Autor |
Mensagem |
< 3D Studio Max ~ Qual a melhor técnica para "cravar" geometria? |
Ricardo |
Colocada: Ter Ago 25, 2009 5:44 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 16 Set 2006
Local/Origem: Lisboa
|
Boas!
Tenho aqui uma pergunta para vos fazer sobre algo que me tem andado a lixar a cabeça ultimamente
Na vossa opinião, qual é a melhor técnica para conseguir de forma geométrica (sem displacements ou bumps) cravar figuras, texto, etc, numa superfície, de forma a que a malha fique bem feita e que ao aplicar um MeshSmooth não deforme tudo!
Encontrei esta imagem que serve como exemplo daquilo que pretendo (figuras dos botões):
Uma das formas que experimentei foi (passo a passo):
1 - Modelei a superfície onde quero cravar as figuras
2 - Modelei as figuras
3 - Removi os polígonos frontais de cada figura e fiz um "flip" aos restantes polígonos das mesmas (o que interessa é a parte de dentro)
4 - Removi os polígonos frontais da superfície onde quero crava-los
5 - Fiz um "Attach" das figuras à superfície
6 - Fiz a malha para os unir
7 - Fiz um "Chamfer" aos edges do contorno das figuras (para ficarem definidas com o "MeshSmooth")
8 - Apliquei-lhe um "MeshSmooth"
9 - Deu porcaria...
Supostamente na minha cabeça devia resultar e até resulta se não aplicar o "MeshSmooth"
Qual é, na vossa opinião, a melhor técnica para conseguir fazer isto usando apenas geometria?
Obrigado pessoal! |
_________________ Ricardo Afonso (RA) |
|
|
Voltar acima |
|
cc |
Colocada: Ter Ago 25, 2009 7:26 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Local/Origem: lisboa
|
Não me parece mal o método... o problema será o mesmo que acontece com tudo o resto: triangulação em condições para depois levar com o meshsmoth. Tentar usar quads de preferência.
O problema deve residir na malha de união que fizeste.Posta uma imagem ... |
_________________ -- www.puraimagem.pt -- |
|
|
Voltar acima |
|
pedepano |
Colocada: Ter Ago 25, 2009 9:55 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 11 Set 2008
|
na custa fazer um bump?
alem da malha ficar super leve...
mas se não queres fazer com mapas... o jeito é modelar mesmo... vai ser complicado e lhe dará muitas dores de cabeça para conectar tudo... |
_________________ Cheers,
Henrique Melo | hmelo.com
FX Technical Artist @ Ingreme Post Production |
|
|
Voltar acima |
|
foxymophandlemama |
Colocada: Ter Ago 25, 2009 11:25 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 06 Jul 2005
|
Podes fazer com boleans depois de já teres aplicado o meshsmooth no objecto base, mas... eu não gosto muitode fazer isso. Bump ou displacemnte ai, funcionava muito melhor a meu ver, claro. |
_________________ André's 3D Monsters Page
André's 3D Blog |
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Ter Ago 25, 2009 11:49 pm |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 11:42 am, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
Ricardo |
Colocada: Qua Ago 26, 2009 1:13 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 16 Set 2006
|
Boas pessoal!
Entretanto já consegui resolver o problema
De facto era a malha de união entre a figura e a superfície que não estava bem feita e havia alguns vértices que não estavam bem soldados. Desfiz e voltei a fazê-la com mais cuidado e no final tudo resultou bem.
Neste caso não quis usar bumps nem displacements porque vou usar close-ups, daí querer geometria mesmo. E até foi fácil de fazer e conectar tudo, meia dúzia de minutos e ficou feito, o problema foi que da primeira vez não tinha feito bem a malha.
Pois, essa técnica de aplicar Boleans depois de ter aplicado o MeshSmooth no objecto base também não gosto muito de fazer porque depois deixo de ter controlo das Iterations (caso queira reduzir) e se depois também quiser alterar a mesh torna-se mais difícil de o fazer. Já tenho feito dessa forma, mas em ultimo caso apenas.
Realmente nunca tinha notado diferença entre TurboSmooth e MeshSmooth, por isso sempre usei MeshSmooth. Talvez por ter experimentado numa scene com poucos objectos. Mas vou passar então a usar Turbosmooth!
De facto seguindo a técnica dos Boleans "à cão" e depois fazendo um Retopologize por cima, é uma boa forma de ficar com uma mesh bem feitinha em low poly para depois lhe aplicar um TurboSmooth. Nunca usei essa técnica mas já vi a fazerem no zBrush. Penso que no 3ds Max 2010 já dá para fazer isso de origem, mas ainda estou com o 2009 por isso tenho de experimentar com o Polyboost
Por acaso não sabia que o Turbo/MeshSmooth não se dava bem com triângulos, se calhar por isso é que às vezes ando às cabeçadas com eles Vou tentar então fazer sempre quads e pentágonos.
By the way, Max Payne 3?! Nem sabia que estava em produção e muito menos que tinha tugas envolvidos! Hehe muito fixe!!
_________________ Ricardo Afonso (RA) |
|
|
Voltar acima |
|
|