Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Virtual Illusion |
pedepano |
Colocada: Dom Mar 14, 2010 7:40 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 11 Set 2008
Local/Origem: Lisboa
|
Hello guys,
Estava a olhar as estatisticas do meu site, e encontrei este link (http://virtual-illusion.blogspot.com/2010/01/artistas-3d-pt.html)
aqui eles falam sobre os artistas 3d portugueses, tem uma citação da dimensão3, e também a Ingreme.
Tem também alguns links de artistas que eu conheço, como o Arthur Leão, Rui Romano, Carlos Cidrais (conheço aqui pelo forum) e etc.
enjoy it! |
_________________ Cheers,
Henrique Melo | hmelo.com
FX Technical Artist @ Ingreme Post Production |
|
|
Voltar acima |
|
pedepano |
Colocada: Dom Mar 14, 2010 7:49 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 11 Set 2008
Local/Origem: Lisboa
|
Ah, e nos comentários meu nome é citado.
Fico feliz e grato por ser lembrado de alguma forma, independente de quem tenha dito.
Sou brasileiro, estou cá a 2 anos e admiro muito os artistas portugueses que são de altissíma qualidade e criatividade! |
_________________ Cheers,
Henrique Melo | hmelo.com
FX Technical Artist @ Ingreme Post Production |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Dom Mar 14, 2010 8:59 pm |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
Ja tinha reparado neste blog nos visitantes do meu website. E' um blog mantido por Nelson Zagalo, professor e investigador na Universidade do Minho.
A proposito deste post, deixei nos comentarios o link para o trabalho de alguns artistas portugueses que conheci ca em Londres e que tem um trabalho fantastico, alguns dos quais conheci na Framestore ( a dada altura eramos 9 portugueses a trabalhar na Framestore !) e outros portugueses que trabalham como freelancers no Reino Unido ou noutros paises. |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Seg Mar 15, 2010 10:16 am |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
É curioso porque eu cheguei a fazer alguns trabalhos com o Nelson enquanto trabalhava na Universidade de Aveiro, ele estava lá e andava ligado a uns projectos de videojogos entre outros. Também tenho recebido visitas apartir desse blog |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Ter Mar 16, 2010 12:23 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
|
a lista de cg artists e nao só era uma boa cena pro site do dimensão 3
kameleon o site é pra existir? eheheh
n\ao só modeladores, tudo.
Concept, modeling, rigging, animation, composing, etc etc
uma especie de cineguia em condicoes.
em que cada user tinha que se colocar numa categoria especifica, colocar alguns dados obrigatorios, e o que mais quisesse colocar. |
_________________ www.flopes.eu |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Ter Mar 16, 2010 9:38 am |
|
|
Veterano
|
acho que ja existe uma lista assim no forum:
a seccao CV empresarial
mas a proposito do que falas, ve o topico que eu vou colocar a seguir... |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sáb Mar 20, 2010 11:00 pm |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
nzagalo |
Colocada: Dom Mar 21, 2010 6:05 pm |
|
|
Registo: 21 Mar 2010
Local/Origem: Aveiro/Braga
|
olá a todos
Quero agradecer ao Henrique Melo a referência aqui ao blog, e ao Carlos Cidrais todos os nomes que deixou no meu post.
Quero pedir desculpa ao Henrique Melo por ter retirado o seu nome do post após ter recebido um comentário anónimo. Se o fiz não foi por qualquer outra razão explicitada nesse comentário que não tivesse sido o facto de a minha listagem dizer respeito directamente e só a Portugueses.
O meu interesse em listar os nomes Portugueses tem a ver com uma necessidade da minha parte em avaliar o estado das coisas em Portugal, desde a formação à produção nas áreas da animação e efeitos digitais. Como tal ter alguém vindo do Brasil não fazia muito sentido, por pertencer a um contexto completamente diferente, muito mais competitivo e vasto, e com oportunidades formativas também elas muito distintas.
De qualquer modo a iniciativa do Carlos em criar o CG Luso parece-me excelente porque teremos mais informação sobre cada uma das pessoas envolvidas e poderemos mais facilmente desenhar mapas do que está acontecer na comunidade nacional e internacional de expressão portuguesa, assim como de quem trabalha em PT ou fora.
Já agora aproveito para deixar um abraço ao Artur Leão, já lá vão alguns anos, e desconhecia por completo que eras um dos fundadores deste forum como Kameleon , se o Carlos não me dissesse ainda agora não saberia.
Em relação ao blog em si este trata muito assuntos, mas é concentrado em - videojogos, cinema, emoção e tecnologia - se quiserem ir passando por lá, estejam à vontade para deixarem comentários. Sobre este facto existem muitos comentários que são deixados directamente no facebook aos posts do blog que por sua vez não aparecem no blog. Por isso se quiserem ter mais algum feedback apareçam pelo Fb.
Sobre outras actividades que vos possam interessar, tive uma reunião na semana passada com vista ao possível desenho de um projecto cientifico de Observatório sobre a animação digital nacional. É algo ainda em inicio, mas procurarei dar mais informação no blog e aqui assim que as tiver. Aliás se isto for para a frente precisarei muito de todos vocês para discutir, estudar e avaliar, vamos ver...
Outra coisa que ainda não posso divulgar, mas julgo que deverá ser anunciado muito em breve será um concurso em Portugal de animação digital com um prémio financeiro muitíssimo interessante... vamos ver se na próxima semana já se poderá falar sobre o assunto.
um grande abraço a todos |
_________________ nelson zagalo
http://virtual-illusion.blogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
nzagalo |
Colocada: Dom Mar 21, 2010 6:22 pm |
|
|
|
já agora para uma questão rápida,
o que vos parece a distinção entre artista e programador em ambientes de animação digital/efeitos visuais?
pergunto porque fiz alguma selecção na listagem presente no CG Luso tendo em conta esta distinção. mas a verdade é que a fronteira é ténue, e nem sempre fácil de traçar.
um abraço |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Dom Mar 21, 2010 6:42 pm |
|
|
Veterano
|
A distincao nao e tenue, de todo.
Um director tecnico de iluminacao, como e o meu caso, ( normalmente com algum tipo de formacao artistica previa ) pode saber fazer algum scripting numa aplicacao principalmente com vista a acelerar alguns processos de producao, mas o foco da sua actuacao e sempre o resultado artistico.
E muitos artistas ( sejam modeladores, texturizadores, animadores, compositors, etc ) nunca escrevem, ao longo da sua carreira, uma linha de codigo.
Mas um programador ( normalmente com formacao em engenharia informatica ou computacao grafica ) que intervem quer nas areas de pipeline ou de R&D, no caso da industria do cinema, ou na programacao do motor de jogos, no caso da industria de jogos, tem como foco de actuacao a criacao de ferramentas e a sistematizacao de processos de producao, para serem usadas pelos artistas.
em cinema, area que conheco melhor, o pipeline, cria e mantem as ferramentas que sao usadas num show ( um filme ). as ferramentas sao desenvolvidas por eles, e normalmente sao especificas para aquele filme ( porque se destinam a resolver um problema especifico ).
ja em R&D, desenvolvem-se projectos que podem ser usados por toda a empresa em todos os shows, como: ferramentas de transferencias de dados entre os varios departamentos, ferramentas de simulacao ( solucoes completas para fluidos, por exemplo ), translators de Renderman ( ferramentas proprias que traduzem a cena de Maya em RIB ), ou mesmo motores de render proprietarios...
Como ves, sao duas areas ( a artistica e a de programacao ) totalmente distintas, mas que forcosamente coexistem numa producao tendo em vista a criacao do produto final.
O produto final ( seja um filme ou um jogo ) simplesmente nao existe sem a contribuicao de ambas as areas, e a divisao da(s) equipa(s) em tarefas especificas.
PS: Nao sei se fui claro, se tiveres duvidas pergunta. |
|
|
Voltar acima |
|
nzagalo |
Colocada: Dom Mar 21, 2010 7:05 pm |
|
|
|
visto de dentro da indústria é fácil definir, sobre o posicionamento das pessoas em função dos cargos e tarefas, mas quando avaliamos os artefactos e as pessoas envolvidas na sua feitura o traçar dessa linha é bem menos simples.
a forma como alguém programa um engine de jogo ou um novo algoritmo de render tem muito impacto sobre a liberdade que o "artista" terá na criação dos seus elementos, como tal, de alguma forma é-lhes devido, a estas pessoas também algum crédito na componente estética de um artefacto final.
para além disto, ainda temos quem considere a programação em si, uma forma de arte:
http://dl.dropbox.com/u/3081588/Aral%20Balkan_Art%20and%20Science.pdf |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Dom Mar 21, 2010 7:10 pm |
|
|
Veterano
|
entendo, tens razao - por isso decidi abrir o cg luso ao contributo de ambos.
de notar, que numa empresa cujo produto final e um produto visual, o programador esta de certa forma "ao servico" do artista. ou seja, esta a responder directamente as necessidades da visao artistica ( seja definida pelo argumento do filme, seja mais tarde em producao quando o artista requisita uma ferramenta especifica para resolver um problema - estetico ou outro ).
mas sabes, o ideal e falares directamente com os muitos engenheiros e programadores que andam no cg luso.
eles, melhor do que eu, te poderao dar um retrato fiel do que e o papel deles numa producao de animacao/efeitos e do que o dia-a-dia deles envolve.
PS: e por favor nao coloques artista entre aspas que eu tambem nao coloco engenheiro, programador, ou professor entre aspas
PS2: tambem duvido muito que algum deles ( programadores, engenheiros ) te diga que o que eles fazem e artistico. |
Editado pela última vez por carloscidrais em Dom Mar 21, 2010 7:45 pm, num total de 1 vez _________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
nzagalo |
Colocada: Dom Mar 21, 2010 7:44 pm |
|
|
|
ao teu PS:
as aspas ali dizem respeito ao contexto da minha questão, ou seja pretendia chamar a atenção para quem devemos/podemos definir como artista num contexto mais alargado de uma produção visual digital, e não colocar em causa as pessoas que já estão nessa categoria |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Dom Mar 21, 2010 7:50 pm |
|
|
Veterano
|
entendo...como digo, dificilmente encontraras algum programador que trabalhe nestas industrias ( eu pelo menos nao conheco nenhum que o faca ) que te dira que o que fazem seja artistico ou arte, apesar de o trabalho deles definir os constrangimentos esteticos.
la porque definem os limites do que e possivel fazer, nao quer dizer que sejam capazes de o fazer ( criar um modelo, animar um personagem, etc ). pelo menos no nivel que e exigido nas varias industrias ( jogos, cinema, publicidade, etc ). se o conseguissem, seriam...artistas
enfim...ha sempre um grau de subjectividade na definicao de arte, e esta e uma conversa puramente academica
PS: Ja agora, este e o tipo de questoes que acho ideal colocar no cg luso, acho que podias criar la um topico de discussao e pedir o contributo dos engenheiros/programadores para que esta distincao se tornasse mais clara. |
|
|
Voltar acima |
|
|