Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  3D Studio Max  ~  Ajuda Preços Interiores 3D

Ataegina
Colocada: Ter Out 13, 2009 9:46 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 08 Abr 2009 Mensagens: 38 Local/Origem: Seixal
Boas noites,

em primeiro lugar peço desculpa por estar a criar mais um tópico sobre o mesmo assunto, mas não consegui esclarecer-me o suficiente com a pesquisa que fiz no fórum sobre este tema.

Recebi recentemente uma proposta para fazer o 3d de um restaurante com cerca de 230 m2, toda a modelação, materiais e renders. A qualidade do meu trabalho é razoável, podem ver no meu portfolio http://fernandespatricia.carbonmade.com/.

Como nunca fiz nenhum trabalho como freelancer não faço mesmo a mínima ideia de quanto e como cobrar por um trabalho assim e por isso precisava mesmo da vossa ajuda Rolling Eyes
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
comanight
Colocada: Ter Out 13, 2009 11:09 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
Hey, olha eu n tou na área de visualização de arquitectura, e o melhor é alguem vir aqui falar, ou mandar pm.
mas pelo menos existem coisas que são fixas que tens que ter sempre em consideração independentemente do "teu preço"

- recibos verdes acresce 20% por isso n te esqueças de acrescentar 20% ao valor final
- segurança social
- luz, software, hardware
- seguro de trabalho

e claro, renda, agua, gas,

tens que ter todas estas "despesas" que possivelmente poderás ter, pensa no tempo que poderás demorar a fazer esse projecto ( tudo a correr bem) e depois duplica o tempo.

Cada pessoa tem a sua filosofia, e depende da fase de vida de cada um, se está apertado, se está mais à vontade com trabalho e de finanças, etc etc.

Mas como um prof meu uma vez me disse:

- se fizerem algo barato, vocês vão ser sempre os gajos que fazem barato, e que vão acabar por levar com os "trabalhecos", e no fim de estarem nesse nivel, é mt dificil de sair.

- se fizerem o vosso preço (caro para alguns clientes), perdem clientes, mas mt provavelmente esse clientes que perderam ate foi bom, pk eram maus clientes. E acima de tudo, ao fim de fazerem alguns trabalhos, e o vosso trabalho for bom, com os anos de experiencia podem vir a ser alguem Very Happy


é a minha filosofia, mais vale n fazer do que fazer barato, esfolar-me todo, pra no fim ficar uma merda, me arrepender, e nem querer por aquilo no portfolio.

boa sorte.

_________________
www.flopes.eu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Ataegina
Colocada: Qua Out 14, 2009 8:53 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 08 Abr 2009 Mensagens: 38 Local/Origem: Seixal
Eu neste momento estou a fazer um estágio profissional e por isso não posso passar recibos, mas quanto a isso disseram-me que não havia problema. O tempo que tenho para fazer o trabalho é muito pouco, trabalho 8 horas por dia e ao sábado estou a tirar um curso. Estou completamente à toa com os valores, já me disseram 200€ e já me disseram 1000€, já li por aqui para cobrar ao render e também já li para cobrar ao projecto Confused Gostava também de saber como fazem para não serem enganados, por exemplo enviarmos o trabalho e nunca mais vermos o dinheiro Confused
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Kameleon
Colocada: Qua Out 14, 2009 9:21 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Eu acho que quando se está a começar, isso dos valores depende muito do cliente para quem se está a fazer o trabalho e depende muito se queremos mesmo/precisamos do projecto ou não.

Tendo dito isto e vendo os teus trabalhos, acho que 1000€ não é nada descabido para um projecto desses e demais não é decerteza. Podes incluir nesse valor, a modelação, iluminação etc etc e por exemplo, 10/20 renders. Se depois do projecto feito, quiserem mais renders ou no futuro quiserem mais algum render, cobras esses aparte.

Outra coisa que também convém ter em conta é os prazos em que vais fazer o trabalho e se realmente os consegues cumprir. Na minha opinião, o prazo de um trabalho normalmente afecta o preço, ou seja, mais tempo a fazer = baixar o preço base.

Também conheci algum pessoal que ao ter o projecto adjudicado, exigia uma percentagem do valor do trabalho, do genero, 25% ao inicio do projecto e os restantes 75% a entrega do projecto. Isto para não ficarem a arder caso o cliente mudasse de ideias ou arranjasse alguem mais barato.

E pronto, não que eu tenha grande experiencia como freelancer, mas o que tenho visto ao longo dos tempos por colegas e conhecidos, anda dentro destes metodos, mas este é sempre um tema controverso, por isso quantas mais opiniões reunires, podes depois tirar o teu juizo próprio.

Cumprimentos e boa sorte.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Ataegina
Colocada: Qua Out 14, 2009 9:30 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 08 Abr 2009 Mensagens: 38 Local/Origem: Seixal
Muito obrigada já estou mais esclarecida, é que andar a fazer contas a horas de trabalho, à luz, ao software e etc para mim é uma confusão Confused
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
MacGio
Colocada: Qua Out 14, 2009 9:52 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 17 Mar 2006 Mensagens: 85 Local/Origem: Londres | Gaia
Concordo com o Kameleon, eu calculava por hora, porque ao dia nao funciona bem pois se tens prazos mais apertados provavelmente faras mais horas por dia.

Ja agora:
http://www.dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=3877&highlight=designer+cliente

Cheers,
MacGio

_________________
John Knoll - “800 really creative people in the same place has an amplification effect”

http://dtcreatures.blogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
actor
Colocada: Qui Nov 19, 2009 8:01 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 22 Fev 2008 Mensagens: 45
1000 € para fazer modelacao,texturing,uvs,render etc...?

Só se o restaurante estiver vazio. Laughing

Quantos dias é que achas que vais precisar para o trabalho? Calcula um valor/dia de trabalho e da esse valor ao cliente.

Ja qui foi dito, que normalmente nunca se consegue fazer um trabalho no periodo inicialmente pensado. Os factores que contribuem para este efeito sâo muitos mas um dos principais é a falta de experiencia.

Se tu ainda nâo fizestes muitos trabalhos provavelmente faz mais sentido nâo levantar o valor demais porque tu precisas de experiencia e referências.

Eu gostava de voltar para Portugal para trabalhar ai mas quando vejo estes postings com os valores pagos aos profissionais fico com medo.

Boa sorte,

Arriba
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum