Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Conheça os Artistas  ~  Mário "spurv3d" Domingos

Kameleon
Colocada: Seg Set 22, 2008 9:18 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Boas pessoal, graças ao comanight aka Helder Lopes o Meet The Artist está de volta desta vez como convidado o Mario Domingos, fundador da PATO Digital, uma empresa especializada em Pós-Produção sediada em Lisboa. Concerteza muitos de vós já viram o trabalho do Mário e ao longo dos ultimos anos este tornou-se uma pessoa activa e participante na comunidade CG em Portugal, por isso sem mais rodeios, deixo aqui espaço para o Mário se apresentar e para que lhe coloquem as perguntas que acharem pertinentes!

(Perguntem-lhe pelos tótós!)

Esta sessão vai decorrer até ao próximo Domingo dia 28.

_________________
.artur leao.
You can do it! VFX
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
[HP]
Colocada: Seg Set 22, 2008 9:36 am Responder com Citação
Veterano Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 1402 Local/Origem: inbicta
Pa quem nao conhece:
http://www.pato.tv/

Cool

_________________

Helder "hP" Pinto

www.helderpinto.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Número de ICQ
unxetas
Colocada: Seg Set 22, 2008 2:21 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
Totos? Mario, vais mesmo ter de explicar isso..
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
unxetas
Colocada: Seg Set 22, 2008 7:09 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
Ja agora para comecar isto mais a serio, aqui vao duas perguntas..

1) Conta-nos ai um bocado sobre ti e a tua carreira.. Ja vens assim de infancia ou foste influenciado? Smile

2) Tem-se falado bastante aqui no forum das dificuldades da "industria" em Portugal e afins.. Enquanto maestro da Pato, o que te tem parecido estes ultimos anos? Notas melhoria, achas que esta tudo no fosso? Como decidiste avancar para uma empresa em vez de procurar trabalho noutras (agora) concorrentes?
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
visualize
Colocada: Ter Set 23, 2008 8:26 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 13 Nov 2006 Mensagens: 85
Boas... Vendo o teu portfolio, vê-se que a diversidade de temas que já abordaram na Pato é grande..
Existe algum que te deixe mais satisfeito? Ou outros que apenas são feitos porque realmente têem de ser?? Como encaras esta diversidade??

Serve essencialmente como evolução pessoal/empresa, ou seja encaras os trabalhos que "menos gostas" como um treino visando a "perfeição" profissional.. ou apenas como uma forma de manter a PATO a laborar?

Não leves a mal a pergunta.. mas acho que todos temos de fazer de tudo um pouco e seguramente existem trabalhos que não apreciamos.. mas que têem de ser feitos!!! Mas tudo depende da forma como os encaramos!

Continuação de bons trabalhos.. e parabéns pelo excelente caminho percorrido!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
spurv3d
Colocada: Ter Set 23, 2008 11:59 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 223 Local/Origem: Carnaxide - LX
OK pessoal, aqui vai então.



Já nem sei desde quando tenho interesse pelo 3D, acho que já no Spectrum, quando via algo que parecia sair do ecrã - huuu! haaaa!! -- pensava eu - "como é q estes gajos conseguem fazer estas cenas???
É melhor deixar de fumar aqueles cigarrinhos que o meu irmão trás quando vai ao bairro alto..."

Lembro-me de uma demo do Amiga chamada "The Juggler" que era um boneco feito de esferas cromadas a fazer malabarismos com outras esferas cromadas, num cenário plano com uma textura checker ... xiii as bolas cromadas.... isso é que era... na altura as bolas cromadas eram o auge. Laughing Laughing

Para quem n sabe do que estou a falar aqui vai.
http://www.youtube.com/watch?v=SZdzHKBYZzY

Assim que tive o meu primeiro PC, uma granda bomba na altura - 486/33Mhz 512Kb de RAM Super VGA - passado pouco tempo instalei o 3DStudio para DOS, ainda n havia para Windows, estava na Ver. 3.11 for Workgroups...ganda máquina, comecei logo a fazer umas cenas animadas, uns lettrings e logos.
Daí saltei para o 3D Studio MAX, ate á ver. 2.5, e daí para o grande Maya (1995 acho) onde fiquei até há uns 9 meses... agora para a maior parte das coisas uso XSI.

A minha aprendizagem foi 99% por minha conta e 1% pelo curso que tirei na ETIC em 1999/2000. O que tirei desse curso mais do que aprender Maya, foi as pessoas que conheci e as portas que me abriu principalmente com a ajuda do meu professor Zé André, um dos donos da "Irmã Lucia" uma das melhores no mercado do 3D em Portugal.

Nessa altura era eu bailanina em Xabrégas mas estava a fazer um part-time na "Grande Ecran" onde fazia conteúdos para o mega ecrã que está no Viaduto Duarte Pacheco em Lisboa ao pé das Amoreiras, penso que alguns de vocês devem conhecer. Era tudo feito no Premiere, animação e tudo, e só podiamos usar 3 cores...lol, pois o ecrã só tinha Vermelho, Amarelo e Verde... n era facil. Por intermédio do meu professor consegui um lugar na "Duvideo" onde trabalhei durante 3/4 anos, onde aprendi muito com os meus colegas, e onde fiz grandes amizades, aí ganhei muita experiencia em After FX e Photoshop, pouco fiz de 3D mas passava as noites e madrugadas agarrado ao Maya, eheheh. Um dos grandes amigos que fiz foi o Manoo, abracinhos fofuras! (http://animanoo.dfx.net/)

Aqui estão uns exemplos de algumas coisas que fiz n altura.

http://vimeo.com/channel19474


Em 2004/2005 n me recordo bem, saí finalmente da Duvideo para tentar a vida como Freelancer. Durante os tempos em que la trabalhei fiz alguns contactos o que me deu alguma segurança para me mandar de cabeça.. ou seja Bungee Jumping...

Comecei a fazer uns trabalhinhos para a SYNC - www.sync.pt - e até hoje são o meu maior cliente (poem comparar os reels Very Happy )

Nessa altura depois de trabalhar em casa durante alguns tempos o grande Cesar Furtado que na altura estava a abrir a Dialogue (http://www.dialoguewithus.com/ - http://www.unit-collective.tv/) emprestou-me um pouco do seu escritorio para eu ter a minha tralha, o que me ajudou bastante. Abraço mano.

Em Março de 2006 nasce a PATO DIGITAL que ao fim de pouco tempo fica só PATO. No inicio eramos 3, eu, o Luis Rodrigues e o Hugo Paredes, meus ex colegas da Duvideo, mas durante pouco tempo, pois a coisa n resultou. Começar um negocio do zero requer um esforço enorme a nivel financeiro e n só, percebo que nem todos estejam dispostos a isso.

Ao fim de pouco tempo contactei o David, que ja tinha trabalhado comigo em alguns freelas, que foi o meu braço direito durante os proximos 2 anos, até Agosto passado. Esqueci-me de ligar a vedação electrica e ele fugiu.... ou então n apertei bem as correntes... enfim eu sei que ele ja sente a minha falta!
O balanço destes anos na PATO é positivo, conheci muita gente que me ajudou muito, o André Pinguinha (http://andrepinguinha.blogspot.com/), a Celine, o Vinicius, e o Nuno... (fofuras mai lave, beijokas daquelas que tu gostas) e tambem nasceram os meus lindos filhotes gémeos o Bruno e o Tiago.

De vez em quando precisamos de dar um passo a trás, reformular, repensar, apanhar balanço para continuar. O Futuro parece risonho Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
spurv3d
Colocada: Ter Set 23, 2008 12:20 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 223 Local/Origem: Carnaxide - LX
Citação:
2) Tem-se falado bastante aqui no forum das dificuldades da "industria" em Portugal e afins.. Enquanto maestro da Pato, o que te tem parecido estes ultimos anos? Notas melhoria, achas que esta tudo no fosso? Como decidiste avancar para uma empresa em vez de procurar trabalho noutras (agora) concorrentes?


O que penso é simples, a industria do 3D em Portugal é pequena comparada com outros países, mas cresceu mto nos últimos 5 anos, por isso só pode continuar a crescer. Cada vez ha mais pessoal a bulir em 3D, cada vez melhor, cada vez mais os clientes começam a perceber que a qualidade vende o produto e que, se querem qualidade tem de pagar bem, e a horas. Mais uns anitos e as coisas mudam.

Citação:
Boas... Vendo o teu portfolio, vê-se que a diversidade de temas que já abordaram na Pato é grande..
Existe algum que te deixe mais satisfeito? Ou outros que apenas são feitos porque realmente têem de ser?? Como encaras esta diversidade??


Bem, tudo o que tem animação satisfaz-me mais, um dos que mais gostei de fazer foi o da CGD. (http://vimeo.com/channel13384).
Uma das coisas que mais gosto na publicidade é a diversidade, estamos sempre a aprender coisas novas, são sempre novos desafios. É claro que ha trabalhos que só faço pelo dinheiro, muitos nem mostro. Cool
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
carloscidrais
Colocada: Ter Set 23, 2008 4:00 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Ola mario, parabens pelo trabalho e obrigado por participares nesta iniciativa para nos conhecermos a todos melhor.

Gostava de perguntar...e isto sem querer comecar uma guerra de software, que nao tem lugar neste topico... o que te levou a fazer a transicao do Maya para o XSI.

Que encontraste neste software de que nao dispunhas no Maya

E finalmente, quanto tempo demorou a fazer a transicao e como a fizeste ( em termos gerais ).

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
romanus
Colocada: Ter Set 23, 2008 9:58 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Hello Mário,

Como já sabes, sempre gostei muito dos teus/vossos trabalhos e espero que o futuro seja mesmo risonho, porque tens demonstrado sempre qualidade e evolução no teu trabalho.
Identifico-me bastante com o que fazes e apenas quero deixar aqui o meu comentário de apreço por ver concorrência ao mais alto nível!

cheerz for now

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
comanight
Colocada: Qua Set 24, 2008 8:51 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
Hi!

Ainda bem que já começou Very Happy

Cá vai as minhas:

Uma vez que o portfolio da pato abrange várias áreas, agora que já passaram alguns anos continuas a fazer um pouco de tudo na pato? ou estás a caminhar numa direcção de especialização? E se sim, em qual das áreas?

O que te faz levantar todos os dias de manha e ir trabalhar? Twisted Evil

cumps

_________________
www.flopes.eu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Grury
Colocada: Qua Set 24, 2008 10:40 am Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Hey Mario pelo que parece a Pato tem pernas para andar.
Sera que podias descrever mais um pouco a empresa. Detalhes em relaccao a pessaol, hardware, software, facilities, etc

Sagres ou Super Bock??

Näkemiin

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
engelik
Colocada: Qua Set 24, 2008 10:56 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 10 Mar 2007 Mensagens: 296 Local/Origem: Lisboa
Boas!
Parabéns pelos trabalhos e pela carreira Smile

e cá vão elas:

O que te inspira / atrai mais neste vasto mundo do CG?

Pelo que li, passaste grande parte da tua carreira realizando trabalhos ligados à publicidade, mas apareces associado à realização de uma curta "A Travessa do Arco da Velha". Qual dos "mundos" preferes mais (publicidade / cinema ou outro até) ? (e já agr porquê :p )

cumps

_________________
paulo silva - http://www.engelik.net
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
spurv3d
Colocada: Qua Set 24, 2008 5:22 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 223 Local/Origem: Carnaxide - LX
Citação:
Gostava de perguntar...e isto sem querer comecar uma guerra de software, que nao tem lugar neste topico... o que te levou a fazer a transicao do Maya para o XSI.

Que encontraste neste software de que nao dispunhas no Maya

E finalmente, quanto tempo demorou a fazer a transicao e como a fizeste ( em termos gerais ).


A determinada altura fartei-me dos problemas que o Maya começou a dar nas ultimas versões, e para alem disso comecei a ver que demorava algum tempo a fazer coisas que á primeira vista pareciam simples, simplesmente tornou-se contraproducente (acho que é assim que se escreve). Não é q n goste de desafios, porque é o que me faz andar para a frente, mas deixaram de ser desafios, começaram a ser nonsense.
Ja andava de olho no XSI há algum tempo, instalei a trial e senti de imadiato que tinha dado um passo em frente, em 2 meses já fazia umas coisitas, em quase tudo prefiro o XSI. Penso mesmo que é um software melhor, mais solido, gere melhor a memoria e costumo dizer que n precisas de tirar um curso de fisica quantica para trabalhar com o Mental. Very Happy
Agora quando vou fazer alguma coisa no Maya ja sinto alguma dificuldade. Claro que ninguém me tira o Ncloth, o FluidFX, paintFX e ate á pouco tempo as particulas, porque agora com o ICE...Autodesk ponham.se a pau...
De qualquer maneira estou em pulgas para pôr as ganfias no Maya 2009.

Citação:
Como já sabes, sempre gostei muito dos teus/vossos trabalhos e espero que o futuro seja mesmo risonho, porque tens demonstrado sempre qualidade e evolução no teu trabalho.
Identifico-me bastante com o que fazes e apenas quero deixar aqui o meu comentário de apreço por ver concorrência ao mais alto nível!


Tks men!

Citação:
Uma vez que o portfolio da pato abrange várias áreas, agora que já passaram alguns anos continuas a fazer um pouco de tudo na pato? ou estás a caminhar numa direcção de especialização? E se sim, em qual das áreas?



Nepia!! Tenho de fazer de tudo, não dá para especializações, só em projectos grandes que venham é q poderá dar para isso, sempre me habituei a pegar num trabalho do principio ao fim e gosto.


Citação:
O que te faz levantar todos os dias de manha e ir trabalhar
?


Um senhor de cartola que vive debaixo da minha cama.


Citação:
Hey Mario pelo que parece a Pato tem pernas para andar.
Sera que podias descrever mais um pouco a empresa. Detalhes em relaccao a pessaol, hardware, software, facilities, etc

Sagres ou Super Bock??



A PATO ao contrario do que muita gente pensa, é muito pequena, é uma pequena sala numa vivenda antiga, com 4 computadores suficientes para dar vazão ao trabalho que tem, um ambiente descontraído, tudo pessoal bacano. Neste momento sou só eu e o Jorge Hora (Super Master of Sound Mixing and Mastering), como ja disse, o David foi passar umas ferias á concorrencia.
Como 3 é pouco para alguns trabalhos, de vez em quando la faço uns posts aqui no D3 a pedir ajuda
Usamos Maya, XSI e After. E fazemos coisas muito bonitas.

Super Bock Mini.


Citação:
O que te inspira / atrai mais neste vasto mundo do CG?

Pelo que li, passaste grande parte da tua carreira realizando trabalhos ligados à publicidade, mas apareces associado à realização de uma curta "A Travessa do Arco da Velha". Qual dos "mundos" preferes mais (publicidade / cinema ou outro até) ? (e já agr porquê :p )



Gosto muito de publicidade mas cinema de animação é a minha paixão.
A Travessa esta em standby... mas vamos avançar um dia destes e mais ideias n faltam.


Deixo-vos com uns momentos PATO









Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
comanight
Colocada: Qui Set 25, 2008 9:04 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 02 Jul 2006 Mensagens: 247 Local/Origem: pederneira/Inbicta!
ehehe fantastico Very Happy

falei na especialização porque pensei que a equipa fosse maior, agora ainda fiquei com mais admiração pelo trabalho Wink

o segredo é o patinho, sem dúvida Very Happy

_________________
www.flopes.eu
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
pipocaz
Colocada: Qui Set 25, 2008 11:59 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 26 Abr 2007 Mensagens: 108 Local/Origem: Lisboa
Shocked O pato deve ser o único que não trabalha.
Tá TÃO badochaaaaaa..
Têm de o por a fazer dieta, se nao qualquer dia rebenta Very Happy

_________________
http://anabelafaria.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
spurv3d
Colocada: Dom Set 28, 2008 10:14 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 223 Local/Origem: Carnaxide - LX
Bem pessoal, parece que acaba aqui este Meet The Artist. Foi com enorme prazer que participei, infelizmente n tive muito tempo, fiz o melhor que consegui.
Quero felicitar o D3 por o que tem feito pela nossa area aqui no nosso país, obrigado!

Abraços

Mário Domingos
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Pixelwelder
Colocada: Qui Out 02, 2008 3:03 am Responder com Citação
Veterano Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 615 Local/Origem: London
Mario foi bom ter conhecido um pouco mais de ti e do pato, tudo de bom para o futuro, como tem sido até agora.

Abraço

_________________
.......in motion.

Eyeframe.co.uk

:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum