Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  Conclusão do curso primeiros passos...

Vitor Teixeira
Colocada: Qui Jan 28, 2010 3:07 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 12 Ago 2009 Mensagens: 102 Local/Origem: Espinho
Olá a todos.
Estou prestes a terminar o meu curso por isso convém começar a apalpar o terreno sobre as diversas opções que posso seguir.Eu sei o quão difícil está para arranjar trabalho numa empresa e como estou a especializar-me numa área tão em particular (simulação de fluidos com especial ênfase em softwares como Maya fluid effects, realflow e fume fx, sendo Nuke a minha ferramenta preferencial para pós produção) ainda mais difícil se torna, julgo eu, talvez como freelance seja o mais adequado para o tipo de trabalho que pretendo efectuar num futuro próximo. Ir para fora do pais depende muito das condições que possam surgir e da qualidade do meu trabalho de fim de curso.

Eu gostaria de saber como estamos em termos de mercado de formação, não pergunto sobre as escolas, mais sobre o seu sucesso em termos de procura. De um modo geral, o que encontrei são quase todas sobre o mesmo o que me tem motivado pois julgo que ao especializar-me em simulação de fluidos poderia oferecer um tipo de formação diferente do habitual. Agora, será isto o que o mercado pretende?

Já agora o CAP será assim tão importante? Que "escolas" de formação temos por ai para além da Flag e a da Católica?
E em termos de empresas como está o acesso a cargos por parte de recém licenciados, numa área onde a experiência é um MUST?

Espero que algum tenha tempo para esclarecer algumas destas duvidas, pois acredito que não sou o único neste barco um pouco à deriva.
Cheers

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
bry
Colocada: Qui Jan 28, 2010 4:04 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Nao sei se pensas em sair de Portugal, mas com a tua area de especializacao e com uma showreel focada nisso e minimamente decente, nao teras problemas a encontrar trabalho numa das grandes empresas de VFX de Londres, ja' que ha' sempre muita dificuldade em arranjar pessoal especializado, e acabam por contratar recem-licenciados mais generalistas e forma'-los eles proprios.

Em Portugal, provavelmente sera' mais complicado, ja' que a grande parte dos estudios/produtoras ai contam com pessoal mais generalista. Um trabalho tao especifico podia aparecer tao pontualmente e como freelancer, mas acho que so' assim mesmo.

bruno

Colocada: Qui Jan 28, 2010 4:25 pm Responder com Citação
Claro, eu estou mesmo disposto a sair de Portugal, até gostava de ir mais longe. O que eu pretendia mesmo era trabalhar na industria cinematográfica.
A minha aventura lá fora passará primeiro pela qualidade que eu conseguirei atingir no meu projecto final de fluidos.

Por isso é que coloquei a questão sobre dar formação.
Acho que pode ser um caminho a seguir, uma vez que não me ocupará muito tempo, digo eu, dando me disponibilidade por um trabalho freelance.
Entendes?
Já agora estas por Londres? Que género de empresas ou que empresas recomendarias?

bry
Colocada: Qui Jan 28, 2010 6:07 pm Responder com Citação
Para trabalho especializado, o melhor, e mais facil, e' mesmo tentar as grandes (dNeg, Framestore, MPC, Cinesite...).

Faz uma showreel o melhor possivel, mas tambem nao te preocupes em ter a showreel perfeita ou em ter mais experiencia, se nao nunca mais sais dai. O ideal e' comecares a mandar reels assim que acabares, mal nao ha'-de fazer.

Colocada: Qui Jan 28, 2010 6:11 pm Responder com Citação
Em termos de formação sabes alguma coisa? No que diz respeito ao mercado cá.
Obrigado pelas dicas

carloscidrais
Colocada: Sex Jan 29, 2010 10:45 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
vitor,

uma das coisas que e mais criticada neste forum e o facto de muitas escolas em PT empregarem alunos recem formados e sem experiencia profissional para dar formacao. isto perpetua um ciclo de "cegos a conduzir os cegos".

nao quero generalizar ate porque ja conheci bons professores recem formados ( mas com alguma experiencia profissional e um optimo portfolio ), mas parece-me prematuro procurares isso nesta fase.

por outro lado, mesmo que encontrasses e conseguisses vir a dar formacao em PT, isto inviabilizaria prosseguires uma carreira fora de PT ao mesmo tempo. ainda nao e possivel estar em dois sitios ao mesmo tempo...

alem disso, vejo em PT MUITO POUCAS hipoteses para alguem tao especializado, mesmo em regime freelance. acho que nos 4 ou 5 anos que acompanho este forum devo ter visto um ou dois anuncios para fx artists para empresas portuguesas. e algo que deves levar em consideracao.

nota: isto e so uma opiniao e altamente discutivel, mas se queres um conselho, e queres mesmo seguir fx, faz uma reel fantastica, aprende houdini e scripting e manda reels para empresas de todo o mundo, nao so do UK.

abraco e boa sorte.

Colocada: Sex Jan 29, 2010 6:23 pm Responder com Citação
Bem n concordo muito sabes.
Não posso aprender Houdini assim sem mais nem menos. Nem Maya domino qt mais Houdini. Scripting axo importante, no meu caso aprender Python seria mto importante por causa do maya, realflow e nuke.

Em relação a dar formação, é um caminho que gostaria de seguir pois n existe ninguem a dar de fluid effects, axo que seria interessante. E tb para o caso de numa primeira instancia não arranjar trabalho vou ganhando algum dinheiro para ir investindo em mim e na mina própria formação.

Pretendo ir para fora, alias faz parte dos meus objectivos mas n posso ir à procura de estágio, tenho mesmo que arranjar trabalho remunerado lá fora e n acredito que seja facil arranjar. Espero mesmo que assim o seja para alguem tao especializado como eu mas ainda tenho que terminar o curso e ja falta pouco.

bry
Colocada: Ter Fev 02, 2010 12:20 pm Responder com Citação
O facto de falarmos de uma especializacao, a meu ver dificulta ainda mais a vertente de formacao.
Se formar pessoas em 3D generalista em Portugal ja' e' uma 'area muito fragil, devido a' inexistencia de postos de trabalho, muito mais fragil seria dar cursos especificos de fluidos e dinamicas...

Para dizer as coisas sem rodeios, isso e' dar formacao numa 'area com saida zero. A nao ser que os alunos se estivessem a formar para depois ir para fora, mas quem pensa em ir para fora, nao vai fazer uma formacao especializada nessa area em Portugal. (a menos que de repente aparecesse uma escola xpto com um nivel internacional e focada em formar gente de todo o mundo, completamente a' parte da industria nacional)

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens