Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Conheça os Artistas  ~  Hélder "Pixelwelder" Real

comanight
Colocada: Dom Nov 23, 2008 4:10 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
Olá todos mais uma vez!

O meet the artist desta semana é com o Hélder Real, aqui no fórum conhecido como "Pixelwelder", actualmente senior designer na bloomgraphics.

Este meet terminará Domingo dia 30 de Novembro.


Olá a todos, antes de mais gostaria de agradecer ao Fórum Dimensão 3 pelo convite que me fez e dar oportunidade de mostrar aos que me conhecem um pouco mais do meu trabalho. Nunca mostrei grande coisa do que faço profissionalmente apenas uns exercícios de 3D e mais umas outras coisas.

Vamos lá ao que interessa, chamo-me Hélder Real Ferreira, desde muito novo sempre tive ligação com as artes, lembro-me de ser criança e ver o meu pai pintar desenhar, esculpir e executar alguns trabalhos manuais como forma de entretenimento, melgava-o para me desenhar isto e aquilo, desculpa pai EH EH EH.

Quando estava na primária gostava muito de desenhar e pintar, aptidão que foi me acompanhado apartir dai. A minha formação escolar sempre foi nas áreas relacionadas com artes, quero referir que DETESTAVA computadores mesmo mesmo. O meu objectivo era entrar para pintura, a minha paixão, quando acabei o 12º ano como não era marrão não tinha notas para o ESBAL…..pensei o que vai ser de mim….fiquei algo desorientado e sem rumo. Deu-me na cabeça de encontrar uma profissão…..por muito muito pouco, isto é verdade quase que me tornei maquinista da CP. Nessa mesma altura li num jornal acerca de um Instituto Superior, o ESTAL que tinham cursos superiores de Design de Comunicação. Lembro-me que não fazia a mais pálida ideia do que era, apenas que de certeza teria algo a ver com artes, o meu primeiro ano foi a coisa mais surreal que poderia existir em termos de cadeiras….completamente fora do curso….era só rir, ADOREI!!

Só no segundo ano comecei a usar os ditos computadores, lá comprei um e pronto a partir dai, foi sempre o descobrir de uma nova forma de fazer “arte”. Grandes noitadas em frente de softwares e a mandar cabeçadas. Comecei com o Coreldraw, Freehand, Photoshop, Ilustrator, QuarkExpress , programas mais gráficos logo descobri o 3D usei o Ray Dream Studio, Infini D, Bryce, Poser,…. até me fartar de todos eles e me dedicar ao Maya mais a sério passados uns anitos pois queria fazer algo mais além e que me auxiliasse mais nos meus trabalhos gráficos. Para não bastar, bichinho carpinteiro como sou também aprendi a usar o Flash, dreamweaver Director, vecta 3D, SWIFT,….entre outros. a multimedia e internet sempre me fascinou. Sempre gostei de fazer um pouco de tudo o que me abriu portas de emprego felizmente. Contudo a minha formação sempre foi Gráfica. Embora eu sempre ambicionasse ter um trabalho onde eu pudesse aplicar todos os conhecimentos…

Quando me encontrava no 3º ano e último da faculdade apareceu-me uma oportunidade de emprego numa agência de publicidade (Abc4uatro) onde por quase 7 anos fui Art Director. Trabalhava nos mais diversos meios de comunicação gráficos o que me permitiu adquirir experiencia e desenvolver o meu trabalho, apesar de fazer algum uso do 3D e pequenos trabalhos de internet. Sempre tinha em mente fazer algo mais envolvente e técnico também.

Quando chegou a hora de mudança decidi tentar ir para o motion , onde ai poderia fazer uso do 3D, design, art direction, som e também animação. A Empresa que me contratou foi a Pura Imagem onde comecei mais a sério este tipo de trabalhos a fulltime embora tb fizesse material gráfico.

Ambicioso como sou e de aprender cada vez mais e melhorar o meu portfolio, surgiu a oportunidade de ir para a SIC (Bloomgraphics) onde me encontro actualmente a fazer motion e grafismo, sou Sénior Designer. Paralelamente também realizo trabalhos de freelancer, gráficos e de motion e alguma coisa de web. Estou sempre pronto para mais um desafio num futuro próximo gostaria de ir trabalhar para o estrangeiro, algo que ainda não desisti, espero que um dia me sinta também realizado nesse aspecto.

Realmente foi uma grande surpresa para mim o meu nome ser comentado, não estava nada a espera deste convite, mais uma vez obrigado por daem oportunidades comos estas as membros do fórum, e que se repita com mais membros.

Desde que frequento este fórum já fiz bons amigo e evolui bastante, ajudou-me a andar mais para frente especialmente no 3D pelas dicas e ajuda que recebi.

Abraço pessoal e obrigado


Esfolem me agora Wink


Showreel ainda em W.I.P.

www.pixeldisfunction.com/REEL.mov

E algumas imagens do trabalho do Hélder.








_________________
www.flopes.eu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
unxetas
Colocada: Seg Nov 24, 2008 7:15 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
Boas Sr. Helder!

Obrigado por contares as tuas voltas aqui no forum. Apesar de nao conhecer muito bem o mundo do design e das artes graficas em geral, sabes que sempre admirei o teu trabalho. Acho que tens um "olho" artistico fantastico, desde desenho, pintura, fotografia, design.. Tens um excelente portfolio em tudo aquilo que te aplicas Smile

Para comecar as perguntas - como ja disse, aquilo que mais admiro em ti eh a capacidade de seres muito bom em varias "vertentes" artisticas. Isto sao tudo coisas que fazes ao mesmo tempo, ou sao cenas que vao e voltam? Ou seja, tens alturas em que te dedicas mais ah fotografia e esqueces o resto por uns tempos, ou dedicas-te sempre as varias actividades ao mesmo tempo?

Ja agora, como se chamava aquele gajo que me mostraste com as fotos de cadaveres e cavalos...?!

Abraco Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Kameleon
Colocada: Seg Nov 24, 2008 10:01 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Antes de mais obrigado comanight pelo esforço e empenho que tens tido nestes Meet the artist e obrigado Helder pela tua participação e partilha, para mim já valeu a pena só pelo facto de ver os teus trabalhos, obrigado esse que se extende a todos os que já participaram aqui e decidiram partilhar um pouco deles connosco Smile Abraços!

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
spurv3d
Colocada: Seg Nov 24, 2008 11:06 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 223 Local/Origem: Carnaxide - LX
Muito bem Helder! Mto bom trabalho!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Seg Nov 24, 2008 1:28 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
O teu nome aparece naturalmente com a qualidade do trabalho que tens apresentado Wink

Aqui vão algumas perguntas:

1 - Tens a liberdade criativa que pretendes no teu trabalho actual? És tu que crias de raíz todo o conceito gráfico, animação, etc?

2 - Geralmente tens o audio para trabalhar por cima, ou fazes todo o grafismo e só depois é que sonorizas?

3 - Sentes que a área de motion graphics é subvalorizada em Portugal? Porquê?

cheers for now

PS: Congrats pelo teu percurso e pela qualidade do teu (vosso) trabalho! Smile

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
sergioduque
Colocada: Seg Nov 24, 2008 1:55 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
alo Dj,
Continua a dar-lhe com força!
grande abraço.

_________________
www.sergioduque.tv
http://www.oficinadoduque.blogspot.com/
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Seg Nov 24, 2008 3:21 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Ola Helder

Parabens pelo percurso, nao me parece nada impossivel arranjares um emprego nos estrangeiros, a julgar pelo que mostraste.

A minha pergunta sera:

Foste tu que desenhaste o layout do mymentalray.com?

Se sim parabens!

Keep em coming,
Carlos

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nightwalker
Colocada: Seg Nov 24, 2008 3:32 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
O´ pra ele todo crescido Laughing

Esqueceste-te de dizer que tb és um excelente fotografo Wink
Boa sorte e é um prvilegio ter trabalhado ctg.

Abreices

_________________
One of many at www.puraimagem.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Pixelwelder
Colocada: Seg Nov 24, 2008 4:14 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 615 Local/Origem: London
Alõ pessoal,

Muito obrigado pelos vossos comentários ao meu trabalho, é sempre bom
ouvir, só nos dá mais força e vontade para fazermos mais e melhor.

Obrigado Tiago, Artur, Mário, Rui,DJ (Sérgio Wink ),Carlos, David e não poderia deixar
de agradecer também ao Helder Lopes por organizar esta entrevista
e me ter auxiliado na mesma.


Foi um grande Prazer ter trabalhado contigo David e com todo o resto da equipa
da Pura Imagem onde fiz grandes amigos.

Relativamente ás perguntas que me foram feitas,

Tiago:

Realmente eu sempre tive o bicho carpinteiro dentro de mim, fazer varias
actividades ao mesmo tempo, focando no que me perguntaste, realmente é um pouco por fases.
Tenho alturas que me dedico mais ao 3d outras à fotografia ou ilustração design...Mas
não é que seja regra, normalmente por casa ando sempre entretido a fazer sempre alguma
gosto sempre de estar a desenvolver projectos pessoais e explorar tecnicas novas ou
tentar isto ou aquilo, como muitos de nós. Tenho fases em que não tenho tempo em
casa opis como referi sou também frelancer e nem sempre tenho tempo para tal.
Por exemplo ando nua fase muito Brain dead nestes ultimos 3 meses tenho me dedicado muito
À fotografia abri uma galeria no FLIKR (http://www.flickr.com/photos/pixeldisfunction/)
andei este tempo todo a editar fotos e escolhe-las, bla bla bla.....e sempre que posso
dou saco sempre uns bonecos.....paralelamente ás outras actividades que tenho.

Relativamente ao grafismo como o fazia muito no trabalho compensava sempre em casa
as outras áreas de interese.

Desde que comecei a lidar com computadores parei muito de desenhar como antigamente
mas acho que de certa forma de como o faço em computador sinto prazer e gosto igualmente
como se de uma tela ou papel se tratase.

Por vezes não é facil realmente fazer muita coisa ao mesmo tempo acabas por não seres
muito bom numa coisa.

Espero ter sido explicito Tiago.




Rui:

Felismente sinto me muito realizado profissionalmente aqui, sou eu normalmente
responsavélpelos projectos que faço, desde direcção de arte, grafismo,animação,3D e
a pós-produção e em alguns projectos quando tenho tempo tb trb o som.
Como os prazos são sempre apertados uma pessoa só para fazer tudo isto é sempre muito
complicado e fica sempre algo pra fazer ou para melhorar, mas pronto é o tipico de tudo
do que se faz por cá.

Relativamente ao audio eu prefiro sempre que posso quando tenho o moodboard feito e ter
noção por onde quero ir escolher mua musica que encaixe, pois ai é meio caminho andado
para teres uma animação muito bem ritmada e dar um pouco mais de vida ao teu projecto.

Muitas vezes tenho de animar sem audio o que eu não gosto muito pois temos de animar
e pensar um pouco ás escuras de certa forma...mas faz-se claro.
De certeza outras pesoas preferem faze-lo assim pois têm masi liberdade, é tudo uma
questão de gosto pessoal.


Em relação ao Motio em portugal olha eu estou neste meio faz quase 2 anos, mas de certa
maneira sempre estive dentro do mercado por ser um fio condutor dos mesmos ou
falar com pessoas que o fazem. Penso que cada vez mais está a ser mais valorizado,
resultado disso ve-se cada vez mais genéricos com cada vez mais motion grafics à
mistura nos mais diversos meios de comunicação audiovisuais. Cada vez as pessoas estão
mais informadas e vêm muita coisa logo apartir dai começama referniar o gosto
e ter noção das coisas. O que as leva a seguir aquilo que masi gostame acham melhor.
Em suma espero que cada vez mais se faça mais motion e cada vez melhor so vai abrir
mais o mercado, dar oportunidade a gente jovem e catapultar mais o mercado nacional,
fazer o nivel subir cada vez mais.


Carlos:

Sim fui eu que desenhei o layout do My Mental Ray e o logo também estou desde o inicio
ligado a este projecto tudo começou comigo e com um amigo meu de Los Angels Julian Sarniento
e eu (Graphic and look designer) Hoje em dia temos ua grande equipa de profissionais
e brevemente mais novidade Wink

Um grande abraço Pessoal

_________________
.......in motion.

Eyeframe.co.uk

:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
comanight
Colocada: Seg Nov 24, 2008 8:14 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
kameleon, é de boa vontade que trato dos meets, é porreiro ficar a conhecer as pessoas por detrás do nick Smile

Bem Hélder, gosto mt do teu trabalho, conhecia alguns deles mas não sabia quem tinha feito, a tua reel achei fantastica, das melhores que vi até hoje, muita diversidade, qualidade e bonita pá! deu gosto ver até ao fim Very Happy

Perguntas:

- Como art director de um projecto, já tives-te que coordenar vários artistas, o que achas mais importante e talvez o mais dificil em ser director de um projecto?

- De todas as áreas que gostas, (fotografia, design, 3D, etc) gostavas de optar por uma, ou preferes fazer de tudo um pouco pra continuar a variar as técnicas e resultados pra explorar novos caminhos?

- Falas em ir pro estrangeiro, apenas por aventura e para expandir mais os conhecimentos ou em parte também pelo aspecto monetário que possas vir a ter lá fora?

- Nome do artista e da música da tua reel Laughing

_________________
www.flopes.eu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
poor666
Colocada: Seg Nov 24, 2008 11:05 pm Responder com Citação
Registo: 24 Nov 2008 Mensagens: 1
Sem dúvida o Helder é um dos maiores aficionados que conheco, horas e horas em frente do computador ( e ele que não gostava dos computadores ).

Excelente work!

Estou muito feliz por ter como amigo Smile

Recomendo.

Abraço
João Ramos
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
unxetas
Colocada: Ter Nov 25, 2008 4:11 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
Ate o Ramos ja ca anda Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Pixelwelder
Colocada: Ter Nov 25, 2008 11:55 am Responder com Citação
Veterano Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 615 Local/Origem: London
Muito obrigado Helder pelas tuas palavras, fico contente por saber que o meu trabalho tem valor e as pessoas gostam dele.

Relativamente às tuas perguntas:

Como Art Director de um projecto, as coisas podem correr bem ou mal,
já me aconteceu de tudo só assim aprendes a lidar com as situações não é ? Mas por vezes não é facil porque tens de estar a controlar varias vertente e o trabalho que setá a ser feito de quem está a animar, quem esta a produzir grafismo, copys, e por vezes acabar por ter pouco tempo para desempenhar o teu papel como membro desse mesmo projecto. Acabas por ser um pouco um bombeiro andas a apagar fogos e dar apoio aqui ou ali. Trazer equilibrio à equipa e ao projecto acima de tudo é o mais fundamental, mas quando trabalhas com bons profissionais essa trarefa é mais simplificada e as coisas correm às mil maravilhas, mesmo tendo de estar a supervisioanar o LOOK e direcção que o caminho está a levar.
Além disto por vezes tens de ir a filmagens ou a sessões fotográficas e direccionar o trabalho de estudio para depois postriormente usarres no teu trabalho.
Acho que o mais chato é mesmo o desgaste que o trabalho te dá quando são projectos grandes e tens opuco tempo para os produzires.



Entre todas as áreas que gosto, realmente é muito complicado responder a esta questão mas muito simples ao mesmo tempo, Eu gosto de tudo realmente tento ter um equilibrio em tudo o que uso de forma as coisas serem funcionais e não entrar em extravangâncias de querer fazer tudo e mostrar tudo o que sei fazer. Mas acho que tudo esta interligado. Acho que o bom de teres conhecimento em várias áreas só te ajuda a diversificar o teu trabalho e a enriquece-lo e tens sempre a oportunidade de abrir novos caminhos.

Um dia mais tarde quando deixar-me de computadores e destas vidas concerteza a fotografia vai continuar comigo como hobbie concerteza, viajar pelo mundo e tirar fotografias para uma revista ou National Geographic EH EH EH, Claro também voltar a pintar e desenhar mais frequentemente.


Olha gostaria muito de ir para o estrangeiro por aventura sim e para evoluir mais como profissional e ter uma nova experiencia de trabalho,
claro que se em termos monetários foi tambem compensador melhor ainda, é ouro sobre Azul Wink
Vamos a ver o que o futuro reserva, mas smi é um grande sonho que tenho.


Olha o nome do Artista e da faixa da musica não me lembro :/ mais logo quando chgara casa digo-te.....Oh mário tu deevs de saber de certeza diz ai Wink


Epha Tiago já vistes quem anda por aqui Wink é verdade esta malta não pode ver nada LOL Wink

Obrigado João

_________________
.......in motion.

Eyeframe.co.uk

:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pixelwelder
Colocada: Qui Dec 04, 2008 1:38 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 615 Local/Origem: London
Queria so deixar um reminder, brevemente vou ter o meu site pronto e on-line. Quando estiver pronto faço um post aqui no forum.


Abraços

_________________
.......in motion.

Eyeframe.co.uk

:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum