o trabalho para que toda a gente possa ter acesso (Freedom of information!!!)

Tenho uma nota e uma pergunta, a nota é: FALTA O LINK PARA A D3! Razz

Agora num tom mais sério e sem querer ferir susceptibilidades, é apenas mera curiosidade, para saber como é que as coisas funcionam ao elaborar um trabalho destes.

A universidade tem esse software todo? É que salvo erro alguns desses programas/plugins nem tem licença de estudante (posso estar errado, nao tenho a certeza e ainda nao fui confirmar).

Se existirem, foram-te fornecidas para que possas trabalhar em casa/portatil ou tiveste que fazer tudo nos computadores da universidade?

Como disse, eu pergunto isto por mera curiosidade em saber que condiçoes é que uma universidade dá a um aluno para fazer algo como tu fizeste, mas sem querer ser hipócrita. Alias hoje em dia, quem me conhece sabe que sou um adepto fervoroso de free software/open-source/etc.

E básicamente é isso, de resto, mais uma vez parabéns pelo trabalho e pela nota!

Abreices,
Artur Leão

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Vitor Teixeira
Colocada: Sáb Jul 24, 2010 3:50 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 12 Ago 2009 Mensagens: 102 Local/Origem: Espinho
A tua pergunta tem o seu teor de objectividade e esclarecimento e é perfeitamente normal a colocares. Todo o software usado é pirata. Não só a faculdade não tinha o hardware necessário para realizar este projecto como nem de perto o software para o desenvolver, nem mesmo docentes para me ajudar. Tudo foi desenvolvido por foruns e por ler muitos helps dos softwares usados. Eu compreendo que tem os softwares legais fique chateado mas eu tinha que começar por algum lado e tinha um curso para terminar. Não é motivo, ou se calhar até o é, depende de cada um.
Não posso ser hipócrita e dizer o contrário, muito embora a minha constante participação e dialogo nos fóruns internacionais me permitiram obter determinados dados que noutros sítios seria impossível. Foi um trabalho realizado apenas por uma pessoa e sem qualquer tipo de ajuda prática, apenas orientação em termos de datas.
Eu gosto e decidi partilhar todo o meu trabalho porque acho que esta comunidade é demasiado fechada, eu não gosto de segredos muito embora compreenda quem os tenha. Acho que a mais valia mesmo é a criatividade e a rapidez de cada um no final do dia. Gosto de partilhar e de ajudar e tb de ser ajudado lol.
Agora o que me tem sido fornecido, por todo o trabalho que desenvolvi e por toda a minha participação online tem sido o acesso a determinados softwares beta. Nisso tenho notado, pois têm surgido alguns convites interessantes.
O meu objectivo daqui para a frente é realmente trabalhar e oferecer simulações de qualidade mas tenho perfeita noção que durante alguns tempos o software pirata será a minha unica boia de salvação para apresentar portefólio para as empresas me contratarem.
compreendo quem me critique mas ao mesmo tempo posso afirmar que, infelizmente não sendo hipócrita, nunca lucrei financeiramente por usufruir de tal.
De um modo geral apenas espero que a minha dissertação seja algo que possa ser usado para esclarecer como as simulações se concretizam. É apenas uma explicação introdutória e histórica nada mais que isso.
Um abraço Artur
Ingreme rules.......
Fantásticos trabalhos.
Um dia destes vou ai bater à porta

_________________
www.vitorteixeira.com
Quando a inspiração chegar, ela irá encontrar-te a trabalhar.
(John Cage)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Kameleon
Colocada: Sáb Jul 24, 2010 12:51 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Hehe, obrigado Vitor pela tua resposta e principalmente por nao teres ficado chateado! Isso por si só ja demonstra algum arcaboiço para lidar com criticas e questões que te vão sendo colocadas e acredita que isso tb é um importante factor no mercado de trabalho.

Mas, como te tinha dito, a questão foi-te colocada a ti mas na realidade o que me interessava era o papel da faculdade e penso que foste esclarecedor mesmo sem estar a ser muito directo. Por mim não precisas de te explicar porque é que usaste software x ou y sem licença. O cerne da questão é que uma Univ. que aparentemente tem ou quer ter um estatuto de criar artistas digitais (e salvo erro ja com alguns no mercado e não só artistas, directores de empresa, como e o caso do.... João Seabra? Será?) não dá condiçoes aos seus alunos e claro, aqueles mais ambiciosos tem de tomar um caminho menos legal para conseguirem espremer um bocado mais do curso/mestrado whatever.

Resumindo e concluido, as universidades em portugal nesta area sao uma valente merda, um aluno que até pode ser um tipo que compre os seus cd's de musica, o seu office, chega a esta fase e ve-se obrigado a cometer um crime... belo ensino.

Só um pequeno aparte... como tu disseste o apoio que tiveste foi mais em termos de datas e prazos, de resto foi muitos foruns, muitas ajudas etc, ou seja, não precisavas de um mestrado para fazer o que fizeste Smile Qualquer Joaquim com internet tem as mesmas possibilidades.

Um grande abraço e mais uma vez, a minha questão inicial não foi direccionada para ti mas sim para o ensino em geral.

Parabens e continuação de bom work!

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Vitor Teixeira
Colocada: Sáb Jul 24, 2010 1:33 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 12 Ago 2009 Mensagens: 102 Local/Origem: Espinho
Não fico nada chateado, mesmo nada. E acho importante esclarecer toda a gente que venha cá e que pretenda obter algumas informações que possam servir para os "iluminar".

Não é de todo concordar com o facto de que qualquer pessoa com vontade teria feito o que fiz. Completamente. A verdade por detrás do meu Mestrado diz respeito a um sonho que os meus pais tinham e que eu fiz questão de concretizar. Quando entrei em 2001 nem num computador sabia mexer, se fosse hoje provavelmente não tirava o curso nem lá perto me aproximava. A docência bem... as condições são boas mas o Maya é o software base de 3D. O hardware para o que eu pretendia não chegava, nem de perto. De um modo geral foi um trabalho que foi desenvolvido de uma forma, onde no qual outro qualquer o poderia ter feito sem qualquer ligação a um curso.

A mais valia do Mestrado mesmo é o titulo e se calhar algum dia pode me ajudar se eu quiser fazer uma tese de doutoramento mas neste momento tal n me passa pela cabeça.

Eu quero trabalhar e agora q terminei, estou aqui sozinho quase como que um recém nascido abandonado lol pela universidade. Que despeja, despeja despeja e continuar a despejar até um NEO aparace, uma anomalia no sistema que se realce e que dê destaque e depois se diga: atenção que ele tirou o curso na Católica lol

_________________
www.vitorteixeira.com
Quando a inspiração chegar, ela irá encontrar-te a trabalhar.
(John Cage)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
carloscidrais
Colocada: Sáb Jul 24, 2010 2:03 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Citação:
as universidades em portugal nesta area sao uma valente merda, um aluno que até pode ser um tipo que compre os seus cd's de musica, o seu office, chega a esta fase e ve-se obrigado a cometer um crime... belo ensino.


Ok, vou dar uma de advogado do diabo ( salvo seja ) mas como ex-aluno da Catolica ( e de outras escolas ) sinto-me tocado nas criticas.

Ninguem esta obrigado a nada, porque teoricamente e possivel fazer download do Blender e usa-lo para aprender ( se depois ha empregos para quem so sabe Blender e outra historia ). Tambem ha licencas de software educacionais da Autodesk que custam uma bagatela...
Nao falo do Realflow ou do fume fx que desconheco, mas a Autodesk tem uma licenca educacional ( inclui Max, Softimage, Maya, Motionbuilder, Mudbox e outros ) que custa qualquer coisa como 150 euros! ( http://techstore.escapestudios.co.uk/shop/student-shop.html )

A Catolica tem licencas do Maya, Zbrush, Boujou, Fusion, After Effects, e muitos mais. Para a maioria esmagadora dos alunos isto e suficiente. Na altura em que la andei tinham varios laboratorios ( um dedicado a 3D ).
Nos idos de 1999, quando comecei a estudar la, era a unica Universidade do Porto ( nao arriscoa dizer do pais, mas penso que em '99 era mesmo o caso ) que tinham workstations SGI, licencas do Maya ( que na altura custavam 10 mil dolares cada ) e ainda tinham ido contratar um professor a Los Angeles ( um americano que tinha estudado na Academy of Art ).
Entretanto investiram em formar dois professores no Canada ( Joao Rema e Joao Seabra ) que foram a Alias fazer certificacao. A Catolica nao tem culpa que os profesores tenham decidido sair e continuar com a vida deles - mas duas coisas posso dizer: ambos sao bons profissionais que sabem do que falam ( falavam, quero eu dizer ), e e' um facto indesmentivel que a UCP investiu na formacao deles.

Para quem se propoe a fazer simulacao de fluidos, evidentemente que vai ter necessidades de hardware e software extremamente especificas, e parece-me algo absurdo que uma Universidade tenha que comprar hardware e software, especifico para um aluno ( ainda para mais quando o Maya tem ferramentas de simulacao adequadas ).

Para acabar, ja estudei na Escape, Gnomon Online, Digital Tutors e FXPhd, e a minha formacao na Catolica foi mais que adequada dentro daquilo que se propoe e do que sao as limitacaoes que tem. Foi um excelente treino e background para mim, e tenho muitas boas memorias do tempo que la passei - alem de que ( e principalmente ) ainda hoje uso o que aprendi la na minha vida profissional. Da minha parte posso dizer que foi dinheiro bem gasto - mas tambem sei que as coisas mudam de pessoa para pessoa, de turma para turma e de ano para ano. E entretanto houve o processo de Bolonha que nao e coisa pequena e tem afetado todos os cursos, de Direito a Design.

Das outras escolas em Portugal nao posso falar.

Ja agora, uma universidade nao pode nem deve ser encarada como centro de treino de software - supostamente a formacao a nivel universitario pretende ser transversal ( teorica e pratica ) e formar profissionais que conhecam e dominem nao so os botoes dos software com que trabalham, mas tambem conhecam o estado da Arte, historia de arte, teoria de cor, composicao, argumento, e muitos etceteras - os fundamentos de uma carreira artistica...e foi na Catolica que fui exposto a tudo isto. Depois aprofundei o que me interessa.

Claro que qualquer Joaquim com internet tem acesso a mesma informacao por muito menos. Mas isso e o caso de qualquer conhecimento em qualquer area...

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Vitor Teixeira
Colocada: Sáb Jul 24, 2010 2:45 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 12 Ago 2009 Mensagens: 102 Local/Origem: Espinho
Carlos, as coisas não são o mar de rosas que apregoas.
Muito pelo contrário.
Essa formação que falas de história da arte, composição e etc eu já a tive no secundário, eu aprendia a apreciar a arte, a desenhar e a gostar no secundário. O que eu acho é que as faculdades realmente devem é criar profissionais e devem estar atentas ao mercado na sua formação. Eu não acho que a Católica o faça sinceramente. Acho que vive ainda numa ilha. Tu se fores por exemplo a um curso de Direito ele não é assim tão transversal, ele até é bastante objectivo e claro. Um grande exemplo e se calhar em termos de formação dos melhores, é a Escola Soares dos Reis.
Da coisas que eu mais critico em relação à faculdade é que é demasiado cara e sem docentes à altura do que se deixa lá ao fim do mês. Mas isso eu senti sempre, e continuei, de um modo geral porque realmente não sabia o que se passava em redor de mim, fora, no mercado.

Citação:
Para acabar, ja estudei na Escape, Gnomon Online e FXPhd, e a minha formacao na Catolica foi mais que adequada dentro daquilo que se propoe e do que sao as limitacaoes que tem.


Um coisa tens q admitir, o que tu fizeste n está ao alcance de todos. Eu adorava fazer e passar pelo que tu fizeste, mesmo. Acho fantástico mas para mim passar pelos cursos que passas te era financeiramente impossível e impraticável.
Mas de um modo geral, o que eu realmente acho é que as faculdades devem ter um pouco mais de responsabilidade no que geram, uma vez que estão a pouco e pouco definir o futuro da industria. As ideias são boas mas não são para todos aproveitarem.
Podemos estar aqui o dia todo que não vamos chegar a grandes conclusões. Esta discussão sobre o ensino é eterna e o que fica é a opinião quando terminamos. E a questão é a seguinte, se pusesses voltar para trás o que mudavas? Eu do meu secundário não mudava nada, dos meus anos de faculdade só as amizades mantinha. Isto é o que conta no final de tudo. Por isso é que tens a opinião que tens Carlos. Realmente para ti foi uma mais valia e uma óptima experiência.

_________________
www.vitorteixeira.com
Quando a inspiração chegar, ela irá encontrar-te a trabalhar.
(John Cage)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
carloscidrais
Colocada: Sáb Jul 24, 2010 2:58 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Citação:
Um coisa tens q admitir, o que tu fizeste n está ao alcance de todos. Eu adorava fazer e passar pelo que tu fizeste, mesmo. Acho fantástico mas para mim passar pelos cursos que passas te era financeiramente impossível e impraticável.


Toda a minha formacao pos-Catolica ( e tambem o mestrado que fiz de 2005 a 2007 ) foi feita, a minha custa, com dinheiro que ganhei a trabalhar, utilizando o conhecimento que adquiri na Catolica de 1999 a 2005.

Tu terminaste o curso ha um mes e estas no inicio. Nao duvido que consigas, no futuro, fazer exactamente o mesmo ou mais do que o que eu fiz.

Talvez entao te apercebas do valor do que aprenders te nestes anos da Catolica e de que as outras escolas nao vendem pocoes magicas. Pelo contrario a maior parte das outras escolas, apenas ensina a mexer em botoes ( o que por si so nao tem nada de errado ).

Para terminar, dois pensamentos:
Estudei humanidades no liceu, portanto foi mesmo so na Catolica que fui exposto ao que referi.
Segundo, nunca apregoei que a Catolica e um mar de rosas, pelo contrario apenas posso referir o bom trabalho de alguns professores - obviamente que me cruzei com outros que eram pura e simplesmente incompetentes e/ou que ensinavam coisas totalmente desenquadradas da realidade do mercado de trabalho. Como todos nos cruzamos, em qualquer escola.

Ja agora, estudei Direito na Universidade do Minho durante um ano, e pela minha experiencia desse ano, o curso nao e assim tao claro e objectivo quanto dizes Smile

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Vitor Teixeira
Colocada: Sáb Jul 24, 2010 3:07 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 12 Ago 2009 Mensagens: 102 Local/Origem: Espinho
O meu irmão é licenciado em Direito e o pai da minha namorada tirou o curso na católica. Duas gerações diferentes, um tem 30 o outro 43 e é de ambos que retiro a minha opinião.

Eu sou um caso mto diferente de tí Carlos, para além dos anos a mais q lá estive, eu duvido que alguma vez dê valor ao que aprendi na católica, só por um simples motivo: fez me mais mal do que bem. Só isso.

Mas compreendo perfeitamente o teu ponto de vista. E a verdade é que é a ti que recorro muitas vezes quando quero e preciso de conselhos, e isso é que conta não é Carlos? são os contactos, as amizades que se estabelecem e aí agradeço mto à Católica.

_________________
www.vitorteixeira.com
Quando a inspiração chegar, ela irá encontrar-te a trabalhar.
(John Cage)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
3dkla
Colocada: Sáb Jul 24, 2010 6:40 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 17 Ago 2007 Mensagens: 47
[quote="carloscidrais"]
Citação:


Tu terminaste o curso ha um mes e estas no inicio. Nao duvido que consigas, no futuro, fazer exactamente o mesmo ou mais do que o que eu fiz.




O que é que fizeste assim de tão grandioso ?
Cada vez que leio a tua conversa dá-me impressão que és falso e não dizes realmente o que pensas ...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Sáb Jul 24, 2010 7:13 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Olha-me este. Olha posso comecar por te dizer de caras que so sabes dizer mal e meter nojo, como se ve por todos os teus posts neste forum ate a data.

Dito isto, estava a falar das formacoes que fiz, do facto de ( com excepcao da minha licenciatura ) ter pago tudo do meu bolso, com o dinheiro que ganhei a trabalhar, e de que qualquer um pode fazer exactamente o mesmo que eu fiz ( em resposta ao que o Vitor disse ).

Ate ver, nenhuma destas escolas ( com a excepcao, precisamente da Catolica ) tem requerimentos de entrada ( alem do dinheirinho da inscricao ).

...Satisfeito, o' tinhoso?

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Dom Jul 25, 2010 9:03 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Como tudo na vida, acho que devemos evitar radicalismos e generalismos... é bom ver casos como o Carlos Cidrais e é bom ver casos como o Vitor Teixeira... e ver casos como o Artur Leão... que nada têm em comum. Acho demasiado limitado dizer que quem tem curso superior é que é bom, ou que quem estuda no estrangeiro é que é bom, etc... cada caso é um caso e o que realmente interessa é o valor real de cada pessoa... aquilo que fez para se valorizar com as ferramentas que obteve com a experiência da vida. Conheço n pessoas que têm acesso aos softwares piratas, mas que na realidade não fazem nada com eles... e outras que com apenas um, fazem "milagres".

Resumindo e concluindo, tendo ou não um curso superior, tendo ou não um mestrado, um curso no animation mentor, e outros tantos etc's... o que interessa na realidade é o que a pessoa é, o que a pessoa dá a toda uma comunidade, o que a pessoa consegue fazer com ou sem formação a nível individual e não só (seja essa formação feita nacional ou internacionalmente).

Tenho orgulho em ver o Carlos Cidrais a partilhar informação / conhecimento e de acompanhar o seu percurso (online), tenho orgulho em ver o percurso do Vitor Teixeira e toda a sua dedicação ao mundo das particulas , fluídos, etc... em ver o Artur Leão a crescer e a tornar-se um senior generalist... e finalmente tenho orgulho de não fazer comentários menos felizes que em nada ajudam uma comunidade de artistas que tentam partilhar conhecimento de uma forma gratuita e sem segundas intenções. É que mesmo imaginando grandes cenários dignos de um Carlos Ruiz Zafón, não consigo imaginar segundas intenções de Carlos Cidrais nos seus comentários nem tão pouco a sua falsidade...

Bom, já não é a primeira vez que vejo neste forum ataques gratuitos e comentários menos felizes e por ora, despeço-me agradecendo o link para ler uma dissertação sobre um mundo que adoro... parabéns pelo nota 18, mas principalmente pela dedicação que demonstraste até hoje... com o tempo irás ser recompensado, tenho a certeza disso.

cheers and peace Smile

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Vitor Teixeira
Colocada: Seg Jul 26, 2010 6:12 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 12 Ago 2009 Mensagens: 102 Local/Origem: Espinho
Said has a true gentleman...
Obrigado Rui.
Eu e o Carlos por acaso discordamos nalguns pontos em relação às nossas experiências na Católica mas no final do dia, tal como já o tinha dito, muitas vezes peço-lhe conselhos pois ele está uns aninhos à minha frente em termos de experiência e ele sempre mostrou disponibilidade para tal. O mais importante é que estejamos todos a remar para o mesmo lado e aos poucos e poucos fazer com que a nossa industria portuguesa cresça, que em termos nacionais como internacionais. E eu acho que tanto o Artur como o Carlos o fazem e muito bem, cada um à sua maneira independentemente dos seus estudos.
Para concluir espero realmente que a minha Dissertação esclareça os mais interessados em aprender algo sobre a simulação de fluidos e já agora peço desculpa pelo Português, pois tal como já o tinha dito na defesa da minha tese, podia estar muito melhor se eu tivesse tido um pouco mais de atenção.

Ps - Espero que o facto de ter colocado a nota que obtive não seja levado por alguns como um acto de orgulho ou armanço puro. Apenas o indiquei para evidenciar a sua avaliação por um júri, constituído por cinco pessoas, algumas Doutoradas e outras com Mestrado, para demonstrar que o que está escrito é verdade e tem base cientifica. Por isso podem ficar descansados que tudo o que afirmo neste enorme testamento de 150 páginas, é verdade e está comprovado. Mal possa eu coloco os apêndices online, pois não sei onde os coloquei.
Cumprimentos

_________________
www.vitorteixeira.com
Quando a inspiração chegar, ela irá encontrar-te a trabalhar.
(John Cage)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
sner
Colocada: Seg Jul 26, 2010 8:50 am Responder com Citação
Registo: 12 Abr 2010 Mensagens: 22 Local/Origem: Leça da Palmeira
Não pretendo entrar muito na discussão relativa ao papel que as faculdades representam em termos de criação de profissionais, pois penso que é uma discussão sem fim. A opinião vai mudar de pessoa para pessoa, pois cada caso é um caso. Há quem seja mais ou menos exigente com o que aprende, há quem esteja mais disposto ou menos disposto a pagar determinados valores, há os que acham que se pagam tem que ter acesso a tudo como quem há os que acham que se entraram lá é porque aceitaram as condições do local e a mais não são obrigados. Eu não vou dar a minha opinião relativamente a esta questão pois estaríamos a fugir ao objectivo principal deste tópico, que é a dissertação do Vitor.

Parabéns pelo excelente trabalho e pela nota. Valeu bem a pena o esforço começado há um ano atrás. Very Happy Parabéns novamente! phuods pá!! Cool

_________________
http://andrecorreia.net
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Vitor Teixeira
Colocada: Seg Jul 26, 2010 11:10 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 12 Ago 2009 Mensagens: 102 Local/Origem: Espinho
Muito obrigado andré.
Bem, tu estava lá quando tudo começou.
abraço

_________________
www.vitorteixeira.com
Quando a inspiração chegar, ela irá encontrar-te a trabalhar.
(John Cage)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum