Autor |
Mensagem |
< Geral ~ o CG em Portugal |
yen3D |
Colocada: Qui Ago 21, 2008 10:08 pm |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
Que falta de paxorra pra esta merda... A serio Malango.
Nao percebo essa tua furia contra o pessoal que saiu de Portugal.
Alias, nao percebo qual eh a tua posicao em relacao a este topico.
Ora das uma de patriota e artisca sacrificado, ora estas a ir la fora ah procura de reconhecimento...
Depois falas como se ja tivesses 20 anos de experiencia e fosses o dententor da verdade.
No cgtalk tens mais calma a falar e apresentas-te mais humilde...
Espero que um dia arranjes emprego fora do pais. Nao so para abrires mais os teus orizontes como artista mas tb como pessoa.
A vida nao eh so trabalho e fazer sacrificios pelo CG.
Tipo, ha ali em sitio na esquina que faz umas panquecas mesmo filhas da mae, assim tipo, com a banana e gelado a cavalo...
Ciente.
ps: nao te metas agora a responder a este meu post com sarcasmos e merdas... tens o meu contacto no messenger quando quiseres falar. Numa boa.
inte' |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Qui Ago 21, 2008 10:22 pm |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
|
malanjinho como falas-te lá em cima em archiviz e eu fui o único a falar nisso a boca deve ter sido pra mim. pra já dizes o que eu não disse, n sei se leste mal senão, apenas disse o que me parece ser o estado actual do mercado da área de cg em portugal.
posso não tar na fila da frente como tu e outros por aqui, comecei agora a trabalhar a sério e trabalho pra um dia lá chegar.
Tens mais anos disto antes de trabalhares como profissão e mesmo como profissão, muita dedicação e obviamente mais visão de mercado que eu, mas podes ter a certeza que acredito que se possa crescer mais em todas as áreas que falei, ou então n tou a ter noção do que digo.
Mas agradar a alguem? lamento, mas já tenho namorada e não estou interessado em mais. Uma já chega pra moer a cabeça. |
_________________ www.flopes.eu |
|
|
Voltar acima |
|
bry |
Colocada: Qui Ago 21, 2008 11:57 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 30 Jun 2006
Local/Origem: London, UK
|
Malanjo,
já pensaste que querer trabalhar em cinema e não em publicidade pode ter a ver com princípios, convicções e valores morais e absolutamente nada a ver com mania da grandeza?
Criticares essa observação repetidamente e com o tom em que o tens feito é intolerante, retrógrado e demonstra uma mentalidade muito reduzida.
Uma coisa é ser directo, outra é ser estupido.
Uma pessoa não pode passar tanto tempo a fazer comentários típicos de puto de 12 anos. Ao tempo que aqui andas já devias fazer comentários de pelo menos puto de 15...
bruno |
_________________ "How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?" |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sex Ago 22, 2008 8:59 am |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Tem graça que até concordo com o Malanjo em algumas coisas, no conteudo da critica tem alguma razao, agora na forma. Desculpa lá mas o que parece é que tas numa ego trip brutal ao mesmo tempo que te portas como uma comadre zangada...
Fora das front pages do cgtalk e da bajulação do cgartdomain o cg é um esforço de equipa para servir o projecto e não há espaço para supervedetas. Admiro o teu trabalho mas muito sinceramente, tivesse eu poder de decisao em qualquer empresa, não te contratava... sorry |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Sex Ago 22, 2008 9:38 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
yen3D escreveu:
Tipo, ha ali em sitio na esquina que faz umas panquecas mesmo filhas da mae, assim tipo, com a banana e gelado a cavalo...
na berwick street? |
|
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Sex Ago 22, 2008 9:40 am |
|
|
Já faz sozinho
|
edit: deixem la, nao era nada.. |
|
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Sex Ago 22, 2008 10:06 am |
|
|
Já faz sozinho
|
Malanjo escreveu:
Sei lá eu (e os outros) se és amigo do carlos ou do bry ou se vocês estão a brincar ou a passar tempo...lol...(o que voces fazem e combinam é connvosco) o que ficou registado é que começaste com o que começaste... e depois disseste que era a brincar porque pensavas que o pessoal por não postar, que andava tudo a dormir ou isto tava abandonado...
nada neste thread foi combinado. eu fiz o primeiro post e o bry entrou na brincadeira. A "conversa" com o Carlos tb nao foi combinada, e ja nem sequer estavamos a brincar por essa altura.
Citação: É que tu ao abrires esta thread nao tiveste noçao do k disseste nem tiveste respeito por quem cá trabalha nesta area..., deves pensar que o CG nacional se resume ao Dimensao 3 e ao CGartDomain, e que os unicos profissionais que existem por cá nesta area, só se resume ao pessoal que frequenta os foruns, e que nada mais existe...
nao, nao foi nada disso que pensei, ate porque conheco bastantes artistas nacionais, dentro e fora do forum, e sei a qualidade do trabalho que fazem. Mas confesso que depois do teu post "serio", fiquei a pensar que nao havia mesmo esperanca. Fiquei com a ideia que todos falam mal uns dos outros e tem inveja de quem trabalha aqui ou ali, que a maquina esta muito mal montada, etc. Mas no fim de contas, fui eu que falei mal do "CG nacional". Certo..
Citação: e se muitos tivessem opções como as que tiveste...
esta tem a sua piada. Diz-me la tu que opcoes tive eu a mais que os outros?
Citação: Um forum nao precisa disso, precisa sim de iniciativas. E já que estás numa de a ver se cola, porque é k tu proprio nao poes aqui o teu contributo? Todos nós adoraria-mos ver o teu processo de trabalho, como muitos já o fizeram no passado.
nao tenho problemas nenhuns em falar do meu trabalho e explicar o que quer que seja sobre o mesmo. Mas ha umas semanas puz aqui a minha reel nova e nao houve comentarios nem perguntas, estas ah espera que faca o que, um making of? Alias, tenho quase a certeza que se comecasse aqui a fazer threads sobre o que fiz ou nao fiz no Hellboy, nao faltaria quem me acusasse de vaidoso e de auto-promocao, etc. Eh ridiculo que um gajo tenha "medo" de fazer posts num forum devido ao que vao pensar dele, mas acho que nao devo ser o unico. |
|
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Sex Ago 22, 2008 11:24 am |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Sex Ago 22, 2008 11:34 am |
|
|
Já faz sozinho
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Sex Ago 22, 2008 2:57 pm |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
Venham mas e' todos pra Finlandia que e' onde se ta' bem.
Nada como um mergulho no lago depois da sauna na acabar com o stress. |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sex Ago 22, 2008 3:16 pm |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
Nao sei Carlos...acho que uma terapia a base de Pints tambem funcionava... |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Sex Ago 22, 2008 3:20 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sex Ago 22, 2008 3:24 pm |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
werlin |
Colocada: Ter Set 02, 2008 6:04 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 10 Set 2005
|
eu li o topico meio atravessado, ate porque vão praqui bujardas que não adicionam muito á conversa, por isso se o meu argumento ja tiver sido referido digam, ou os mods que apaguem este meu reply
tenho a ideia do que foi falado terá sido maioritariamente : oportunidades, oferta\procura, recursos e ordenados.
ora isso é tudo muito bonito, mas não é o ponto de interesse por onde se podem resolver as coisas na minha opinião.
sendo a filosofia a arte de pensar, e pensamento sendo a base da acção, falta uma coisa na industria cg (e não só) em portugal: estrutura e especialização.
em portugal não temos especialização, mete-se tudo no mesmo saco e espera-se que as pessoas saibam fazer tudo e mais alguma coisa e reza-se pra que o trabalho saia bem...
é o argumento que uma vez li de alguem noutro forum:
"in other words,
to be a jack of all trades is to be a master of none..."
e em portugal infelizmente isso aplica-se também mas não só na "industria" nacional de cg
não ponho de lado a importancia de saber fazer um pouco de tudo, até porque conhecer o pipeline de desenvolvimento é das coisas mais importantes pra que um trabalho de equipa saia bem feito e a horas; ou até porque um dia mais tarde teremos de passar a outro emprego talvez sem a mesma função, ou mais abrangente por falta de recursos momentaneos da empresa...
agora que realmente os produtores\gestores neste país são os que por norma menos sabem de pipelines e da maneira como as coisas funcionam, querem é ver as coisas feitas e acham assim que são grandes forças motrizes, que sem eles o projecto não teria forma porque eles é que teem os contactos e o poder de dar ordenados e despedir pessoas...
ora isto não chega, o a função do produtor deve passar por desenvolver uma boa pipeline, dar o modeling a uns, a texturização a outro, iluminação a um 3º, a realização e fotografia a mais outro, etc, e arranjar maneira desde a equipa de sketches aos gajos da pós produção poderem fazer o seu trabalho em conjunto desenvolver novas estruturas de horarios laborais sobre as quais a coisas podem funcionar.
é que com um certo tipo de estrutura e as pessoas certas podem-se até pôr as coisas quem sabe a trabalhar 24 horas seguidas...
os modeladores por exemplo gostam de trabalhar de manhã, fazem uma casca de noz e uns remos, a seguir os gajos dos efeitos especiais gostam de se levantar tarde chegam quando o turno dos modeladores acaba metem akilo no realflow e fazem ondas e chuva, depois enquanto as particulas pensam á noite vem o gajo da texturização que tem mulher 30 filhos e dois trabalhos e faz texturas pro barco remos e água durante a noite quando o realizador e a equipa de edição chegam veem em que planos é que se podem integrar os shots reais etc, etc, etc....
claro que este caso é só um exemplo não muito realista mas é uma hipotese de management de tempo e recursos...
agora quando se empurra tudo para o mesmo, ou vários com as mesmas qualificações e funções na equipa, por norma não se vê trabalho excelente mas sim desculpas para o trabalho ter ficabo apenas bom
ora enquanto as produtores\gestores em portugal não chegarem á ideia que realmente a longo prazo mais vale contratar várias pessoas para que cada possa desenpenhar a sua função, e assim melhorando o workflow, não chega-mos a lado nenhum. |
|
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Qua Set 03, 2008 8:35 am |
|
|
Veterano
|
Produtores? Em Portugal? Onde?
Alguem mais avistou essa ave rara?
Diz-se que existe mas eu pessoalmente nunca vi nenhum... |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
werlin |
Colocada: Qua Set 03, 2008 3:09 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 10 Set 2005
|
[quote="carloscidrais"]Produtores? Em Portugal? Onde?
Alguem mais avistou essa ave rara?
Diz-se que existe mas eu pessoalmente nunca vi nenhum...[/quote]
produtores de espectáculo e os poucos de cinema que talvez existam...
mas não era nesse o aspecto no qual usei a palavra, era mais no aspecto de coordenador de projectos... |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Qua Set 03, 2008 8:13 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Concordo com o Rui... mas...
Se calhar um dos grandes defeitos do pessoal aqui da terrinha é querer sempre começar por cima (grandes produções, longas metragens, etc..), quando o caminho se calhar é começar pelas áreas especializadas de um projecto, com pequenas empresas, a serem referência na sua área a nível internacional.. depois as coisas acontecem naturalmente... o pessoal que anda a lutar pela vidianha lá fora, volta... (não podem viver muitos anos sem sol...) e trazem a experiência de gestão de projecto etc.. (já são todos TD's... ).... e pronto...
my 5 cents.. |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
|