Autor |
Mensagem |
|
kudox |
Colocada: Qua Abr 07, 2010 7:10 pm |
|
|
Novo membro
Registo: 04 Jul 2007
Local/Origem: Lisboa
|
Boas tardes,
Estou novamente de regresso ao mundo 3d e digamos que decidi desenhar a minha futura casa.. no entanto deparei-me com um grande problema... iluminação!! gosto muito do render realista do vray!
em baixo mostro uma simples imagem.. o que acontece é que o tecto fica de cor vermelha embora eu tenha colocado a mesma que as paredes... e outra, não sei nem não consigo colocar uma luz nada realista!!! fica sempre aquele circulo branco de luz e só ilumina naquela parte... se alguém me conseguir ajudar ou dar um bom tutorial agradecia..
Ps: tenho luz indirecta em cima com luz meia azul |
|
|
|
Voltar acima |
|
Andias |
Colocada: Qua Abr 07, 2010 10:03 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 06 Fev 2008
Local/Origem: Aveiro
|
|
Voltar acima |
|
luis |
Colocada: Qua Abr 07, 2010 10:16 pm |
|
|
Registo: 13 Jan 2010
Local/Origem: Tomar
|
humm.. não sei o que fizeste para obter esse resultado, mas o vray permite-te obter resultados bastante satisfatórios apenas com alguns cliques.
Elimina essas luzes, cria um vray sun + sky, adiciona algumas vray lights e voilá! deverás começar a obter resultados bem diferentes! Atenção que o vray sun por pre-definição tem valores altíssimos, diminui a sua intensidade, e ajusta a intensidade das vray lights. A partir daqui é uma questão de ires experimentando settings e diferentes tipos de lights até conseguires um resultado que te agrade.
Atenção que os materiais e a cor, logicamente, reagem à luz, logo o facto de o tecto estar a apresentar uma tonalidade diferente poderá ser devido ao material que utilizas-te com determinado tipo de iluminação...
Existem imensos tutoriais sobre iluminação por aí, inclusive aqui no fórum, aconselho-te a fazeres uma pesquisa |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Sex Abr 09, 2010 12:18 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
|
O VRay Sun não têm valores altos... está é preparado para funcionar com a VRayPhysicalCamera.... |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
luis |
Colocada: Dom Abr 11, 2010 8:31 pm |
|
|
|
sim tens razão, eu é que começo a iluminação com uma camera standard, utilizo a VrayPhysicalCamera apenas para a imagem final, já que tem settings que facilmente ajusta-mos à iluminação |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Seg Abr 12, 2010 12:15 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
Qual a razão para isso???... se começares logo com as VRayPhisycalCamera ficas com tudo acertado... porquê começar com as normais?? |
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
luis |
Colocada: Seg Abr 12, 2010 8:25 pm |
|
|
|
É mesmo só um método que ficou, não tenho nenhuma razão técnica. Apenas prefiro acertar a VrayPysicalCamera depois...
Qdo comecei a fazer visualizaçao de espaços este método ajudou-me a perceber melhor a iluminação que fazia, já que assim não tenho os settings da VrayPhysicalCamera "no caminho" enquanto faço a iluminaçao. Qdo obte-mos uma boa iluminação para uma camera standard, esta vai funcionar tambem numa vray camera...
E também o mapa de vray sky fica mais bonito assim na slot de materiais, em vez de ficar estoirado, consegui-mos ver o azul |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Seg Abr 12, 2010 8:44 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
Desculpa, mas não consigo perceber como acertando a luz na camara normal depois fica bem na VrayPhisycalCamera... só se baixares os valores desta para setting irrealistas... e sendo assim, não serve de nada ir para a VPC... pois a ideia de utilizar esta camara é a de a utilizar como uma camara "real"...
Quanto ao VraySun ficar estoirado... é verdade... mas sabes que está certo... e nem precisas de te preocupar com isso... se estiveres a usar a VPC... se está escuro ou claro, ou mexes na posição do sol ou nos F's, velocidade ou sensibilidade da camara.... |
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
luis |
Colocada: Seg Abr 12, 2010 10:26 pm |
|
|
|
sim está certo, se não estoirasse assim na realidade não estáva-mos aqui a esta hora! eheheh
só à pouco tempo é que comecei a trabalhar com VRay, e é como disse, é apenas um método que ficou, talvez não seja o ideal
Quanto à parte de utilizar a camera como uma real, continuas a faze-lo, e penso que continuas a usufruir da VrayPhysicalCamera na sua totalidade (posso estar errado, falo apenas pela minha experiência), porque o único setting que tens que compensar é o ISO, valores entre os 700-900 normalmente compensam, e ok, na realidade não utlilizamos ISO tão elevados, pelo menos em situações normais, mas existem, até bem mais elevados...
Mas compreendo o que deves estar a pensar, então se tenho algo cujo objectivo é a realidade, porque alterar para algo menos real? Nos resultados finais que tenho obtido por enquanto não noto qualquer diferença... Talvez explorando um bocado mais e aperfeiçoando o meu conhecimento, venha a notar diferenças, mas isso é o caminho que ando a percorrer |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Ter Abr 13, 2010 9:37 am |
|
|
Já faz sozinho
|
Pois... é sempre bom estar a aprender...
É muito simples... colocas um VraySun (e ele coloca automaticamente o mapa no environment e nem o precisas de ver no Editor de Materiais).. colocas uma VRayPhisycalCamera e a partir daí só tens que mexer nos valores da Camera... eu até hoje nunca mexi no VraySun (intensidade) a não ser quando ainda não havia a VPC... |
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
luis |
Colocada: Ter Abr 13, 2010 8:28 pm |
|
|
|
sim, qdo comecei a trabalhar com Vray era exactamente o que fazia, nem sequer alterava mto os settings pois obtinha resultados que me agradavam!
Foi apenas uma forma que, a mim, me ajudou a perceber melhor a iluminação. Mtas vezes, provavelmente devido a algumas menos boas configurações de camera, dava por mim às voltas durante imenso tempo para, por exemplo, ter uma harmonia entre luzes quentes e frias e perceber o que estas contribuiam ou não para a imagem... agora já não me acontece isso, mas na maior parte dos trabalhos que faço continuo a utilizar o mesmo método
Mas em relação ao mapa de vraysky no editor de materias, acho bastante útil, temos controlo total sobre o sky, o environment, os reflexos... O resultado de reflexos frios num environment quente é bastante agradável por exemplo... |
|
|
|
Voltar acima |
|
kudox |
Colocada: Qua Abr 14, 2010 6:31 pm |
|
|
Novo membro
|
tenho que admitir que me deram uma grande ajuda!!! bem nem sabia que existia uma camara vray! usava sempre a standard!! eu realmente baixava mt a intensidade da luz nunca percebia pk daquilo acontecer mas pelos vistos ja percebi.. no entanto testei usar o ie vray , o sun e o outro.. o que acontece e que fica sempre preto =\ na cena que estava a trabalhar.. testei numa cena mais simples e da perfeitamente.. estive a ver todas as configuraçoes luz camara e settings e nao achei nada de diferente!! será por ja ter tido outras luzes?? |
|
|
|
Voltar acima |
|
luis |
Colocada: Qua Abr 14, 2010 7:40 pm |
|
|
|
O facto de já teres tido outras luzes na cena penso que não afecta nada, de qualquer modo se criares um novo ficheiro e fizeres merge da geometria do antigo tiras logo essa dúvida...
O "ie vray" é abreviatura para alguma coisa? é que não faço a mínima ideia do que seja |
|
|
|
Voltar acima |
|
kudox |
Colocada: Qua Abr 14, 2010 9:14 pm |
|
|
Novo membro
|
vray Ies =) ja fiz o que disses-te e deu agora!! nao entendi pk nao funcionava.. mas pronto.. agora colocar a luz naquele interior é que nao esta a ser facil... coloquei vray light para dar luz a casa!! tb meti o sun de cima para a porta.. mas deu pouca luz! |
|
|
|
Voltar acima |
|
luis |
Colocada: Qua Abr 14, 2010 10:36 pm |
|
|
|
As ies resultam fixe para pequenos pontos de luz, para iluminar uma cena no seu todo parece-me um pouco dificil, e provavelmente foi essa a razão de ficar tudo escuro, simplesmente não tinhas iluminação suficiente para se fazer luz.
As ies são luzes que simulam as lâmpadas reais, na cor, intensidade, distribuição... e agora não tenho a certeza, mas penso que é mesmo necessário teres ficheiros ies, que são ficheiros fornecidos pelos fabricantes e que contêm toda esta informação.
agora é só ires explorando!
boa sorte;) |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Qui Abr 15, 2010 11:33 am |
|
|
Já faz sozinho
|
IES é uma norma de ficheiro criado pela IES (Illuminating Engineering Society of North America) que representa a informação fotométrica real das fontes de luz (lampadas e afins)... o que quer dizer que quando se põe uma luz destas numa cena estamos a colucar uma fonte de luz "real"... ou seja, por uma luz de 15w num espaço de 10mx10m não ilumina quase nada...
http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/max/ieslights/
http://www.iesna.org/
Para usar as ies no VRay têm que se usar as VRay IES, pois a implemantação é diferente em relação ás IES normais do Max... |
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
kudox |
Colocada: Qui Abr 15, 2010 8:16 pm |
|
|
Novo membro
|
Digamos que ja testei varias luzes e estou a nora, fica sempre mal... gostava de ter por exemplo aquela luz que o nico tem no site em frente ao plasma... |
|
|
|
Voltar acima |
|
|