Autor |
Mensagem |
|
weiner |
Colocada: Seg Out 20, 2008 2:56 pm |
|
|
Novo membro
Registo: 25 Jul 2006
|
boas
Pela primeira vez preciso de fazer renders para exteriores com 4m de largura e 300dpi.
O pelos vistos o max cracha! devido ao tamanho da imagem, e foi numa workstation xw4600 quadcore 4gb.
Qual é a maneira mais simples...renderizar em rede! blackburner ou vrayspawner? e qual é que aconselham?
Ou usar plugins para renderizar uma imagem aos bocados tipo Bigrender
obrigado pelos vossos futuros comentarios
sw |
|
|
|
Voltar acima |
|
lontra |
Colocada: Ter Out 21, 2008 1:19 pm |
|
|
Novo membro
Registo: 26 Set 2007
|
Precisas mesmo de uma imagem a 4x4m a 300 dpi?...
Eu ainda à pouco tempo fiz uma para um outdoor de 8x3m e o que a gráfica me disse foi para fazer uma imagem a 10% disso a 300dpi (ou até mesmo a 200dpi). Resumindo, uma uma imagem de 80x30cm a 300 dpi.
Tenta verificar isso, pq não acredito que seja mesmo preciso essa enormidade de tamanho. Até porque uma imagem desse tamanho, não é para ser vista de perto...
Inté |
|
|
|
Voltar acima |
|
weiner |
Colocada: Ter Out 21, 2008 1:31 pm |
|
|
Novo membro
|
lontra
Vou tentar falar com a grafica....para pedir uma opinião, mas pelo que tenho lido, este tipo de renderização é preciso varias maquinas em rede ou utilizar Bigrender.
obrigado.
sw |
|
|
|
Voltar acima |
|
lontra |
Colocada: Ter Out 21, 2008 2:17 pm |
|
|
Novo membro
Registo: 26 Set 2007
|
Duvido muito que consigas...
Experimenta criar uma imagem dessas no PS:
400x400cm
300 dpi
Ficas com uma imagem de 6.24Gb... Nem o PS a deve abrir com essa máquina...
Tens mesmo de falar com a gráfica, porque desse tamanho, não pode mesmo ficar...
Inté |
|
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Ter Out 21, 2008 2:38 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 13 Nov 2006
|
Deixo aqui os "my two cents..." - FOR VRAY USERS
Conforme a resolução o buffer do MAX.. ESTOURA com a memória toda!
Por isso o melhor é usar o buffer do Vray.. Desta forma geramos uma preview e podemos gravar como VRayRawImage.
Processo:
1 - Selecionar "Vray frame buffer" no Vray
2 - NÃO selecionar o "RENDER TO MEMORY FRAME BUFFER"
3 - NÃO selecionar o "GET RESOLUTION FROM MAX" e preencher com a resolução pretendida.
4 - Selecionar as opções "RENDER TO VRAY RAW IMAGE FILE" e "GENERATE PREVIEW", e definir o local onde gravar o ficheiro.
5 - Na janela de render do Max deixar a resolução em 10x10px
6 - Chega-lhe fogo... Render com força!!
Quando o render estiver terminado, no max vai a "file" e "view image file".. abre a vrayimg que gravaste.. Agora é só gravar com a extensão que pretendes!
Também podes converter o ficheiro para OpenEXR, com aquela ferramentazita...
Com este método dá para render imagens de 15000 por 15000 sem berrar.. O máximo que testei foi 10000 e o ficheiro não era mt pesado.. mas foi pacífico!
Experimenta... e diz como correu!!
Li esta dica já à cerca de dois anos.. num fórum espalhado pela net!!
Espero que ajude! |
Editado pela última vez por visualize em Ter Out 21, 2008 2:54 pm, num total de 2 vezes |
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Ter Out 21, 2008 2:41 pm |
|
|
Primeiros passos
|
[quote="lontra"]Duvido muito que consigas...
Experimenta criar uma imagem dessas no PS:
400x400cm
300 dpi
Ficas com uma imagem de 6.24Gb... Nem o PS a deve abrir com essa máquina...
Inté[/quote]
Conseguir.. consegue-se!! Tenho aqui imagens de fotografias aéreas que tive de montar e ficaram bem superiores a isso...
Tem é de se ter uma boa dose de paciência... trabalhar com muitos layers (liga... desliga), curtir crashs na máquina e beber uns bons copos de tinto para esquecer tamanha infelicidade!!! |
|
|
|
Voltar acima |
|
weiner |
Colocada: Ter Out 21, 2008 4:32 pm |
|
|
Novo membro
|
Pois...
isto dá uma grande imagem....vou tentar a tecnica do visualise! eu ja tinha lido isso é algum forum! não tinha testado...mas obrigado, também
tenho de explorar o blackburner para trabalhos futuros.
Lontra...estou a espera do contacto da grafica!
obr..sw |
|
|
|
Voltar acima |
|
weiner |
Colocada: Ter Out 21, 2008 7:44 pm |
|
|
Novo membro
|
visualuze
estou a experiementar a tua tecnica...ainda não apareceu nada...mas ainda não crachou....esta no light cashe.
obr |
|
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Qua Out 22, 2008 7:19 am |
|
|
Primeiros passos
|
Xiii.. agora é que espero mesmo que resulte!!
Com que resolução mandaste render??
Depois era porreiro (se conseguires claro.. ) deixar aqui alguns dados...
-Resolução
-Máquina (já disseste)
-Polys
-Etc...
Keep going.. bom trabalho! |
|
|
|
Voltar acima |
|
weiner |
Colocada: Qua Out 22, 2008 9:31 am |
|
|
Novo membro
|
boas
ainda esta a renderizar
resolução 2800x2100
maquina-por acaso não deixei deixei nas workstation, foi num PIV com 4gb
polys...não sei
mas ainda esta a renderizar...só não entendi uma coisa! se calhar fiz barraca
quando dizes:
"NÃO selecionar o "GET RESOLUTION FROM MAX" e preencher com a resolução pretendida"
eu coloquei 2800x2100...é pixels ou cm?, isto porque a grafica pediu
2,8mx2,1m! devo ter feito asneira.
Alguém conhece um bom convertor de medidas de metros para pixels,
porque no print wizard podemos colocar a medida em cm...também fui quim, podia ter ido la ver primeiro e depois colocava na resolução pretendida com os dados da wizard.
obr...pelos coments |
|
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Qua Out 22, 2008 9:55 am |
|
|
Primeiros passos
|
Se colocaste 2800x2100.. colocaste isso em px...
Se querias a imagem com 2800 (mm) isso devia corresponder a cerca de 11000 px... (a cerca de 100 dpis'.. não tenho aqui o max para confirmar )
O que penso ser mais que suficiente para um outdoor!! Embora já tenha ouvido falar de imagens de 4 a 5000 px para outdoors de 3 mts de altura!
E o pc estava a berrar com uma resolução de 2800x2100??
Deve tar pesadita a cena!!
Talvez seja melhor reveres algumas soluções... proxies e afins!
Acho que existe um tópico sobre isso cá no fórum...
http://www.dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=3492
Na gráfica pediram-te quantos dpi's?
EDIT: E salvo erro.. o print wizard do max só aceita as medidas em polegadas ou milímetros..
EDIT 1: Por acaso curtia saber a opinião do pessoal em relação a isto!! Não estou habituado a este tipo de assunto 3d/gráfica e era interessante saber umas dicas dos mestres! |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Qui Out 23, 2008 9:50 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
É pá... os tipos das gráficas só sabem dizer 2 coisas.... em TIFF e a 300 DPI's... tudo que for abaixo disso não presta....
Ainda no outro dia tive um cliente de uma pequena agência de comunicação que me pediu o seguite pelo telefone... .." ohh Nicolau, preciso daquela imagem xpto em TIFF com 15x8 metros a 300 DPI's para fazer uma lona..." .... é claro que eu lhe perguntei se sabia o que estava a pedir depois de me rebolar no chão a rir... e ele disse... ..." ahh.. pois, eu não percebo nada disto.... foi o que me pediram da gráfica...".... eu ainda cheguei a fazer as contas para ver quantos teras dáva, mas já nem me lembro...
Normalmente, como já foi dito, as impressões para lonas e coisas muito grandes que ficam a metros de distancia do observador, eles imprimem a 150, 100 ou até a 75 DPI's... convêm ter uma conversa com alguem da gráfica e perceber como eles imprimem.... mas também é uma verdade que convêm entregar a imagem com a maior resolução possivel, pois se o cliente se queixar da impressão eles vão sempre dizer que a imagem não era a 300 DPI's e tal..... |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Sex Out 24, 2008 9:00 am |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Eu normalmente faço esse tipo de imagens a 1/4 do tamanho a 300 DPI, depois um resize no photoshop. O facto de ser 1/4 da imagem tem uma explicação, porque neste caso cada pixel vai dar origem a 4 novos pixeis e isso em termos de interpolações é melhorzinho do que ter 1 pixel a gerar 3 pixeis por exemplo. E depois lá mandas a imagem na resolução final e a 300 DPI's e na grafica que se desenrasquem a tentar abrir a pic hehehe.Abreices! |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Sex Out 24, 2008 10:18 am |
|
|
Primeiros passos
|
Essa tá muito bem vista!!!
Matemática simples!!
Em termos de qualidade sai sempre a ganhar, certo??
Neste caso.. se o que ele queria era um render de 10.000px... tu tiravas a 2500?Depois pancada no Photoshop.. com que método? Bicubic Smoother? |
|
|
|
Voltar acima |
|
|