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<  Geral  ~  Rigg facial vs Morphers

The Clown
Colocada: Qui Out 02, 2008 2:02 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 14 Jan 2008 Mensagens: 49 Local/Origem: Tomar
Olá!
estou com um projecto em mãos onde o objectivo principal é trabalhar expressões faciais, em personagens com um elevado nível de detalhe a nível da cara (principalmente na boca).

Qual a vossa opinião sobre que técnica utilizar para animar as faces dos personagens... com morphers tenho alguma experiência e rigg's faciais nunca experimentei, qual das técnicas poderá ser mais vantajosa em termos práticos e de tempo de execução?

Estou a trabalhar com o 3ds Max e tenho que fazer uma média de 30 expressões divididas por 4 personagens...

Uma opinião para me ajudar a decidir Rolling Eyes

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romanus
Colocada: Qui Out 02, 2008 3:10 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Já tentei as duas abordagens e sem dúvida que a mais rápida é criar morph targets com os fonemas principais e com expressões chave (sorriso, grito, mad, etc). Depois podes deixar os limits do morpher(unlimited, ehehehe) e assim podes criar expressões exageradas a partir da original.

Boa sorte no projecto!

Cheerz

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Rui Romano
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engelik
Colocada: Qui Out 02, 2008 4:23 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 10 Mar 2007 Mensagens: 296 Local/Origem: Lisboa
boas!

Eu falo do ponto de vista do animador.. é muito mais pratico, intuitivo e rápido animar com facial rig. Além de que com morphs se eles não forem mt bem feitos funcionam mal quando usas em mais que um de cada vez (p.e. um "o" com "contente" ou "zangado", etc). além de que nunca tens tanta flexibilidade com os morphs para criar expressões.. (aquele "o" vais ser smp parecido em cada fala)

do ponto de vista do rigger, morphs é mais rápido de implementar, e se o projecto só precisa de expressões mt especificas e não algo mais genérico para muitos minutos de animação então vai por aí .

resumindo:
rig facial demora mais a fazer mas compensa dps a animar se for preciso "muita animação" Razz

morphs são rápidos de fazer e funcionam bem para animação mais "pontual".

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The Clown
Colocada: Qui Out 02, 2008 4:52 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 14 Jan 2008 Mensagens: 49 Local/Origem: Tomar
Ok! obrigado aos dois Wink

Deram uma preciosa ajuda neste dilema Laughing Optei então por ir pelos morphers, o projecto não tem uma "carga" grande de animação, são mesmo apenas alguns pontos mais específicos, e como não tenho experiencia em rigg's faciais... mais tarde qdo tiver oportunidade logo irei experimentar este método!

Stay cool Cool

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craft
Colocada: Sáb Jun 20, 2009 6:27 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 11 Jun 2009 Mensagens: 46 Local/Origem: Almada
ola
do pouco q sei, diria q os morphs sao a base de um rig facial prático. Quando assim se justifica, até podes só fazer um rig simples todo acente em morphs, para teres um pouco dos dois mundos. As coisas complicam é quando começas a misturar outras tecnicas com morphs -demora mais a rigar bem- ou a tentar simplesmente extrair muito de poucos morphs - inevitavelmente entrarão em conflito. (:
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