Autor |
Mensagem |
< Blender ~ Apagar Edges sem apagar faces |
mpalma |
Colocada: Dom Mai 25, 2008 12:41 am |
|
|
Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
|
Alguem me sabe dizer como apagar de uma face quadrada que está dividida em dois ficando esta com duas faces triangulares selecionar a edge k se encontra a dividir a face em 2 pra que esta seja uma face quadrangunlar com apenas 4 edges e nao com 5 como fica quando está triangualar, é que quando apago a edge ele apaga me a face.
: ( |
Editado pela última vez por mpalma em Dom Mai 25, 2008 8:54 pm, num total de 1 vez _________________ Marco Palma |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Dom Mai 25, 2008 1:57 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 27 Jul 2005
Local/Origem: Quinta do Anjo
|
Citação: Alguem me sabe dizer como apagar por exemplo de uma face triangular a edge k se encontra a dividir a face em 2 pra que esta seja uma face quadrangular " com apenas 4 edges e nao com 5 como fica quando está triangualar, é que quando apago a edge ele apaga me a face.
: (
Suponho que tenhas duas faces triangulares ?
Se assim for, experimenta seleccionar as duas faces e pressionar F.
Podes sempre apagar a edge, seleccionares as edges que queres unir e pressionar F, serve para os dois casos. |
_________________ Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org |
|
|
Voltar acima |
|
mpalma |
Colocada: Dom Mai 25, 2008 9:01 pm |
|
|
Veterano
|
Rcas sim como tinha escrito não dava bem pra perceber embora não tivesse outra logica senão essa que tu intrepetaste, tenho conhecimento da função que a tecla F faz só que isso é criar uma face nova apartir de 4 vertices e o que eu quero é outra cena ,é mesmo apagar uma edge sem que o programa apague a face, deduzo que para o programa por a edge ter ligação com as vertices que pertencem á face quandrangular ele simplesmente apague a face e não intreprete como sendo possivel ficar com a face sem esta ter a edge a dividir a mesma o que faz com que exista 2 faces com 2 vertices em comum.
Se souberes de outra forma de Apagar a edge diz qualquer coisa, e obrigado na mesma!
fica numa boa! |
_________________ Marco Palma |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Dom Mai 25, 2008 9:33 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 27 Jul 2005
Local/Origem: Quinta do Anjo
|
Pois, não existe mesmo outra solução .
Pelo menos para a Mesh actual.
A HeMesh que estava em desenvolvimento faz algum tempo atrás já tinhas mais controlo sobre este tipo de comandos e era mais inteligente, muito pelo facto de suportar NGons.
Mas como o desenvolvimento parou não sei se irá alguma vez ser incluído no Blender oficial.
Agora só mesmo com estes workarounds.
Mas podes sempre desenvolver uma funçãozita para isso, ficava-te agradecido .... |
_________________ Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org |
|
|
Voltar acima |
|
mpalma |
Colocada: Seg Mai 26, 2008 1:15 pm |
|
|
Veterano
|
Ok, é de lamentar
Quem sabe se um dia vou ver a source do Blender e consiga desenvolver essa função.
fk bm |
|
|
Voltar acima |
|
kindzu |
Colocada: Qua Jun 18, 2008 11:02 pm |
|
|
Registo: 18 Abr 2007
|
podes sempre converter triangles 2 quads usando a o alt+j, o q acontece é onde antes existia duas faces triangulares, passa a existir apenas uma quadrangular....
mas o mais certo é tu já saberes isto e eu nem ter percebido bem o teu problema. |
|
|
|
Voltar acima |
|
mpalma |
Colocada: Seg Jun 23, 2008 9:45 am |
|
|
Veterano
|
Obrigado kindzu pela tua resposta que soluciona o exemplo que referi acontece é que se tiver uma `face´ quadrada a qual divido ao meio e passa a ser triangular dividindo novamente uma dessas novas faces fico com mais duas triangulares acabando por ficar com 3 faces triangulares agora acontece se por algum motivo quizer apagar esta ultima o alt+j acaba por não funcionar como é de supor, não sei talvez com um reduce polygons o algo parecido ,é que eu trabalho com Maya e tenho essa possibilidade de apagar edges onde matemáticamente me é possivel.
Fk bm |
|
|
Voltar acima |
|
kindzu |
Colocada: Seg Jun 30, 2008 3:48 pm |
|
|
Registo: 18 Abr 2007
|
quando isso me acontece, normalmente selecciono 2 do 3 verts q formam a face clico W-> merge(do menu q surge), como fico com só 2 verts é obvio q passo a ter apenas uma edge(mais uma vez não sei se será isto q procuras).
para reduzir o numero de tris/quads, podes sempre seleccionar o mesh e na barra da janela 3d, procurar pelo menu mesh->scripts->polyreducer, se não quiseres aplicar o polyreducer a todo o objecto, seleccionas a área q queres, clicas alt-p(em modo de edição) isso separa a área seleccionada, sais do modo de edição, seleccionas o objecto q acabas-te de criar, entras no modo de edição aplicas o polyreducer,sais de ediçao selecionas os 2 objectos, clicas alt+j(para juntar os 2 num so) e pronto, voltas a ter o objecto original, mas com uma área com menos polys. depois disso talvez seja boa ideia entrar em edit mode, seleccionar todos os vertices, clicar W-> remove doubles(isto pq onde separas os objectos passas a possuir vertices comuns aos 2 e esta é uma boa forma de os eliminar).
isto foi de cabeça, e é apenas o meu workflow, provavelmente existem maneiras mt melhores de o fazer...
espero ter ajudado.
(nem sempre venho ao forum, se tiveres mais alguma dúvida tas na boa para me perguntar, o meu mail é
kindzu at gmail.com |
|
|
|
Voltar acima |
|
|