Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Conheça os Artistas  ~  Carlos "carloscidrais" Cidrais

Kameleon
Colocada: Seg Set 29, 2008 2:47 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Boas pessoal, aqui temos mais uma série do Meet the Artists aqui da D3, desta vez com o Carlos Cidrais, que está agora aqui connosco para partilhar o que tem vindo a ser a sua experiencia tanto em Portugal como agora em Londres.

Esta sessão irá decorrer até ao próximo Domingo, dia 5 de Outubro.
Passo então a colocar aqui o texto que o Carlos me enviou para dar uma introdução a esta sessão. Abreices!

"Obrigado pelo convite para participar neste meet the artist, gostei muito de sentir este interesse no meu trabalho

O meu amor por computadores vem de longe, basicamente tinha um tio que tinha este passatempo maluco de jogar jogos de computador...nos anos 80...em PT....

Lembro-me de ter uns 8 anitos e de andar as voltas com umas revistas que ele mandava vir de fora em que explicava como programar um space invaders num spectrum 48k!

Do spectrum passei ao commodore 64 , depois um amigo tinha um commodore 128, entretanto o tal tio comprou um amiga e ai o caldo ficou seriamente entornado, passava dias e dias viciado em todos os jogos que ele conseguia arranjar.

Nesta altura lembro me de ir ao centro commecial Dallas, la no Porto e irmos a uma loja que vendia...jogos pirata! Alias nesse centro comercial havia duas ou tres e passavamos la fins de semana a abastecernos com as ultimas novidades...e as semanas a joga las!

enfim tanta hora passada ao computador so podia dar nisto, e quando chegou a altura de escolher um curso so podia escolher... Direito!

depois de um ano em que descobri que nao ia ser advogado, la consegui convencerme que tinha mesmo que dedicar me ao que gostava e queria fazer e inscrevi-me naquilo que iria ser a minha vida desde entao... o curso de som e imagem na catolica...este era um misto de escola de artes com escola de cinema e passei la muitos e bons anos que guardo com enorme carinho.

Foi ainda durante o primeiro ano de curso que comecei oficialmente a trabalhar com imagem digital em 99, como vj, em varios colectivos...

Fazia parte dos Psiconauta e mais tarde dos s_trim e chegamos a actuar para algumas festas e festivais ja de dimensao consideravel, ja com alguns milhares de pessoas, a par de muitas noites a tocar em sitios mais pequenos aonde (quase) nos pagavam em bebidas...

Foi uma aventura muito intensa, horarios de discoteca todos os fins de semana, noites da semana passadas a editar clipes que filmavamos e animacoes de AE,misturados com umas coisinhas basicas em 3D. enfim todos aqui ja terao feito o seu flying logo, ou um voo por um tunel nalgum ponto das suas carreiras por isso nao devo ter muita vergonha...

Isto tudo em cima do curso que ja de si era bastante intenso.

Na altura comecei a mexer em Poser e vue, depois dei o salto para o maya, tambem como parte do meu curso na Catolica e desde que apanhei o comboio na versao 4.5 nunca mais olhei para o lado...

Durante todo o curso fiz freelances de design grafico, web e 3D; tinha uma micro empresa, aonde ocasionalmente tinha hipotese de contratar freelancers para alguns projectos. mas tudo sempre a uma micro escala, e mesmo pontual. Daqui tb tive algumas experiencias felizes a trabalhar para tv e viz.

Em 2005 fui ao Siggraph, como estudante voluntario.Isto e algo que esta aberto para qualquer estudante, que estando inscrito numa Universidade da area ( seja artes ou engenharia, etcs ) tem hipotese de conseguir bolsa de viagem e alojamento oferecido pela organizacao da conferencia em troca de horas passadas a dar apoio aos visitantes.

no meu caso nao consegui bolsa de viagem ou alojamento, mas decidi ir na mesma. Mais sorte tive porque como era VJ, fui escolhido para fazer parte do cyberfashion show video team e no dia do show estive a fazer vj para 5000 e tal pessoas no auditorio aonde o george lucas tinha discursado nessa tarde. enfim, uma emocao que so geeks como nos podem apreciar.

tambem por esta altura participei num projecto de um piloto para tv ao avo elias...que nao avancou..mas que foi uma optima experiencia...e um gostinho do que pode ser o trabalho em equipa em PT ( eramos cerca de 10 so na catolica + outros tantos em portalegre )

quando acabei a licenciatura, fui contratado pelo centro de investigacao da escola das artes o CITAR, na catolica aonde passei dois anos com os seus varios projectos. ao mesmo tempo decidi inscrever me no mestrado em animacao por computador, que tinha entretanto aberto na UCP.

Durante o primeiro ano no CITAR, estive a trabalhar num jogo que infelizmente nao viu a luz do dia, para o projecto Porto Digital; no segundo a fazer modelacoes de edificios do Porto, para uma plataforma web 3d e tambem para os arquivos da UCP.

entretanto ajudava a organizar conferencias, a montar o laboratorio a nivel de 3D e pos producao video, e assim ia ganhando mais experiencia.

quando o contrato terminou, foi a mesma altura em que terminei o meu mestrado, aonde fiz uma serie de trabalhos de efeitos visuais para curtas metragens, que chegaram a passar em varios festivais, ( Fantasporto, Curtas de vila do conde, Santa Ana Film festival, black and white , etc ) e comecei a procurar emprego.

Tendo ido a entrevistas ou contactado a maior parte dos estudios de norte a sul de Portugal, cheguei a conclusao que teria que sair do Porto para continuar a trabalhar naquilo que tinha estudado os ultimos 7 anos, e trabalhado quase outros tantos. A mini empresa que tinha tido nao me dava estabilidade suficiente e as condicoes dos estudios portugueses nao sao as mais estimulantes...

Perdido por 100 perdido por mil, optei por reunir os trocos e sair do pais. A minha namorada que tambem tinha vindo da Holanda, ajudou me na decisao. E resolvi vir para Londres aonde alem de saber que existiriam muitas empresas aonde me podia encaixar, tinha ja uma serie de amigos a morar.

Nos primeiros meses em que ca cheguei foi um pouco rough, fiquei um mes a dormir no chao da sala de uns amigos, a mandar CVs e reels para centenas de empresas sem que surgisse uma unica oferta.

comecei a fazer alguns jobs como runner, a aceitar pouco mais que o salario minimo para fazer todos os trabalho que surgissem nas pos produtoras. Passei umas semanas ( e tambem night shifts ) a arrumar cassetes, a fazer companhia a pessoal da machine room ( salas de conversao ) cheguei a servir almocos , ia buscar coca colas, entregar tapes, etc.

Felizmente passados uns meses de estar em Londres surgiu um primeiro job como freelance 3D designer, e la fui, passei uma semana a visualizar um stand da bmw num campeonato de golfe. gostaram de mim, contrataram me para o proximo projecto,e depois fui saltando de empresa em empresa como freelance lighting and rendering artist/maya generalist...o que tenho feito durante os ultimos 6 meses

Ate agora ja estive na

Golden Square
RPM Beechwood
Escape Studios Pods
Technicolor
Ignition
Lick creative
The Bank


Nos entretantos fiz um curso de renderman na Escape e depois de mais um par de projectos freelances, aterrei nos escape studios pods, aonde tenho estado no ultimo mes e meio; aonde trabalhei nos projectos da Airwick que ai viram, e agora...nos titles para a FA Cup...algo que vai estar no ar durante 37 semanas, visto em dezenas de paises, por uns quantos milhoes de pessoas.

em breve colocarei aqui no forum o projecto.

Finalmente comeco a ver visibilidade nos projectos e isso para mim e o mais motivante. trabalhar ao lado das pessoas com quem tenho trabalhado e tambem hiper estimulante.

Projectos pessoais tenho alguns, estou a pensar cada vez mais em fazer projectos para o mercado da arte contemporanea no meu tempo livre, e adorava morar na California. Se bem que a Australia e Nova Zelandia tambem sejam destinos apeteciveis.

Basicamente qualquer sitio aonde possa juntar a minha carreira com o meu hobbie do surf, que ficou encostado durante os meses que aqui tenho passado, para muita pena minha.

Mas isto desconfio que a acontecer, so depois de passar um ou dois anos em Londres a acumular experiencia e CV.

Mais no imediato planeio investir algum do meu tempo a aprender o Nuke e a aprofundar o meu conhecimento do Renderman.

Estou tambem a colaborar com um web designer ( outro portugues aqui em Londres ) para criar um site pessoal, com mais visibilidade que o anterior. Tenho alguns planos interessantes para este projecto...

Gostava, por ultimo, de dizer que apesar de me ter sentido muito honrado pelo convite e por este ter surgido por interesse real no meu trabalho, devo acrescentar que ha muito artistas portugueses em Portugal que nao tem o reconhecimento devido apenas por ai estar. E que eu proprio adorava ver meet the artists com o Kameleon, Sil3, Malanjo, HP, sergioduque, VirtualFM, e etcs; mesmo outros mais novos como o tobal....enfim basicamente profissionais com provas dadas que estejam disposto a falar sobre o seu percurso...acho que todos temos uma historia para contar e a minha nao e especialmente interessante...e apenas o meu percurso. e como voces podem ver...para o que pretendo atingir esta mesmo no inicio...

E acho que e isso, se alguem tiver perguntas disparem.

Thanks, Kameleon!

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Seg Set 29, 2008 3:06 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Carlos,

Congrats pelo teu percurso e boa sorte aí na terra do nevoeiro!

Gostava de começar por perguntar qual (ou quais) a(s) maior(es) diferença(s) que sentes em trabalhar num mercado estrangeiro e qual é a tua maior ambição nesta área (especialização numa área especifica, realização, etc?)

Cheerz


Editado pela última vez por romanus em Seg Set 29, 2008 3:38 pm, num total de 1 vez

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Seg Set 29, 2008 3:29 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Alo kameleon e rui, queria agradecer mais uma vez por esta oportunidade de falar do meu trabalho.

vamos la entao a comecar esta sessao...

diferencas...muitas.

em termos de organizacao e producao as diferencas sao demasiadas para descrever. mas vou tentar:

Antes de mais num trabalho em equipa todos tem papeis definidos e que nao se cruzam
As empresas colaboram entre si
Os freelancers sao tratados com respeito, os pagamentos sao feitos a tempo e horas e quando dizemos o nosso preco o cliente nem pestaneja -
se estao interessados aceitam se nao estao nao dizem mais nada...
Ha produtores especializados em 3D. Estou a trabalhar neste momento com o Sean costelloe que ja foi head of cg na MPC e antes disso produtor no ebeling group onde colaborou com a Lobo, Mk12, etc.
em termos gerais todos saem as 18 horas do trabalho. nao quero com isto dizer que tudo e perfeito, ja tive que ficar duas noites a dormir nos sofas pouco confortaveis da Escape, no crunch para o job da Airwick...mas no geral tenho saido sempre a tempo e horas
os artistas tem um nivel de treino impressionante e acima de tudo um profissionalismo irrepreensivel. nao ha brincadeiras, nao ha perder tempo, nao ha amiguinhos. eh sempre a dar das 9 as 18h. isto eleva o nivel e as exigencias para niveis brutais...nao ves muitos noobs com empregos...
muita gente e freelancer..alguns de longa duracao, mas muitos entram e saem apenas para um projecto, as vezes ate menos do que isso.
ninguem abusa dos "recibos verdes"
nao ha "estagios profissionais"

se me lembrar de mais edito o post...

Em termos de ambicao penso que ja falei um pouco sobre o que pretendo.
Gostava de continuar a aprofundar o meu conhecimento como iluminador e vir a trabalhar num grande empresa como lighting TD.

alem da industria, tenho interesse em fazer projectos de arte contemporanea. acho que e um enorme mercado a espera de ser desbravado.

se continuar como freelancer generalista no entanto nao me queixo...its all good.

Obrigado pelos votos de boa sorte e venham mais perguntas...

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
spurv3d
Colocada: Ter Set 30, 2008 10:45 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 223 Local/Origem: Carnaxide - LX
Olá Carlos,

em relação aos salarios, podes falar? Nem que seja por alto. Tanto de freelancer como de permanent.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Ter Set 30, 2008 11:24 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
posso claro...

A minha rate eh 200 libras por dia. As vezes cobro menos se o projecto me interessar. Actualizei a minha rate recentemente porque fiz varios projectos com high profile, mas comecei a 175. Isto porque ja levava uns anos de experiencia...se fores junior eh muito menos claro.

tudo depende das areas... pos producao, jogos e cinema pagam pior.

media digital, design e arquitectura sao as que pagam melhor. ou seja pagam mais do que eu recebo. facam as contas...

permanente varia consoante a experiencia.

valores que me falaram sao 20k por um junior, cerca de 30 k por alguem com 3 anos de experiencia, se fores senior 60, 70k, 8 anos ou mais de experiencia eh para cima disto....

isto para pos producao...para as outras desconheco mas sei que se ganha mais para design e arch viz. bastante mais...

quando es permanente tens tambem bonus, subsidios de ferias e revisoes salariais em regra de ano a ano...

E um artista de after effects ganha 200-250 libras/dia

e se alguem tiver paciencia para fazer banners para a net...250-300 libras/dia

e por ai adiante

se fores flame op entao nem queiras saber...

Ja que abri o livro alguem se importa de me dizer valores REAIS em PT?

Rui, spurv, virtualfm, kameleon? alguem?

Obrigado

PS: aproveito para dizer que estes valores nao sao extraordinarios...eh sensivelmente equivalente ao que se ganha nos EUA, Holanda, Alemanha, Franca, Escandinavia ou India ( isto daquilo que ja falei com artistas que la andam ). e obviamente, quando se tem em conta o custo de vida.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
spurv3d
Colocada: Ter Set 30, 2008 2:34 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 223 Local/Origem: Carnaxide - LX
Por cá os valores de freelance andam por volta dos mesmos que aí 200€/500€ dia. Isto na minha tabela, porque os valores n estão ainda uniformizados como aí, penso que será uma questão de tempo.

No trabalho a tempo inteiro os valores são mais baixos, um ordenado de 1500€/mês,não é um valor muito facil de conseguir em todas as empresas. Na prespectiva de gestor da PATO (huug...gestor...),ou seja quando tenho de contratar alguem n é facil conseguir um orçamento suficientemente alto para pagar isso, estamos na Tuga... hehe. Mas melhor que eu para falar nisso talvez o Rumaus ou mesmo o VirtualFM.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Ter Set 30, 2008 2:47 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
obrigado

ja nao se esta nada mal como freelancer, com a enorme vantagem que voces ai tem sol e um custo de vida muito muito menor.

pena isso das empresas, penso que assim e mesmo inevitavel que alguem com qualidade queira eventualmente abandonar as empresas.
esta discrepancia estara na raiz da grande insatisfacao que ai reina nas empresas, suponho.

aqui como podem ver tambem havera alguma discrepancia, mas esta nao e tao extrema...

mas ja fico contente de um freelancer se safar assim tao bem! quer dizer que se um dia me fartar do UK, PT ainda pode vir a ser viavel como base....

entretanto fico a espera do contributo dos outros para a discussao

e ja agora de mais perguntas!

cumps

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Grury
Colocada: Ter Set 30, 2008 5:23 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Entao Carlinhos..

Mudanca radical, de direito para o mundo CG...imagino que na te tenhas arrependido e ainda bem Very Happy Lawers, estate agents, politicos n recruitment agents...the scum of the earth Laughing
Penso que a tua experiencia dos ultimos meses podera servir de incentivo a outro pessoal que que se encontre na mesma situacao de indecisao.
He who dares, wins!!

Ja agora..qual o melhor momento e o pior de toda esta experiencia.

Abraco,

Gru

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Andias
Colocada: Ter Set 30, 2008 6:36 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Fev 2008 Mensagens: 390 Local/Origem: Aveiro
Realmente tens aí muita experiencia de vida, mas acima de tudo de convicçao e de valor.

Gostava de saber, após tanta persistência, se te deu vontade de desistir(penso que sim), onde foste buscar tanta força, visto estares sozinho e num pais estranho?

cump
Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Malanjo
Colocada: Ter Set 30, 2008 6:56 pm Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 11:48 am, num total de 1 vez
romanus
Colocada: Ter Set 30, 2008 8:09 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Da experiência que tenho e falando apenas na área de pós produção, com contracto os valores andam mais ou menos:
junior - 800 a 1400 e senior - 1400 a 3000... depois cada empresa terá a sua politica relativamente a prémios de produtividade, etc...

Relativamente a freelancing... os valores poderão andar nessa ordem de grandeza... o problema é ter trabalho suficiente para que se torne possivel viver dessa forma (from my experience on this field).

cheerz e mais uma vez parabéns pelo que conseguiste alcançar, principalmente, da forma como o fizeste.

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
fonziewonzie
Colocada: Ter Set 30, 2008 8:17 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
hey carlos,

parabens :) fico contente em ver o teu percurso a correr bem e a carreira a arrancar ainda melhor.

e bem sabes q vou tar sempre a ver o q andas a fazer, por isso tens o teu own personal stalker na california :)

um abraco destes lados. keep up the good work!

_________________
.: a
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Endereço de AIM MSN Messenger
carloscidrais
Colocada: Ter Set 30, 2008 9:01 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
eh la tanta malta simpatica reunida num so sitio!

desculpem a demora na resposta, mas estava a ver o meu querido FCP a levar uma coca do Arsenal....

Ora vamos la por partes

Mr Gru...obrigado pelo apoio e ja agora pela ajuda preciosa quando aqui cheguei...as palavras que trocamos foram, acredites ou nao, uma verdadeira bussola... por isso e que gosto de contribuir para este forum...ha realmente uma dinamica que existira em poucos outros foruns...

entao para responder a tua pergunta...melhor momento....sem duvida de cada vez que o meu produtor/art director/cliente se vira para mim e me diz que o trabalho esta fantastico...e sem duvida o mais recompensador. sentir me apreciado no que faco e no que trago para a mesa e algo inigualavel...

ver um dos anuncios em que trabalhei num dos intervalos do emmerdale tb nao foi nada mau!

Conhecer Londres, ter a oportunidade de viajar pelo mundo, poder viver confortavelmente do que faco, etc...sao tudo razoes para me sentir constantemente contente.

Momento pior...quando acabei o contrato e o curso e percebi que ia ter que sair do Porto para continuar o meu percurso...

RPM...vontade de desistir nunca tive e felizmente nao estou sozinho, vivo com a minha namorada que largou o emprego em PT para vir ter comigo sem saber o que ia fazer da vida dela / gracas a deus ja arranjou emprego / e tenho muitos amigos aqui por Londres, mais ou menos na mesma situacao que eu, forcados a sair de Portugal para poderem viver do que sabem fazer...

Malanjo...bons olhos o vejam, este forum sentiu a tua falta.

para responder a tua pergunta, gostava de criar uma serie para expor de prints, feitos a partir de uma ideia que estou a desenvolver...nao quero revelar muito do conceito, mas em termos de tecnica sera no seguimento do que e o meu trabalho comercial...uma mescla de imagem real aumentada com 3D. basicamente sera usar aquilo que sei fazer mas num contexto no qual eu possa ditar a mensagem... eh melhor ficar por aqui antes que a conversa comece a ficar muito pretenciosa...sao muitos anos numa escola de artes...tu sabes como eh...eh melhor estar caladinho, fazer e mostrar quando tiver para mostrar.

Rui, obrigado por dares umas achegas a discussao. olhando para esses valores diria que nem se esta assim tao mal...da para viver bem, sem apertos, e ainda se tem o privilegio de se estar rodeado da familia e amigos, a usufruir desse solzinho maravilhoso. e imagino que a tendencia sera para que os ordenados aumentem a medida que os trabalhos ganhem visibilidade, as empresas se internacionalizem e haja uma aposta em recrutar os melhores profissionais...como o spurv ja disse noutro topico sera uma questao de tempo...espero...

fonzie, obrigado pela forca e ja sabes o quanto te devo. espero que saibas que tens aqui um amigo e o que precisares...eh teu. big hug.

Quanto a ver mais coisas teras bastante para ver em breve, estou a espera dos ultimos shots que fiz na escape para colocar na reel e embreve terei novo site...cortesia do Pedro Serrao, que me esta aqui a ajudar!

malta...ainda temos uns dias...quem tem mais perguntas faca favor...por aqui estarei

cumps

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
engelik
Colocada: Qua Out 01, 2008 9:31 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 10 Mar 2007 Mensagens: 296 Local/Origem: Lisboa
boas! parabéns pelo percurso Smile é preciso força de vontade sem duvida!

como lighting TD suponho que exista uma certa ligação com a fotografia / director de fotografia, é algo que fazes/aprecias ou é viras-te mais para o digital?

abraço

_________________
paulo silva - http://www.engelik.net
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
carloscidrais
Colocada: Qua Out 01, 2008 10:08 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
ola paulo

tens toda a razao, ha uma grande ligacao com fotografia, ja fiz muita durante o meu percurso, assim como filmagens de imagem real

ja quando era vj grande parte do source que usava era captado por nos ( membros do colectivo )

agora que so faco cg, uso muito do que sei e aprendi nessa altura.

penso que sera por tudo isto que tenho um interesse especial pelo fotorealismo e pela integracao de 3D em imagem real.

por outro lado, aqui em londres ( e obviamente na idustria em geral, nos outros paises) de certa forma empurram-te para a especializacao ( para empresas de jogos ou cinema, nao ves anuncios para generalistas)...e isto foi aquilo em que descobri que me destaco...

o facto de ser um geek enorme tambem me ajuda a ter paciencia para domar a besta ( ie, usar o Mental Ray e Renderman e conseguir optimizar os frames, descobrir truques para diminuir render times e ainda conseguir com que as coisas fiquem com bom aspecto, etc )

alem disto tenho mesmo interesse por arte, gosto de ir a museus e galerias, ver obras de gente que sabe mais que eu, perceber o uso da luz e cor que outros artistas que nao fazem cg tem nos seus trabalhos.

e eh isso, espero ter respondido ao que estavas a perguntar...

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
bry
Colocada: Qua Out 01, 2008 10:41 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Antes de mais parabens!

Nao e' nada facil partir assim para outro pais e comecar de novo, e e' bom ver que tamanho esforco esta' a ser recompensado.

Acho que experiencias deste genero fora do pais sao sempre enriquecedoras, tanto profissional como pessoalmente, mas no nosso caso existe sempre a contrariedade de nao podermos dizer "ok, ja chega, agora vou voltar" sem que isso implique enormes compromissos a nivel profissional, deixar de trabalhar em projectos de primeira linha e passar a trabalhar em coisas que dificilmente nos darao tanta satisfacao. Partilhas desta "frustracao"? Achas que isso podera' mudar no futuro proximo?

abraco,
bruno

_________________
"How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?"
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Qua Out 01, 2008 11:04 am Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
optima pergunta, bry.

nao me vejo a voltar por varias razoes...

uma delas e sem duvida a que apontas, da falta de projectos que me interessem

por outro lado, eu proprio sinto me melhor no UK e tenho a certeza que me irei sentir ainda melhor na california por exemplo, por ter uma serie de valores e uma worldview que dificilmente se coadunam com a realidade portuguesa.

alias eu quando fui a los angeles pela primeira vez senti que pertencia aquele lugar...e que aquele sim seria o sitio aonde me sentiria bem...por isso tenho me orientado para conseguir la chegar eventualmente

ja a minha insatisfacao para com a realidade portuguesa passa por muita coisa, e tem a ver com factores externos a profissao...

falo de atitudes e comportamentos sociais, tolerancia para com os outros, a maneira como se vive no dia a dia, politica, o simples facto de haver opcoes vegetarianas em todos os restaurantes, as pessoas preferirem andar de bicicleta do que de carro...enfim muita muita coisa que infelizmente nao vejo a mudar em PT...

em termos estritamente profissionais, lamento mas nao vejo possibilidades de construir uma carreira em PT, pelo menos da mesma forma que esta e entendida ca fora ( ie, valorizacao da experiencia que se traduz em promocoes e aumentos, capacidade de mudar de empresa em empresa se estivermos insatisfeitos, sentir que fazemos parte de uma network internacional...e que os nossos horizontes nao se limitam ao pais aonde estamos no momento)...espero nao estar a ser muito esoterico, e nao quero passar por arrogante, tenho a certeza que havera gente que discorda da minha experiencia...mas esta e a realidade portuguesa, pelo menos do meu ponto de vista...sorry

acho que falta competitividade internacional as empresas portuguesas, e os casos isolados de sucesso, nao sao suficientes para me convencer que sera interessante voltar.

Ainda para mais eu sou do Porto, nao me vejo a viver em Lisboa...e o Porto esta rapidamente a caminhar para se tornar uma das regioes mais pobres da Europa... ao contrario de Lisboa que ainda se mantem perto da media europeia

Por isso diria que voltar esta fora de questao... e nao e algo em que pense.

dito isto sou freelancer e ja me mostrei disponivel para trabalhar com empresas portuguesas como freelancer, o que e facilmente feito a distancia. eh um questao de oportunidade suponho... a ver vamos.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum