Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Noticias  ~  Manifesto de realizadores e produtores do Cinema Portugues

carloscidrais
Colocada: Qui Mar 11, 2010 6:21 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Nao e uma noticia do mundo do 3D, mas tambem nos afecta:

http://publico.pt/Cultura/manifesto-de-realizadores-e-produtores-alerta-para-catastrofe-iminente-do-cinema-portugues_1426630

Aqui fica o manifesto:

http://apr-realizadores-portugal.blogspot.com/2010/03/para-ministra-da-cultura-manifesto-pelo.html

Podem assinar o manifesto aqui:

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1571

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
VirtualFM
Colocada: Sáb Mar 13, 2010 10:57 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Sempre em cima do acontecimento, hein?!

Obrigado pela actualização!

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
comanight
Colocada: Ter Mar 16, 2010 12:23 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
assinado.

_________________
www.flopes.eu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
pipocaz
Colocada: Qua Mar 17, 2010 10:32 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 26 Abr 2007 Mensagens: 108 Local/Origem: Lisboa
Também já assinei.

As queixas do cinema em geral sao quase as mesma do cinema de animação.
No sabado fui a este encontro:
http://caminhospranimacao.blogspot.com/2010/03/encontro-de-profissionais-e-amigos-da.html
As questões relativas ao financiamento são as mesmas claro, mas eles abordaram também outras questões sobre a formação que existe em portugal e sobre os direitos de autor.
Foi um bocado caricato de ver que alguns dos realizadores que lá estavam são tão "independentes" que não se dão uns com os outros. Laughing

_________________
http://anabelafaria.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
carloscidrais
Colocada: Qua Mar 17, 2010 11:14 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
eu assinei o manifesto mas tambem tenho que dizer uma coisa em relacao a esta questao do financiamento:

acredito que deva existir alguma forma de financiamento publico a projectos audiovisuais, mas o principal, e que este manifesto nao aborda, e a necessidade de exigir boas condicoes, atraves de isencoes fiscais e linhas de credito, para a fixacao de empresas da area ( ou apenas producoes pontuais ) no nosso pais, assim como a criacao de infraestruturas dedicadas ( das quais o picture portugal era um bom exemplo.

esta atitude de exigir apoios tem alguma validade ( porque caso contrario autores jovens terao poucas oportunidades de filmar em pelicula, ou fazer producoes mais ambiciosas, por exemplo ; tambem entendo que deve haver apoios para cinema experimental e de autor )
mas nao e de forma alguma o principal problema do cinema portugues.

o facto e que hoje em dia vejo MUITO pouca inicativa privada ( ie sem financiamento do Estado ) na area.

corrijam-me se estou enganado.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pipocaz
Colocada: Qua Mar 17, 2010 9:58 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 26 Abr 2007 Mensagens: 108 Local/Origem: Lisboa
tens razao Carlos.
Uma das cenas que algumas pessoas da plateia comentaram, foi a subsidiodependencia de algumas produtoras. Houve alguem que sugeriu fazerem-se projectos comerciais para tentar sutentar o cinema de autor.
Outros mencionaram exemplos de outros paises que deveríamos seguir, em que o estado apoia com isenções no fisco e afins, mas os gajos fizeram um bocado orelhas moucas, e que portugal nao é a america e nao sei quê..

Enfim, eu acho bem existirem fundos, e concursos tipo ica para investir em projectos novos, só que fico um bocado desiludida pq quem normalmente ganha esses concursos, sao quase sempre os mesmos caramelos.
Eu ja nem sei o que pensar, relativamente à inexistência de iniciativa privada, nao sei se a culpa é das empresas nao acreditarem no potencial dos autores, ou se os autores sao tao "autores", que nao procuram incentivo privado. Provavelmente é um pouco dos dois, e se nao houver confiança e flexibilidade, também nao vão a lado nenhum.

_________________
http://anabelafaria.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
VirtualFM
Colocada: Sáb Mar 20, 2010 3:48 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Bom, manter acesa a chama do Cinema é sempre bom, mas parece que há mais sobre isto do que parece à primeira vista! Pelo menos há quem diga...

Há quem diga que o manifesto não passe dos "autores do costume" preocupados com o facto de se lhe acabar o tacho do seu cinema de autor que ninguém vê...

Há umas quantas discussões em blogs. Aqui está uma.

http://31dasarrafada.blogs.sapo.pt/tag/cinema+e+o+carago

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Sáb Mar 20, 2010 11:46 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Sim, e daqueles temas que e impossivel ter uma "fotografia" a preto e branco ( passe a expressao ).

Eu conheco quem faca cinema de autor ( que eu considero intragavel, mas eles la vao ganhando uns premios ) e quem esteja interessado em fazer cinema comercial, garantam bons actores e apoios logisticos de produtoras, mas falhem por nao terem apoio financeiro.
Neste momento nem uns nem outros teem financiamento publico.
Por essa razao apenas assinei.

Por outro lado, como ja disse, o principal ninguem discute ( ou reclama, por manifestos) - como atrair investimento estrangeiro ( privado ) na area em Portugal e como proporcionar as melhores condicoes para que as empresas privadas ( tambem as portuguesas ) possam criar nesta area ( aqui ja nao estou a falar de financiamento, mas das isencoes fiscais, linhas de credito, apoio a criacao de infraestuturas, apoio a ida aos principais festivais, para dar alguns exemplos ).

Seria interessante que os debates futuros se centrassem nisto.

Ainda ontem me falavam de uma iniciativa do governo regional da Catalunha, que tem um stand em todos os principais festivais de animacao europeus ( Annecy, Mip-Com e outros ) para que empresas regionais possam apresentar as series para venda ( isto sem custos para as empresas). Nao conheco nenhuma iniciativa portuguesa neste sentido - mas isto sim, e um apoio real a industria.

Admito que possa estar a ser ignorante - afinal estou por fora, adorava que me corrigissem e me dissessem que estou enganado, que afinal existe algo semelhante - sempre era bom sinal.


Editado pela última vez por carloscidrais em Sáb Mar 20, 2010 1:44 pm, num total de 1 vez

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pipocaz
Colocada: Sáb Mar 20, 2010 1:44 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 26 Abr 2007 Mensagens: 108 Local/Origem: Lisboa
Citação:
Ainda ontem me falavam de uma iniciativa do governo regional da Catalunha, que tem um stand em todos os principais festivais de animacao europeus ( Annecy, Mip-Com e outros ) para que empresas regionais possam apresentar as series para venda ( isto sem custos para as empresas). Nao conheco nenhuma iniciativa portuguesa neste sentido - mas isto sim, e um apoio real a industria.

Admito que possa estar a ser ignorante - afinal estou por fora, adorava que me corrigissem e me dissessem que estou enganado, que afinal existe algo semelhante - sempre era bom sinal.


Tambem penso que nao existe, porque o Nuno Beato da Sardinha em Lata falou isso nos encontros, que devia haver financiamento para as produtoras poderem ir a festivais e feiras internacionais.
Que sempre que algum dos elementos da sardinha em lata conseguia ir a algum festival eram praticamente os únicos tugas lá.

_________________
http://anabelafaria.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum