|
Autor |
Mensagem |
< Galeria 3D ~ Dr Destruction (animação) |
Deporkio |
Colocada: Seg Nov 02, 2009 6:18 pm |
|
|
Registo: 08 Out 2007
Local/Origem: Lisboa
|
Boas pessoal,
Após muitos problemas no curso de character animation por parte da Odd School (desorganização total), finalmente a curta está terminada. (Um abraço para o Omar Fernandes que em parte safou o curso)
Supostamente esta curta irá passar nas lojas Fnac para promoção da venda do boneco.
aqui está o resultado final:
http://vimeo.com/7394128 |
|
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Ter Nov 03, 2009 2:52 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
Boas
Espero que não leves a mal em dizer isto e muito menos que fiques desmotivado pois pretende-se exactamente o contrário
Achei a animação todo aquilo que eu costumo designar de "espacial" ou seja está tudo muiiitttooo lentooooo como se estivesse a andar na lua ou debaixo de àgua.
Falta-te dar peso, acelarações/desacelarações e weight shift (balancear o peso).
Alguma coisas em que se quiseres corrigir:
- Os contactos dos pés no chão deveriam ser mais abruptos não te esqueças que a gravidade puxa-nos para baixo e ter os pés no ar implica esforço que regra geral não gostamos de fazer. O mesmo se passa com o levantar os pés do chão, aguenta-os os mais 1 ou 2 frames e depois levanta-os mais rapidamente.
- Pontas dos Pés deviam baixar muito mais rapidamente depois do contacto no chao.
- Falta-te o balanço das Ancas, as Ancas acompanham a movimentação das pernas e estão mais inclinadas para a perna que está a suster o peso do Corpo
-Existe como que uma pequena paragem depois de cada passo, muito pequena mas ele está lá e nota-se, não sei se foi propositado mas caso não tenha sido lembra-te que o movimento das pernas e dos pés é fluido, é essa fluidez que nos impede de cair, quando algo interrompe essa fluidez espalhamo-nos ao comprido, que é o que se verifica quando tropeçamos em algo.
- Acho também que os pés levantam demasiado do chão, mas isso poderá ser uma opção de estilo de walk cycle.
- Para terminar tenta não fazer com que os membros não cheguem todos ao mesmo tempo senão fica robótico, mesmo que tenhas as poses todas feitas mete mais poses pelo meio em que fazes as acelarações e desaceralações para não dar ideia de que tudo se move à mesma velocidade.
Keep up e aconselho-te vivamente a comprares o Livro do Richard Williams Animator's Survival Kit, não é caro e tens centenas de how to's que te explicam muito melhor e mais pormenorizadamente o que tentei dizer aqui.
Boa Sorte e vai postando mais porque isto é tudo muito mais fácil de falar do que fazer:D |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Ter Nov 03, 2009 3:42 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
|
Voltar acima |
|
Deporkio |
Colocada: Ter Nov 03, 2009 6:41 pm |
|
|
|
Boas Sil3!
Antes de mais obrigado pela tua resposta.
Quanto às tuas criticas, concordo plenamente. Já tinha reparado nesse look "espacial" que falas.
E já agora explico-te o porquê de todas essas falhas, que não serve de desculpa, claro, mas ajuda a entender porque não trabalhei um pouco mais a animação.
Como disse no inicio do post, esta animação é o resultado de um curso de Character Animation dado pela Odd School que tinha tudo para ser um excelente curso mas não o foi.
Supostamente o curso abrangia todo o processo de um pipeline de criação de animações, passando por storyboard, criação de personagem, rig, animação, sonoplastia, edição de video, etc.
Pois de animação tive apenas 2 semanas (formação dada pelo Omar Fernandes, que caiu de pára-quedas no curso para substituir outro formador que a meio teve de se ir embora) onde só tivemos tempo de dar walkcycle e pouco mais.
O módulo de rig ficou a meio, faltando partes essenciais para conseguir uma boa animação.
Entre muitos outros problemas que não vale a pena entrar aqui em detalhe.
Basicamente para conseguir terminar a animação tive de pesquisar bastante e fazer quase tudo sózinho.
Por exemplo a animação da capa com cloth aprendi ás minhas custas, muito trial and error, muito tutorial pesquisado.
O fumo da cigarrilha, que optei por não incluir na curta, aprendi também sózinho a fazê-lo com o Particle Flow.
Eu sempre fui um autodidacta e este foi o primeiro curso em que entrei, tive azar e mais valia ter continuado a aprender sózinho.
Isto tudo para explicar que se não fosse a minha motivação nem tinha acabado a curta. Cheguei a um ponto que já estava tão saturado de tantos problemas e de ter pago um curso em que acabei por aprender sózinho, que já nem tinha vontade de melhorar nada.
A escola depois de admitir as falhas que teve decidiu "oferecer" a frequência noutro curso de Character Animation desta vez dado pelo Rui Louro, onde espero completar as lacunas que o outro curso deixou.
Tenho consciência das falhas da animação e na próxima será algo a ter em conta. O livro que referiste já conhecia e é realmente uma referência para animar. Ajudou-me bastante e também aconselho vivamente.
Como vês motivação é algo que não me falta, pelo contrário, e criticas constructivas como a tua são sempre bem vindas e ajudam bastante.
Mais uma vez obrigado!
Kameleon: Pelos vistos conheces a música |
|
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Qua Nov 04, 2009 12:11 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
|
Hey!
tive pra responder-te à pouco antes de fazer o post, e ia falar exactamente certas coisas que falas-te, um dos grande s problemas que tiveste e seja quem for a fazê-lo vai ter, é: fazer tudo.
tiveste que modelar, rig, etc etc, e como é obvio, o curso tinha uma duracao, e tinha que ser feito tudo ate ao curso acabar certo? como sempre, dá barraca.
Vê o lado positivo, n te metes numa dessas tão cedo
bem, como foste para o curso de animacao, é porque queres seguir animacao, e o maior conselho, ou dica, é simplesmente, esquece o resto.
obvio que convem ter nocao de todo o resto e o saber n ocupa lugar, mas essa parte já tiveste que chegue, agora é tempo de te dedicares ao que realmente te interessa.
Pelo que vi, falta-te estrutura dos básicos, e secalhar até desconhecimento deles.
tais como: um walk é constituido por contact, passing, up and down position, weight shifting, force, gravity, mood, etc etc.
tens que deixar de pensar que tas a animar, e que te estas a ver a fazer aquilo, que estás dentro da personagem.
tanta coisa que hà a ter em conta:
- conforme a posicao no ecrã a sensacao que transmites é diferente
- que o olho humano tende a olhar pra grupos ou silhuetas
- que existe uma força de lidera o movimento e outra que segue
- que diferentes parte do corpo se movem em tempos diferentes
- as poses têm que ser claras na camara em questão
- ritmo da cena
- textura ( variacao de timing de acções)
- todas as acções têm um pensamento por detrás
- variar timing e spacing pra fazer as acções mais believable
etc etc etc etc
os erros que vejo no teu trabalho, são perfeitamente normais. mas mais vale dar 1 passo atras do que continuar a mancar
Por isso, aconselho-te a sacar aqui rigs : http://animationbuffet.blogspot.com/ tem praticamente tudo o que se encontra por ai
começa por uma bouncing ball ( acredita que é bem mais dificil do que parece ; depois pega num character que n tenha braços, ou n tenha corpo, e vai evoluindo aos poucos, com rigs mais simples ao inicio, e complicando mais tarde. Vais ver que quando chegares a um bipede, vais fazer muito melhor.
Pra isso, como o sil3 disse: animator's survival kit é obrigatorio, tens tudo o que é preciso lá.
http://www.bookdepository.co.uk/
este site é onde eu compro os meus livros, os portes é de borla, são mais baratos que na amazon, e eles ainda fazem promoções, se andares de olho, fazes altos negocios
depois tens o drawn to life os 2 volumes que tb tenho e tb aconselho, tenho tb o illusion of life mas isso já é mais teorico e não técnico, mas altamente tb.
depois tens tambem os dvd's do survival kit, que tb são altamente.
Ah, é tudo importante, mas o mais é: PLANNING!
pensa no que queres fazer, faz pequenos sketches, várias ideias, nunca é boa ideia fazer logo a primeira coisa que nos vem à cabeça, isso normalmente é mt cliché.
E pronto, ptt, e bom trabalho. |
Editado pela última vez por comanight em Qua Nov 04, 2009 2:42 pm, num total de 1 vez _________________ www.flopes.eu |
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Qua Nov 04, 2009 10:24 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
|
|
Voltar acima |
|
Deporkio |
Colocada: Qua Nov 04, 2009 10:48 am |
|
|
|
Boas Comanight!
Obrigado pelo comentário e obrigadão pelos links, muito uteis.
São criticas como a tua e a do Sil3 que acabam por me ajudar muito mais do que se calhar qualquer curso, ainda mais quando um curso é mal dado.
Lá está, comunidades como esta onde o pessoal se entreajuda são priceless!
Ainda por cima deste-te ao trabalho de fazer outro post com os links! És um bacano!
O meu sincero obrigado! |
|
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qua Nov 04, 2009 3:38 pm |
|
|
Veterano
|
Pelo que li da tua "experiência" vieste reforçar o que eu eu digo há alguns anos sobre as nossas "escolas" em certas àreas... not worth it!!!!***
Eu nem sequer conhecia a escola em questão e resolvi dar uma espreita no site deles, acho estranho metade dos formadores nem sequer ter uma foto e mais estranho ainda é quase nenhum (ou nenhum mesmo) deles ter um único link para um site que mostre os seus trabalhos/demo reels.
Não conheço de lá ninguém por isso não posso sequer tecer comentários sobre a qualidade e experiência das pessoas em questão e se tem competências para dar aulas. Dar aulas não é para toda a gente e lá por se ser muito bom profissionalmente não implica que depois se saiba ensinar.
Tal como o comanight já referiu a quantidade de informação que te foi proposta para aprenderes possivelmente num curtissimo espaço de tempo era excessiva e depois acabou por faltar o tempo para o mais importante : Animar.
*** Porquê Not Worth it na minha opinião?
Porque a pouquissima industria existente no nosso pais faz com que infelizmente existam muito poucas pessoas com largos anos de experiencia e o know how de grandes produções para o puderem partilhar depois.
Existem algumas pessoas assim a trabalhar em Portugal (já tive o prazer de ser colega de alguns), mas não são essas pessoas que dão aulas porque não tem tempo ou simplesmente não querem porque não compensa financeiramente perderem-se mais 4-5 ou mais horas diariamente a ensinar e a preparar o conteudo das aulas e depois a acompanhar os alunos. É demasiado trabalho para se receber 20 - 30 euros à hora a recibos verdes em que metade vai para impostos (valor atirado ao ar nao sei quanto se paga).
Logo quem vai dar as aulas na maioria dos casos (maioria nao implica todos)?
Pessoas com pouca experiência ou Freelancers com MUITO tempo livre ou ex alunos da própria escola (isto acontece lá fora também)
Neste momento temos profissionais a trabalhar em grandes produções internamente como lá fora, talvez num futuro não tão distante essas mesmas pessoas um dia possam vir ensinar o que sabem e deste modo começar a haver formação adequada para novas gerações de Artistas 3D em Portugal.
Até lá resta aprender como quase toda a gente que hoje trabalha o faz: Ler MUITO, Ver DVDs e tirar cursos fora de Portugal, sejam eles em escolas fisicas lá fora seja online, eu próprio ando de olho no Animation Mentor desde que ele começou, infelizmente ainda não se proporcionou tira-lo devido a vários factores que sempre se intrometeram, mas tudo indica que em 2010 vou finalmente ter a oportunidade de ir aprender com alguns dos melhores Animadores do Mundo. |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Qua Nov 04, 2009 4:37 pm |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 11:44 am, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Seg Nov 09, 2009 11:26 am |
|
|
Veterano
|
[quote="Malanjo"][quote="Sil3"]em 2010 vou finalmente ter a oportunidade de ir aprender com alguns dos melhores Animadores do Mundo.[/quote]
Já "samos" dois!
Cumps,
-Malanjo[/quote]
Pode ser que a gente se encontre
Eu não tenho ainda certezas se consigo... só depois de Fevereiro sei se posso... e depois de saber tenho de ter uma conversa com o Banco... tudo muito nublado ainda mas com jeitinho lá vou eu |
_________________ Sil3
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You can download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved