Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Quicktime VR's das cozinhas do Ratatouille |
carloscidrais |
Colocada: Qui Abr 23, 2009 9:41 am |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Qui Abr 23, 2009 2:10 pm |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
|
muito fixe mesmo, thanks pelo link, para mim o ratatouille é um dos melhores filmes de animacao de sempre. |
_________________ www.flopes.eu |
|
|
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Sex Abr 24, 2009 5:09 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Local/Origem: San Francisco
|
o amount de detalhes nas cozinhas foi algo d surreal.
sao CENTENAS de luzes a iluminar essas cozinhas, panelas, ovens, tudo e mais alguma coisa.
love it. |
_________________ .: a |
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Sex Abr 24, 2009 5:32 pm |
|
|
Uma mente torturada
|
Imagino fonzie, a seguir a animadores o que mais admiro neste mundo de cinema de animação é os iluminadores.
Já agora, n sei podes dizer, mas tipo voces pixar ou mesmo em grandes estudios quem faz os materiais e os renders tem que estar muito ligado a quem ilumina não? (tipo animadores com riggers)
E uma coisa que nunca percebi bem foi: ilumina-se por shot, ou ilumina-se a cozinha ou a sala e depois seja de que ângulo for o shot, a cena tem resultar? |
|
|
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Sex Abr 24, 2009 5:52 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
ha uma ligacao forte entre shading e lighting... lighting nao funciona sem bom shading, e bom shading nao funciona sem boa lighting.
qdo tou a trabalhar num shot tem d haver boa comunicacao entre os dois departamentos e as vezes qdo nao consigo bons resultados so com luzes, tenho d alterar eu proprio alguns dos parametros dos materiais para conseguir uma melhor resposta as luzes.
o rendering department vem dps d lighting. e claro, tem d haver uma boa comunicacao entre nos e os rendering tds para ter a certeza q as imagens q eles produzem sao iguais ao q nos aprovamos em lighting.
qto a setups depende um bocado da situacao, e depende do estudio, e depende tb do filme :)
no caso do ratatouille houve varios lighters q trabalharam durante meses para criar um sistema de iluminacao complexo para a cozinha... centenas e centenas de luzes. um sistema complexo mas basico para se conseguir mais ou menos by default um resultado bom a 1a vez q o shot estiver pronto.
dps qdo os shot lighters pegam em cada shot, ai eh q se adiciona ou se remove o necessario para chegar ah imagem final. eh sempre, sempre, sempre, um trabalho enorme de equipa.
mas claro, isto eh mais facil falado do q outra coisa. a maior parte das vezes by default nao se consegue uma imagem atractive enough e ha imenso trabalho a fazer para se conseguir o objectivo do DP.
ok hope this makes some sense. |
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Sex Abr 24, 2009 7:44 pm |
|
|
Uma mente torturada
|
Muchas gracias pelo esclarecimento
ainda mais surreal da quantidade de pessoal envolvido como falas-te, deve ser os lead's, ou surpervisor's lidar com essa gente toda
cheers. |
|
|
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Sex Abr 24, 2009 8:11 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
no ratatouille eramos cerca de 33 lighters i think. on up, o nosso filme q estreia agora, eramos 50.
:) it all depends on the project. |
|
|
Voltar acima |
|
|