Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  3D Studio Max  ~  Qual a melhor técnica para "cravar" geometria?

Ricardo
Colocada: Ter Ago 25, 2009 5:44 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 16 Set 2006 Mensagens: 57 Local/Origem: Lisboa
Boas!

Tenho aqui uma pergunta para vos fazer sobre algo que me tem andado a lixar a cabeça ultimamente Razz

Na vossa opinião, qual é a melhor técnica para conseguir de forma geométrica (sem displacements ou bumps) cravar figuras, texto, etc, numa superfície, de forma a que a malha fique bem feita e que ao aplicar um MeshSmooth não deforme tudo!

Encontrei esta imagem que serve como exemplo daquilo que pretendo (figuras dos botões):



Uma das formas que experimentei foi (passo a passo):

1 - Modelei a superfície onde quero cravar as figuras
2 - Modelei as figuras
3 - Removi os polígonos frontais de cada figura e fiz um "flip" aos restantes polígonos das mesmas (o que interessa é a parte de dentro)
4 - Removi os polígonos frontais da superfície onde quero crava-los
5 - Fiz um "Attach" das figuras à superfície
6 - Fiz a malha para os unir
7 - Fiz um "Chamfer" aos edges do contorno das figuras (para ficarem definidas com o "MeshSmooth")
8 - Apliquei-lhe um "MeshSmooth"
9 - Deu porcaria... Rolling Eyes

Supostamente na minha cabeça devia resultar Razz e até resulta se não aplicar o "MeshSmooth"

Qual é, na vossa opinião, a melhor técnica para conseguir fazer isto usando apenas geometria?

Obrigado pessoal!

_________________
Ricardo Afonso (RA)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
cc
Colocada: Ter Ago 25, 2009 7:26 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 09 Mar 2005 Mensagens: 426 Local/Origem: lisboa
Não me parece mal o método... o problema será o mesmo que acontece com tudo o resto: triangulação em condições para depois levar com o meshsmoth. Tentar usar quads de preferência.
O problema deve residir na malha de união que fizeste.Posta uma imagem ...

_________________
-- www.puraimagem.pt --
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
pedepano
Colocada: Ter Ago 25, 2009 9:55 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 11 Set 2008 Mensagens: 133 Local/Origem: Lisboa
na custa fazer um bump?

alem da malha ficar super leve...

mas se não queres fazer com mapas... o jeito é modelar mesmo... vai ser complicado e lhe dará muitas dores de cabeça para conectar tudo...

_________________
Cheers,
Henrique Melo | hmelo.com
FX Technical Artist @ Ingreme Post Production
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
foxymophandlemama
Colocada: Ter Ago 25, 2009 11:25 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Jul 2005 Mensagens: 405
Podes fazer com boleans depois de já teres aplicado o meshsmooth no objecto base, mas... eu não gosto muitode fazer isso. Bump ou displacemnte ai, funcionava muito melhor a meu ver, claro.

_________________
André's 3D Monsters Page

André's 3D Blog
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Malanjo
Colocada: Ter Ago 25, 2009 11:49 pm Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 11:42 am, num total de 1 vez
Ricardo
Colocada: Qua Ago 26, 2009 1:13 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 16 Set 2006 Mensagens: 57 Local/Origem: Lisboa
Boas pessoal!
Entretanto já consegui resolver o problema Cool

______________________________________________________

cc:

De facto era a malha de união entre a figura e a superfície que não estava bem feita e havia alguns vértices que não estavam bem soldados. Desfiz e voltei a fazê-la com mais cuidado e no final tudo resultou bem.
______________________________________________________

pedepano:

Neste caso não quis usar bumps nem displacements porque vou usar close-ups, daí querer geometria mesmo. E até foi fácil de fazer e conectar tudo, meia dúzia de minutos e ficou feito, o problema foi que da primeira vez não tinha feito bem a malha.
______________________________________________________

foxymophandlemama:

Pois, essa técnica de aplicar Boleans depois de ter aplicado o MeshSmooth no objecto base também não gosto muito de fazer porque depois deixo de ter controlo das Iterations (caso queira reduzir) e se depois também quiser alterar a mesh torna-se mais difícil de o fazer. Já tenho feito dessa forma, mas em ultimo caso apenas.
______________________________________________________

Malanjo:

Excelentes dicas como sempre!

É para um shot a muito curta distância, daí querer fazer com geometria.

Realmente nunca tinha notado diferença entre TurboSmooth e MeshSmooth, por isso sempre usei MeshSmooth. Talvez por ter experimentado numa scene com poucos objectos. Mas vou passar então a usar Turbosmooth!

De facto seguindo a técnica dos Boleans "à cão" e depois fazendo um Retopologize por cima, é uma boa forma de ficar com uma mesh bem feitinha em low poly para depois lhe aplicar um TurboSmooth. Nunca usei essa técnica mas já vi a fazerem no zBrush. Penso que no 3ds Max 2010 já dá para fazer isso de origem, mas ainda estou com o 2009 por isso tenho de experimentar com o Polyboost Smile

Por acaso não sabia que o Turbo/MeshSmooth não se dava bem com triângulos, se calhar por isso é que às vezes ando às cabeçadas com eles Razz Vou tentar então fazer sempre quads e pentágonos.

By the way, Max Payne 3?! Nem sabia que estava em produção e muito menos que tinha tugas envolvidos! Hehe muito fixe!! Smile
______________________________________________________

Obrigado a todos pela ajuda!

P.S.: Os quotes não estão a funcionar pois não? Razz Estou a usar FireFox

Cumps

_________________
Ricardo Afonso (RA)
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum