Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Conheça os Artistas  ~  Sérgio "sergioduque" Duque

comanight
Colocada: Dom Abr 12, 2009 12:16 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
Ca estamos mais uma vez, com o sergioduque.

O meet irá estender-se até domingo dia 19 de Abril 2009.
Mais uma vez agradeço a disponibilidade do Sérgio e de todos que já por aqui passaram. Espero que gostem e que participem!
Até à próxima.


Alo people! É com grande prazer que aceitei o convite para participar no "meet the artist".

O meu interesse pela arte e pelo digital vêm de muito cedo. Como muito pessoal da nossa area tudo começou no gosto pelo desenho/BD e num spectrum onde passava horas e mais horas no Basic a tentar fazer desenhos e cenas coloridas.

Por influências da familia, antes de finalmente optar por seguir o ensino artístico, passei por economia e biologia, o que só serviu como confirmação de que artes é que era!

No liceu (10º ano) fui parar à escola António Arroio, como não sabia exactamente o que queria seguir, inscrevi-me num curso geral onde tive a oportunidade de experimentar um pouco de "tudo", foi aqui que descobri as artes gráficas, fizemos um storyboard (qq coisa parecida com fazer BD), logos e cartazes. Sendo completamente o "sobrinho do amigo que até tinha jeito" fiz o meu primeiro "trabalho" que na altura considerei como sendo comercial, fiz o logo do B.leza um bar/restaurante/discoteca africano que fechou as portas faz uns anos agora. Na altura o meu pensamento em relação à coisa foi algo do género "deram-me a oportunidade de ter um desenho meu a andar pelas ruas e ainda me pagaram 10 contos?!! tasse bem!!"

Quando acabei o 12º, a única coisa que sabia era que não queria fazer a faculdade cá em Portugal, os contos e estórias que ouvia sobre as universidades eram de susto. Então eis que surgiu a oportunidade de ir para Inglaterra estudar, tinha que se mandar o portfolio a concurso e no caso de se ser aprovado tinha-se as fees do curso pagas! Depois só tinha que ser trabalhador estudante, como tinha passado o liceu a trabalhar ao mesmo tempo, a ideia não me assustou muito, então lá fui eu e os meus 18 anos rumo a manchester.
Se tiver que descrever esta experiência numa frase acho que escolho "um caos do c...!"
Ao nivel do ensino frequentei a coisa segundo umas regras só minhas, entre uma vida de boemia e trabalhos pesados, o tempo que restava para a faculdade era reduzido, por isso só ia às cadeiras que me apetecia, as varias cadeiras de desenho, graphics design, fotografia e as técnicas onde comecei a aprender photoshop e illustrator, para além destas tb frequentava as cadeiras de flash e HTML do curso de uns amigos meus. Como essas cadeiras eram sempre dadas nas salas publicas de computadores, bastava eu ir para lá uns minutos antes da aula começar, sentar-me lá num canto e quando o professor chegava e pedia a quem não fosse da aula para sair, eu ficava lá no meu canto, eventualmente ele percebeu o esquema mas deixava-me assistir de vez em quando. Para mim era mais importante aprender, ter o "canudo" nunca foi uma necessidade.
Para além da faculdade em si, outra grande experiência relevante foi o facto de se "viver" arte nas ruas, muita coisa para ver, acesso imediato a muita coisa, internet gratuita 24/7 tudo isto me fez bem!
Após 3 anos disto, dei por mim a trabalhar tempo demais em qualquer coisa que aparecesse, ia cada vez menos às aulas, o objectivo inicial estava comprometido, decidi fazer as malas e voltar para casa.

Quando cheguei e depois de um periodo de readaptação, onde fui estafeta de uma agência de viagens e arte-finalista na produtora de animação Animanostra, tive uma oportunidade que marcou o inicio real da minha carreira. Tive a oportunidade de ir substituir durante 1 mês uma art-director da agência grey lisboa, dei o litro ali e o pouco portfolio que consegui juntar deu-me entrada na agência Guerreiro DDB, isto tudo com ajuda da minha amiga Ana Moreira, que na altura era copy na DDB. Aqui fui Arte-finalista durante uns tempos e eventualmente consegui passar para o departamento criativo, estava decidido ia ser publicitário! Em seguida e depois de uma festa no Lux regada com vodka a mais, aceitei um emprego numa agência mais pequena que estava no seu inicio e precisava de um art-director (http://vexo.net/), Durante os primeiros tempos fui o único criativo, o que teve um lado bom e outro mau, o bom foi que como tinha que fazer tudo, aprendi um pouco de tudo. Daqui, entrei num concurso e ganhei um estágio remonerado (esse conceito agora extinto) na mccann ericsson. Por esta altura comecei as minhas primeiras experiências com o after effects.

Tudo estava perfeito, andava aprender muito e gostar mesmo de muito de PUB e BUM uns aviões chocaram com umas torres, morreu muita gente e eu fui dispensado, vendo bem as coisas até tive sorte. Nessa altura já fazia trabalhos freelances como print e flash designer, as propostas de emprego eram obscenas então resolvi assumir por completo a via freelance. Trabalhava muito para o campo da cultura, como principal cliente tinha o teatro Maria Matos, fazia a comunicação de todos os espectáculos.

De 2000 a 2003 para além do trabalho freelance, dediquei-me a aprender motion graphics e after effects, nessa altura houve um bum do motion, muitos designers gráficos fizeram a passagem do print para o motion tendo o flash e a comunidade flash servido como ponte. alguns exemplos ( http://www.gmunk.tv/ , http://christopherhewitt.com/ e http://www.michaelpaulyoung.com/ ). Eu fui nessa onda.
uns tempos depois abriu a escola Restart e inscrevi-me no curso de animação, a meio do curso fui pai, a unica coisa que sabia sobre a paternidade é que era dispendiosa, por isso resolvi sair do curso que não era barato. Antes de sair consegui através do João Tovar (director da escola ) o contacto da produtora Subfilmes para quem acabei a trabalhar em regime freelance. Por esta altura comecei a sentir necessidade de incorporar 3D mais a serio no meu trabalho (antes disto usava 3D para criar formas abstractas que depois compunha com design gráfico, isto em MAX), comecei a aprender o maya (tinha experimentado um pouco na restart) e conheci aqui o forum. Mais tarde ainda passei por uma posição full time na subfilmes mas depressa percebi que estou demasiado habituado ao freelance.
E pronto chegá-mos ao fim da historia,

o meu reel - http://www.sergioduque.tv/reelSergioDuque2008.mov só não tem as ultimas coisas em que trabalhei.

Abraços


Alguns trabalhos antigos do Sérgio











Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
romanus
Colocada: Seg Abr 13, 2009 3:06 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Sérgio,

Parabéns pelo teu trabalho e pelo teu curriculum impressionante. Gosto muito do teu estilo de trabalho (como sempre o disse) e espero que continues a ter sucesso em todos os teus trabalhos.
Acho que a componente de direcção de arte que assumiste durante a tua carreira foram fundamentais para a qualidade do trabalho que apresentas hoje.

Perguntas:

1 - Continuas a achar que ser freelance é o caminho? Ou já pensas em formar a tua empresa ou trabalhar para uma em full time?

2 - Gostas mais de animar um "conceito" ou criá-lo?

3 - Qual é o tempo que tens em média para executar um trabalho em Portugal vs Inglaterra (ex: genérico)?

Mais uma vez... congrats pelo teu percurso e trabalho de alta qualidade...
cheerz

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Malanjo
Colocada: Seg Abr 13, 2009 3:42 pm Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 11:46 am, num total de 1 vez
carloscidrais
Colocada: Seg Abr 13, 2009 5:46 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Boas, Sérgio, bom percurso sem dúvida, espero que o futuro te reserve sucesso continuado..

as minhas perguntas são mais relacionadas com design do que com 3D.

Sentes pressão para actualizar o teu estilo? O que fazes para assegurar a relevância do que fazes perante os clientes ( não estou a falar em termos técnicos, mas estéticos)?

entendes que a opção pelo freelance, alem das óbvias recompensas financeiras, deve-se também a uma maior liberdade criativa do que a que terias numa empresa? se sim, queres falar um pouco sobre a liberdade criativa que habitualmente tens e compará-la com outros pontos do teu percurso em que estiveste empregado?

És tu quem desenvolve os teus boards?

Abraço,
Carlos

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
sergioduque
Colocada: Seg Abr 13, 2009 8:01 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
hey people obrigado pelo feedback Wink


Alo alo Rui

1 - Hoje em dia não vejo o freelance como uma possibilidade para todo o sempre, acho que a carreira de um freelance português é limitada em varios aspectos, tipo de projectos, responsabilidades, budgets...
No meu caso ando neste momento a pensar nisso e ver as minhas saidas, mas ainda está tudo em estado muito prematuro.

2 - criá-lo sem a menor duvida! tanto ao nivel de conceito/ideia como conceito visual e feeling da animação geral.

3 - Eu em Inglaterra não tive grande oportunidade de trabalhar na area, mas cá a coisa anda mais ou menos entre 2 e 3 semanas, tb aparecem coisas com prazos de 1 semana mas normalmente pondero bem o caso antes de aceitar, por norma não aceito "more then i can chew".
Mas posso comparar com o print, não sei se tem a ver com a epoca ou a area, mas quando trabalhava em print (pub ou design gráfico) tudo era bastante mais folgado!

cheers!

Alo dude! Essa morangada... para mim na altura esse foi o meu primeiro "grande" trabalho, nessa altura fazia muitas promos de cd's.. Colectânea hip-hop 2003... obrigado pela força abraço

Alo Carlos

Sinto! Mas acho que são ossos do oficio. Os ilustradores por exemplo trabalham para encontrar os seus estilos proprios, os designers das areas visuais trabalham para destinguir produtos/serviços do meio do maralhal, estamos tramados.
por outro lado existem as trends que lixam todo o conceito anterior, os anos das flores por exemplo foram complicados porque muitas vezes um tipo tinha que tentar ser original mas as flores tinham que lá estar. Mas tb acho que a coisa melhorou neste ponto!

Complectamente! Quase que diria que para mim hoje em dia o mais importante é mesmo a liberdade criativa. Não tenho nada contra ser uma mais uma pessoa a contribuir para que o projecto aconteça, mas preciso de ter input criativo, o que num emprego nem sempre é possivel. Outro ponto importante para mim são os metodos de trabalho, tenho o meu como cada um, numa empresa um tipo tem que se adaptar e dependendo o caso pode ser mais ou menos facil.

Normalmente tenho quase toda a liberdade em alguns casos tenho que puxar por um briefing um pouco mais elaborado do que "precisamos de um generico", para mim a coisa tem sido tipo quanto mais motion design for o trabalho mais liberdade tenho. quando sou chamado para fazer só uns shots de determinado projecto ai a coisa já é mais controlada, mas acabo por ter alguma liberdade visual na mesma, mesmo que a trabalhar com referências.
sim, dependendo o tempo que tiver para o projecto faço mais ou menos boards antes de arrancar para o resto do trabalho.

pessoal outra vez obrigado pelo feedback
abraços

_________________
www.sergioduque.tv
http://www.oficinadoduque.blogspot.com/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
comanight
Colocada: Sex Abr 17, 2009 8:13 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
Sérgio muitos parabéns mesmo, a tua reel é fantástica.

Sempre uma excelente conjunção de cor, movimento, etc.

Eu não tou muito dentro dos motion graphics mas admiro bastante por isso ca vai as minhas perguntinhas Very Happy

- Quais os conselhos que darias a alguém que gostaria de seguir a área de motion graphics?

- Quais as áreas que deves dominar para fazer motion? (desenho, design, 3D, ??)

- Já aconteceu não entregares um trabalho a tempo? se sim, o quanto mau foi pra ti?

PS:e se puderes vai continuando a postar uns making of's no blog e aqui Wink
cheers

cheers

_________________
www.flopes.eu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
VirtualFM
Colocada: Sáb Abr 18, 2009 4:06 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Viva!

Grande estilo e sempre em forma, Sérgio! Parabéns!

E parabéns também pelo teu percurso. Estou a ver que também foi uma boa luta e admiro a tua coragem em ir para Inglaterra de malas aviadas com tão tenra idade!

Quanto às dúvidas sobre o freelance... oh, como te percebo Smile Mas realmente, a parte da liberdade é impagável, tanto em termos de criatividade como com o método de tabalho.

Bom, cumprimentos e força aí na luta!

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
pipocaz
Colocada: Dom Abr 19, 2009 11:18 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 26 Abr 2007 Mensagens: 108 Local/Origem: Lisboa
Parabéns Sérgio! grandes trabalhos.

Cumpz;)

_________________
http://anabelafaria.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
sergioduque
Colocada: Dom Abr 19, 2009 4:42 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
alo pessoal mais uma vez obrigado pelo feedback! Very Happy

comanight vou juntar as tuas duas primeiras perguntas numa só resposta.
A meu ver esta disciplina evoluiu muito nos ultimos anos e hoje em dia motion graphics, ou motion design (tem-se andado ultimamente a discutir qual a melhor designação para esta coisa) já não é só design grafico animado, hoje em dia do character animation à pós-produção tudo pode entrar em motion design, logo se um tipo quiser trabalhar nisto enquanto freelancer individual, vai ter que aprender diria um pouco de tudo, por essa razão acho que primeiro que tudo uma pessoa precisa de trabalhar a paciência, ninguem consegue apender tudo num instante ou à primeira.

Design/ilustração ou qualquer outro meio que possibilite a criação de uma estética visual (2D (vector e bitmap), 3D, animação tradicional....) ritmo é muito importante tb, é util em animação e tb para a criação de toda a dinamica do filme (quando comecei a fazer motion um dos grandes problemas que tinha era o ritmo geral dos meus filmes (mesmo sendo um tipo bastante ritmado, toco e danço há muito tempo), planos com pouca variação ao nivel de duração, velocidades, animação de cameras e objectos...), é necessário um tipo aprender sobre animação por razões obvias, composite, edição, stop motion, tecnicas de tracking,roto, programação(python e/ou mel por ex.)..... tudo isto a meu ver tem a ver com a preferência de cada um eu no meu caso optei por seguir uma vertente mais virada para o 3D, "vfx", nesse sentido procuro estudar o que for preciso para atingir esse objectivo.. por fim (embora este seja normamente o primeiro ponto em que penso quando começo um trabalho), acho importante pensar-se no que se quer transmitir ao nivel das sensações, ideia, plot, não que se tenha muito tempo para contar o que quer que seja, numa promo de 20 segundos com voz-off por ex. mas mesmo que muito vago, acho importante pensar-se nisto.

- Nope! enquanto freelance ou enquanto responsável pela gestão do projecto nunca falhei um prazo, acho isto um ponto muito serio. Chego a ser chato no sentido que prefiro por exemplo não aceitar um trabalho do que faze-lo sobre prazos/condições impossiveis (não sou o tipo que diz sempre ao cliente sim, sim e mais sim), no mesmo sentido se estiver dependente de material do cliente sou o tipo que está sempre a telefonar a pedir as coisas e a alertar sobre os timings, se tiver tudo dependente só de mim não durmo a trabalhar nem que tenha que fazer uma puxada directamente da nespresso (já bati com a cabeça na wacom algumas vezes, como estou certo que muitos outros já o fizeram...outra vez, são os ossos do oficio).

mais making offs, sim, quando fizer qq coisa que ache interessante desconstruir, volto a fazer sure!

abraço

viva fernando obrigado!
A luta continua! vendo a coisa agora uns anos depois eu era um puto ingenuo e isso deu-me a coragem que precisava lol, comecei a trabalhar cedo e isso ajudou mas eu não sabia mesmo ao que ia, não sei bem como consegui convencer os meus país de que era uma boa ideia, ajudou o facto de ir com alguns amigos também!

pois pá quando uma pessoa se habitua ao freelance é muito complicado abdicar dessas liberdades.
outra vez obrigado
grande abraço

Alo Anabela
thanks, não me esqueci de ti, tenho andado com umas coisas para fazer que preciso terminar primeiro mas depois volto a falar contigo, balle?
cumprimentos

_________________
www.sergioduque.tv
http://www.oficinadoduque.blogspot.com/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
engelik
Colocada: Seg Abr 20, 2009 10:54 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 10 Mar 2007 Mensagens: 296 Local/Origem: Lisboa
parabéns sergio! Smile smp gostei do tipo de trabalhos que fazes Wink

realmente motion graphics smp me pareceu um bixo "estranho" :p não é bem carne nem peixe :p é uma espécie de design gráfico e ilustração.. com extras.. e a mexer :p mas acho que a linha é cada vez mais ténue entre essas áreas Wink

_________________
paulo silva - http://www.engelik.net
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
sergioduque
Colocada: Seg Abr 20, 2009 4:32 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
thanks! Smile
pois é, na verdade é uma grande "salganhada"! mas acho bem que não se crie sub-disciplinas dentro do que hoje é chamado de motion design.

_________________
www.sergioduque.tv
http://www.oficinadoduque.blogspot.com/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pixelwelder
Colocada: Ter Abr 21, 2009 4:58 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 615 Local/Origem: London
HEY DJ !!!

Parabéns........sempre andar.
Sabes que tabem gosto muito da tua onda.

Grande abraço.

_________________
.......in motion.

Eyeframe.co.uk

:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
sergioduque
Colocada: Ter Abr 21, 2009 6:33 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
hey DJ! thanks
Como é que correu o Brasil?
a ver se te apanho online para pormos a conversa em dia.
abraço

_________________
www.sergioduque.tv
http://www.oficinadoduque.blogspot.com/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pixelwelder
Colocada: Sáb Abr 25, 2009 5:14 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 615 Local/Origem: London
SHOW DE BOLA CARA!!!, foi bom demais.

Mas a esta altura já sabes tudo Razz

_________________
.......in motion.

Eyeframe.co.uk

:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
andrehp
Colocada: Qui Set 26, 2013 9:53 am Responder com Citação
Registo: 26 Set 2013 Mensagens: 5
Currículo foda!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum