|
Autor |
Mensagem |
< 3D Studio Max ~ DUVIDA URGENTE 3Dstudio max |
Rui Rodrigues |
Colocada: Sex Nov 07, 2008 3:10 am |
|
|
Registo: 14 Out 2007
|
ola
A dúvida é a seguinte.
Estou a trabalhar num modelo ao qual tenho que fazer várias vezes clone de objectos. O que nunca me tinha acontecido antes, estas a deixar-me uma pilha de nervos. Em qualquer função do cole, a clonagem é feita, até aqui nenhum problema. O problema vem quando desligo o programa e volto abrir, tudo o que clonei muda de local onde coloquei o objecto, mais, quando este objecto é composto por vários volumes, esses mesmos volumes ficam todos deslocados. Por exemplo, numa cadeira onde temos a almofada e a estrutura de madeira, 2 objectos, depois de voltar abrir o programa, ficam separadas, deixa de ser uma cadeira.
Alguém me pode ajudar?
O que tenho k alterar?
Será alguma configuração que alterei se reparar?
É URGENTE se alguem me poder ajudar agredeço imenso |
|
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Sex Nov 07, 2008 10:39 am |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Boas,
Começaria pelo seguinte... antes de fazer a clonagem (seja instance ou copy), fazia um reset xform (podes encontrar nas utilities ou nos modifiers).
Depois podes colapsar tudo num poly e (em teoria) já não vai acontecer o problema que referiste.
Se isto não funcionar, podes tentar outro aproach que é aplicar um edit poly por cima de um dos objectos e fazeres o attach (list) e seleccionas todos os objectos que queres (juntar). Podes manter os materiais originais... teoricamente, também vai funcionar esta solução...
hope it helps,
cheerz |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Sex Nov 07, 2008 10:41 am |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Eu faria o que o romanus disse mas antes de tudo, se puderes, caso o modifier stack ja nao seja importante, fazeres um collapse to edit mesh e depois sim fazer o reset xform etc etc... |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
Rui Rodrigues |
Colocada: Sex Nov 07, 2008 3:32 pm |
|
|
Registo: 14 Out 2007
|
Não está a resoltar.
Eu não posso colocar tudo no mesmo material, porque apesar de ser o mesmo objectos os blocos teem diferentes materiais.
Ja importei tb o objecto unido, como um bloco so, mas altura-me as codernadas, mas assim mantem os elementos todos unidos.
O fazer o Collapse e depois mesh trás o problema de unificar todo o objecto com o mesmo material, coisas que não pode ser.
Só não percebi muito bem, quando referes "Depois podes colapsar tudo num poly e (em teoria) já não vai acontecer o problema que referiste".
Em colapsar não encontro nenhuma função poly, será union? Mas coloca-me tudo no mesmo mateiral certo?
Mesmo quando passo, como já referi, o objecto unido, um so bloco, com diferentes materiais, ele anteramete as coordenasdas e em Z.
Não consigo perceber, nunca me aconteceu tal coisa.
Podem identificar outra causa? Ou será k fiz mal o que referem? |
|
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Seg Nov 10, 2008 5:07 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Rui,
No edit poly tens uma opção para fazer attach (com uma janela ao lado). Carregas nessa janela e fazes o attach de vários outros poly's ou meshes... quando o fazes, tens 3 opções - match ID's to Material, Match MAterial to Material ID's e Do Not Modify Id's or Material.
Escolhe a terceira e vê se continuas com o mesmo problema.
Quando algo semelhante acontece aqui na ingreme, fazemos sempre um reset xform para apagar toda e qualquer informação que possa vir de alguma operação mal conseguida (seja um import, boolean, shape merge, etc, etc). E sempre funcionou... mas como não tenho aqui a tua cena, não posso ajudar a não ser dar algumas dicas que usamos para resolver esse tipo de problemas.
Again, good luck |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
pedepano |
Colocada: Qui Nov 13, 2008 12:04 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 11 Set 2008
Local/Origem: Lisboa
|
verifique também se estes objetos não estão linkados em outro objeto.
uma outra dica, que sempre funciona nas horas de desespero, é selecionar o objeto, e ir em Element (5 item dentro do editable poly: verts, edges, border, poly e element), selecionar o objeto, e clicar em Detach, ele vai detachar o objeto e deixando apenas o editable poly, que este tu pode deletar.
após isto, tu terá um objeto com o nome object01, por exemplo, pronto, a partir deste, podes duplicar os objetos.
porque isto? o Maya existe um Historico para cada objeto, tudo que faz, fica gravado, e quando afeta o desempenho do programa, é só limpar o historico do objeto e fica tudo bem... no Max, o objeto tem um historico, porém, não se sabe onde está o gajo, por isso, tudo informação do objeto, fica armazenada no editable poly, para eliminar esse problema, existe o Reset XForm, que as vezes não funciona como deveria, sendo assim, a forma bruta de fazer é está, e resolverá seu problema.
|
_________________ Cheers,
Henrique Melo | hmelo.com
FX Technical Artist @ Ingreme Post Production |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved