Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Geral  ~  Inquerito da media de salarios da area pela animationguild

engelik
Colocada: Sáb Jul 17, 2010 2:19 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 10 Mar 2007 Mensagens: 296 Local/Origem: Lisboa
Resultados deste ano do inquérito acerca dos salários (por semana de 40hr) tem tb a comparação com os resultados do ano passado para ver como evoluíram (ou não :\ ).

http://www.animationguild.org/_Contract/wages_pdf/WageSurvey2010.pdf

via: http://animationguildblog.blogspot.com/2010/07/2010-tag-wage-survey-part-two.html

_________________
paulo silva - http://www.engelik.net
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Cyrus3v
Colocada: Seg Jul 19, 2010 11:02 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 06 Jun 2010 Mensagens: 29 Local/Origem: Lisboa
Até me faz mal ver estas coisas. É que apercebo-me ainda mais do quanto sou explorado no sitio onde trabalho. Confused
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nico
Colocada: Qui Jul 22, 2010 8:38 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Não estás a ser explorado... estás no país errado... é só mudar de país... Cool

_________________
Nicolau Pais
Designer

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Cyrus3v
Colocada: Qui Jul 22, 2010 9:51 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 06 Jun 2010 Mensagens: 29 Local/Origem: Lisboa
[quote="Nico"]Não estás a ser explorado... estás no país errado... é só mudar de país... Cool[/quote]

É assim concordo e não concordo Razz

Concordo porque este país no que toca a esta área está um "cadito atrasado" e só agora é que as coisas começam a espevitar um pouco e lá fora dão muito mais valor ao nosso trabalho. Aliás começo mesmo a chegar à conclusão que o que vale cá em algumas empresas é quantidade e não qualidade, mas isso é outro tópico.

Por outro lado não concordo muito porque sei que cá também há empresas onde o nosso trabalho é valorizado e é isso que me desmotiva um pouco. E depois a maneira de gestão de uma empresa cá é em muito diferente do que se passa lá fora e digo isto com base em alguma experiência.

Além de que mudar de país na condição em que estou e com as responsabilidades que tenho está mesmo fora de questão Confused
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
sner
Colocada: Sex Jul 23, 2010 8:01 am Responder com Citação
Registo: 12 Abr 2010 Mensagens: 22 Local/Origem: Leça da Palmeira
[quote="Nico"]Não estás a ser explorado... estás no país errado... é só mudar de país... Cool[/quote]

Eu sempre fui contra este modo de pensar, obviamente não vou estar a cuspir para o ar e dizer que nunca o irei fazer porque a vida dá muitas voltas e um dia pode-me cair em cima, mas eu acho que esse não é o modo certo de pensar.. Se estás no país errado, tens que fazer para que se torne o país certo. Se o que tu queres trabalhar não existe cá, traz para cá. Se lá fora foi e é necessário, cá também o há de ser.

Será que vale mesmo a pena deixar toda a vida para trás por causa de melhores ordenados? Ou será melhor lutar ao invés de correres atrás de, trazeres para perto de ti?

Contudo devo também referir que ainda sou muito jovem e ainda tenho muito que aprender, provavelmente tenho mesmo de abrir os olhos e ver que estou metido num buraco enorme, mas para já esta é a minha forma de ver e pensar relativamente ao tema CG para Portugal.

_________________
http://andrecorreia.net
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nico
Colocada: Ter Jul 27, 2010 10:01 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
O que disse foi meio a brincar meio a sério... tu ainda és um jovem.. tens sonhos e ainda bem... parar de sonhar é morrer... mas este ano há uma data (os 20 anos do Max) que me fez lembrar que já ando nisto há quase um quarto de século!!! Não deixei de sonhar... mas sou muito mais realista... também não fui lá para fora... tento fazer aquilo que possa no nosso canto... umas vezes bem outras mal... é a vidinha...
…e tens razão, quanto ao correr atrás de ordenados.... para muitos dos que vão lá para fora, para as "grandes" empresas... sim senhor vão ganhar bem, trabalham na empresa X, mas não passam de um número... um elo da cadeia, facilmente substituível… quando aparecer “a” ou “mais uma” crise… a empresa que era tão boa lá os põe a andar… mas como tudo… é relativo… cá também temos os problemas dos clientes, a falta de subsídios de que somos dependentes, os impostos, os patrões… uppss.. tenho que ter cuidado… contra mim falo…

_________________
Nicolau Pais
Designer

www.idesign.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
engelik
Colocada: Qua Jul 28, 2010 8:53 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 10 Mar 2007 Mensagens: 296 Local/Origem: Lisboa
Essa cena do elo na cadeia parece-me sempre uma luta contra o capitalismo / industrialização.
Eu não tenho "hands on experience" de trabalhar numa empresa dessas, mas julgo que isso deve depender mais da empresa em si do que do tamanho dela.
Eu por cá trabalhando em empresas mais pequenas tb há aquelas em que és só um numero um "operário", e aquelas que realmente sentes que contribuis criativamente.

Quando olho por exemplo para os filmes da pixar é fantástico ver o que uma equipa de pessoas extremamente talentosas consegue atingir, não me parece que sejam só um numero.

provavelmente isso é a excepção, mas pelo menos existe, e isso permite-me sonhar Wink

20 anos é uma vida =) é bom saber que ainda existe a chama criativa para fazer bons trabalhos.

estar numa equipa pequena ou ser "indie" (palavra mt na moda) têm esses stresses que falaste, e embora hája bons exemplos, tb os há maus. Nada é perfeito.

A comparação dos salários de cá com os desse estudo a mim faz-me pensar que "lá fora" o trabalho criativo é mais valorizado (dai mais bem pago) que cá.

Eu pelo menos ainda não encontrei nenhum projecto que fosse tratado como objecto único, arte, normalmente é mais uma "comodidade", algo secundário que não importa mt quem faz desde que não seja mt caro.

mais uma vez, haverá excepções...

_________________
paulo silva - http://www.engelik.net
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Blackjack
Colocada: Ter Ago 03, 2010 9:13 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 09 Jan 2007 Mensagens: 71
Boas,

Faz algum tempo que estou desligado deste mundo e dos valores envolvidos, mas tal como já foi dito parece-me que por cá a realidade é bem diferente comparada com outros países e em que a culpa nem sempre é dos patrões.

Recentemente ponderei contratar pessoal para um projecto, e na hora de estimar vencimentos fiquei com muitas dúvidas quanto aos valores do mercado nacional bem como à qualidade/profissionalismo dos potenciais candidatos...
Se alguém com experiênçia na área lhe apetecer dizer:

Quanto é que, em média, ganha (bruto) um modelador 3D HighPoly/LowPoly em Portugal? O mesmo para um 2D artist e um designer gráfico?

Abraço e boa sorte para todos.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
MacGio
Colocada: Qua Ago 04, 2010 8:09 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 17 Mar 2006 Mensagens: 85 Local/Origem: Londres | Gaia
Ola Blackjack,

Faz sentido a tua pergunta tambem gostava de saber e nao so' de modeladores.
Agora nao sei e' se existem muitas pessoas so' a fazer modelacao a maioria deve tambem pintar texturas e fazer iluminacao e comp.

Era boa cena existir uma lista como esta dos salarios (praticados em Portugal) para os diferentes niveis(estagiario, junior, senior, supervisor de equipa?) e nas diversas areas, ajudava nao so os profissionais a procura de emprego pois estariam confiantes no valor que pedem e ajudaria os novos empresarios pois tinham uma ideia do custo da mao de obra.

Acho que nao vale a pena a eterna comparacao com o que se ganha em outros paises, claro que, pelo esforco que todos empregam nos seus projectos, mereciam os salarios mais elevados, como isso nao e' possivel, ao menos que seja um salario minimamente justo em relacao aos outros trabalhadores do mesmo pais.
Nao quero com isto dizer que devemos ficar conformados apenas que, tendo um ponto base de comparacao talvez deixe de existir casos em que pessoas sao pagas a uma ninharia sem saberem quanto custa o seu trabalho.


Um abraco,
MacGio

_________________
John Knoll - “800 really creative people in the same place has an amplification effect”

http://dtcreatures.blogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
carloscidrais
Colocada: Qua Ago 04, 2010 8:45 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Um pequeno reparo, Blackjack...convem esclarecer se o que pretendes saber e a media de salarios ( para empregados da empresa ) ou se pretendes saber quanto cobra um freelancer.
Parece-me que te referes a segunda, ja que falaste de chamar pessoas para um projecto especifico.

Ja se falou sobre vencimentos de freelancer e empregados aqui:
http://dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=3480&postdays=0&postorder=asc&start=0

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
MacGio
Colocada: Qua Ago 04, 2010 9:51 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 17 Mar 2006 Mensagens: 85 Local/Origem: Londres | Gaia
Ok entao da outra thread tirei estes exertos

Citação:
Freelance andam por volta dos mesmos que aí 200€/500€ dia.



Citação:
Da experiência que tenho e falando apenas na área de pós produção, com contracto os valores andam mais ou menos:
junior - 800 a 1400 e senior - 1400 a 3000... depois cada empresa terá a sua politica relativamente a prémios de produtividade, etc...



Acho que e' bom ponto de partida, no entanto era porreiro saber valores por tarefas temos pessoas mais ligadas a modelacao texturas animacao e outras mais em dinamicas, render e comp.


Um abraco,
MacGio

_________________
John Knoll - “800 really creative people in the same place has an amplification effect”

http://dtcreatures.blogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
carloscidrais
Colocada: Qua Ago 04, 2010 10:10 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Ja agora, para mim era interessante saber se este valores de que o Romanus falou sao em bruto ou liquidos.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Qua Ago 04, 2010 8:12 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
carloscidrais escreveu:
Ja agora, para mim era interessante saber se este valores de que o Romanus falou sao em bruto ou liquidos.


Liquidos

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Blackjack
Colocada: Qui Ago 05, 2010 1:45 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 09 Jan 2007 Mensagens: 71
MacGio: Eu separei o trabalho de modelação e texturas, dado que normalmente quem é profissional dedica-se mais a uma das 2 componentes.
Mas realmente o que procuro é alguém que faça as 2 funções, tal como eu o fiz quando foi preciso.
Podemos então resumir que o procuro é um modeler/texturer.

Carlos: O trabalho era mesmo por contrato (que pode ter muitas formas e feitios) de 1 ou 2 anos, mas freelancer tambem poderia servir, para desenrascar.

A todos: Confesso que estou "chocado" com os valores que aqui se falaram...e contra mim falo.
Nos dias de hoje ganhar 1500 a 3000 líquidos (o que se leva para casa) não é propriamente fácil, para todo o tipo de profissão/formação não duvidosa.
Basta fazer umas contas simples, e o custo anual para uma empresa a sustentar um marmanjo a ganhar 1500€ limpos é de ~ 42.000€.
É o dobro, se compararmos ao salário médio de um Eng. com mestrado "enterrado"! E já sei que pessoal bem formado nesta área também tem que estudar umas coisas e queimar muitas pestanas.
Já agora os salários devem sempre ser falados em brutos, porque há imensos factores extra que alteram o valor liquido, tal como a retenção de IRS, sub. de alimentação, transporte, seguro, premios, etc.

Voltando ao tema, o que pretendo saber é qual o valor de mercado em PT (se é que existe tal coisa) de um "profissional" em modelação/texturas. Atenção que o tipo de modelos é low poly com a respectiva versão high poly, com o objectivo de produzir conteudo para serem usados em aplicação real-time. Basicamente o perfil de gamming artist ou algo do género... O tipo de trabalho não será fazer as novas criaturas do avatar, em que realmente teria de ter a fina nata do modelador 3d.

Espero não ferir as susceptibilidades dos bons pros que por cá habitam, mas peço-vos que relativizem a coisa à realidade Portuguesa.
E que fique claro que não quero xular ninguem, mas penso que tem de haver bom senso das duas partes (empregador/empregado).
Nos dias de hoje, um salario de 800€ brutos para um trabalho de modelling/texturing, será mau?

Abraço
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Qui Ago 05, 2010 6:54 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Rui, obrigado pela resposta.

Blackjack, nao fiques chocado, a falar e que a gente se entende.
Espero que tambem nao te choques com o que te vou dizer.

Citação:
É o dobro, se compararmos ao salário médio de um Eng. com mestrado "enterrado"! E já sei que pessoal bem formado nesta área também tem que estudar umas coisas e queimar muitas pestanas.


Nao e bem assim, podem ser excepcoes mas os meus amigos que sao engenheiros ( civil e informatica ) e tem a mesma idade que eu ( 30 anos ), licenciados, levam para casa para cima de 2000 euros por mes liquidos. Num ou noutro caso, bastante para cima.

Citação:
Nos dias de hoje, um salario de 800€ brutos para um trabalho de modelling/texturing, será mau?


Se pretenderes um junior, e um valor adequado. Se pretenderes um profissional com experiencia, a menos que ele esteja desesperado, nao vejo que vas ter muita sorte.
Nao ha fronteiras na Uniao Europeia, se alguem e bom o suficiente para fazer o mesmo e ganhar 3 ou 4 vezes mais no pais ao lado, para que ficar em PT, se o salario e de 800€ brutos ?

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
MacGio
Colocada: Qui Ago 05, 2010 8:45 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 17 Mar 2006 Mensagens: 85 Local/Origem: Londres | Gaia
Ola Blackjack,

Eu apenas fui buscar excertos a outra thread em que se discutiam os valores de vencimentos, ninguem melhor que os profissionais da area a trabalharem em Portugal para falarem de medias pois eles sao os unicos que sabem do assunto.


Na minha opiniao e digo isto sem comparar com os valores de outros paises, 800€ brutos parece-me um valor um pouco baixo a nao ser para um estagiario, alias, podemos encontrar algumas propostas para estagios profissionais que oferecem valores mais altos com a vantagem de terem algumas ajudas a nivel de impostos se nao estou em erro.
Quanto desse valor levaria o funcionario para casa?
Ja' recebi esse valor mas tinha de viver em casa partilhada e com muita ajuda e a benesse do primeiro ano isento de seguranca social mas depois desse ano tornou-se complicado.

Imagina-te a ti no lugar do "marmanjo" irias querer continuar nessa situacao por muito tempo? Ou irias tomar a via que o Carlos mencionou?

Um abraco,
MacGio

_________________
John Knoll - “800 really creative people in the same place has an amplification effect”

http://dtcreatures.blogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Cyrus3v
Colocada: Qui Ago 05, 2010 9:03 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 06 Jun 2010 Mensagens: 29 Local/Origem: Lisboa
No sitio onde estou um estagiário ganha mais do que 800€ brutos, por isso por esse valor mais vale pedir um estágio ao IEFP. Ou então encontrares alguém que está a começar a na área com muita força de vontade.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum