Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  Ajuda em decisão de curso, animação!

2think
Colocada: Ter Jun 23, 2009 7:49 pm Responder com Citação
Registo: 23 Jun 2009 Mensagens: 7
Olá a todos.

Neste momento estou com uma grande dúvida. Não sei o que fazer do futuro. Tenho que tomar uma decisão este ano, pois irei apresentar a minha candidatura ao ensino superior, no entanto não sei qual curso escolher.
Tenho um gosto que passa pelo desenho animado. Sempre fui um seguidor do "flash" e fiz várias animações, incluindo para a escola. E, pronto, adoro, apesar do processo moroso de desenvolvimento, no final, é espectacular. Todo um processo de evolução, cada parte animada por mim e à minha maneira, dar expressões e sentimentos a personagens próprios...

Quando me perguntavam o que gostaria, respondia que queria criar e animar desenhos animados. Ficavam com uma cara do género, O.o. E depois lá respondia, não, quero é ir para arquitectura. Razz
No fundo, sempre tive esta indecisão e agora não sei o que fazer. Pois gosto bastante de ambas as áreas.

Uma outra dúvida, passa pelo seguinte: que curso devo seguir para chegar às animações? Tenho conhecimento do novo curso de Portalegre, mas tenho um pouco de receio, por isso mesmo, por ser novo e porque penso, antes desse existir, qual era o caminho? Tenho procurado na internet, mas a informação é escassa. Falam em designer gráfico, ou em computação gráfica... Mas não sei, não me parece que seja o que quero.

Não sei mesmo o que fazer. Neutral
Parece que em Portugal o único curso com vertente animação é o de Portalegre, Será um bom curso? Também penso que na FBAUL ao seguir Arte e Multimédia, darei um pouco de animação... Tenho lido que deverei seguir Design Gráfico, ou ainda computação...?

Help plz, Confused
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
engelik
Colocada: Ter Jun 23, 2009 9:44 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 10 Mar 2007 Mensagens: 296 Local/Origem: Lisboa
para animação.. no place like this :
http://www.animationmentor.com/
Wink

anda por aqui pessoal a estudar "lá" e é a melhor opção para aprenderes animação "à homme"

no ensino "formal" a FBAUL provavelmente será a que te dará as melhores bases artísticas.

Colocada: Qua Jun 24, 2009 12:15 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 09 Mar 2005 Mensagens: 426 Local/Origem: lisboa
engelik escreveu:

no ensino "formal" a FBAUL provavelmente será a que te dará as melhores bases artísticas.

ou não Twisted Evil

Colocada: Qua Jun 24, 2009 12:45 am Responder com Citação
[quote="engelik"]para animação.. no place like this :
http://www.animationmentor.com/
Wink

anda por aqui pessoal a estudar "lá" e é a melhor opção para aprenderes animação "à homme"

no ensino "formal" a FBAUL provavelmente será a que te dará as melhores bases artísticas.[/quote]
Por agora não está nos planos, mas no futuro considerarei esse meio certamente. Isto porque ainda não tenho a familiaridade com os devidos programas e aproximando-se o prazo de candidaturas, pretendo ter uma "base".

Mais ninguém tem uma opinião? Sobretudo sobre que caminho seguir ingressando no ensino superior e visando a animação.

Pois, como o cc disse, também não sei se a FBAUL será a mais indicada.
carloscidrais
Colocada: Qua Jun 24, 2009 9:30 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
viva 2think, bem vindo ao forum:

a norte tens tambem a alternativa da UCP:

tem uma licenciatura geral, com componente de producao multimedia

http://artes.ucp.pt/si/licenciatura/index.html

e um mestrado focado em animacao por computador:

http://artes.ucp.pt/si/mestrado/index.html#ac

aconselhava a que considerasses tambem a alternativa de sair do pais para estudar.
As escolas mais reconhecidas sao a vancouver film school em vancouver, a gnomon em los angeles, a escape studios em Londres, a Supinfocom e a Gobelins em Franca.

Qualquer destas alternativas ( incluindo as portuguesas ) apresenta um custo elevado, o que implica que devas pensar em como obter retorno do investimento.

As escolas estrangeiras podem parecer mais caras, mas tem varias vantagens. Habitualmente sao apenas de um ano, no maximo dois, ao contrario das alternativas portuguesas cujo minimo e de 3 anos. Por outro lado, estas escolas tem "nome" na industria, e a qualidade geral dos alunos nelas formados e indiscutivel.

E sempre complicado dar conselhos nesta area, mas o melhor que te posso dar e que nao penses no ensino superior como um "grau" necessario para trabalhar na area. Muitas vezes nao eh e se fores a ver o exemplo das pessoas que contribuem para este forum ou que trabalham em animacao, quer em Portugal, quer no estrangeiro, muitas nao tiraram cursos superiores.

No fundo o que conta e a qualidade do teu trabalho.

Ja agora boa sorte, porque esta e uma altura complicada, para todas as areas.

EDIT: acrescento ainda que agora cada vez mais ha uma alternativa que fica a meio do caminho entre sair do pais, e obter o conhecimento que so se obtem fora do pais: tirar um curso online.
Ja se falou da animation mentor, mas tanto a gnomon, quanto a escape studios tambem tem cursos online. Considero que sao uma excelente alternativa e ja tenho feito varios cursos online , quer na gnomon quer na escape studios.
Obviamente que nenhuma delas te vai dar um grau academico, mas vou ser franco, eu tenho um mestrado e o grau por si so, nao vale absolutamente nada, a menos que queiras ensinar no proprio ensino superior.
Como disse o que conta e o teu trabalho.
Tem em mente que a area das artes em geral, e bastante diferente de outras, nas quais e obrigatorio teres um curso superior para exercer a profissao.

Colocada: Qua Jun 24, 2009 11:51 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Se o que queres e' animacao 3D, aconselho sem duvida a Supinfocom ou a Gobelins, ambas em Franca. Os trabalhos dos alunos destas escolas nao so' sao excelentes, e prova disso e' a sua presenca nos mais importantes festivais, e ate' em nomeacoes aos Oscars, mas mais impressionante para mim e' a consistencia na qualidade dos trabalhos. Nao se ve anos em que uns trabalhos sejam mais mauzinhos e outros melhores... sao sempre todos muito bons, variando obviamente no estilo e esteticas adoptadas.

Como reconhecimento desta qualidade tens o facto de que tanto a Dreamworks como a Pixar recrutam directamente destas escolas.

Nao deixes que o "estrangeiro" ou o idioma sejam obstaculo, isso sao pormenores que ultrapassas num instante, e a qualidade da formacao que terias esta' a anos luz de qualquer curso superior portugues que possas tirar, incluindo mestrados. (estou a falar na 'area da animacao obviamente)

bruno

Colocada: Qua Jun 24, 2009 10:58 pm Responder com Citação
Desde já, obrigado pelas respostas.

Andei a ver os sites das escolas, que desconhecia (e por isso agradeço), bem como os trabalhos dos alunos. Sem dúvida, existe qualidade. No entanto e como eu esperava, o preço é bastante elevado para o orçamento médio aqui de casa. Não me conseguiria aguentar lá um ano, certamente, e por isso, reconheço que o caminho é mais difícil e terá que depender de mim, pois parece que escola de renome não terei.

É complicado ter que aceitar a realidade, mas terei que me conformar com isso. Eu sei que qualquer curso que tire cá, nunca me dará "tudo", pois esta área é primitiva em Portugal, no entanto não estou disposto de abdicar de uma coisa que realmente gosto e depois não me sentir realizado.

A minha ideia era tirar algo relacionado com a área de animação e depois uma especialização mesmo em animação numa escola de renome. Ou seja, ao invés de prosseguir com o mestrado cá em Portugal, optava por ir para o estrangeiro nessa altura. Pois já tinha as "bases" que aprendera no curso, bem como, autodidacta, pois qualquer que seja ele, não ficarei satisfeito. Tenho expectativas altas, de até onde possa ir e não irei deixar que o factor "País" ou "Família/Rendimentos" ou mesmo "Língua" me façam ficar pelo caminho. Até porque depois da especialização, quero fazer quaisquer tipo de cursos online e aperfeiçoar conhecimentos.

"Mais do que qualquer outro factor, é da persistência que o sucesso precisa para acontecer."
Ralph Marston

Não vou mentir, claro que um dia sonho integrar um grande estúdio e é para isso que irei trabalhar, posso não ter as mesmas possibilidades a nível económico, no entanto a nível prático só dependerá da vontade de cada um.

carloscidrais, estive a ver esse curso da UCP, mas não consideras o de Portalegre, mais dentro daquilo que pretendo? Se pudesses dar uma olhadela no plano de estudos do mesmo, agradecia.
Deixo aqui:
http://www.estgp.pt/ensino/dam/PlanoEstudos.asp

Obrigado a todos e mais opiniões são sempre bem-vindas. Wink
cc
Colocada: Qui Jun 25, 2009 12:24 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 09 Mar 2005 Mensagens: 426 Local/Origem: lisboa
Sou suspeito por falar nesta mas aqui vai : http://www.esad.ipleiria.pt/

Na minha opinião uma escola não é só um curso ou uma pasta de conteúdos para serem debitados, é a vivência e o contacto com pessoas que têm interesses nas mesmas áreas, a participação em projectos (que muitas vezes não vêem o final), uma formação geral que te dá as bases para muitas coisas... acho que dificilmente usufruis disso num curso online fechado no teu quarto.

O contacto com a animação tradicional antes da animação 3D por exemplo, contacto com as artes plásticas e o design e por aí fora são mais valias.

E a FBAUL até te pode dar tudo isso, talvez, apesar de eu estar ali a meter-me com o Engelik Wink

PS: Na ESAD não há cursos de 3d ou animação 3d, tens cadeiras em que ensinam o software mas o resto é contigo

Boa sorte

Colocada: Qui Jun 25, 2009 9:14 am Responder com Citação
cc, quando dizes que ensinam o software referes-te a que curso? Se me decidisse pelo Design Gráfico estava a pensar na esad.cr.
comanight
Colocada: Qui Jun 25, 2009 2:03 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
Hey 2think!

Actualmente sou um dos tugas no animationmentor, o outro tb anda por aqui Smile e o que te posso dizer, é que muita gente incluindo o pedro (outro tuga) nunca tinham animado sequer na vida, nem precisas de saber maya!

n sei quais os teus conhecimentos de maya, mas vais perceber que as ferramentas usadas pra animar são poucas, e que se aprendem rápidamente, depois aprendes é a animar que é o que interessa.

isto só pra te esclarecer que, pelo menos relativamente ao Animation Mentor, n precisas de ter qualquer conhecimento de software ou animação, porque aprendes isso no curso.

Eu tirei um curso superior (nada relacionado com animação) e agora tou a trabalhar e a tirar o AM, e se eu na tua situação já soubesse que queria animação, secalhar nunca tinha ido pra universidade perder tempo. Quanto ao dinheiro, em baixo mostro-te o que gastava na universidade pra comprares.

custo total do Animation Mentor: +- 12,500€ se o dollar se mantiver
assim.

curso de 3 anos: 1000€ de proprina + 350/400€ por mes pra sobreviver e pagar as contas(eu tava deslocado)
total: 1000+ 400*10 meses = 5000€ num ano * 3 anos, dá 15000€

Ora, isto num curso que te garanto, seja em que universidade for, seja mestrado ou doutouramento ou licenciatura, nem que as tires todas do pais, NUNCA mas mesmo NUNCA vais aprender tanto e tão bem como no animation mentor.

E se ficares em casa, a dedicares-te totalmente ao Animation Mentor, ainda evoluis muito mais e melhor.

Mas tu é que sabes, é normal que tenhas receio de te por assim num curso online, etc etc, mas acredita que é o melhor sitio pra aprender unicamente animação.

Boa sorte, e se precisares de alguma explicação sobre o curso, ou alguma duvida, pergunta! Wink

PS: n faço parte de equipa de marketing do AM lol

Colocada: Qui Jun 25, 2009 2:38 pm Responder com Citação
Viva!

Realmente a vontade de aprender animação é grande, e saber que posso aprender através do AM e com pessoal profissional no meio, é quase irrecusável. Mas é como dizes, existe sempre o receio da primeira experiência online.

Mas tens a certeza do valor das propinas com que fizeste os cálculos? É que do que tenho visto o valor ronda vá, os 1000€ por ano (900 e pouco em geral), ou seja, de propinas e ao fim de três anos estaríamos a falar de cerca de 3000€. Não estou a ponderar escolas privadas, não sei se foi esse o teu caso.

Eu de Maya, não sei nada. Confused Nunca trabalhei com programas de modelagem 3D. Sempre trabalhei com 2D, ou seja, flash, e neste campo estou à vontade. Mas claro, quero alargar os conhecimentos e seguir com o 3D.

Mas, relativamente ao curso, como é que funciona em termos de horários, por exemplo. És tu que marcas? Pelo que vi no site, as aulas são por videoconferência, certo? São propostos trabalhos e tens que cumprir com os objectivos, ou estou enganado? Ou as coisas funcionam mais por género de controlo-remoto? Aprendes a ver os "mentors" a trabalhar no teu monitor?

Ah, e quanto aos programas? Não tiveste nenhum problema? Estou a perguntar isto, pois não sei se tens uma licença válida, nem sei a politica deles em relação a isso.

Desculpa lá tanta pergunta. Laughing
Ah, e obrigado pela tua intervenção. Wink
comanight
Colocada: Qui Jun 25, 2009 4:15 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
N tive em escolas privadas, os 350/400€ por mês que pus, foi o dinheiro necessario pra comer e pra pagar o quarto e as contas, se fores duma cidade em tenha universidade e vas pra la, em que dormes em casa, e almoças e jantas em casa, então esses 350/400€ já desce pra menos.

Acho que n deves só contar com a proprina, dai ter incluido tudo mesmo.

Existe um programa do Animation mentor que é "Maya Springboard" que é dado por ex-alunos que acabaram o animation mentor que durante n sei bem quanto tempo ensinam-te maya, todas as ferramentas e workflow necessário pra animar e que vais usar durante todo o curso. Eu, n fiz esse Maya springboard, por isso n te posso dar detalhes.

Depois, mesmo ires pro maya springboard, no site do AM tens uma cena de help com montes de videos, a ensinar como se usa a timeline, como poes, keys, IK/FK constraints, etc . e qualquer dúvida contactas o staff do AM que eles são impecaveis e rápidos. (tb existe uma videoconferencia durante todo o term, com o kevin freeman só sobre problemas com rigs e aprender a usá-los como deve ser e aspectos tecnicos do maya .

- Q&A (videoconferencia com o mentor e toda a tua turma de perguntas e respostas, ou ver cenas trabalhos de pessoal, dicas, etc etc isto depende do mentor e do que o pessoal sugerir)
Aqui o horário da QA é que difere de mentor pra mentor, a mim já foi às 6 da manha e as 4:30 Very Happy mas podes trocar de turma pra um horario diferente que te dê mais jeito.

- todas as semanas tens 1 trabalho pra fazer que dão-te o "enunciado" no domingo e tens até ao proximo domingo pra entregar. (mais pra frente, depois os assignments já duram mais que uma semana)

- lecture: é um video (brutal) sobre o que vais aprender essa semana, com opinioes de muitos animadores, etc.

- depois tens toda uma comunidade em que fazes comments e recebes comments do pessoal.

- existe o mentor da semana que te da coments essa semana, sem ser o teu mentor

- peer buddies, pessoal voluntario que te da mais feedback

Os mentores n acedem ao teu pc, as vezes quando alguem tem duvidas sobre a melhor forma de fazer algo, eles fazem no monitor deles atraves da QA.

E uma cena mt fixe é que gravamos os ficheiros do maya em .ma em vez de .mb porque caso aconteça algum problema com uma scene, envias pro staff do AM e eles têm pessoal pra tentar recuperar o teu trabalho Very Happy

Quanto a licença do maya, podes comprar a 500 dollares a versão completa pra usares durante o AM.

depois tens cupoes de desconto em varios sites, nos tutoriais do jason ryan, no animationrigs.com, em livros, etc etc

mais alguam coisa apita!

Colocada: Qui Jun 25, 2009 11:28 pm Responder com Citação
Registo: 08 Jun 2009 Mensagens: 9
[quote="2think"]Neste momento estou com uma grande dúvida. Não sei o que fazer do futuro.[/quote]

Olha és tu e o resto do "people" cá da terrinha heeeeehehehehe.
O melhor é poupares o carcalhol porque no fim vais pó desemprego de qualquer das maneiras e sempre ficas com algum pás bejecas e pós tremoços enquanto lês os classificados.

Arranja mas é um tacho na politica que só assim é que te safas! Isso dos desenhos animados é pós chavalitos, pá.

Um abraço e fica bem

(PS: e se um dia chegares a Primeiro cá da Parvónia vê se arranjas umas top models à maneira como fez o outro em Itália, porque a malta já anda farta de ver a fronha da Ferreira Leite... chiiiiça)
zepstrip
Colocada: Sex Jun 26, 2009 8:54 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
Boas 2think

A cerca do AM:
Fazes video conferências uma por dia, 1 hora, creio que tens vários horários disponíveis (turmas), o resto do tempo tás a trabalhar nos exercicios.
De acordo com o teu nivel vais cumprindo objectivos e concluíndo os vários modulos.

Eu acho que para quem tem a disciplina e a possiblidade é uma grande aposta entrar no AM.

Mas tu pareces-me muito novo para estar a estudar por controlo remoto e acredita, tal como o CC diz: "...é a vivência e o contacto com pessoas que têm interesses nas mesmas áreas..."
É DEMASIADO IMPORTANTE para abdicares disso.

Se queres algo muito especializado na animação, ainda assim com contacto humano e a experiência de vida que isso implica, eu sugeria a "http://www.gobelins.fr/index-flash.htm".

Muito mais abrangente em termos técnicos e artisticos e continua a ser uma escola no sentido tradicional da coisa. Se tiveres possibilidades, na minha opinião seria muito mais enriquecedor para ti.

Zeca, Hasta

Colocada: Sex Jun 26, 2009 8:58 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
PS. http://www.gobelins.fr/~summerschool/en/frais.php

curso de verão, até eu fico tentado... Laughing

Colocada: Sex Jun 26, 2009 2:54 pm Responder com Citação
Obrigado pelas respostas. Estive a ver e encontrei o curso de Animação Digital na Lusófona. Parece-me a melhor alternativa, por cá.

Deixo aqui a página:
http://www.grupolusofona.pt/portal/page?_pageid=135,1564435&_dad=portal&_schema=PORTAL

O contra, é que pelo facto de ser privada, as mensalidades são absolutamente descabidas. 365€ por mês, 11 prestações por ano, o que perfaz um total de 4015€ por ano. Em três anos, o curso acaba por ficar em 12045€. Shocked

Estou mesmo a pensar na hipótese da Gobelins, pelo preço que dizem lá, são 4400€. Mandei um mail com uma série de dúvidas, até porque nem sei se esse valor é o custo total do curso.
Deixo aqui o mail que mandei, até porque pode ser que vocês me consigam responder a algumas coisas.

Hello,

In first place, let me introduce myself, my name is xxx and I live in Portugal. In this year (09) I finished the "common school", called here as 12º year and now it's time to choose a University. I have some doubts about Gobelins, so tha's why i'm contacting.

What i really want to do is become an animator. I know that Gobelins is a strong reference in the world, and I really want to learn with the best. Here in Portugal, we don't have degrees in Animation, it's a hard place to follow a dream.

So, when in the website says that I must be "Titulaire d’un Bac général ou technologique" it refers to my completed 12º year? Or a degree in University?

About this objective, "Titulaire du Test d’Evaluation de Français de la CCIP (niveau 3) ou équivalent (pour les non francophones)" I had French in school, three years, 7º - 8º and 9º year, in ninth grade is level 3, it´s equivalent? I must do any tests?

I already saw, that subscriptions are closed, so, only in the next year I'll be able to join?

About the cost, the 4400€ in the website, is the total cost of the three years? If I divide it, will be arround 1467€ per year, right? That amount could be paid in benefits? If yes, how much is per month?
The school have residences to students, or I must rent a room near it to be able to study there?

I'm sorry for all of this questions, but I'm really interested in being there, one day...

Best regards,

Quando receber uma resposta, meto aqui. Se souberem sobre as dúvidas do BAC, ou dos testes, digam qq coisa.
carloscidrais
Colocada: Sex Jun 26, 2009 3:32 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
estive a ver o site da gobelins ( http://www.gobelins.fr/presentation-anim-gb.htm )

e encontrei la isto, perto do final da pagina:

For the school year 2007/2008, tuition fees are 3 400 € per year (2 500 € for direct entrance into the third year program)

a entrada directa para o terceiro ano esta disponivel para quem tenha feito curso de animacao previo ou seja animador experiente.

tem em mente que estes valores devem estar desactualizados, mas penso que sera uma boa indicacao do valor por ano, ou seja, nao anda muito longe dos valores da U. Lusofona.

EDIT: ja agora ficam aqui os valores para a supinfocom:

Application fees (file, entrance examination, interview): 115 €
Foundation cycle – Digital direction – 1st year: 5 740 €
Foundation cycle – Digital direction – 2nd year: 5 740 €
Advanced cycle - Digital direction – 1st year: 6 840 €
Advanced cycle - Digital direction – 2nd year: 6 840 €
Advanced cycle - Digital direction – 3rd year: 6 840 €

These fees correspond to the 2009/2010 school year; they are revisable each year according to the cost of living.

fonte:
http://www.supinfocom.fr/tarifs.html

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens