Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Geral  ~  dúvidas sobre cursos (outras)

elisabeth
Colocada: Ter Nov 17, 2009 5:53 am Responder com Citação
Registo: 17 Nov 2009 Mensagens: 22
Boa noite-madrugada,
Neste momento estou a estudar design, em Lisboa, contudo pretendo (paralelamente) realizar uma formação em animação(iniciando-a o mais rapidamente possível, hoje, ontem! Cof).
Gostaria da vossa opinião acerca dos cursos que pairam por lisboa (como na etic,oddscool,restart,etc...). Tenho a noção de que gastava melhor o meu tempo e dinheiro numa seita religiosa pagã cof(se estiver algum representante destas escolas aqui hrmmm, digo que eu gosto muito de seitas pagãs, e o dito não é um comentário depreciativo coff).
Por outro lado pus a hipótese em digital tutors... (sabem quanto rondam os preços?), que me pareceu aliciante.
Oh this is important! Ainda não tenho conhecimentos práticos de Maya ou 3DSMax, só dei umas voltas pelo ambiente de trabalho, teria, portanto, que começar do zero.
Last one...qual é o melor pc acessível, que consiga suster a carga destes programas?(macbookpro?)
Respondam assim que possível, o tempo urge nada pára!
best regards,
Elisabeth
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nightwalker
Colocada: Ter Nov 17, 2009 11:45 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Olá, a gnomon workshop tem uma subscrição que te dá acesso a um manancial interminavel de informação :

http://www.thegnomonworkshop.com/

se o que pretendes é character animation nada bate ao animation mentor:

http://www.animationmentor.com/

por cá e mais em conta tens na faculdade de belas artes os cursos livres:

http://www.fba.ul.pt/portal/page?_pageid=401,1022569&_dad=portal&_schema=PORTAL

cheers
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Sil3
Colocada: Ter Nov 17, 2009 2:16 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Tens de definir melhor o que pretendes porque dizer formação em Animação é algo vago... Animação de quê?:

- Logotipos?

- Particulas

- Character Animation?

Se forem as primeiras duas podes sempre aprender sózinha em casa a ver DVDs e Tuts vários espalhados pela net.

Se for da última esquece o que possa haver em Portugal... vais gastar dinheiro e stressar porque não te ensinaram o que pretendias.

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
elisabeth
Colocada: Ter Nov 17, 2009 2:43 pm Responder com Citação
Registo: 17 Nov 2009 Mensagens: 22
Obrigada pela dica,nightwalker (smile).

Olá Sil3,

então se tiver interesse na terceira procuro um avião ou uma oportunidade boa de Erasmus para ter formação sobre esta? O que aconselhas?

BR.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Sil3
Colocada: Ter Nov 17, 2009 3:07 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Como o Nightwalker já referiu:

www.animationmentor.com

Cool

Aulas dadas por quem SABE mesmo visto serem Animadores de topo das mais variadas casas de Produção (Pixar, Digital Domain, WETA, ILM, Sony Imageworks etc etc) cpom todo o conforto de estares em tua casa no teu pais Natal, poupas viagens alojamento Smile


Há um membro aqui do Forum que anda a tirar o curso do AM eu já lyhe dou um toque para ele te dar mais umas explicações. Cool

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
elisabeth
Colocada: Ter Nov 17, 2009 3:45 pm Responder com Citação
Registo: 17 Nov 2009 Mensagens: 22
I see... ok Sil3, obrigada pela ajuda. Looking forward to start (smile)

BR
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
comanight
Colocada: Ter Nov 17, 2009 5:15 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
Here I am!

O outro student tb anda por aqui mas mais disfarçado:P

Bem, ca vai, relativamente à experiencia no Animation Mentor (AM).

Se não tens conhecimentos de maya ou max, ou seja o que for, quando se é aluno do AM, existe uma especia de curso prévio, para essas pessoas, é dado por ex alunos, em que para alem de ensinar as tools do maya, tb ensinam sobre certas tools usadas ao longo do curso. (É um extra que se paga tb)

Tens acesso a uma lincensa do maya por 500 dolares, tens descontos em certos softwares, entre outras coisas mt fixes.

Exitem montes de video tutoriais no site tb, tipo como fazer constraints num caso qq, etc.

E claro, 1 mentor, mais 10 ou 15 colegas de turma, e mais uns 700 alunos todos fanaticos por animacao e a tentar fazer melhor, que partilham opinioes e experiencias.


Aprendi mesmo muito desde que la estou, em termos que ver as coisas com outros olhos, com outra perpectiva, etc.

com o AM (e certamente noutros cursos) quando mais deres de ti mais recebes, mais aprendes.

Eu e pra ai 90 ou 95% dos alunos só temos pena de n ter o dia todo pra nos dedicar-mos ao curso.

e agora o dollar até ta mais baixo! Very Happy só calha é bem. eheh

videos do site dos alunos, e muita coisa. http://www.youtube.com/user/AnimationMentor

e se quiseres todas as informacoes

http://www.animationmentor.com/school/

Boa sorte! e nem tudo são rosas, o AM é fu***, é preciso mesmo muita dedicação, uma vez que é bastante intenso.

_________________
www.flopes.eu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
elisabeth
Colocada: Ter Nov 17, 2009 7:17 pm Responder com Citação
Registo: 17 Nov 2009 Mensagens: 22
Hey,

Bem, para já o curso de AM,embora me pareça bem worth it, ainda é um pouco pricy para mim, terei que esperar algum tempo para este...
Caso eu queira dar umas voltas por maya ou 3dsmax, previamente, isto é trabalhar uma estrutura base de preparação antes de me candidatar ao AM, qual seria, na tua opinião comanight, o melhor local?

thank you for the tips

BR
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
comanight
Colocada: Ter Nov 17, 2009 8:31 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
bem, o melhor local é uma boa pergunta.

Primeiro deves pensar no que seria a melhor cena de sempre que te podia acontecer, animar pra jogos? cinema? tv? para seguires um caminho mais direccionado nesse sentido.

sinceramente todas essas escolas, ja vi exemplos aqui no forum, de alunos da odd e etic, e não falaram nada bem deles, a restart nunca vi aqui ninguem que fala-se em la ter andado.

Uma vez que estás a estudar design ( que tb é o meu background), o que eu fiz foi, enquanto tava na universidade, (que acima de tudo te dá experiencia de vida, e contacto humano) comprei o livro sagrado Animator's Survival kit http://www.bookdepository.co.uk/search?searchTerm=the+animator%27s+survival+kit&search=search

custa 20€, ou 40€ a versao hardcover.

Aí está tudo, as bases de tudo.

Depois se quiseres ver uns workflow's diferentes, formas de trabalhar, formas de abordar um ciclo ou um shot, talvez um ou 2 dvds da digital, ou da gnomon.

no entanto, podes sempre subscrever os webminars, ou comprar mesmo algumas coisinhas, deste grande senhor http://www.jasonryananimation.com/

Aconselho obviamente muito mais, os do jason do que da digital, mas sem comparacao possivel.

Não caias no erro normal de aprender maya pra animar.
Primeiro aprende-se a animar, e depois usa-se o maya para animar.

Dito isto até pareço um cota e que percebo mt disto a falar lol

http://www.animationtipsandtricks.com/

dicas e textos muito inspiradores, saca os ebooks e lê, vale bem a pena.

No fim de usares mais o maya, vais perceber que são relativamente poucas as ferramentas pra "animar", por isso n te preocupes mt com a parte técnica do maya, preocupa-te em aprender a animar, saber o que são os 12 principios, como se aplicam, 9 old man, etc.

free rigs: http://animationbuffet.blogspot.com/

E POR FAVOR, começa por coisas mais simples! Smile

conclusão 1: Eu gastaria metade do dinheiro que irias gastar em qq curso desses, em comprar livros, e videos do jason ryan, e a outra metade metes de lado pro AM Very Happy
conclusão 2: Tenho que fazer um post sobre isto que já é a 2ª ou 3ª vez que escrevo quase o mesmo.
conclusão 3: Sobre o link do bookdepository, mando sempre vir dai os livros, ficam muito mais baratos que ca ou mesmo da amazon.

Mais qq duvida diz!

_________________
www.flopes.eu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
elisabeth
Colocada: Ter Nov 17, 2009 11:58 pm Responder com Citação
Registo: 17 Nov 2009 Mensagens: 22
Thanks for your time comanight (smile) e mais uma vez obrigada pelas dicas.
Desta forma fiquei com uma noção organizada -listada de" how to start" hehe.
Goin´to work on it =).

By the way... se alguém quiser partilhar algo mais, acrescentem...ok? nice

(comanight bom trabalho na AM)

BR
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kizay
Colocada: Qua Nov 18, 2009 11:17 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 16 Set 2009 Mensagens: 41 Local/Origem: Portugal
boas!

Uma escola muito boa senão for a melhor que existe para ai é a escola francesa Gobelins (http://www.gobelins.fr) ai aprendes desde o básico da animação até ao fim é um pouco dispendioso e o curso é difícil de entrar mas assim que entrares tens um formação das melhores que há em tudo o que a animação é e o que pode fazer.

Um concelho, não tentes aprender animação a partir de um software 3D como maya ou assim, aprende primeiro os básicos, os princípios , compra o "ilusion of life" e o "Animators survival kit", estuda muito esses livros são geniais na minha opinião.

E depois de perceberes a animação tradicional e os seus princípios ai começa a aprender os softwares e ferramentas que queres usar para a concretizar, aprende primeiro os básicos senão vais estar a construir a tua casa em Alicerces instáveis como o Richard Williams disse ^^.

Espero ter ajudado e se precisares de alguma coisa é só dizer eu também estou metido nesta aventura de estudar a animação ^^

Peace

_________________
www.andreftcosta.com
http://andreftcosta.tumblr.com/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Sil3
Colocada: Qua Nov 18, 2009 11:37 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Sim a Gobelins parece ser uma excelente escola, todavia tem o senão de ter de se saber falar em Francês e ser dificil lá entrar, não é propriamente uma escola para quem não sabe nada de nada até porque os primeiros anos só se faz animação 2D, logo quem não sabe desenhar nem sequer entra (não precisas de saber desenhar para seres boa animadora em 3D Cool )

Existem é cursos de verão dados por eles em que se fala em Inglês, podes ler mais sobre esses cursos aqui:

http://www.11secondclub.com/forum/viewtopic.php?id=5071


Lê com atenção os posts do franko

Sobre o Curso normal da Gobelins ele diz:

The first 2 years of the Gobelins course is 2D focussed with 3D coming in in third year using the (2D) animation principles as a basis to build upon. To get into the school there is an emphasis on solid drawing (an animation principle is quite high, as well as the ability to understand and converse in French).

Sobre o Summer Course :

We had about 8 hours a day workshop time available. Course days went from 8am to 8pm with a one hour lunch break. Of that we had a 3 hour lecture and then 3 hours with our lecturer in the workshop looking and discussing individual work but we had to share that person between about 40 participants. It averaged out to about 40% theory and 60% workshop/animating time.


Um conselho... não gastes $$$ em "escolas" para "aprender" Maya ou Max ou qualquer outro programa de 3D, os básicos aprendem-se em casa com relativa facilidade, desde que tenhas força de vontade para tal e que estejas consciente que um programa de 3D não se aprende em 1-2 meses como um Photoshop ou Illustrator, são programas bem mais complexos e sem qualquer tipo de experiência com algum programa 3d vais demorar no minimo 1 ano até estares semi à vontade com a parte técnica e os workflows de cada programa.

Tens centenas de FREE resources online para aprender qualquer programa hoje em dia, depois quando passares a fase do Tutorial iniciado tens então milhares de Payed Tutorials para que possas dar um salto qualitativo no que sabes fazer.

Depois de saber ou teres experiencia com um é mais facil aprender outros, embora seja dificil largar velhos hábitos adquiridos o teu cerebro está mais adaptado às convenções e filosofias e torna-se mais simples aprender a mexer noutro programa.

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
comanight
Colocada: Qua Nov 18, 2009 12:28 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
Citação:
(não precisas de saber desenhar para seres boa animadora em 3D )


é verdade, mas aconselho-te vivamente a aprenderes a desenhar o melhor possivel, pra além de ser cool Very Happy dá muito muito jeito quando estás a planear o teu shot.

gobelins rula e muito! Wink

_________________
www.flopes.eu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
elisabeth
Colocada: Qui Nov 19, 2009 8:38 pm Responder com Citação
Registo: 17 Nov 2009 Mensagens: 22
Hmmm não me pareceu nada má a ideia de "summeranimationcamp" na Gobelins... é ,senão no mínimo, uma boa forma para absorção de conhecimentos e uma boa oportunidade para quem está mortinho para dar uma escapadela do país. Para além desta, ouvi falar de outras escolas por Inglaterra como Bournemouth Univ. mas não aprofundei muito mais.
Era de facto,para já, de meu interesse encontrar uma school (dentro da UE) de animação para aprender umas coisas. Alguma em que se pudesse obter algum tipo de isenção de "propinas" or some'.
Vou seguir as dicas e encomendar o "Animators survaval kit" e o "ilusion of life" (agora a amazon está a vender o "ASK" por 19 euros e não cobra portes).
Hey, concordo desenhar BEM torna-te fixe cof hehe.

BR
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
elisabeth
Colocada: Seg Nov 23, 2009 11:05 pm Responder com Citação
Registo: 17 Nov 2009 Mensagens: 22
Olá
Dado que o feedback tem sido muito bom por aqui, deixo mais uma dúvida que tenho : (é agora)
Que estúdios conhecem,por cá, de animação? Não espero que haja uma Disney (yehi) mas pergunto-me se existe algo numa escala bastante mais (sadly) reduzida, some company all about animation movies...
Queria dar umas voltas e encontrar um yoda para me dar as bases...
Podem ajudar-me?

BR
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
comanight
Colocada: Ter Nov 24, 2009 8:46 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
ui, mais facilmente encontras gambuzinos!


http://www.sardinhaemlata.com/

http://www.ciclopefilmes.com/

http://www.bangbanganimation.com/


e sinceramente n conheço mais nada. se alguem souber de mais tb tou curioso

_________________
www.flopes.eu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
elisabeth
Colocada: Ter Nov 24, 2009 9:51 pm Responder com Citação
Registo: 17 Nov 2009 Mensagens: 22
Na minha terrinha caçavamos em grupos coff...
Obrigada pela ajuda, se encontrar algo mais posto por aqui...
BR
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum