Autor |
Mensagem |
|
Kameleon |
Colocada: Seg Set 22, 2008 9:18 am |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Boas pessoal, graças ao comanight aka Helder Lopes o Meet The Artist está de volta desta vez como convidado o Mario Domingos, fundador da PATO Digital, uma empresa especializada em Pós-Produção sediada em Lisboa. Concerteza muitos de vós já viram o trabalho do Mário e ao longo dos ultimos anos este tornou-se uma pessoa activa e participante na comunidade CG em Portugal, por isso sem mais rodeios, deixo aqui espaço para o Mário se apresentar e para que lhe coloquem as perguntas que acharem pertinentes!
(Perguntem-lhe pelos tótós!)
Esta sessão vai decorrer até ao próximo Domingo dia 28. |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
[HP] |
Colocada: Seg Set 22, 2008 9:36 am |
|
|
Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Local/Origem: inbicta
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Seg Set 22, 2008 2:21 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
Totos? Mario, vais mesmo ter de explicar isso.. |
|
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Seg Set 22, 2008 7:09 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
Ja agora para comecar isto mais a serio, aqui vao duas perguntas..
1) Conta-nos ai um bocado sobre ti e a tua carreira.. Ja vens assim de infancia ou foste influenciado?
2) Tem-se falado bastante aqui no forum das dificuldades da "industria" em Portugal e afins.. Enquanto maestro da Pato, o que te tem parecido estes ultimos anos? Notas melhoria, achas que esta tudo no fosso? Como decidiste avancar para uma empresa em vez de procurar trabalho noutras (agora) concorrentes? |
|
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Ter Set 23, 2008 8:26 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 13 Nov 2006
|
Boas... Vendo o teu portfolio, vê-se que a diversidade de temas que já abordaram na Pato é grande..
Existe algum que te deixe mais satisfeito? Ou outros que apenas são feitos porque realmente têem de ser?? Como encaras esta diversidade??
Serve essencialmente como evolução pessoal/empresa, ou seja encaras os trabalhos que "menos gostas" como um treino visando a "perfeição" profissional.. ou apenas como uma forma de manter a PATO a laborar?
Não leves a mal a pergunta.. mas acho que todos temos de fazer de tudo um pouco e seguramente existem trabalhos que não apreciamos.. mas que têem de ser feitos!!! Mas tudo depende da forma como os encaramos!
Continuação de bons trabalhos.. e parabéns pelo excelente caminho percorrido! |
|
|
|
Voltar acima |
|
spurv3d |
Colocada: Ter Set 23, 2008 11:59 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 03 Mar 2005
Local/Origem: Carnaxide - LX
|
OK pessoal, aqui vai então.
Já nem sei desde quando tenho interesse pelo 3D, acho que já no Spectrum, quando via algo que parecia sair do ecrã - huuu! haaaa!! -- pensava eu - "como é q estes gajos conseguem fazer estas cenas???
É melhor deixar de fumar aqueles cigarrinhos que o meu irmão trás quando vai ao bairro alto..."
Lembro-me de uma demo do Amiga chamada "The Juggler" que era um boneco feito de esferas cromadas a fazer malabarismos com outras esferas cromadas, num cenário plano com uma textura checker ... xiii as bolas cromadas.... isso é que era... na altura as bolas cromadas eram o auge.
Para quem n sabe do que estou a falar aqui vai.
http://www.youtube.com/watch?v=SZdzHKBYZzY
Assim que tive o meu primeiro PC, uma granda bomba na altura - 486/33Mhz 512Kb de RAM Super VGA - passado pouco tempo instalei o 3DStudio para DOS, ainda n havia para Windows, estava na Ver. 3.11 for Workgroups...ganda máquina, comecei logo a fazer umas cenas animadas, uns lettrings e logos.
Daí saltei para o 3D Studio MAX, ate á ver. 2.5, e daí para o grande Maya (1995 acho) onde fiquei até há uns 9 meses... agora para a maior parte das coisas uso XSI.
A minha aprendizagem foi 99% por minha conta e 1% pelo curso que tirei na ETIC em 1999/2000. O que tirei desse curso mais do que aprender Maya, foi as pessoas que conheci e as portas que me abriu principalmente com a ajuda do meu professor Zé André, um dos donos da "Irmã Lucia" uma das melhores no mercado do 3D em Portugal.
Nessa altura era eu bailanina em Xabrégas mas estava a fazer um part-time na "Grande Ecran" onde fazia conteúdos para o mega ecrã que está no Viaduto Duarte Pacheco em Lisboa ao pé das Amoreiras, penso que alguns de vocês devem conhecer. Era tudo feito no Premiere, animação e tudo, e só podiamos usar 3 cores...lol, pois o ecrã só tinha Vermelho, Amarelo e Verde... n era facil. Por intermédio do meu professor consegui um lugar na "Duvideo" onde trabalhei durante 3/4 anos, onde aprendi muito com os meus colegas, e onde fiz grandes amizades, aí ganhei muita experiencia em After FX e Photoshop, pouco fiz de 3D mas passava as noites e madrugadas agarrado ao Maya, eheheh. Um dos grandes amigos que fiz foi o Manoo, abracinhos fofuras! (http://animanoo.dfx.net/)
Aqui estão uns exemplos de algumas coisas que fiz n altura.
http://vimeo.com/channel19474
Em 2004/2005 n me recordo bem, saí finalmente da Duvideo para tentar a vida como Freelancer. Durante os tempos em que la trabalhei fiz alguns contactos o que me deu alguma segurança para me mandar de cabeça.. ou seja Bungee Jumping...
Comecei a fazer uns trabalhinhos para a SYNC - www.sync.pt - e até hoje são o meu maior cliente (poem comparar os reels )
Nessa altura depois de trabalhar em casa durante alguns tempos o grande Cesar Furtado que na altura estava a abrir a Dialogue (http://www.dialoguewithus.com/ - http://www.unit-collective.tv/) emprestou-me um pouco do seu escritorio para eu ter a minha tralha, o que me ajudou bastante. Abraço mano.
Em Março de 2006 nasce a PATO DIGITAL que ao fim de pouco tempo fica só PATO. No inicio eramos 3, eu, o Luis Rodrigues e o Hugo Paredes, meus ex colegas da Duvideo, mas durante pouco tempo, pois a coisa n resultou. Começar um negocio do zero requer um esforço enorme a nivel financeiro e n só, percebo que nem todos estejam dispostos a isso.
Ao fim de pouco tempo contactei o David, que ja tinha trabalhado comigo em alguns freelas, que foi o meu braço direito durante os proximos 2 anos, até Agosto passado. Esqueci-me de ligar a vedação electrica e ele fugiu.... ou então n apertei bem as correntes... enfim eu sei que ele ja sente a minha falta!
O balanço destes anos na PATO é positivo, conheci muita gente que me ajudou muito, o André Pinguinha (http://andrepinguinha.blogspot.com/), a Celine, o Vinicius, e o Nuno... (fofuras mai lave, beijokas daquelas que tu gostas) e tambem nasceram os meus lindos filhotes gémeos o Bruno e o Tiago.
De vez em quando precisamos de dar um passo a trás, reformular, repensar, apanhar balanço para continuar. O Futuro parece risonho |
|
|
|
Voltar acima |
|
spurv3d |
Colocada: Ter Set 23, 2008 12:20 pm |
|
|
Uma mente torturada
|
Citação: 2) Tem-se falado bastante aqui no forum das dificuldades da "industria" em Portugal e afins.. Enquanto maestro da Pato, o que te tem parecido estes ultimos anos? Notas melhoria, achas que esta tudo no fosso? Como decidiste avancar para uma empresa em vez de procurar trabalho noutras (agora) concorrentes?
O que penso é simples, a industria do 3D em Portugal é pequena comparada com outros países, mas cresceu mto nos últimos 5 anos, por isso só pode continuar a crescer. Cada vez ha mais pessoal a bulir em 3D, cada vez melhor, cada vez mais os clientes começam a perceber que a qualidade vende o produto e que, se querem qualidade tem de pagar bem, e a horas. Mais uns anitos e as coisas mudam.
Citação: Boas... Vendo o teu portfolio, vê-se que a diversidade de temas que já abordaram na Pato é grande..
Existe algum que te deixe mais satisfeito? Ou outros que apenas são feitos porque realmente têem de ser?? Como encaras esta diversidade??
Bem, tudo o que tem animação satisfaz-me mais, um dos que mais gostei de fazer foi o da CGD. (http://vimeo.com/channel13384).
Uma das coisas que mais gosto na publicidade é a diversidade, estamos sempre a aprender coisas novas, são sempre novos desafios. É claro que ha trabalhos que só faço pelo dinheiro, muitos nem mostro. |
|
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Ter Set 23, 2008 4:00 pm |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
Ola mario, parabens pelo trabalho e obrigado por participares nesta iniciativa para nos conhecermos a todos melhor.
Gostava de perguntar...e isto sem querer comecar uma guerra de software, que nao tem lugar neste topico... o que te levou a fazer a transicao do Maya para o XSI.
Que encontraste neste software de que nao dispunhas no Maya
E finalmente, quanto tempo demorou a fazer a transicao e como a fizeste ( em termos gerais ). |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Ter Set 23, 2008 9:58 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Hello Mário,
Como já sabes, sempre gostei muito dos teus/vossos trabalhos e espero que o futuro seja mesmo risonho, porque tens demonstrado sempre qualidade e evolução no teu trabalho.
Identifico-me bastante com o que fazes e apenas quero deixar aqui o meu comentário de apreço por ver concorrência ao mais alto nível!
cheerz for now |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Qua Set 24, 2008 8:51 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
|
Hi!
Ainda bem que já começou
Cá vai as minhas:
Uma vez que o portfolio da pato abrange várias áreas, agora que já passaram alguns anos continuas a fazer um pouco de tudo na pato? ou estás a caminhar numa direcção de especialização? E se sim, em qual das áreas?
O que te faz levantar todos os dias de manha e ir trabalhar?
cumps |
_________________ www.flopes.eu |
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Qua Set 24, 2008 10:40 am |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
Hey Mario pelo que parece a Pato tem pernas para andar.
Sera que podias descrever mais um pouco a empresa. Detalhes em relaccao a pessaol, hardware, software, facilities, etc
Sagres ou Super Bock??
Näkemiin |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
engelik |
Colocada: Qua Set 24, 2008 10:56 am |
|
|
Escravo do rato
Registo: 10 Mar 2007
Local/Origem: Lisboa
|
Boas!
Parabéns pelos trabalhos e pela carreira
e cá vão elas:
O que te inspira / atrai mais neste vasto mundo do CG?
Pelo que li, passaste grande parte da tua carreira realizando trabalhos ligados à publicidade, mas apareces associado à realização de uma curta "A Travessa do Arco da Velha". Qual dos "mundos" preferes mais (publicidade / cinema ou outro até) ? (e já agr porquê :p )
cumps |
_________________ paulo silva - http://www.engelik.net |
|
|
Voltar acima |
|
spurv3d |
Colocada: Qua Set 24, 2008 5:22 pm |
|
|
Uma mente torturada
|
Citação: Gostava de perguntar...e isto sem querer comecar uma guerra de software, que nao tem lugar neste topico... o que te levou a fazer a transicao do Maya para o XSI.
Que encontraste neste software de que nao dispunhas no Maya
E finalmente, quanto tempo demorou a fazer a transicao e como a fizeste ( em termos gerais ).
A determinada altura fartei-me dos problemas que o Maya começou a dar nas ultimas versões, e para alem disso comecei a ver que demorava algum tempo a fazer coisas que á primeira vista pareciam simples, simplesmente tornou-se contraproducente (acho que é assim que se escreve). Não é q n goste de desafios, porque é o que me faz andar para a frente, mas deixaram de ser desafios, começaram a ser nonsense.
Ja andava de olho no XSI há algum tempo, instalei a trial e senti de imadiato que tinha dado um passo em frente, em 2 meses já fazia umas coisitas, em quase tudo prefiro o XSI. Penso mesmo que é um software melhor, mais solido, gere melhor a memoria e costumo dizer que n precisas de tirar um curso de fisica quantica para trabalhar com o Mental.
Agora quando vou fazer alguma coisa no Maya ja sinto alguma dificuldade. Claro que ninguém me tira o Ncloth, o FluidFX, paintFX e ate á pouco tempo as particulas, porque agora com o ICE...Autodesk ponham.se a pau...
De qualquer maneira estou em pulgas para pôr as ganfias no Maya 2009.
Citação: Como já sabes, sempre gostei muito dos teus/vossos trabalhos e espero que o futuro seja mesmo risonho, porque tens demonstrado sempre qualidade e evolução no teu trabalho.
Identifico-me bastante com o que fazes e apenas quero deixar aqui o meu comentário de apreço por ver concorrência ao mais alto nível!
Tks men!
Citação: Uma vez que o portfolio da pato abrange várias áreas, agora que já passaram alguns anos continuas a fazer um pouco de tudo na pato? ou estás a caminhar numa direcção de especialização? E se sim, em qual das áreas?
Nepia!! Tenho de fazer de tudo, não dá para especializações, só em projectos grandes que venham é q poderá dar para isso, sempre me habituei a pegar num trabalho do principio ao fim e gosto.
Citação: O que te faz levantar todos os dias de manha e ir trabalhar ?
Um senhor de cartola que vive debaixo da minha cama.
Citação: Hey Mario pelo que parece a Pato tem pernas para andar.
Sera que podias descrever mais um pouco a empresa. Detalhes em relaccao a pessaol, hardware, software, facilities, etc
Sagres ou Super Bock??
A PATO ao contrario do que muita gente pensa, é muito pequena, é uma pequena sala numa vivenda antiga, com 4 computadores suficientes para dar vazão ao trabalho que tem, um ambiente descontraído, tudo pessoal bacano. Neste momento sou só eu e o Jorge Hora (Super Master of Sound Mixing and Mastering), como ja disse, o David foi passar umas ferias á concorrencia.
Como 3 é pouco para alguns trabalhos, de vez em quando la faço uns posts aqui no D3 a pedir ajuda
Usamos Maya, XSI e After. E fazemos coisas muito bonitas.
Super Bock Mini.
Citação: O que te inspira / atrai mais neste vasto mundo do CG?
Pelo que li, passaste grande parte da tua carreira realizando trabalhos ligados à publicidade, mas apareces associado à realização de uma curta "A Travessa do Arco da Velha". Qual dos "mundos" preferes mais (publicidade / cinema ou outro até) ? (e já agr porquê :p )
Gosto muito de publicidade mas cinema de animação é a minha paixão.
A Travessa esta em standby... mas vamos avançar um dia destes e mais ideias n faltam.
Deixo-vos com uns momentos PATO
|
|
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Qui Set 25, 2008 9:04 am |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
|
ehehe fantastico
falei na especialização porque pensei que a equipa fosse maior, agora ainda fiquei com mais admiração pelo trabalho
o segredo é o patinho, sem dúvida |
_________________ www.flopes.eu |
|
|
Voltar acima |
|
pipocaz |
Colocada: Qui Set 25, 2008 11:59 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 26 Abr 2007
Local/Origem: Lisboa
|
O pato deve ser o único que não trabalha.
Tá TÃO badochaaaaaa..
Têm de o por a fazer dieta, se nao qualquer dia rebenta |
_________________ http://anabelafaria.com |
|
|
Voltar acima |
|
spurv3d |
Colocada: Dom Set 28, 2008 10:14 pm |
|
|
Uma mente torturada
|
Bem pessoal, parece que acaba aqui este Meet The Artist. Foi com enorme prazer que participei, infelizmente n tive muito tempo, fiz o melhor que consegui.
Quero felicitar o D3 por o que tem feito pela nossa area aqui no nosso país, obrigado!
Abraços
Mário Domingos |
|
|
|
Voltar acima |
|
Pixelwelder |
Colocada: Qui Out 02, 2008 3:03 am |
|
|
Veterano
Local/Origem: London
|
Mario foi bom ter conhecido um pouco mais de ti e do pato, tudo de bom para o futuro, como tem sido até agora.
Abraço |
_________________ .......in motion.
Eyeframe.co.uk
:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com |
|
|
Voltar acima |
|
|