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< Geral ~ 3DS Max ou Maya |
susfer |
Colocada: Dom Mar 15, 2009 1:41 pm |
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Registo: 15 Mar 2009
Mensagens: 3
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Olá a todos!
Sou nova nestas andanças do 3D e queria me especializar num dos programas 3D mais usados, Max ou Maya.
Para me ajudar na nesta decisão gostaria de saber a vossa opinião e queria saber qual é o programa mais usado nas empresas do norte do país, pois tenho que ser realista e o factor da empregabilidade é fundamental na tomada da decisão.
cumprimentos |
Editado pela última vez por susfer em Dom Mar 15, 2009 9:10 pm, num total de 1 vez |
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carloscidrais |
Colocada: Dom Mar 15, 2009 2:32 pm |
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Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Mensagens: 558
Local/Origem: London/Porto
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ola susfer
bem vindo ao forum. e uma optima pergunta que depende principalmente da area na qual pretendes trabalhar e do local.
Se puderes responder a isso, talvez seja mais facil ajudar te.
cumps |
_________________ www.carloscidrais.com |
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susfer |
Colocada: Dom Mar 15, 2009 9:09 pm |
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Registo: 15 Mar 2009
Mensagens: 3
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Olá Carlos
Eu adorava trabalhar em animação, mas a ideia que tenho é que o mercado de trabalho nessa área é mais restricto que no da arquitectura. Eu tenho uma certa urgência em arranjar emprego na área de 3D, seja ela qual for. Portanto queria investir para já na de maior empregabilidade. Na zona de Braga e Porto.
Obrgd
Cumprm |
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carloscidrais |
Colocada: Dom Mar 15, 2009 10:30 pm |
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Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Mensagens: 558
Local/Origem: London/Porto
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ola susfer. quer numa quer na outra area as tuas opcoes sao extremamente limitadas nas cidades de que falas.
no porto, e na area da arquitectura, tens a linha de terra que usa maya.
fora isso tens a jump willy na area de efeitos e a seed studios na area de jogos.
A jump willy usa maya e a seed studios usa xsi, se nao estou em erro.
pelo que ouco, nenhuma delas esta a recrutar actualmente.
em braga ( aonde tambem vivi um ano ) nao conheco nada, e francamente duvido que exista.
por outro lado...ja tens experiencia noutros softwares? tens algumas imagens feitas? ha quanto tempo fazes 3D?
isto porque por um lado dizes que pretendes escolher um software, por outro pretendes arranjar emprego com urgencia(?). nao entendi exactamente se tens experiencia ( profissional, academica ou como hobbie ) ou nao.
abraco, boa sorte. |
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susfer |
Colocada: Dom Mar 15, 2009 11:15 pm |
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Registo: 15 Mar 2009
Mensagens: 3
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Olá Carlos
Quando falo em urgencia, não digo já amanhã Mas queria já me dedicar ao software que me dê mais possibilidade de arranjar emprego na área, em vez de estar a aprender num e depois chegar à conclusão que o outro teria mais hipoteses de emprego.
Tenho algum conhecimento básico de 3DS Max e estou nisto há pouco tempo. Tenho poucos trabalhos já feitos.
E queria me dedicar agora a sério nisto, mas deparei-me com esta dúvida, continuo no Max ou mudo para Maya. Porque para mudar de software é melhor agora no inicio:)
Estou a pensar tirar um curso como ponto de partida, mas na escola que estou a pensar frequentar(flag) tanto dão Max como Maya.
Fico indecisa qual devo escolher...... |
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carloscidrais |
Colocada: Seg Mar 16, 2009 10:25 am |
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Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Mensagens: 558
Local/Origem: London/Porto
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LOL tudo bem, queria so ter uma nocao de onde vinhas e das tuas expectativas.
Isto porque eu sou do Porto, aonde vivi e trabalhei, e como ja falei, as oportunidades nao abundam.
Numa altura em que ja tens cursos superiores ( na Universidade Catolica do Porto ) aonde todos os anos saiem pessoas, cria-se uma concorrencia feroz por poucos ( ou mesmo nenhum ) empregos.
isto no norte, se comecares a pensar em lisboa ou em sair do pais ( como eu fiz ) entao claro, outras perspectivas se abrem. O que alteraria por completo a resposta a tua pergunta porque ao contrario do Porto, no qual a unica empresa do ramo usa maya, o mercado de viz para arquitectura e praticamente dominado por max e agora talvez pelo max design. animacao e pos producao ja sera (muito ) mais Maya e tambem Xsi. tudo dependera da area na qual pretendes trabalhar.
espero ter respondido a tua pergunta, de qualquer modo outros terao outras opinioes e deveras ouvi-las, boa sorte e acima de tudo bom trabalho. |
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flash |
Colocada: Seg Mar 16, 2009 1:14 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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Hum.. esta conversa não me é estranha
Sinceramente não acho que há uma solução certa para o teu caso. Se gostas de animação provavelmente a maior parte dos utilizadores recomendam-te ires para maya. Mas se queres emprego, aprender MAX direccionado para Arch viz, não seria má ideia. |
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actor |
Colocada: Qua Abr 01, 2009 7:39 am |
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Novo membro
Registo: 22 Fev 2008
Mensagens: 45
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Eu pessoalmente e segundo a minha esperiencia actual como Animador sou da opiniao que Max com o sistema do Biped e CAT oferece ferramentas excelentes para Animacâo, principalmente se se tiver prazos curtos para os trabalhos (o que é quase sempre o caso!) e na área dos Jogos continua a ser o software mais usado a nivel mundial.
Maya segundo aquilo que eu sei, nâo tem este tipo de ferramentas. É claro que existem plugins e scripts para Maya que vâo até um certo ponto implementar este tipo de funcionalidade.
Arriba, |
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pedepano |
Colocada: Qua Abr 01, 2009 10:10 am |
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Primeiros passos
Registo: 11 Set 2008
Mensagens: 133
Local/Origem: Lisboa
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Ola.... deixa eu explicar meu ponto de vista.
Se tu quer ser animadora, acredito que não terá problemas caso a empresa usa Maya ou Max ou XSI e etc....tenho amigos, que são somente animadores, que animam em Max.. mas depois foram para empresas que usam Maya e se adaptaram normalmente... pois o modulo de animação é de facil adaptação, tu apenas deve saber comandos basicos de viewport do software, editor de curvas, timeline, keys e etc...
Para trabalhar apenas com animação, tu deve procurar um job em empresas que tem suas equipes dividas... ou seja... um cara especialista em modelagem, outro em light & render, outro em tracking, outro em animação e assim vai..... se tu quer ser animadora, terá que trabalhar só com animação.
Claro que para arranjar um bom emprego, tu deve ter além de experiência, um bom portfolio... sem um portfolio dificilmente alguem consegue um emprego nessa area.
Muitas pessoas cometem o erro de falar que é animador, e no portfolio dele só tem stills de arquietetura.. e nada de animação.....foque no k tu queres seguir e faça um portfolio para isso... eu por exemplo sou generalista, então, meu portfolio tem trabalhos onde fiz modelagem, animação... enfim, de tudo um pouco...
Vamos aos prós e contras dos softs ao meu ver:
3dsmax: ideal para publicidade.... como publicidade tem os prazos apertados (sempre) é bom ter uma ferramenta onde tu possa modelar com facilidade e rapidez, abrir uv maps, animar, fazer rig e etc... o max tem uma interface amigavel, é facil de usa-lo.. em poucos dias tu já sabe onde estão as ferramentas, como mexer na viewpor... e experiencia tu vai pegando um passo de cada vez.
Maya: O maya usa uma metodologia totalmente diferente, software que trabalha com nodes, segue uma logica totalmente diferente do 3ds max... é poderoso se souber utilizar... é preciso praticar bastante para entender o software.... ele é usado em publicidade também, porém é mais usado na industria cinematografica... com prazos bons e uma boa experiencia, conseguirá resultados satisfatorios com ele.
Agora, acima de tudo, não importa o software, e sim o artista, tudo depende de ti... estudando bastante, empenhando-se, conseguirá fazer bons trabalhos e o trabalho aparecerá..
Outra coisa, "Marketing Pessoal", como chamamos no Brasil, é importante conhecer pessoas, frequentas forums, fazer amigos, aumentar seu network, pessoas com mais experiencia que tu, para lhe dar dicas e ensinar coisas... vai ser que sua logica mudará completamente....
Agora, respondendo sua pergunta de qual software usar: Use o software no qual tu sinta-se o mais confortavel possivel... se tu acha que o 3ds max é mais facil e mais tranquilo de aprender... vá nele, existem muitas empresas que usam max...... agora, se tu não mexeu no maya, faça um teste, use uns dias... se achar que é mais facil de aprender, vá por ele..... seja um, seja outro, existem trabalhos para ambos, é só estudar...
será que resondi? hehe |
_________________ Cheers,
Henrique Melo | hmelo.com
FX Technical Artist @ Ingreme Post Production |
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