Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  W.I.P. 3D  ~  Projecto ribeira

Zt_86
Colocada: Sáb Mai 10, 2008 3:36 pm Responder com Citação
Registo: 20 Jan 2008 Mensagens: 10
1rb


Editado pela última vez por Zt_86 em Ter Dec 27, 2011 10:11 am, num total de 1 vez
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Grury
Colocada: Dom Mai 11, 2008 9:56 am Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Shocked
Porque e' que alguem iria construir um edificio como esse na ribeira?
Nao quero com isto dizer que o edificio em si nao seja interessante, mas penso ser uma aberracao em termos de integracao numa zona historica como a ribeira.
Ja agora...nao e' a Ribeira patrimonio mundial da Unesco??

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Andias
Colocada: Dom Mai 11, 2008 11:28 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 06 Fev 2008 Mensagens: 390 Local/Origem: Aveiro
Grury, acredito mais que seja uma experiencia do proprio Zt_86 do que um projecto com viabilidade.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Grury
Colocada: Dom Mai 11, 2008 12:47 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Independentemente de ser um estudo pessoal ou profissional, nao funciona.
Penso que nao e' preciso conhecer a zona ribeirinha do Porto, para poder opinar, basta olhar para os edificios a esquerda, para ver que esta completamente desintegrado do resto do cenario.

No entanto seria interessante ter mais info em relacao ao projecto.

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
joao gomes
Colocada: Dom Mai 11, 2008 2:51 pm Responder com Citação
Registo: 05 Mar 2008 Mensagens: 24 Local/Origem: Porto
[quote="Grury"]Independentemente de ser um estudo pessoal ou profissional, nao funciona.
Penso que nao e' preciso conhecer a zona ribeirinha do Porto, para poder opinar, basta olhar para os edificios a esquerda, para ver que esta completamente desintegrado do resto do cenario.

No entanto seria interessante ter mais info em relacao ao projecto.[/quote]

Já agora explica-nos o que entendes por "completamente desintegrado"? Se puderes ser mais específico era bom para percebermos o que queres dizer.

Abraços
</jg>

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
unxetas
Colocada: Dom Mai 11, 2008 3:47 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 20 Dec 2005 Mensagens: 461 Local/Origem: Londres
nao acho que seja dificil de perceber o que o grury quis dizer com isso, ate porque mais acima ele disse "mas penso ser uma aberracao em termos de integracao numa zona historica como a ribeira. "

E mesmo sem ser do Porto e sem ter ligacao nenhuma com a Ribeira e de pessoalmente nem sequer achar grande piada, concordo perfeitamente com o que ele disse Smile
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Grury
Colocada: Dom Mai 11, 2008 5:29 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Nada como um emigrante para entender outro Very Happy

Imagino que a palavra "desintegrado" nao seja de todo correcta.. my bad. Confused

_________________
Vimeo
------------------------------------
Flickr
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
joao gomes
Colocada: Dom Mai 11, 2008 6:31 pm Responder com Citação
Registo: 05 Mar 2008 Mensagens: 24 Local/Origem: Porto
[quote="unxetas"]nao acho que seja dificil de perceber o que o grury quis dizer com isso, ate porque mais acima ele disse "mas penso ser uma aberracao em termos de integracao numa zona historica como a ribeira. "

E mesmo sem ser do Porto e sem ter ligacao nenhuma com a Ribeira e de pessoalmente nem sequer achar grande piada, concordo perfeitamente com o que ele disse Smile[/quote]


Pois, eu também percebo o que Grury (e tu também, por concordância com ele) querem dizer, mas o que eu gostava era que ele explicasse o que entende por "aberracao em termos de integracao" de uma maneira mais específica.

Porque a mim o edifício até parece-me muito bem integrado pois tem a mesma altura que os edifícios ao lado, as janelas têm formas semelhantes, utiliza cores e materias parecidos, a fachada é dividida em três para acentuar a verticalidade tal como nas fachadas ao lado que são estreitas e altas.

A única diferença é que é um edifício actual e os outros não. E isso geralmente é o suficiente para as pessoas dizerem que está completamente desenquadrado.

Podemos pôr em causa se se deve ou não permitir novas construções naquela zona histórica mas, se permitem que se construa, então parece-me que seria mais aberrante (do ponto de vista da arquitectura) construir da mesma maneira, com as mesmas técnicas e materiais que se construía à 50 anos atrás só para ficar visualmente igual.

Um exemplo que eu costumo dar desta reação excessiva das pessoas em relação ao antigo/moderno é o da Torre Eiffel. Quando foi construída diziam que era uma "monstruosidade em pleno coração da capital" porque era diferente do resto. Hoje é um dos ícones da cidade. Vá-se lá entender isto hehehe

Abraços
</jg>

PS: em relação ao 3D, as imagens podiam ter talvez mais luz e o material da fachada (que eu julgo ser pedra) está com o efeito de "tile". Fora isso parece-me bem.

EDIT:

Já agora alguém podia-me explicar porque é que isto não me notifica sobre novas respostas para o email???

_________________
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email MSN Messenger
carloscidrais
Colocada: Dom Mai 11, 2008 8:05 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 24 Mar 2005 Mensagens: 558 Local/Origem: London/Porto
Bom ja que eu sou do Porto e emigrante, aproveito para dar os meus two cents.

Vou tentar abstrair me das consideracoes sobre a relevancia do projecto e tentar me concentrar nas questoes que dizem respeito apenas a qualidade da integracao.

Afinal nos somos artistas 3D e nao arquitectos, certo?

Portanto vou tentar cingir-me a criticas que possam auxiliar o zt86 a melhorar as suas imagens.

Resumindo, a iluminacao esta desadequada. Sugiro utilizares uma solucao de iluminacao global&indirecta(FG, GI...o que a tua maqina aguentar). Se tiveres acesso a um HDRI do local isso e o ideal. Caso contrario procura librarias online e experimenta ate encontrares algo adequado.

Os materiais nao tem uma resposta correcta a luz. Esta na altura de estudares propriedades dos materiais e aprenderes a reproduzi los num software 3D. Se disseres que software utilizaste talvez alguem aqui no forum te possa auxiliar.

Podes tambem optar por fazer bevel a geometria para que os angulos nao sejam demasiado rectos.

Tenta tambem variar a vegetacao.

Sugiro ainda melhorar a composicao em ambas as imagens.

A segunda imagem tem edges brancas visiveis. O trabalho de recorte em Photoshop esta mal feito.

Continuacao de bom trabalho.

_________________
www.carloscidrais.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Zt_86
Colocada: Dom Mai 11, 2008 10:24 pm Responder com Citação
Registo: 20 Jan 2008 Mensagens: 10
52fg


Editado pela última vez por Zt_86 em Ter Dec 27, 2011 10:12 am, num total de 1 vez
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Zt_86
Colocada: Dom Mai 11, 2008 10:28 pm Responder com Citação
Registo: 20 Jan 2008 Mensagens: 10
Agradeço ao Carloscidrais pelas dicas que me deu em relação ao 3D.
Estes renderes foram feitos no Archicad 11 (para a modelação) e no cinema 4d (para a rendarização).
Sou pró em archicad Very Happy , mas no cinema 4d inda estou a dar os primeiros passos.
Se alguém me conseguir explicar como funciona o batch rendering no cinema 4d agradecia.
Cumps
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Zt_86
Colocada: Dom Mai 11, 2008 10:45 pm Responder com Citação
Registo: 20 Jan 2008 Mensagens: 10
mas axei piada por ver o que o pessoal compreender por integração Rolling Eyes . se eu fizesse um edificio como muitas semelhanças com os do lodo toda a gente aplaudia.
Mas eu não quero conceber um projecto camuflado com a involvente.
Quero conceber um projecto que se ligue com os elementos fortes e lidere.





Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Blackjack
Colocada: Seg Mai 12, 2008 1:06 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 09 Jan 2007 Mensagens: 71
Como Portuense e frequentador assíduo da ribeira, à alguns anos atrás, vejo o teu projecto de uma forma muito curiosa.
Como explicas-te e bem, este é a tua solução para a revitalização de uma zona nobre da cidade do Porto, que é a cara de muitos cartões postais. Como tal acho que nunca é fácil (ou és mesmo um génio) chegar ali e fazer algo de diferente que agrade a todos. Estive a olhar com atenção para as imagens e confesso que me surpreende na positiva a forma como ligaste os pátios, arcadas e o muro dos bacalhoeiros (que ricas pizzas lá se comem as 4 da manha). O tipo de "casa" é semelhante ao envolvente, mas agora realmente os materiais tão estranhos. Acho q é mesmo do 3d, porque o muro já existente não é dessa cor, falta a rua cá em baixo em paralelos, e como o Carlos disse e bem a luz tá estranha.
Se me permites a sugestão, porque não tentas dar cores diferentes ás várias entradas, de forma a que elas se misturem nas outras casas existentes? Na foto vê-se bem as casas amarelas,vermelhas e azuis. O muro é bem mais cinzento(granito centenário) julgo eu.
Continuação de bom trabalho e keep us posted!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Nightwalker
Colocada: Seg Mai 12, 2008 9:18 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Põe uma pirâmide de vidro no meio e ninguém se queixa Wink

_________________
One of many at www.puraimagem.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
[HP]
Colocada: Seg Mai 12, 2008 4:45 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 1402 Local/Origem: inbicta
isso é default scan line? Os renders tão fanhosos e as texturas repetitivas.

O projecto em só, até me parece ser interessante! Smile

_________________

Helder "hP" Pinto

www.helderpinto.com
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Número de ICQ
ene.xis
Colocada: Ter Mai 13, 2008 10:28 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 05 Jul 2006 Mensagens: 316 Local/Origem: Puorto
arquitectonicamente falando,
imo o projecto n tem a mesmam escala do existente, e esse é, a meu ver, o grande prob de intervencao numa zona dessas!
Isso é clarissimo nos teus desenhos. as proporcoes dos alçados, dos vaos, os pés direitos, a propria dimensao da mancha construida. Mas tudo isso sao questoes para dentro da sala de aula! Wink

quanto aos 3ds...a modelaçao parece-me interessante, mas para o ambito de projecto e solucao arq uma imagem com um material uniforme tipo maquete parece-me mais importante que uma imagem um bocado distorcida e pitoresca (imo) da intervencao, até pq a textura da arcada ta muito longe da realidade, ....e muito proxima da do teu edificio. Isso sim é q da um aspecto de integracao da intercencao.

boa sorte!

ps. quem é o prof?

_________________
"fazes o quê?Trabalhas em renders ou lá como se chama?"
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Zt_86
Colocada: Ter Mai 13, 2008 11:28 am Responder com Citação
Registo: 20 Jan 2008 Mensagens: 10
bhv


Editado pela última vez por Zt_86 em Ter Dec 27, 2011 10:12 am, num total de 1 vez
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You can download files in this forum