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<  3D Studio Max  ~  Render com artefatos

joao gomes
Colocada: Ter Nov 25, 2008 10:47 pm Responder com Citação
Registo: 05 Mar 2008 Mensagens: 24 Local/Origem: Porto
Gostava de saber se alguém pode me ajudar com este problema.

Estive a renderizar umas imagens de um objecto com o mental ray e na imagem lateral aparecem uns artefatos estranhos (parecem umas impressões digitais) e não consigo perceber onde está o problema.

O mais estranho é que nem sempre aparecem como se pode ver na outra imagem em perspectiva.

Já tive o mesmo problema com algumas malhas importadas do rhino e na altura julguei que fosse esse o problema.

Se precisarem do ficheiro podem descarregar aqui:
Código:
http://factorescala.com.sapo.pt/temp/Streamliner_F1.zip


Se alguém puder dar uma ajuda, agradecia.

Abraços
João Gomes

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flash
Colocada: Ter Nov 25, 2008 11:58 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Cheira-me a má geometria, ou numero insuficiente de samples
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romanus
Colocada: Ter Nov 25, 2008 11:59 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
João,

Abri a cena e fiz tudo e mais alguma coisa (normais, shell, push, weld vertices, etc, etc, etc)... e parece que vais ter mesmo que re-exportar do rhino. A malha vem com alguma informação "marada" do rhino.
Vê se consegues exportar em obj com quads em vez de tris (se tiver essa opção).

Good Luck!

Outra hipótese é modelares no max Very Happy ... em low poly modelas este carrinho em 5m Wink

cheerz

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
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joao gomes
Colocada: Qua Nov 26, 2008 3:50 am Responder com Citação
Registo: 05 Mar 2008 Mensagens: 24 Local/Origem: Porto
Romanus, este modelo foi feito no max.

A primeira tentativa que eu fiz é que foi no rhino, que é ótimo para modelar mas deu um problema como este e na altura também pensei que fosse algum "bug" da parte do rhino ao criar a malha.

Depois tentei importar directamente o ficheiro do rhino para o max usando o power translators (que é bom pois permite controlar a densidade da malha dentro do max) mas o problema continuou.

Agora estou a ver que o mais certo é o problema estar no mental ray.
Não sei se é "bug" ou se alguma má configuração da minha parte (que é o mais certo) pois tenho pouca experiência e daí ter recorrido ao fórum a ver se alguém dá uma ajuda.

Nestas imagens usei os promaterials (que eu julgo serem novidadeno max 2009?) e cheguei a pensar que pudesse ser isso mas também acontece com o material standard do max.

Entretanto, como a flash disse que podia ser o número de samples andei a "fuçar" mais um pouco nos settings e reparei que as tais manchas afinal são a geometria da própria malha.

Não sei se percebi bem o que querias dizer com "quads em vez de tris" uma vez que nesta malha tive o cuidado de ter só quads, excepto no lugar onde encaixa o boneco.

Mas de facto na imagem parece que os quadrados da malha são preenchidos com uma espécie de "X"...

Se mais alguém puder dar uma dica, agradecia.

Abraços
João Gomes

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flash
Colocada: Qua Nov 26, 2008 3:54 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
cola ai um wireframe do bicho, mas sem o smooth
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lontra
Colocada: Qua Nov 26, 2008 11:07 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 26 Set 2007 Mensagens: 36
Pelo que me dá a entender pelo último render, fizeste o render de uma vista ortogonal (ex. front, ou left)...

Geralmente isso é má ideia no mentalray. Mais vale criares uma camera real, mesmo que esteja bastante afastada e fechada...

Inté
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joao gomes
Colocada: Qua Nov 26, 2008 2:15 pm Responder com Citação
Registo: 05 Mar 2008 Mensagens: 24 Local/Origem: Porto
Flash, cá está o wireframe do bólide, mas o problema está mesmo nas vistas ortogonais, tal como disse o lontra.

As imagens que eu coloquei anteriormente foram renderizadas directamente da janela frontal mas o problema persiste mesmo que se utilize uma câmara definida para projeção ortogonal.

Com os meus parcos conhecimentos de fotografia decidi seguir a dica do lontra e deu resultado apesar de não ser uma imagem verdadeiramente ortogonal (mas o que interessa é que ninguém topa).

Obrigado a todos pela ajuda e tempo dispendido.

Abraços
João Gomes

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joao gomes
Colocada: Qua Nov 26, 2008 2:17 pm Responder com Citação
Registo: 05 Mar 2008 Mensagens: 24 Local/Origem: Porto
As imagens da simulação de uma vista ortogonal

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flash
Colocada: Qua Nov 26, 2008 7:16 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Realmente vistas ortogonais pode ser má ideia.. por milhoes de razoes.. experimenta uma camera em perspectiva com um fov baixo
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