Autor |
Mensagem |
< Tutoriais ~ Ladrilhos sem repetição (3ds Max) |
joao gomes |
Colocada: Sáb Abr 05, 2008 6:10 pm |
|
|
Registo: 05 Mar 2008
Local/Origem: Porto
|
Na sequência de outro tópico fiz esta pequena descrição deste método de criar ladrilhos sem repetição. É um método simples e adaptado de outro que vi num tutorial para formas mais orgânicas.
Aqui vai uma breve explicação do processo:
Aqui eu coloquei um material "Tiles" num plano e alterei o número dos ladrilhos para 10.
Aqui eu alterei o valor de "Fade Variance" para zero (na verdade não faz diferença para o resultado final) e retirei as linhas separadoras colocando em zero os valores de "Horizontal Gap" e "Vertical Gap".
Mas o que realmente importa é o valor de "% Holes". Ao atribuir-se um valor começam a aparecer "buracos" pela falta de ladrilhos. Por alguma razão que eu desconheço o valor correcto para metade dos ladrilhos devia de ser 50 (50% é metade) mas com o valor de 10 já aparecem cerca de metade do ladrilhos em falta.
Esta vai ser a base do material. Agora o truque é começar a colocar esta base dentro de si mesma.
Carregar no botão "None" do grupo "Tiles Setup", depois escolher "Scene" e escolher o material "Tiles" existente e que neste momento é o único.
Na janela que aparece a seguir escolher "copy" para poder editar o material isoladamente mais tarde.
Aqui eu chamei o material de 2a e mudei o valor de "Random Seed" para mudar o padrão dos ladrilhos. Também alterei as cores para se poder visualizar melhor o resultado.
Como é possível observar, onde antes existiam ladrilhos cinzento claro agora existem azuis claro e escuro.
Agora voltamos acima e vamos repetir todo o processo para o grupo "Grout Setup".
Desta vez chamei o material de 2b e voltei a mudar o "Random Seed".
Assim deixamos de ter um material cinzento escuro e passamos a ter dois verdes, o que faz um total de 4 se juntarmos os dois azuis.
Aqui podemos ver como fica a hierarquia do material com o "Map #1" em cima e os "Map #2a" e "Map #2b" mais abaixo.
Agora é só repetir o processo novamente e criar mais um nível para passar de 4 para 8 e por aí fora até ter uma variedade que permita que não se perceba a repetição.
Quando chegar a esse ponto pode adicionar as imagens que pretende usar. Uma imagem diferente para cada cor ou, em alternativa, pode-se usar uma imagem mas tem de se aplicar o "Cropping/Placement" no max como mostra o exemplo abaixo.
Cortar a imagem dentro do max para mostrar somente um bloco e alterar o valor de "Tiling" para 10.
Por algum motivo que eu não percebo a imagem não aparece centrada...
...mas isso resolve-se assinalando a opção "Use Real-World Scale" |
|
|
|
Voltar acima |
|
foxymophandlemama |
Colocada: Sáb Abr 05, 2008 6:30 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 06 Jul 2005