Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Blender  ~  Apagar Edges sem apagar faces

mpalma
Colocada: Dom Mai 25, 2008 12:41 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Alguem me sabe dizer como apagar de uma face quadrada que está dividida em dois ficando esta com duas faces triangulares selecionar a edge k se encontra a dividir a face em 2 pra que esta seja uma face quadrangunlar com apenas 4 edges e nao com 5 como fica quando está triangualar, é que quando apago a edge ele apaga me a face.

: (


Editado pela última vez por mpalma em Dom Mai 25, 2008 8:54 pm, num total de 1 vez

_________________
Marco Palma
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
rcas
Colocada: Dom Mai 25, 2008 1:57 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Citação:
Alguem me sabe dizer como apagar por exemplo de uma face triangular a edge k se encontra a dividir a face em 2 pra que esta seja uma face quadrangular " com apenas 4 edges e nao com 5 como fica quando está triangualar, é que quando apago a edge ele apaga me a face.

: (

Suponho que tenhas duas faces triangulares ?

Se assim for, experimenta seleccionar as duas faces e pressionar F.

Podes sempre apagar a edge, seleccionares as edges que queres unir e pressionar F, serve para os dois casos.

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
mpalma
Colocada: Dom Mai 25, 2008 9:01 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Rcas sim como tinha escrito não dava bem pra perceber embora não tivesse outra logica senão essa que tu intrepetaste, tenho conhecimento da função que a tecla F faz só que isso é criar uma face nova apartir de 4 vertices e o que eu quero é outra cena ,é mesmo apagar uma edge sem que o programa apague a face, deduzo que para o programa por a edge ter ligação com as vertices que pertencem á face quandrangular ele simplesmente apague a face e não intreprete como sendo possivel ficar com a face sem esta ter a edge a dividir a mesma o que faz com que exista 2 faces com 2 vertices em comum.

Se souberes de outra forma de Apagar a edge diz qualquer coisa, e obrigado na mesma!

fica numa boa!

_________________
Marco Palma
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
rcas
Colocada: Dom Mai 25, 2008 9:33 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Pois, não existe mesmo outra solução Sad .
Pelo menos para a Mesh actual.

A HeMesh que estava em desenvolvimento faz algum tempo atrás já tinhas mais controlo sobre este tipo de comandos e era mais inteligente, muito pelo facto de suportar NGons.

Mas como o desenvolvimento parou não sei se irá alguma vez ser incluído no Blender oficial.

Agora só mesmo com estes workarounds.

Mas podes sempre desenvolver uma funçãozita para isso, ficava-te agradecido Wink ....

_________________
Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
mpalma
Colocada: Seg Mai 26, 2008 1:15 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Ok, é de lamentar Crying or Very sad

Quem sabe se um dia vou ver a source do Blender e consiga desenvolver essa função.


fk bm

_________________
Marco Palma
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
kindzu
Colocada: Qua Jun 18, 2008 11:02 pm Responder com Citação
Registo: 18 Abr 2007 Mensagens: 16
podes sempre converter triangles 2 quads usando a o alt+j, o q acontece é onde antes existia duas faces triangulares, passa a existir apenas uma quadrangular....
mas o mais certo é tu já saberes isto e eu nem ter percebido bem o teu problema.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
mpalma
Colocada: Seg Jun 23, 2008 9:45 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Obrigado kindzu pela tua resposta que soluciona o exemplo que referi acontece é que se tiver uma `face´ quadrada a qual divido ao meio e passa a ser triangular dividindo novamente uma dessas novas faces fico com mais duas triangulares acabando por ficar com 3 faces triangulares agora acontece se por algum motivo quizer apagar esta ultima o alt+j acaba por não funcionar como é de supor, não sei talvez com um reduce polygons o algo parecido ,é que eu trabalho com Maya e tenho essa possibilidade de apagar edges onde matemáticamente me é possivel.


Fk bm

_________________
Marco Palma
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
kindzu
Colocada: Seg Jun 30, 2008 3:48 pm Responder com Citação
Registo: 18 Abr 2007 Mensagens: 16
quando isso me acontece, normalmente selecciono 2 do 3 verts q formam a face clico W-> merge(do menu q surge), como fico com só 2 verts é obvio q passo a ter apenas uma edge(mais uma vez não sei se será isto q procuras).
para reduzir o numero de tris/quads, podes sempre seleccionar o mesh e na barra da janela 3d, procurar pelo menu mesh->scripts->polyreducer, se não quiseres aplicar o polyreducer a todo o objecto, seleccionas a área q queres, clicas alt-p(em modo de edição) isso separa a área seleccionada, sais do modo de edição, seleccionas o objecto q acabas-te de criar, entras no modo de edição aplicas o polyreducer,sais de ediçao selecionas os 2 objectos, clicas alt+j(para juntar os 2 num so) e pronto, voltas a ter o objecto original, mas com uma área com menos polys. depois disso talvez seja boa ideia entrar em edit mode, seleccionar todos os vertices, clicar W-> remove doubles(isto pq onde separas os objectos passas a possuir vertices comuns aos 2 e esta é uma boa forma de os eliminar).
isto foi de cabeça, e é apenas o meu workflow, provavelmente existem maneiras mt melhores de o fazer...

espero ter ajudado.
(nem sempre venho ao forum, se tiveres mais alguma dúvida tas na boa para me perguntar, o meu mail é
kindzu at gmail.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum