Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  3D Studio Max  ~  Ajuda - Exterior com Mental Ray

Ataegina
Colocada: Ter Abr 14, 2009 11:08 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 08 Abr 2009 Mensagens: 38 Local/Origem: Seixal
Boas pessoal,

estou neste momento a começar a fazer o meu portolio e comecei por umas imagens em mental ray com o sistema daylight, o problema é que nunca consigo atingir resultados aceitáveis mesmo após várias alterações Sad
Será que alguém me pode dar umas dicas acerca de o que posso melhorar nas imagens?

Obrigado.



Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
romanus
Colocada: Ter Abr 14, 2009 3:10 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
food for though Very Happy

1 - Ao produzir uma imagem com a pretensão do fotorealismo, há que haver primeiro que tudo uma busca de imagens de referência. Aleluia to google!!!

keywords:
sunny day city
city buildings
city monuments

2 - Depois de teres escolhido uma ou mais referências, torna-se mais fácil o teu trabalho, visto poderes comparar diversos detalhes (grau de detalhe visivel a uma determinada distância, radiosidade, solo, céu, etc, etc, etc)

3 - Os erros mais visiveis nas imagens que apresentas são:
- texturas demasiado limpas (sem nuances visiveis) em alguns casos vs texturas demasiado sujas.
- Utilização de arestas vivas. Na realidade não existem, ou se existem, são em casos excepcionais. Para evitar isso, deverás fazer um "chamfer" nestas mesmas arestas. Faz toda a diferença na obtenção de "specular details"
- Problemas em relação à escala. Pareces ter uma árvore com folhas do tamanho das janelas.
- Problemas com uvw mapping em alguns objectos provocando uma repetição irreal de texturas.
- Ausência de utilização de ambient occlusion (que dá sombras de contacto aos objectos tal e qual acontece na realidade)
- Ausência de detalhes na modelação de grandes áreas. O chão é um bom exemplo... deverás detalhar mais o chão. Adicionar sulcos, folhas, irregularidades na textura usando diferentes mapas, etc...
- Utilização incorrecta dos pârametros no rendering - environment - mr photographic exposure control (onde podes controlar diversos factores tais como shutter speed, apperture, highlights, shadows, etc). Tens presets que podem ajudar, mas que na maioria dos casos tens que mexer nos settings para ter o resultado pretendido.

Boa sorte na tua evolução e espero ter ajudado em alguma coisa Smile
cheers,


PS: Escrevi em inglês não por ser pretencioso, mas sim para te ajudar na busca no google por tutoriais relacionados com os diversos temas (ambient occlusion, dirt pass, etc)

Alguns tuts úteis:
http://www.enjoycg.com/forums/enjoycg-tutorials/2180-mental-ray-lighting-rendering-tips.html
http://www.mymentalray.com/index.php?option=com_content&view=article&id=90:lighting&catid=45:lighting&Itemid=75
mental ray guru - http://jeffpatton.cgsociety.org/blog/

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Ataegina
Colocada: Ter Abr 14, 2009 6:09 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 08 Abr 2009 Mensagens: 38 Local/Origem: Seixal
Ahhh muito obrigado! Very Happy Até me apercebi de alguns problemas que indicas, como por exemplo os mapeamentos e o ambient oclusion (até pus mas não se vê Sad ) outros nem fazia ideia, um dos problemas talvez tenha sido o facto de ter escolhido logarithmic exposure control em vez do mental ray photografic exposure control Confused Bem, mas vou focar-me em cada um desses parâmetros e tentar obter resultados melhores, ainda estou muito verdinha nisto Sad

Depois ponho aqui os resultados, mais uma vez muito obrigado.

Ah e como imagens de referência tenho usado fotografias que tenho do próprio edifício, apesar de não se notar muito que as usei como referência Laughing

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
romanus
Colocada: Ter Abr 14, 2009 9:20 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Hello,

Se já tens fotos, então tens o trabalho facilitado!
Adicionei um mapa de dirt (fiz um search no google e usei o primeiro que apareceu) no photoshop e usei em overlay a 20% em toda a imagem e depois adicionei umas manchas aqui e ali com noise à mistura e finalmente ajustei um pouco os levels. Também adicionei um layer para dar algumas nuances nas janelas.
Apenas para veres que pequenas nuances nas cores, juntando algumas irregularidades à imagem podem melhorar bastante em termos de realismo.
Com a experiência, verás que este dirt map que fiz ao calhas, tem algumas "regras" que são determinadas pelas caracteristicas do próprio objecto (metal, parede, madeira, arestas, exposição à luz solar, chuva, etc).
Uma coisa que também teria que ser feita, era aquecer a luz que usaste para iluminar. Estás com demasiados azuis na imagem vs a imagem de referência que tem muito mais amarelo... e podíamos continuar, como por exemplo a irregularidade do terreno / passeio que é notória na imagem que tens como referência ou o dirt mais localizado na intercepção do edifício com o chão ou aos diferentes castanhos da porta devido à natureza da própria madeira / desgaste, aos defeitos nas janelas por causa de uma qualquer pancada / desgaste, ás nuances próprias da pedra utilizada (mármore i guess), etc, etc, etc

Fico à espera de ver as tuas evoluções Wink

cheers

PS: O ambient occlusion que disseste ter posto, realmente não se vê. Experimenta usar um pass à parte que depois adicionas em photoshop. Experimenta usar spreads maiores etc...
http://scottdewoody.com/tutorial_occ.html

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Ataegina
Colocada: Qua Abr 15, 2009 2:46 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 08 Abr 2009 Mensagens: 38 Local/Origem: Seixal
Boas,

obrigado pelas dicas, há por aí muita coisa que eu nem fazia ideia do que era Confused (como o pass de ambient occlusion, eu limitei-me a adicionar ambient occlusion nos special effects do material, entretanto já encontrei bons tutoriais sobre o assunto). Com as alterações o edifício já foi ganhando um aspecto mais aceitável, mas há ainda muito trabalho pela frente!
Mais uma vez obrigado, vocês aqui são muito prestáveis Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Ataegina
Colocada: Ter Abr 28, 2009 5:09 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 08 Abr 2009 Mensagens: 38 Local/Origem: Seixal
Boas!

Ao fim de vários dias a bater com a cabeça nas paredes Embarassed , penso que já consegui dar mais qualidade às imagens. Alterei texturas, fiz o pass de ambient occlusion e alterei também os parâmetros de iluminação. No entanto como tive algumas dificuldades a colocar imagens de background optei (por enquanto) por colocar a camera de modo a não precisar delas Confused Como o trabalho está ainda longe de terminado, continuo a precisar de sugestões que me poçam ajudar a melhora-lo Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
romanus
Colocada: Ter Abr 28, 2009 7:19 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Ataegina,

Primeiro, parabéns! Grande evolução de um render para o outro Smile
Quase que diria que o frame 09 era uma foto! Falta o quase... minor details que podes adicionar/corrigir rapidamente.
Visto teres tempo para melhorar as tuas imagens, comento-as basiado na minha própria experiência. Claro que se fosse um technical director xpto teria muito mais coisas para te dizer.
Sendo assim, acho que um dos melhores conselhos que tenho para dar é para seres a tua maior critica e procurar sempre melhorar todos os detalhes das imagens que produzes.

Visto já teres conseguido melhorar e muito as tuas imagens, procura agora detalhá-la. Por exemplo, na intercepção da parede com o passeio, introduzir pequenos arbustos / ervas daninhas / humidade / dirt map. Na imagem 09 podes reduzir um pouco a intensidade das sombras (ver pârametros luz). Deves verificar saturação e rgb das portadas. Estão demasiado escuras e flat's. Também aqui falta um dirt map para quebrar a uniformidade desta mancha. O bump do passeio está mau e como tua maior critica deverás ser a primeira a corrigir esse aspecto. Procurar não só re modelar o passeio bem como procurar outra textura. Os displacements fazem milagres para este tipo de geometria. Já para não falar de normal bump maps que são muito rápidos a calcular. Mas para isso terias que dominar outros softwares (check this out http://www.crazybump.com/ ), etc...
Em relação ás janelas, acho que poderias utilizar um truque. Adicionas planos lá dentro com texturas de interiores. Pões as janelas 50% opacas e voilá... tens reflexos do exterior mas também vês detalhes dentro do edificio... e por aí fora...

Mais uma vez... fico contente de ver TANTA diferença de uma imagem para outra. Valeu a pena as cabeçadas na parede, heheheh Wink

Continuação do bom trabalho,

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum