Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  3D Studio Max  ~  DUVIDA URGENTE 3Dstudio max

Rui Rodrigues
Colocada: Sex Nov 07, 2008 3:10 am Responder com Citação
Registo: 14 Out 2007 Mensagens: 16
ola
A dúvida é a seguinte.
Estou a trabalhar num modelo ao qual tenho que fazer várias vezes clone de objectos. O que nunca me tinha acontecido antes, estas a deixar-me uma pilha de nervos. Em qualquer função do cole, a clonagem é feita, até aqui nenhum problema. O problema vem quando desligo o programa e volto abrir, tudo o que clonei muda de local onde coloquei o objecto, mais, quando este objecto é composto por vários volumes, esses mesmos volumes ficam todos deslocados. Por exemplo, numa cadeira onde temos a almofada e a estrutura de madeira, 2 objectos, depois de voltar abrir o programa, ficam separadas, deixa de ser uma cadeira.
Alguém me pode ajudar?
O que tenho k alterar?
Será alguma configuração que alterei se reparar?

É URGENTE se alguem me poder ajudar agredeço imenso
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Sex Nov 07, 2008 10:39 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Boas,

Começaria pelo seguinte... antes de fazer a clonagem (seja instance ou copy), fazia um reset xform (podes encontrar nas utilities ou nos modifiers).
Depois podes colapsar tudo num poly e (em teoria) já não vai acontecer o problema que referiste.
Se isto não funcionar, podes tentar outro aproach que é aplicar um edit poly por cima de um dos objectos e fazeres o attach (list) e seleccionas todos os objectos que queres (juntar). Podes manter os materiais originais... teoricamente, também vai funcionar esta solução...

hope it helps,
cheerz

Kameleon
Colocada: Sex Nov 07, 2008 10:41 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Eu faria o que o romanus disse mas antes de tudo, se puderes, caso o modifier stack ja nao seja importante, fazeres um collapse to edit mesh e depois sim fazer o reset xform etc etc...

Rui Rodrigues
Colocada: Sex Nov 07, 2008 3:32 pm Responder com Citação
Registo: 14 Out 2007 Mensagens: 16
Não está a resoltar.
Eu não posso colocar tudo no mesmo material, porque apesar de ser o mesmo objectos os blocos teem diferentes materiais.
Ja importei tb o objecto unido, como um bloco so, mas altura-me as codernadas, mas assim mantem os elementos todos unidos.
O fazer o Collapse e depois mesh trás o problema de unificar todo o objecto com o mesmo material, coisas que não pode ser.
Só não percebi muito bem, quando referes "Depois podes colapsar tudo num poly e (em teoria) já não vai acontecer o problema que referiste".
Em colapsar não encontro nenhuma função poly, será union? Mas coloca-me tudo no mesmo mateiral certo?
Mesmo quando passo, como já referi, o objecto unido, um so bloco, com diferentes materiais, ele anteramete as coordenasdas e em Z.

Não consigo perceber, nunca me aconteceu tal coisa.
Podem identificar outra causa? Ou será k fiz mal o que referem?
romanus
Colocada: Seg Nov 10, 2008 5:07 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Rui,

No edit poly tens uma opção para fazer attach (com uma janela ao lado). Carregas nessa janela e fazes o attach de vários outros poly's ou meshes... quando o fazes, tens 3 opções - match ID's to Material, Match MAterial to Material ID's e Do Not Modify Id's or Material.
Escolhe a terceira e vê se continuas com o mesmo problema.

Quando algo semelhante acontece aqui na ingreme, fazemos sempre um reset xform para apagar toda e qualquer informação que possa vir de alguma operação mal conseguida (seja um import, boolean, shape merge, etc, etc). E sempre funcionou... mas como não tenho aqui a tua cena, não posso ajudar a não ser dar algumas dicas que usamos para resolver esse tipo de problemas.

Again, good luck

pedepano
Colocada: Qui Nov 13, 2008 12:04 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 11 Set 2008 Mensagens: 133 Local/Origem: Lisboa
verifique também se estes objetos não estão linkados em outro objeto.

uma outra dica, que sempre funciona nas horas de desespero, é selecionar o objeto, e ir em Element (5 item dentro do editable poly: verts, edges, border, poly e element), selecionar o objeto, e clicar em Detach, ele vai detachar o objeto e deixando apenas o editable poly, que este tu pode deletar.

após isto, tu terá um objeto com o nome object01, por exemplo, pronto, a partir deste, podes duplicar os objetos.

porque isto? o Maya existe um Historico para cada objeto, tudo que faz, fica gravado, e quando afeta o desempenho do programa, é só limpar o historico do objeto e fica tudo bem... no Max, o objeto tem um historico, porém, não se sabe onde está o gajo, por isso, tudo informação do objeto, fica armazenada no editable poly, para eliminar esse problema, existe o Reset XForm, que as vezes não funciona como deveria, sendo assim, a forma bruta de fazer é está, e resolverá seu problema.

Very Happy

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens