Autor |
Mensagem |
< Geral ~ A true story |
spurv3d |
Colocada: Sex Mar 05, 2010 10:54 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 03 Mar 2005
Local/Origem: Carnaxide - LX
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sex Mar 05, 2010 11:56 am |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
E' uma historia com final feliz - em Inglaterra sei que funciona sensivelmente da mesma forma ( os tramites processuais ).
E em Portugal, alguem ja teve experiencias semelhantes? Quais sao os passos equivalentes ao que esta aqui descrito? |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
spurv3d |
Colocada: Sáb Mar 06, 2010 8:22 pm |
|
|
Uma mente torturada
|
Eu, felizmente nunca tive de entrar por essa via mas penso que deve ser mto parecido, talvez deva demorar mais tempo, mas vou tentar informar-me.
Em Portugal há um desrespeito generalizado pelo pagamento atempado. Isto cria a "bola de neve do não pagamento", ja sofri com isso algumas vezes.
Se n me pagam eu n consigo pagar a quem me ajudou... |
|
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sáb Mar 06, 2010 8:40 pm |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
Sim, acho bastante importante esclarecer-se este topico, e deixar-se este recurso disponivel no forum...pode poupar chatices a muito boa gente.
Para ja encontrei esta pagina:
http://sites.google.com/site/mrarecred/Home
Passe a publicidade, ja que isto e um site de uma empresa de cobranca de dividas, mas descrevem as varias alternativas, como por exemplo obter uma injuncao.
Mas acredito que haja melhor informacao, se alguem encontrar, agradeco que partilhem.
PS: Mario, quando falas do desrespeito pelo pagamento atempado, falas de que prazo? 30, 60, 90 dias?
Pelo que li aqui apos 30 dias, e possivel obter uma injuncao e o devedor passa a ser obrigado a pagar num prazo de 15 dias, e com juros:
..."O mesmo diploma fixa prazos a partir dos quais são devidos juros, nos termos seguintes:
«Sempre que do contrato não conste a data ou o prazo de pagamento, são devidos juros, os quais se vencem automaticamente, sem necessidade de novo aviso:
a) 30 dias após a data em que o devedor tiver recebido a factura ou documento equivalente;
b) 30 dias após a data de recepção efectiva dos bens ou da prestação dos serviços quando a data de recepção da factura ou de documento equivalente seja incerta;
c) 30 dias após a data de recepção efectiva dos bens ou da prestação dos serviços quando o devedor receba a factura ou documento equivalente antes do fornecimento dos bens ou da prestação dos serviços;
d) 30 dias após a data de aceitação quando esteja previsto um processo mediante o qual deva ser determinada a conformidade dos bens ou serviços e o devedor receba a factura ou documento equivalente antes dessa aceitação.»
O atraso de pagamento em transacções comerciais, nos termos previstos no presente diploma, confere ao credor o direito a recorrer à injunção, independentemente do valor da dívida.
O procedimento da injunção é muito expedito, consistindo num requerimento electrónico enviado pelo credor ou pelos seus advogados ao Balcão Nacional de Injunções.
O devedor é interpelado para pagar ou deduzir oposição no prazo de quinze dias."...
in http://sites.google.com/site/mrarecred/a-injuncao |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
spurv3d |
Colocada: Sáb Mar 06, 2010 11:05 pm |
|
|
Uma mente torturada
|
Obrigado Carlos, mto importante esta info.
Qdo falo no desrespeito pelo pagamento atempado, refiro-me ao prazo acordado por ambas as partes, seja 30,60 ou 120 dias, se bem q no meu caso nunca negoceio prazos superiores a 30 dias, mesmo assim ja acho um abuso. |
|
|
|
Voltar acima |
|
spurv3d |
Colocada: Sáb Mar 06, 2010 11:41 pm |
|
|
Uma mente torturada
|
Estive a ler. Acho muito importante todos perceber-mos q temos direitos. N devemos de ter medo de exigir o q é nosso, ao dar-mos "abebias" só estamos a colaborar com quem n respeita o nosso trabalho.
Devemos proteger-nos com um Contrato / orçamento bem redigido incluindo condições de pagamento e exigir confirmação da adjudicação por mail.
Na segunda-feira vou postar um exemplo do orçamento q uso.
Mas... Corremos sempre alguns riscos. Nunca mais trabalhei com a ultima empresa a quem exigi o pagamento conforme estava acordado. Ficaram chateados por exigir o q era meu... Há mais marés que marinheiros |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Dom Mar 07, 2010 1:07 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
ahahahh... desde que ele põe o processo até ir a tribunal... 15 dias... cá seriam no mínimo 15 meses...
Era bom que cá as coisas fossem assim... mas a realidade é muito diferente... por acaso não tenho tido grandes problemas com pagamentos... lá há um ou outro cliente que demora a pagar (já tive casos de estar quase um ano...) mas vão pagando... embora ache que a coisa está neste momento a ficar pior... devido á "crise"... uns aproveitam a situação outros estão mesmo á rasca... há muita empresa a fechar ou com a corda na garganta...
Mas tudo depende a unestidade das pesssoas... há as que têm e as que não têm... aqui e em qualquer lado do mundo... uma coisa é certa se entrar em conflito com um cliente é dizer adeus ao cliente... portanto é preciso saber se queremos ou nos interessa manter aquele cliente...
O cliente que se porta mal num primeiro trabalho se voltar a pedir um segundo leva logo com 50% de adjudicação e os restantes 50% contra a entrega.. |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
spurv3d |
Colocada: Dom Mar 07, 2010 7:38 pm |
|
|
Uma mente torturada
|
Sim, muitas vezes o problema não é da produtora ou da agência mas sim do cliente final, PT, SONAE, etc. esses sim são os maus pagadores... tem de haver alguma razão para eles estarem no topo. |
|
|
|
Voltar acima |
|
|