Autor |
Mensagem |
|
joao gomes |
Colocada: Ter Nov 25, 2008 10:47 pm |
|
|
Registo: 05 Mar 2008
Local/Origem: Porto
|
Gostava de saber se alguém pode me ajudar com este problema.
Estive a renderizar umas imagens de um objecto com o mental ray e na imagem lateral aparecem uns artefatos estranhos (parecem umas impressões digitais) e não consigo perceber onde está o problema.
O mais estranho é que nem sempre aparecem como se pode ver na outra imagem em perspectiva.
Já tive o mesmo problema com algumas malhas importadas do rhino e na altura julguei que fosse esse o problema.
Se precisarem do ficheiro podem descarregar aqui:
Código: http://factorescala.com.sapo.pt/temp/Streamliner_F1.zip
Se alguém puder dar uma ajuda, agradecia.
Abraços
João Gomes |
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Ter Nov 25, 2008 11:58 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
Cheira-me a má geometria, ou numero insuficiente de samples |
|
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Ter Nov 25, 2008 11:59 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
João,
Abri a cena e fiz tudo e mais alguma coisa (normais, shell, push, weld vertices, etc, etc, etc)... e parece que vais ter mesmo que re-exportar do rhino. A malha vem com alguma informação "marada" do rhino.
Vê se consegues exportar em obj com quads em vez de tris (se tiver essa opção).
Good Luck!
Outra hipótese é modelares no max ... em low poly modelas este carrinho em 5m
cheerz |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
joao gomes |
Colocada: Qua Nov 26, 2008 3:50 am |
|
|
|
Romanus, este modelo foi feito no max.
A primeira tentativa que eu fiz é que foi no rhino, que é ótimo para modelar mas deu um problema como este e na altura também pensei que fosse algum "bug" da parte do rhino ao criar a malha.
Depois tentei importar directamente o ficheiro do rhino para o max usando o power translators (que é bom pois permite controlar a densidade da malha dentro do max) mas o problema continuou.
Agora estou a ver que o mais certo é o problema estar no mental ray.
Não sei se é "bug" ou se alguma má configuração da minha parte (que é o mais certo) pois tenho pouca experiência e daí ter recorrido ao fórum a ver se alguém dá uma ajuda.
Nestas imagens usei os promaterials (que eu julgo serem novidadeno max 2009?) e cheguei a pensar que pudesse ser isso mas também acontece com o material standard do max.
Entretanto, como a flash disse que podia ser o número de samples andei a "fuçar" mais um pouco nos settings e reparei que as tais manchas afinal são a geometria da própria malha.
Não sei se percebi bem o que querias dizer com "quads em vez de tris" uma vez que nesta malha tive o cuidado de ter só quads, excepto no lugar onde encaixa o boneco.
Mas de facto na imagem parece que os quadrados da malha são preenchidos com uma espécie de "X"...
Se mais alguém puder dar uma dica, agradecia.
Abraços
João Gomes |
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Qua Nov 26, 2008 3:54 am |
|
|
Site Admin
|
cola ai um wireframe do bicho, mas sem o smooth |
|
|
|
Voltar acima |
|
lontra |
Colocada: Qua Nov 26, 2008 11:07 am |
|
|
Novo membro
Registo: 26 Set 2007
|
Pelo que me dá a entender pelo último render, fizeste o render de uma vista ortogonal (ex. front, ou left)...
Geralmente isso é má ideia no mentalray. Mais vale criares uma camera real, mesmo que esteja bastante afastada e fechada...
Inté |
|
|
|
Voltar acima |
|
joao gomes |
Colocada: Qua Nov 26, 2008 2:15 pm |
|
|
|
Flash, cá está o wireframe do bólide, mas o problema está mesmo nas vistas ortogonais, tal como disse o lontra.
As imagens que eu coloquei anteriormente foram renderizadas directamente da janela frontal mas o problema persiste mesmo que se utilize uma câmara definida para projeção ortogonal.
Com os meus parcos conhecimentos de fotografia decidi seguir a dica do lontra e deu resultado apesar de não ser uma imagem verdadeiramente ortogonal (mas o que interessa é que ninguém topa).
Obrigado a todos pela ajuda e tempo dispendido.
Abraços
João Gomes |
Voltar acima |
|
joao gomes |
Colocada: Qua Nov 26, 2008 2:17 pm |
|
|
|
As imagens da simulação de uma vista ortogonal |
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Qua Nov 26, 2008 7:16 pm |
|
|
Site Admin
|
Realmente vistas ortogonais pode ser má ideia.. por milhoes de razoes.. experimenta uma camera em perspectiva com um fov baixo |
|
|
|
Voltar acima |
|
|