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RicardoGarces |
Colocada: Qui Abr 24, 2008 4:50 pm |
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Registo: 20 Jan 2007
Mensagens: 12
Local/Origem: Amadora/Portugal
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Olá a todos!
Aqui fica mais uma peça minha, desta feita, optei por uma cena 3D para ilustrar o potêncial da utilização de Mattepaintings na pipeline da maioria dos estúdios cá da nossa terra.
Esta cena foi inteiramente criada por mim, com base plates tirados em Sintra. As casitas foram modeladas em Cinema 4D, e cada uma deve ter levado cerca de 1 a 2 horas de trabalho, no máximo.
O objectivo era mesmo tentar criar uma cena que tivesse bom aspecto, mas que provasse que era possivel fazer rápidamente e com uma equipa pequena.
A vegetação de primeiro plano, é do Vue.
Assim que tiver tempo, vou animar a coisa para verem como o efeito de paralax ficou fixe.
Espero que gostem.
Cumprimentos a todos!
Ricardo Garcês |
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unxetas |
Colocada: Qui Abr 24, 2008 5:02 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Mensagens: 461
Local/Origem: Londres
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nice! Eh fixe ver a iniciativa a aparecer..
Quanto ah imagem, no geral esta fixe, gostava de ver um "breakdown" para saber exactamente que elementos usaste! A critica que mais me apetece fazer eh a parte esquerda da imagem, a parte do rio/riacho que esta na sombra.. Parece que a perspectiva da imagem esta torta, talvez porque a curva do rio/riacho esta escondida atras da arvore. Talvez ficasse melhor se o riacho continuasse mais em linha com a parte principal da imagem?
A iluminacao nessa mesma zona tambem nao esta a 100%, mas eh mais subjectivo e dificil de dizer exactamente o que nao gosto
Manda vir mais! |
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RicardoGarces |
Colocada: Qui Abr 24, 2008 5:20 pm |
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Registo: 20 Jan 2007
Mensagens: 12
Local/Origem: Amadora/Portugal
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Olá Unxetas! Obrigado pelo comentário.
A iluminação na parte direita da imagem, está mexida com o photoshop, na realidade não é tão escuro. Esta versão da imagem como teve tratamento e o objectivo era ser um still, meti-lhe um gradiente negro do lado esquerdo para aumentar o ponto focal na direita.
A versão animada, como terá o rio a mexer da direita para a esquerda, e os pirilampos a seguirem a mesma direcção, já não irá necessitar de mexer na luz porque o ponto focal será aumentado através dos elementos em movimento, e da câmara em rotação direita/ esquerda com o foco na cidade.
Em relação ao riacho, garanto-te que não está distorcido. Eu vou colocar por aqui os breakdowns e depois poderás ver.
Mais uma vez obrigado! Criticas são bem vindas para melhorar. No Mattepainting.org um colega já disse que os telhados deviam ter mais lixo em cima. Estão demasiado limpos. Ele tem razão. |
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Malanjo |
Colocada: Qui Abr 24, 2008 5:40 pm |
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Visitante
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Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 11:58 am, num total de 1 vez |
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RicardoGarces |
Colocada: Seg Abr 28, 2008 1:35 am |
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Registo: 20 Jan 2007
Mensagens: 12
Local/Origem: Amadora/Portugal
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Xii obrigado Malanjo! totally speechless...
Aqui ficam os primeiros breakdowns do shot:
Mais em breve!
Cumprimentos a todos! |
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RicardoGarces |
Colocada: Seg Abr 28, 2008 11:16 pm |
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Registo: 20 Jan 2007
Mensagens: 12
Local/Origem: Amadora/Portugal
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Ora cá estou eu novamente.
Tenho a impressão que o pessoal ou está de férias ou perdeu o interesse
Mas pronto.... Aqui fica um render directo do C4D sem tratamento de Photoshop.
Atenção! tem 3.5 Mb. e 4800x2600 pixels. Enjoy!
http://www.ricardogarces.com/FairyTown/teste20.jpg |
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VirtualFM |
Colocada: Ter Abr 29, 2008 12:30 am |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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Parece-me bem bom!
Mas como nunca se pode deixar de criticar alguma coisa... Hum, aqueles pirilampos parecem muito grandes |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
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/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
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comanight |
Colocada: Ter Abr 29, 2008 10:53 am |
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Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Mensagens: 247
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
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bom trabalho
apesar de não ser a minha "área", o material da casinha do tecto cor-de-rosa pareceu-me um pouco irrealista, os outros beje pareceram-me melhores nesse aspecto.
Aquelas ervas altas finas é que não me convencem muito, secalhar tão finas demais para a altura que têm, logo peso/curvatura da erva não parece estar muito certo.
Mas para um speedjob tá um bom trabalho sem dúvida.
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actor |
Colocada: Ter Abr 29, 2008 11:11 am |
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Novo membro
Registo: 22 Fev 2008
Mensagens: 45
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gosto do trabalho.
Tambem estou de acordo em relacao a luz volumetrica. Acho que iria tornar o trabalho ainda melhor.
Os telhados continuam limpos demais, em minha opiniao.
Arriba, |
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joao gomes |
Colocada: Ter Abr 29, 2008 11:09 pm |
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Registo: 05 Mar 2008
Mensagens: 24
Local/Origem: Porto
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Acho que tens um pequeno problema naquelas folhas das árvores em primeiro plano (as que estão em sombra e só se vê o contorno).
Torna-se demasiado evidente que usaste uma superfície e aplicaste uma imagem alpha para dar o recorte das folhas. Nota-se a bidimensionalidade.
O C4D não tem nada parecido ao "scatter" do max? Consegue-se um bom efeito de tridimensionalidade assim.
Além disso a erva em baixo também tem pouca riqueza crómatica. O verde é todo o mesmo e na natureza há imensas variações em termos de tonalidades.
De resto está muito bom (pelo menos para mim que não conseguiria fazer nada remotamente parecido hehe)
Abraços |
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RicardoGarces |
Colocada: Qua Abr 30, 2008 3:19 am |
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Registo: 20 Jan 2007
Mensagens: 12
Local/Origem: Amadora/Portugal
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Olá João.
Fico agradecido pela critica.
As árvores de primeiro plano são do Vue, e é exactamente isso que o programa faz. Pega em geometria que neste caso são quadrados e aplica-lhes um alpha para recortar as folhas.
Visto em grande nota-se perfeitamente a bidimensionalidade bem como o "look" CGI. Mas em pequeno, e principalmente na televisão não se nota nada.
Até porque não esquecer ( !!!! ).... um shot destes não dura mais do que 5 segundos no ecrã, basicamente é o tempo do espectador percepcionar onde se passa a acção, depois a câmara geralmente corta para dentro das estruturas que geralmente são cenários construidos e reais.
Só há tempo para nós, que andamos sempre de olho aberto para descobrir como se fez ou se faz tudo o que são efeitos visuais, descobrir o que é CG e o que não é.
O espectador comum desde que as coisas tenham um aspecto razoável comem tudo sem refilar
Principalmente agora que os efeitos visuais já são aceites no storytelling visual.
Nem sempre foi assim! Os primeiros filmes de Holywood, usavam cenários gigantescos construidos em tamanho natural, e milhares de extras, porque os cineastas achavam que o público queria as coisas o mais reais possiveis.
O mattepainting começou por ser Top Secret e se o público soubesse que tinha sido utilizado em filmes, podia significar o desastre absoluto desse fillme, cineasta ou estúdio.
Já agora fica a curiosidade para quem não sabia, e que esteja a ler este post, que os mattepaintings começaram por ser pinturas a óleo sobre vidro, que posteriormente se colocava em frente da câmara funcionando como um filtro.
O Cinema 4D tem scattering sim. Acho que se chama difuse qualquer coisa. Vou pesquisar e fazer um teste com o material nessa forma.
Em relação à relva... tens razão, é monocromática, mas eu não sei fazer vários pelos de cada côr... a menos que eu consiga aplicar hair diferente à mesma geometria... hmm tenho de experimentar.
Cumprimentos a todos,
Ricardo. |
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unxetas |
Colocada: Qua Abr 30, 2008 9:42 am |
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Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Mensagens: 461
Local/Origem: Londres
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quem me dera que os meus supervisores me dissessem "se as pessoas no cinema nao virem os erros, tass bem".. |
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RicardoGarces |
Colocada: Qua Abr 30, 2008 12:03 pm |
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Registo: 20 Jan 2007
Mensagens: 12
Local/Origem: Amadora/Portugal
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É tudo uma questão de resultado final.
Se visitas-te a exposição da Guerra das Estrelas que veio a Portugal, e concerteza esteve também em Londres, deves ter visto como é que eles resolveram o público das bancadas nas corridas dos Pod-Racers no Episode I.
Provavelmente o pessoal do estudio de CGI quando soube que tinham de fazer milhares de pessoas e anima-las devem ter começado a ficar com os cabelos brancos e com queda de cabelo instantanea.
Daí terem optado por filmar uma bancada miniatura cheia de cotonetes pintados de cores diferentes e entalados numa rede.
O efeito de "onda" criado na multidão quando passava um Pod-Racer era dado com uma pistola de ar comprimido no lado de baixo da bancada.
O público era tão pequenino que resultou na perfeição.
O estigma da utilização de 3D na europa é o que faz com que os teus supervisores não tenham essa atitude mais descontraida. O cliente quer tudo perfeito independentemente de se ver ou não.
Se são milhares de pessoas 3D que o cliente quer, são milhares de pessoas 3D que o cliente vai ter. E o pessoal dos estudios arranha-se todo durante uns tempos para o fazer só porque o cliente quis.
Nestas coisas, ( e eu sei que ainda não é possivel ) os clientes deviam entregar os briefings, e depois deviam desaparecer até o trabalho estar concluido.
A única coisa que deviam ver era o produto final. A forma de criar a ilusão devia ser tarefa do estúdio, quer fosse com cotonetes, bolinhas de algodão ou outra coisa qualquer.
Filmes como o Starwars, King Kong e Lord of the Rings, ensinam-nos muita coisa, principalmente porque nenhum é possivel criar sem recorrer a CGI, e porque neles trabalharam as equipas mais experientes e avançadas do mundo.
O que aos teus supervisores falta, é a abertura que os americanos têm. Ou arriscava-me mesmo a dizer... falta-lhes o conceito de DESIGN: Forma segue a função.
Se não se vê, não tem de ser perfeito. |
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unxetas |
Colocada: Qua Abr 30, 2008 3:07 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Mensagens: 461
Local/Origem: Londres
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concordo com aquilo que dizes.. mas tendo em conta que alguns dos meus supervisores tambem trabalharam nesses tais estudios mais avancados do mundo como dizes, ou que hoje em dia sao supervisores num dos maiores estudios do mundo..
Nos anos 70 faziam-se filmes onde se viam os fios a puxar o pessoal, ou spills verdes/azuis brutais nos objectos do foreground, ou mesmo matte paintings que apesar de impressionantes para a altura e absolutamente fantasticos, nao resistem ah passagem do tempo. O nivel de exigencia nos estudios maiores, tanto nos USA como na Europa, eh extremamente alto. O exemplo que deste do publico no pod race eh ingenioso, e funcionou na altura e no contexto em que foi utilizado.. Mas isso ja la vai uns bons anos, e a "industria" entretanto avancou exponencialmente.
Nao estou a dizer isto para criticar nada nem ninguem, alias, quem me dera a mim que o grau de exigencia no meu trabalho fosse a capacidade de percepcao do publico.. Mas nao eh, e ha tarefas mesmo muito ingratas que advem desse facto Hoje em dia para uma empresa se destacar de alguma forma na industria dos VFX, a meta a atingir eh a perfeicao e a rapidez, ponto final. Quanto ahs empresas americanas e neste caso a ILM, posso-te pedir para escolheres os shots com o compositing mais mal feito no harry potter 5 por exemplo e tanho 90% de certeza que vais escolher shots da ILM |
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carloscidrais |
Colocada: Qua Abr 30, 2008 8:18 pm |
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Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Mensagens: 558
Local/Origem: London/Porto
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Citação: Filmes como o Starwars, King Kong e Lord of the Rings, ensinam-nos muita coisa, principalmente porque nenhum é possivel criar sem recorrer a CGI, e porque neles trabalharam as equipas mais experientes e avançadas do mundo.
LOL, em três exemplos um feito nos USA e dois feitos na Nova Zelândia...país com extensa tradição no campo dos efeitos visuais como sabemos....
De qualquer modo não ficava mal aprender umas lições com o Peter Jackson, que por pura força de vontade ( e já agora talento, entre outros atributos ) conseguiu atrair investimento para a Nova Zelândia de forma a que estes filmes pudessem ser feitos e se criasse a indústria que sabemos, com os resultados que se viram.
Porque não Portugal?
De resto parabéns pela imagem, dos melhores trabalhos de matte painting feitos por essas paragens. Com umas correcções ( já apontadas ) ficava ainda melhor.
Continuação de bom trabalho. |
_________________ www.carloscidrais.com |
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3dkla |
Colocada: Qua Abr 30, 2008 10:38 pm |
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Novo membro
Registo: 17 Ago 2007
Mensagens: 47
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[quote="carloscidrais"]Citação:
De qualquer modo não ficava mal aprender umas lições com o Peter Jackson, que por pura força de vontade ( e já agora talento, entre outros atributos ) conseguiu atrair investimento para a Nova Zelândia de forma a que estes filmes pudessem ser feitos e se criasse a indústria que sabemos, com os resultados que se viram.
Porque não Portugal?
E porque não o Chipre ?
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carloscidrais |
Colocada: Qui Mai 01, 2008 8:29 am |
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Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Mensagens: 558
Local/Origem: London/Porto
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Oh 3dkla, posso estar a ser ignorante mas eu nao conheco nenhum artista digital cipriota, nem nenhum se destaca e ganha premios internacionais como o Miguel Angelo, nem conheco cipriotas a trabalhar nos maiores e melhores estudios do mundo ( Pixar, Framestore, Dneg, entre outros ) ao contrario de portugueses. Alias aqui em Londres desde que cheguei ja devo ter conhecido mais de 10 tugas que trabalham/trabalharam nesta area aqui. Muitos mais andam pela Escape...Para nao falar de pessoas como Ricardo Garces, Sil3, Romanus, Spurv3D, VirtualFm, Nightwalker, SergioDuque, Luis Santos, etc (desulpem-me os que me esqueci...e estes sao so os que se mostram neste forum, temos que contar com os outros foruns e com aqueles que nem sequer em foruns portugueses andam ). Portanto talento nao falta...falta investimento e acima de tudo empresarios com visao.
Da minha parte ja o disse e digo aqui outra vez. Paguem me um ordenado decente e eu volto a correr para o Porto.
Cheers
P.S. Ricardo Garces, por favor desculpa o offtopic, mas ha coisas que tem que ser ditas.
3dkla, se quiseres continuar a discussao podemos faze lo em prvt. |
_________________ www.carloscidrais.com |
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