Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Conheça os Artistas  ~  Tiago "unxetas" Santos

comanight
Colocada: Sex Nov 07, 2008 3:04 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
Meet the artist está de volta!

Antes de mais, quero agradecer ao Tiago a disponibilidade dele para o meet the artist, mesmo agora com os fusos horários um pouco diferentes.

Desta vez, o Tiago, vai partilhar um pouco da sua experiência desde que se iniciou nesta área em vários países e empresas.

Esta sessão está aberta até Domingo, dia 16 de Novembro.
Passo então a colocar aqui o texto que o Tiago me enviou para dar uma introdução a esta sessão. Cumps.

Filmografia: http://us.imdb.com/name/nm2396872/

Tiago Santos, 24 anos, nascido em Lisboa e criado la perto.. Tornei-me nerd bastante pequeno, a jogar e a "programar" (fazer pontos e bolinhas..) no 48k dos meus irmaos. Em 90 e poucos tive o meu primeiro PC a serio e lembro-me de ligar a algumas BBS's e ver por la programas de raytracing e pensar o que raio seria aquilo.

Uns quantos anos mais tarde, vi um making of do Toy Story e pronto, era aquilo que queria fazer. Eventualmente arranjei uma demo do Maya 3 e a inevitavel copia pirata, e comecei a dar uns toques nestas areas. Em 2003 tive a oportunidade de ir a Dickson (Tennesseeeee) durante 4 semanas para um curso intensivo (com o pessoal do 3dbuzz.com). Foi uma experiencia brutal onde aprendi muita coisa que ainda hoje aplico, apesar da mudanca que viria a fazer.

Quando voltei a Portugal, a ideia era trabalhar numa reel decente e comecar a procurar estagio/trabalho. Ao mesmo tempo, achei que devia voltar ah faculdade. 2 anos depois, o curso nao me interessava e a reel estava na mesma, e o interesse no 3D foi morrendo. Meio ah sorte e sem saber o que fazer, acabei por ir para a Restart tirar um curso de pos-producao/edicao. Apesar de nunca ter pensado nisso na altura, acabou por ser uma area onde tinha muito mais jeito e bastante mais oportunidades.

Depois do curso, trabalhei como editor do DanceTV (haha..) durante mais ou menos 9 meses. Com os trocos que juntei, decidi ir para Londres, tirar mais um curso, desta vez de compositing (Shake). No fim do curso a escola (escape studios) arranjou-me trabalho na Framestore CFC e passado umas semanas, tive outra oferta da Double Negative, para trabalhar como Rotoscoping artist.

Acabei por ficar na Double Negative 2 anos e uns meses. Foi uma experiencia brutal e tive a sorte de trabalhar com pessoas com um nivel ao qual so posso sonhar chegar Smile Com aquilo que aprendi destas pessoas, consegui subir de roto para prep, junior comp e sair como mid level.

Neste momento, trabalho ha uns dias na CIS Vancouver, no Angels & Demons. Acabei de chegar e as diferencas tanto para Londres como para a DNeg sao enormes, mas por enquanto estou a gostar Smile


Wink


Editado pela última vez por comanight em Seg Nov 10, 2008 10:04 am, num total de 1 vez

_________________
www.flopes.eu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
MacGio
Colocada: Sex Nov 07, 2008 4:33 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 17 Mar 2006 Mensagens: 85 Local/Origem: Londres | Gaia
Ola Tiago,

Parabéns pelo teu percurso. Podes revelar um pouco mais sobre as diferenças que encontras entre Londres e Vancouver? Achas que terá algo a ver com a diferença de trabalhar no UK ou essa diferença também se sentia entre estudios dentro do UK?

Apesar de já seres um profissional na área, achas que se não tivesses passado pela Escape seria muito mais difícil entrar num estúdio em Londres?


Cheers,
Marco

_________________
John Knoll - “800 really creative people in the same place has an amplification effect”

http://dtcreatures.blogspot.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
unxetas
Colocada: Sex Nov 07, 2008 6:29 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
Boas..

Acho que as diferencas entre a dneg e a CIS devem-se principalmente ah escala e ao tipo de empresa. A Dneg tem neste momento ah volta de 460 pessoas, todas a trabalhar em VFX. A CIS em vfx tem ah volta de 60, no maximo.

Isto reflecte-se um bocado em cenas como a pipeline e o workflow de cada empresa, na dneg as coisas sao um bocado mais organizadas e de uma forma mais racional..

Por outro lado, a DNeg apesar de grande, continuava a ser uma empresa com 2 donos que passam la os dias. A CIS eh uma "filial" da Deluxe, que por sua vez eh uma sub-empresa de outra cena qualquer. Temos um dress code (nao muito rigido, eh certo, mas temos..) o que nao cabia na cabeca de ninguem em Londres.

Quanto ao trabalho em si, a forma de trabalhar (fora a pipeline..) nao varia muito, mas aqui o pessoal esta muito mais focado durante o dia e ao fim de 8 horas, piram-se! Eh complicado estar aqui 8 horas sempre a trabucar sem grandes intervalos e ser controlado nos horarios (o que nao acontecia, de todo, na DNeg), mas sabe mesmo bem chegar ahs 5.30 e por-me a andar, quer o trabalho esteja feito, quer fique a meio haha. Obvio que conforme os deadlines se aproximam, isto muda um bocado, mas depois pagam overtime Very Happy



Quanto ah pergunta sobre a Escape - nao posso dizer que a Escape me tenha salvo a vida e tenha sido uma cena completamente essencial ah minha carreira, mas tenho consciencia que de certeza nao tinha acontecido tudo tao rapido. Mesmo assim tive a sorte de ter um excelente professor na Escape e aprendi muita coisa que me preparou para os primeiros trabalhos.. E claro, como ja disse, arranjaram-me o primeiro trabalho na Framestore, que me deu trabalho baseado na palavra da escola sem sequer terem visto a minha reel.

Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
comanight
Colocada: Seg Nov 10, 2008 10:03 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
cunhas na framestore.. ahaha (just kidding) Razz

Bem, eu tenho várias perguntas,

- o que te levou a trocar uma empresa como a DNeg por a CIS ? money? woman? ou simplesmente partir pra mais uma aventura? Smile

- Tanto na DNEg como ai, como funciona o teu processo de trabalho? entregam vários shots no inicio ou vão atribuindo trabalho conforme as coisas vão evoluindo?

- canadianas ou britânicas?

- falas de diferenças enormes, podes desenvolver um pouco mais essa parte?

se me lembrar de mais entretanto.. Smile

_________________
www.flopes.eu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
unxetas
Colocada: Seg Nov 10, 2008 7:50 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
boas Smile

a troca nao foi uma decisao facil.. Mas era uma coisa que andava a planear ha algum tempo! Basicamente a intencao nao foi trocar a DNeg pela CIS mas sim Londres por Vancouver.

Mesmo com altos e baixos, curti ah brava o tempo que estive na DNeg e espero um dia voltar a trabalhar com o pessoal, ou la ou noutro sitio. Mas Londres nao eh, de forma nenhuma, um sitio que eu alguma vez pudesse chamar "casa". Claro que foi dificil sair da DNeg para uma empresa mais pequena, sem saber exactamente como as coisas iam correr. Na DNeg tava comfortavel e sentia que podia la ficar o resto da carreira sem grandes problemas, vai demorar algum tempo ate ficar tao comfortavel noutra empresa. Mas apesar de nao ter assim tantos aninhos disto, ja decidi que mais importante do que os trabalhos, os creditos e as empresas, eh a minha vida fora do trabalho - portanto, estava na hora de sair de uma cidade onde nao me sentia bem Smile


Tanto aqui como na DNeg, o processo de trabalho, em relacao ah entrega e distribuicao de shots, varia consoante a altura do projecto Smile Normalmente no inicio do projecto, o pessoal vai fazendo um pouco de tudo enquanto a producao se organiza e as pessoas comecam a ser divididas por sequencias. Depois, ainda quando esta tudo fresco e o trabalho nao aperta, eh normal teres uma lista com os shots que supostamente irias fazer ate ao final do projecto. Quando o trabalho comeca a apertar, as listas comecam a ir ao ar e vai-se fazendo o que aparece hehe..


quanto ahs gajas - ainda eh um bocado cedo. As canadianas sao mais discretas, acho que gosto disso Smile



As diferencas.. Como disse antes, resume-se um bocado ah escala e ao numero de pessoas a trabalhar em simultaneo. Na CIS, fazes um render para uma pasta, tens de carregar os frames num programa comercial (framecycler) para ver o render e compara-lo com os shots anteriores/posteriores, se queres submeter para dailies, tens de criar um quicktime basicamente ah pata, aquilo vai para uma pasta sem sentido, etc. A estrutura da pipeline nao faz grande sentido, porque provavelmente nunca houve grande justificacao para investir muito dinheiro nesse aspecto. Na DNeg havia uma base de dados onde todos os elementos e renders, versoes, plates, whatever, estavam todos no mesmo sitio para um determinado shot. Dentro da mesma ferramenta, conseguias carregar quicktimes (ou flipbooks da sequencia de frames), copiar elementos para dentro do shake, submeter cenas para os dailies, para outros artistas, etc.

Isto ajuda quando tens centenas de artistas a trabalhar no mesmo projecto, porque garante que tudo vai ter ao sitio certo e que facilmente encontras o que procuras. Na CIS as coisas tb nao se perdem, mas demora um bocado mais a habituar ao sistema e a encontrar as coisas.

Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
carloscidrais
Colocada: Ter Nov 11, 2008 3:39 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Olha quem e ele...

Parabens pelo percurso e pela decisao de trocar Londres por Vancouver.

Dito isto e como este topico serve para fazer perguntas...

Como ves a interseccao entre 3D e 2D que programas como o Nuke ou Fusion permitem?

Ja tem algum impacto no teu workflow?


P.S. Aproveita e ja que estas no canada e pede ai um poutine.
Um amigo meu eh canadiano e veggie e diz me que isso eh o the dogs bollocks!

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
unxetas
Colocada: Qua Nov 12, 2008 7:32 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
Poutine? Tenho de pesquisar isso.. lol

Quanto ah pergunta - hmmm sinceramente, acho que ainda eh uma interseccao tao pequena que nao chega a alterar grande coisa.. Confesso que nao pesquisei muito sobre o assunto, ate porque ainda nao tive tempo (ou vontade, verdade seja dita) para me debrucar sobre o Nuke/Fusion.

Mas acho bem que haja alguma interseccao entre os campos, era bom que mais compositors percebessem o fundamental do 3D e que mais artistas 3D percebessem as cenas basicas que os compositors fazem. As vezes a comunicacao entre os dois lados nao eh muito facil!

Nao penso que o trabalho de nenhum dos lados esteja em perigo com o desenvolvimento deste tipo de tecnicas.. Pelo menos por enquanto ainda vejo isto como uma cena para desenrascar e nao algo que va substituir o processo "tradicional" de trabalho.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Grury
Colocada: Qua Nov 12, 2008 11:40 am Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Parabens Tiago! Uma bela mudanca de ares. Quando me fartar dos nordicos a minha prioridade tambem e' Vancouver.

Question: em termos monetarios existe diferenca em relaccao a mesma posicao em Londres e Vancouver, ordenado/nivel de vida.
Arranja-se la' Sagres?

Juizinho e boa sorte.

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
bry
Colocada: Qua Nov 12, 2008 1:13 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Grande Tiago!

Nao me consigo lembrar de nenhuma pergunta util ao forum ("O meu cabo pa'?" seria um bocado irrelevante), mas aproveito para te dar os parabens e mostrar o meu apreco pela tua decisao e coragem em mudares-te para um sitio com o qual te identificas mais, o que nao e' nada facil quando tens um bom emprego e trabalhas numa empresa cujo nivel de recursos sabes que nao vais ter onde vais. A maioria das pessoas ter-se-ia acomodado, em muitos aspectos com razoes para isss, mas a verdade e' que so' vivemos uma vez e o trabalho nao e' tudo, e no final de contas continuas a trabalhar em filmes de primeira linha e a produzir trabalho de qualidade. Pode ser cedo ainda, mas se criaste boas relacoes de trabalho numa empresa de 400 pessoas, estou seguro de que te daras ainda melhor numa empresa mais pequena!

abraco e boa sorte,
bruno


Editado pela última vez por bry em Qua Nov 12, 2008 5:58 pm, num total de 1 vez

_________________
"How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?"
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
unxetas
Colocada: Qua Nov 12, 2008 5:21 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
Smile obrigado bruno. O teu cabo foi po lixo...


Carlos - existe alguma diferenca, mas pouca. Aqui ganho um bocado mais (cerca de 20%) do que estava a ganhar, mas eh provavelmente o mesmo ou pouco menos do que iria ganhar brevemente na proxima revisao do contracto na DNeg..

Por outro lado, o custo de vida eh bem mais barato. Nao tanto como os canadianos gostam de dizer, mas nota-se bem a diferenca. O apartamento onde a CIS me pos durante estes primeiros meses custa 2100 dolares, com tudo incluido. Isto por um 1-bed em downtown Vancouver, num predio com seguranca, etc. Por 1000 dolares ja se arranja apartamentos fixes fora do centro..
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
VirtualFM
Colocada: Qui Nov 13, 2008 4:43 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Viva!

Tenho de parabenizar-te pelo teu curto mas importante percurso. Para estar assim lançado aos 24 anos, demonstra uma forte motivação e objectivos bem definidos na cabeça, uma coisa que invejo. Acho que podes concretizar as tuas ambições, sejam elas quais forem.

PS: Quanto ao Nuke/Fusion, vê se tens tempo para te debruçar sobre eles pois são ambos grandes programas, cada um à sua maneira. E a parte 3D dos programas de composição não é de desprezar, pois permite fazer coisas interessantes sem estar à espera que "os gajos do 3D" tenham tempo para as fazer.

PSS: Assim é que se vêem as diferenças de ordenados entre Portugal e o Estranjeiro. Tu tás a pagar tanto por um T1 quanto está a ganhar por aqui um professor com 15 anos de carreira! Dentro da mesma linha, ainda há pouco tempo vi um anúncio para um trabalho em Paris, em part-time, em que se pagavam 3500€ por 15 dias de trabalho mensais. Aqui quando aparecem anúncios para "gajos do 3D" oferecem 1000€, com sorte!

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
bry
Colocada: Sex Nov 14, 2008 3:21 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Atencao que os ordenados nao se podem comparar directamente... eu acho que com menos de metade do meu ordenado (de Londres) em Portugal, teria o mesmo ou um melhor nivel de vida.

O aluguer de um quarto em Londres e' mais caro que o aluguer de um T2 em Lisboa. O imposto autarquico mensal e' mais elevado aqui por um quarto do que o que se paga ai por um apartamento num ano. Os transportes publicos sao cerca de 4x mais caros tambem, e por ai fora...

Considerando tudo isto, acho que, ainda que na maioria dos casos os salarios ai sejam realmente baixos, as maiores diferencas estao no nivel de qualidade das empresas e do tipo de trabalho que aparece para fazer, ai sim existe uma diferenca abismal, mas se isso for combatido e comecar a haver empresas a concorrer a projectos maiores e mais ambiciosos (o que e' perfeitamente possivel), o problema dos ordenados desaparece num instante, porque e' perfeitamente possivel fazer precos extremamente competitivos fora de portas e conseguir ao mesmo tempo pagar salarios bem mais elevados que o normal em Portugal.

bruno

_________________
"How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?"
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
VirtualFM
Colocada: Qua Nov 19, 2008 4:31 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
bry escreveu:
Atencao que os ordenados nao se podem comparar directamente... eu acho que com menos de metade do meu ordenado (de Londres) em Portugal, teria o mesmo ou um melhor nivel de vida.

O aluguer de um quarto em Londres e' mais caro que o aluguer de um T2 em Lisboa.


Sim e não! Com excepção disso que falaste e do preço das refeições fora de casa, na realidade o custo de vida não é assim tão mau e, na generalidade, é até menor que por aqui. Eu sei porque já vivi em vários países: EUA, França, UK e Alemanha (por enquanto, ainda posso ir a mais alguns!) e se bem que realmente os quartos/apartamentos sejam mais caros (se bem que depois se se procurar bem e se saber orientar, rapidamente se arranja algo mais em conta) e as refeições fora sejam caras (não custa nada pagar 40€ por um bife-mal passado e meia dúzia de batatas fritas, qdo em Portugal se poderia ficar bem melhor servido num restaurante médio e pagar apenas 10€ (se fosse numa tasca pagavam-se 6 ou 7)).

De resto...
-Compras do dia-a-dia no supermercado são equivalentes. Guloseimas e conservas são até mais baratas (pois aqui são importadas de fora)
-Roupa de marca é mais barata (ou era... agora as coisa estão um pouco melhor)
-a gasolina é mais ou menos a mesma coisa ou mais barata.
-alugar um carro tb é mais barato.
-se bem que a comida seja em norma mais cara, se for comida fast-food é igual ou mais barata (com promoções enfarta-brutos em pizzarias e no McDonalds!)
-coisas que nós estamos sempre a precisar para o nosso trabalho são muito mais baratas: CDs, DVDs, hardware (discos, RAM, processadores, placas, ratos, teclados, routers, etc). Eu já comprei material de hardware vindo de fora porque mesmo com o transporte ficava mais barato. Ainda recentemente comprei uma máquina digital que me custou 340€ numa loja em Espanha... Na FNAC aqui custava 549€.. e na loja mais barata custava 490€. Quando for comprar um monitor de 30" ou um sistema de RAID não vou comprar por aqui de certeza a não ser que a marca não me deixe (como o monitor da Dell)

Depois as coisas mesmo caras, são aqui ainda mas caras, como computadores decentes (estações de trabalho a sério, não é computadores de 500€ montados na Worten!), carros e, pasme-se, mesmo até apartamentos! (claro que não era em Londres nem em Paris!)

E muito mais! Querem colecções de Séries de TV?! Paguem 60€ na FNAC... ou mandem vir da Amazon por 20£! E não me venham dizer que é da tradução/legendagem pois vi as mesmíssimas edições com esta diferença de preços! Filmes são mais baratos, colecções, lançamentos, etc. Depois os jogos... O último jogo que comprei em PT foi o Diablo, em 2000! Ah, comprei depois o Never Winter Nights mas foi compra de impulso! De resto... porque é que o Crysis/Half-Life/Spore/Fallout 3/Call of Duty/GTA IV custam por aqui o dobro?! Não estão dobrados nem traduzidos! E calculo que o preço dos transportes seja o mesmo para eles que o que me custa a mim! O que é certo é que por aqui os jogos custam 40 a 60€ e eu compro na Net lá fora (Amazon, CDNow, DVD.Co.UK etc) entre 15 a 25£ (o que dá entre 17 e 35€) e os livros (sejam técnicos ou não) a mesma coisa! Comprei o último Harry Potter com capa dura a 4£, cá custa 20€ com capa mole. Entre compras para mim e para os amigos, poupo uns 100€ em compras em cada Natal

Ah! E quanto aos transporte públicos, sim, são mais caros mas dão muito mais vantagens! Por exemplo, em Berlin um bilhete era caro (não me lembro bem quanto) mas dava para andar em todos os transportes: comboio, metro, autocarro, barco, whatever! Por isso com um bilhete conseguias ir para qualquer ponto da cidade utilizando todos os transportes que precisasses... e numa rede em que isso é realmente possível, pois funciona às mil maravilhas coisa que dificilmente se poderá dizer do sistema de transportes públicos de Lisboa. Só como exemplo, fui com a família este ano Feira do Livro e para ser amigo do ambiente (e porque seria lixado de estacionar) fomos de transportes públicos (percurso que de carro se faz em 10 minutos). Ida e volta foram 15€!!! Dava gasolina para ir até Coimbra!

Portanto, essa coisa dos ordenados não serem comparáveis são... balelas! Pois são-no. E nós por cá estamos a ser enrabados (oops, isto não se deve poder dizer!) dizia eu, estamos a ser sodomizados em todos os buracos. Bom, e agora aproveito para ir ali limpar as orelhas com um cotonete.

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
bry
Colocada: Qua Nov 19, 2008 10:07 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Londres e' provavelmente bem mais cara do que os outros sitios que falaste, mas tem tambem provavelmente a maior industria da Europa na nossa 'area, dai ser uma comparacao relevante.

E sim, quando falamos de CDs, DVDs, Livros, Electronica... as coisas custam o mesmo ou menos ainda do que ai, mas nao sao bens essenciais, enquanto que casa, transportes e comida sao, e esses sim sao bem mais caros.

O passe mais barato de metro e autocarro (zonas 1 e 2 so') custa mais de 130 euros por mes, e estamos a falar dum metro que a' meia-noite esta' fechado, nem sequer o servico e' grande coisa, com linhas constantemente em obras.
Quanto a' habitacao os valores que mencionei sao muito proximos dos minimos. Podes sempre arranjar mais barato se fores pra mais longe, mas tb e' facil passares a pagar 300 ou 400 euros de passe se estiveres mais longe...

Com isto nao digo que o nivel de vida nao seja melhor aqui, porque e', o que continuo a dizer e' que os ordenados nao podem ser comparaveis directamente e que com metade do meu ordenado daqui teria ai um nivel de vida melhor do que tenho aqui.

bruno

_________________
"How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?"
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
unxetas
Colocada: Qua Nov 19, 2008 7:10 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
Concordo com o bruno nisto dos ordenados.. Nao tenho duvidas que se ganhe mal em Portugal, mas como ele disse, nao se pode comparar os ordenados directamente. Em londres ganhava cerca de 3500 euros por mes, "limpos". Mais coisa menos coisa que depende do cambio..

Morava na zona 6, bastante longe do centro de Londres. Por um apartamento com 2 quartos (ou um quarto e meio, que o outro era uma amostra de quarto..) pagava por mes, com contas incluidas, mais de 1500 euros. Pagava de passe um pouco acima de 200 euros.

Quando me mudei para Londres, tambem tinha a ideia que os precos nos supermercados eram equivalentes. Mas nessa altura, nao era eu que fazia compras em Portugal e apesar dos precos parecerem equivalentes, o que eh certo eh que a conta no final era sempre grandinha. Quando os meus pais me foram visitar a Londres, confirmaram que realmente coisas como vegetais e fruta, salvo algumas excepcoes, sao bastante mais caras. O pao custa 3 ou 4 vezes mais, etc.

Quando me fizeram a oferta para vir para Vancouver, diziam-me que isto era 45% mais barato que Londres. Na verdade, a diferenca de precos nao se nota quase nada.. Jantar fora eh muito mais barato aqui do que em Londres (cerca de metade), mas se for comprar os ingredientes ao supermercado, pago praticamente o mesmo que pagava em Londres Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Pixelwelder
Colocada: Qui Nov 20, 2008 3:44 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 615 Local/Origem: London
Tiago, acho que para quem conhece o teu percurso como eu, e conhecer-te pessoalmente como pessoa e de outras andaças e de longa data Wink, acho que mereces tudo o que o futuro te tem proporcionado, investiste tempo e dinheiro na tua pessoa e sempre com o objectivo de trabalhar nesta área onde se encontras. Ja tinhas comentado comigo a tua mudança para Vancouver mas não soube masi anda de como estão as coisas por ai. Tudo de bom e que continues a tua evolução como pessoa e profisionalmente.

Abraço Tiago e PARABÉNS

_________________
.......in motion.

Eyeframe.co.uk

:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
woody
Colocada: Dom Nov 23, 2008 9:13 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 02 Jan 2007 Mensagens: 29 Local/Origem: Almada
Olá Tiago.
Não tenho realmente nenhuma pergunta mas só te queria felicitar por todo o teu percurso curto mas impressionante. És prova de que quem ambiciona alto e trabalha para isso consegue o que quer. Smile
E espero que um dia voltes para Portugal como um emigrante bem gordinho, rico e de bigode. haha

Abraço
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum