Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  3D Studio Max  ~  Animação de boca

Jovis
Colocada: Qua Jun 24, 2009 9:24 pm Responder com Citação
Registo: 20 Jun 2008 Mensagens: 12 Local/Origem: Lisboa
Boas,

Eu estou a usar um personagem já feito num projecto escolar e vou usar Morpher no Max para animar as expressões. Estou a ter problemas com os dentes do boneco que estão como objectos a parte. Fiz attach dos dentes ao personagem para poder manipular a posição do maxilar inferior e os dentes o acompanharem, o problema é que quando uso a rotação no maxilar os dentes rodam no seu próprio eixo. Experimentei alterar o pivot dos dentes para o mesmo do personagem só que assim altera-me algumas definições dos bones que já estão aplicados, tentei alterar só da selecção do maxilar e dos dentes mas ele não permite alterar o pivot de selecções apensa do objecto inteiro.

Se alguém me poder apresentar uma solução agradecia.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
cc
Colocada: Qua Jun 24, 2009 11:58 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 09 Mar 2005 Mensagens: 426 Local/Origem: lisboa
perdi-me algures no meio da explicação , começaste por dizer que ías usar o morpher mas depois disseste que tinhas aí bones... é melhor ilustrares isso com imagens para se poder ajudar.

_________________
-- www.puraimagem.pt --
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Jovis
Colocada: Qui Jun 25, 2009 12:35 am Responder com Citação
Registo: 20 Jun 2008 Mensagens: 12 Local/Origem: Lisboa
[quote="cc"]perdi-me algures no meio da explicação , começaste por dizer que ías usar o morpher mas depois disseste que tinhas aí bones... é melhor ilustrares isso com imagens para se poder ajudar.[/quote]

o morpher é só para manipular as expressões, os bones são do corpo do boneco, quando mudo o pivot ele altera a posição dos bones em relação à mesh e teria que estar a fazer de novo os envelopes todos.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
pedepano
Colocada: Qui Jun 25, 2009 2:22 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 11 Set 2008 Mensagens: 133 Local/Origem: Lisboa
Olá Jovis,

É Facil resolver isto, seu personagem tem um morph target, o dente e/ou lingua tambem deve ter um morph target, por exemplo, a boca do personagem abre, deves ter um morph target para os dentes tambem descendo.... depois faça uma ligação wire parameters onde o slot da cabeça seja o master... ou seja:

Wire Parameters (botão direito no head):

Head - Modifiers - Morpher - MT_Head_Open (exemplo)

Depois clica nos dentes:

Dentes - Modifiers - Morpher - MT_Dente_Open

quando abrir a janela do wire parameters, clica na seta ">" e depois connect.

pronto, quando mexer no slot MT_Open da cabeça, o dente tambem abre.. agora é só fazer no restante dos morphs.

_________________
Cheers,
Henrique Melo | hmelo.com
FX Technical Artist @ Ingreme Post Production
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Jovis
Colocada: Qui Jun 25, 2009 7:09 pm Responder com Citação
Registo: 20 Jun 2008 Mensagens: 12 Local/Origem: Lisboa
Pedepano obrigado pela ajuda mas não estou a conseguir fazer com que resulte. Estou a fazer assim:

-atribuir morpher à cabeça e aos dentes/lingua
-crio um morph target para cada um
-seleciono a cabeça, right click, wire parameters, modified object, morpher, e selecciono o morph target head_open. O mesmo para os dentes, dentes_open.
-aparece a janela e carrego no "--->" e connect.

Depois disto tento rodar o maxilar da mesh principal e os dentes continuam a não acompanhar.

cumprimentos,
Jovis
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum