Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  Hardware  ~  Afinar Maquina Q6600

jdeep
Colocada: Qui Mai 15, 2008 12:44 pm Responder com Citação
Registo: 15 Mai 2008 Mensagens: 9 Local/Origem: Porto
Olá a todos, acabei de me inscrever no vosso fórum e desde já os parabéns a todos tenho visto óptimos trabalhos ( ainda tenho muito que aprender lol )
Bem vamos ao que interessa, com a evolução dos softwares vêem a necessidade de maquinas mais potentes.
No meu caso trabalho com Cad 2009 , max 9 e corel

A pouco tempo comecei a usar o vray para max e o meu pc anterior pediu logo uns "upgrades".

Pc anterior:
SO - XP sp2 - 32bits
P4 - 2.80Ghz
Nvidia Geforce Fx 5600xt - 256mb
Ram - 1.00Gb


Pc Novo:
SO - XP sp3 - 32bit
ASUS P5N32-SLI
Quad Core Q6600
MSI GeForce NX8800GT - 512MB
Ram - 4.00Gb


Vamos a questão, como podem ver o p4 fez em 2m 40sec e p p5 em 30sec
o que dá 5.2x mais rápido, Não acham que com esta grande diferença de hardware deveria ser ainda mais rápido ???

Acham que se alterar a nova maquina para xp - 64bit terei melhor rendimento ? já que o 32bit não me usa a memoria toda.

Obrigado a todos e continuação de bons posts
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
unxetas
Colocada: Qui Mai 15, 2008 1:27 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
possivelmente seria um pouco mais rapido, mas achas 5,2x pouca diferenca? Smile

Isso eh provavelmente a diferenca de velocidade entre os processadores, nao acredito que a memoria esteja a ser utilizada a 100% num render tao simples. Acho que quando precisares de fazer renders mais complexos, a diferenca entre os 2 sistemas seria ainda maior Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Andias
Colocada: Qui Mai 15, 2008 1:57 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Fev 2008 Mensagens: 390 Local/Origem: Aveiro
o unxetas tem razao, quanto mais pesado for o trabalho, mais notarás a diferença.
Em situaçoes mais basicas, concerteza nao notarás diferença nenhuma.
Experimenta sim algo bem mais complexo e verás Very Happy
Eu trabalho com imagens e vectores, alguns complexos e a diferença nota-se.
Tinha um P4 3.6 e agora tenho um Quad core Q6600 Cool
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
jdeep
Colocada: Qui Mai 15, 2008 2:11 pm Responder com Citação
Registo: 15 Mai 2008 Mensagens: 9 Local/Origem: Porto
obrigado pela pronta resposta.

Vou então tentar algo mais complexo depois post

o que me está a meter confusão ( ou devia me ter informado melhor ) foi ao comprar logo 4G e não estar a usar Rolling Eyes

lol mas para tirar a teima vou fazer um dual boot com o xp 32 e xp 64 ( se for possível ainda vou pesquisar )

depois digo algo
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
lontra
Colocada: Qui Mai 15, 2008 5:39 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 26 Set 2007 Mensagens: 36
Se os 2.4 não te chegam, sempre podes fazer o que eu fiz, overclock...

Neste momento tenho-o super estável a 3.6... só a ar...

Inté
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
joao gomes
Colocada: Qui Mai 15, 2008 9:43 pm Responder com Citação
Registo: 05 Mar 2008 Mensagens: 24 Local/Origem: Porto
A mim parece-me que já tens aí uma boa máquina. Como dizes que tens muito a aprender se calhar podias dedicar-te mais a conhecer as aplicações do que a "espremer" o pc na totalidade.

Quando a gente está a aprender faz muitos testes com cenas bem simples logo não precisas de um pc topo de gama.

Quando dominares o programa (ou os programas), provavelmente já precisarás é de um pc novo hehehe

Abraços
</jg>

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
Andias
Colocada: Qui Mai 15, 2008 10:32 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Fev 2008 Mensagens: 390 Local/Origem: Aveiro
Citação:
Quando dominares o programa (ou os programas), provavelmente já precisarás é de um pc novo hehehe
Very Happy
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
jdeep
Colocada: Qui Mai 15, 2008 10:59 pm Responder com Citação
Registo: 15 Mai 2008 Mensagens: 9 Local/Origem: Porto
obrigado pelas respostas

Citação:
A mim parece-me que já tens aí uma boa máquina. Como dizes que tens muito a aprender se calhar podias dedicar-te mais a conhecer as aplicações do que a "espremer" o pc na totalidade.

Quando a gente está a aprender faz muitos testes com cenas bem simples logo não precisas de um pc topo de gama.

Quando dominares o programa (ou os programas), provavelmente já precisarás é de um pc novo hehehe

Abraços


Very Happy não estaria a comprar uma maquina nova se nao acha-se que ja estava pronto para o proximo nivel Wink
(acho eu) lol



por exemplo esta imagem nao pode ser feita em vray porque demorava uma eternidade nem a arvore nem vidros
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
jdeep
Colocada: Qui Mai 15, 2008 11:03 pm Responder com Citação
Registo: 15 Mai 2008 Mensagens: 9 Local/Origem: Porto
ainda esta em fase de estudo
agora com o q6600 ja posso melhorar e muito
depois eu envio umas finais

acabaram por nao me responder se vale a pena ao nao meter o xp 64 bits para aproveitar os 4G e eventualmente mais tarde meter mais 4

abraço para todos
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
lontra
Colocada: Sex Mai 16, 2008 9:25 am Responder com Citação
Novo membro Registo: 26 Set 2007 Mensagens: 36
Pois... o XP64...

Realmente se tens 4Gb de ram, faz todo o sentido que o uses... A questão é que ainda tem tudo é um mar de rosas no que toca a 64 bits... podes ter problemas de drivers de hardware mais antigo, e o Quicktime ainda não é suportado em sistemas 64 bits (não quer dizer que não funcione, mas a 100% não funciona...) Sempre podes fazer um sistema dual-boot...

Quanto a mais 4Gb... só mesmo se precisares...
Tens de ver se os renders que fazes te papam os 4 que tens... gastares mais €€€ a comprar mais 4 para os renders só precisarem de 2 ou 3 não te adianta... Não te vai acelerar o sistema...

Esclarecido? Wink

Inté
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
jdeep
Colocada: Sex Mai 16, 2008 10:34 am Responder com Citação
Registo: 15 Mai 2008 Mensagens: 9 Local/Origem: Porto
Obrigado fiquei esclarecido, vou-me deixar estar com o xp32

e deixar ver a evolução dos 64bit

para futuro se verá .....

Obrigado a todos ( parabéns ao fórum )

Twisted Evil
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
VirtualFM
Colocada: Sex Mai 16, 2008 1:13 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Viva!

Desculpa, mas não me parece que tenhas ficado esclarecido!

Ter um Dual Core (ou Quad ou Octo, enfim, qlqr processador de 64bits) e meter-lhe um SO de 32bits é como contratar um lutador de boxe profissional como guarda-costas e depois obrigá-lo a usar uma camisa--de-forças.

Para o utilizador comum, que escreve uns textos, faz umas contas, passa o tempo a mandar emails e a navegar, enfim, não faz propriamente mt diferença (mas há!)... Mas para 3D/composição, trabalhar em 64 bits é uma diferença descomunal. E quanto mais arrojado, complexo e pesado for o trabalho, mais diferença se nota. No Lightwave, por exemplo, a diferença de tempos de render entre as versões de 32 e 64 bits chega a ser 3 vezes mais rápido!

A diferença nota-se em tudo, pois passa o dobro da informação, logo, desde pequenas coisas como ler cenas, ou andar na timeline no programa de composição, até ao render propriamente dito, quanto mais pesadas forem as texturas e mais tempo a operação demore, mais se notará a diferença, pois demora menos... durante mais tempo Smile

Tendo em conta que todas as aplicações que nos importam estão preparadas para 64 bits (Max, Maya, XSI, Lightwave, Cinema4D, Fusion, etc) não há razão ALGUMA pra se continuar na pré-história... para mais tendo um computador de 64bits!

Quanto aos problemas de drivers e tal... epá... eu há muito tempo que perdi o acesso aos ports de série, que antigament eeram mt úteis. Agora tb perdi o acesso aos ports paralelos, que a board nem tem disso... são coisas da vida, as coisas evoluem. Não posso usar a impressora/scanner ligada aos portos paralelos e tive de usar ports USB, que chatisse.

Por isso sim, perdem-se algumas coisas mas ganham-se outras... Em termos de drivers e de coisas que usava, perdi a possibilidade de usar o meu Scanner HP... que acho que foi comprado em 1999 ou o mais tardar em 2001. Grande coisa! Em termos de programas não há nada de importante que não trabalhe. Desde que o utilizo, não consegui correr um (*UM*, apenas UM!) dos milhentos jogos shareware que testei (de vez em qdo meto um desses joguinhos shareware tipo PopCap Games para o puto brincar, por isso instalei/desinstalei umas dezenas). E tb não consegui correr dois jogos: O "Dungeon Keeper 2" (que é de 1998) e o "Manhunt" (este é que é mais estranho). De resto, desde Oblivion, Crysis, Half-Life, Gothic, Bioshock, DeusEx, Call of Duty, Tomb Raider, Stalker, enfim, praticamente tudo, até o Starcraft, que já tem 10 anos, tudo corre bem.

Uso 64 bits há quase 2 anos e não voltaria atrás por nada. E acho que a pior decisão da Microsoft nem sequer foi ter feito um Vista cheio de palermices e mariquices que só atrapalham, muito pior que isso foi ter distribuído versões disso a 32bits que são agora metidas em portáteis 64bits e que lixam aquilo tudo.

Queres deixar ver a evolução dos 64bits?! O quê?! Achas que vai evoluir para os 16bits? Não, a evolução será para os 256bits, passando ou não pelos 128!

Não há o que pensar, é claro que se deve usar 64bits se se quiser tirar partido da máquina que o permita. Nada de atrofiar as máquinas!

_________________
Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Andias
Colocada: Sex Mai 16, 2008 4:38 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Fev 2008 Mensagens: 390 Local/Origem: Aveiro
Citação:
Viva!

Desculpa, mas não me parece que tenhas ficado esclarecido!

Ter um Dual Core (ou Quad ou Octo, enfim, qlqr processador de 64bits) e meter-lhe um SO de 32bits é como contratar um lutador de boxe profissional como guarda-costas e depois obrigá-lo a usar uma camisa--de-forças.

Para o utilizador comum, que escreve uns textos, faz umas contas, passa o tempo a mandar emails e a navegar, enfim, não faz propriamente mt diferença (mas há!)... Mas para 3D/composição, trabalhar em 64 bits é uma diferença descomunal. E quanto mais arrojado, complexo e pesado for o trabalho, mais diferença se nota. No Lightwave, por exemplo, a diferença de tempos de render entre as versões de 32 e 64 bits chega a ser 3 vezes mais rápido!

A diferença nota-se em tudo, pois passa o dobro da informação, logo, desde pequenas coisas como ler cenas, ou andar na timeline no programa de composição, até ao render propriamente dito, quanto mais pesadas forem as texturas e mais tempo a operação demore, mais se notará a diferença, pois demora menos... durante mais tempo Smile

Tendo em conta que todas as aplicações que nos importam estão preparadas para 64 bits (Max, Maya, XSI, Lightwave, Cinema4D, Fusion, etc) não há razão ALGUMA pra se continuar na pré-história... para mais tendo um computador de 64bits!

Quanto aos problemas de drivers e tal... epá... eu há muito tempo que perdi o acesso aos ports de série, que antigament eeram mt úteis. Agora tb perdi o acesso aos ports paralelos, que a board nem tem disso... são coisas da vida, as coisas evoluem. Não posso usar a impressora/scanner ligada aos portos paralelos e tive de usar ports USB, que chatisse.

Por isso sim, perdem-se algumas coisas mas ganham-se outras... Em termos de drivers e de coisas que usava, perdi a possibilidade de usar o meu Scanner HP... que acho que foi comprado em 1999 ou o mais tardar em 2001. Grande coisa! Em termos de programas não há nada de importante que não trabalhe. Desde que o utilizo, não consegui correr um (*UM*, apenas UM!) dos milhentos jogos shareware que testei (de vez em qdo meto um desses joguinhos shareware tipo PopCap Games para o puto brincar, por isso instalei/desinstalei umas dezenas). E tb não consegui correr dois jogos: O "Dungeon Keeper 2" (que é de 1998) e o "Manhunt" (este é que é mais estranho). De resto, desde Oblivion, Crysis, Half-Life, Gothic, Bioshock, DeusEx, Call of Duty, Tomb Raider, Stalker, enfim, praticamente tudo, até o Starcraft, que já tem 10 anos, tudo corre bem.

Uso 64 bits há quase 2 anos e não voltaria atrás por nada. E acho que a pior decisão da Microsoft nem sequer foi ter feito um Vista cheio de palermices e mariquices que só atrapalham, muito pior que isso foi ter distribuído versões disso a 32bits que são agora metidas em portáteis 64bits e que lixam aquilo tudo.

Queres deixar ver a evolução dos 64bits?! O quê?! Achas que vai evoluir para os 16bits? Não, a evolução será para os 256bits, passando ou não pelos 128!

Não há o que pensar, é claro que se deve usar 64bits se se quiser tirar partido da máquina que o permita. Nada de atrofiar as máquinas!


concordo plenamente, com 64 bits so tens a ganhar, ainda para mais que quase todos os programas 32 bits rodam em 64. o que nao acontece no contrario Wink
Eu no meu caso ja pensei em trocar, tenho o meu pc preparado para 64 mas continuo nos 32. enfim, os €€€€€ falam mais alto.
Concerteza que se ja tivesse a trabalhar nao pensava 2 vezes Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
jdeep
Colocada: Seg Mai 19, 2008 12:23 pm Responder com Citação
Registo: 15 Mai 2008 Mensagens: 9 Local/Origem: Porto
obrigado
VirtualFM

Agora sim alguém me respondeu o que eu pretendia Very Happy

Eu também tinha essa noção que não estaria a tirar o perfeito rendimento da maquina, já que a board aguenta 8G e melhor então meter já os 64bits para não ter voltar a "limpar" o pc para nova formatação.

No que toca a jogos eu não costumo jogar muito ( tenho sempre o velhinho para isso)

A "maquina" só vais mesmo servir para trabalho (MAX , cad e corel ) e para gravar uns dvds

obrigado a todos pela ajuda
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum