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<  Geral  ~  Materiais para superficies repetitivas

joao gomes
Colocada: Ter Abr 01, 2008 11:18 am Responder com Citação
Registo: 05 Mar 2008 Mensagens: 24 Local/Origem: Porto
Alguém sabe onde posso encontrar um bom tutorial sobre como criar materiais para superficies com texturas sem que se note o padrão repetitivo da textura?

Não me refiro a tornar a textura tileable porque isso eu sei fazer.

O problema é que mesmo com esse tipo de texturas notam-se padrões de repetição quando a área é grande, tipo relvados ou passeios.

Agradeço antecipadamente qualquer ajuda
</jg>

Nota: uso o max por isso se puder ser um tutorial vocacionado para este programa era melhor.
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Jaime
Colocada: Ter Abr 01, 2008 12:31 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 28 Jun 2007 Mensagens: 33 Local/Origem: Lisboa
Assim de repente, não te consigo indicar nenhum tutorial, mas posso-te dizer que o que costumo fazer para quebrar a repetição de padrões na textura é usar Layer Textures.

Uso 1, 2, 3 texturas (ou mais), com repetições diferentes compostas usando texturas procedimentais como mascara.
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romanus
Colocada: Ter Abr 01, 2008 12:47 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
http://www.luxology.com/store/imageSynth.aspx

Será que este plugin poderá ajudar?

cheers

_________________
Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel
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ene.xis
Colocada: Ter Abr 01, 2008 1:37 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 05 Jul 2006 Mensagens: 316 Local/Origem: Puorto
pois isso é sempre mais complicado...
mas tens de usar texturas maiores para áreas maiores, para reduzir o impacto da repetição...depois podes fazer uma tileabale texture maior, ou tentas usar duas texturas e mistura-las com um mix map.

ou então pintas toda a extensão da superfície.

Wink

_________________
"fazes o quê?Trabalhas em renders ou lá como se chama?"
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warfarin
Colocada: Ter Abr 01, 2008 4:19 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 15 Nov 2006 Mensagens: 46
Parece-me que o truque é mesmo preparar a textura entes de a usar.
Vê lá se este tutorial te pode ajudar:

http://www.gfxartist.com/features/tutorials/740

Em termos de software podes tb espreitar estes:
http://www.pixplant.com/
http://www.filterforge.com

Nunca exprimentei nenhum deles por isso não sei se valem a pena ou nao.

AP
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joao gomes
Colocada: Ter Abr 01, 2008 10:17 pm Responder com Citação
Registo: 05 Mar 2008 Mensagens: 24 Local/Origem: Porto
Deram-me este tutorial que penso que descreve o processo indicado pelo Jaime:

http://www.neilblevins.com/cg_education/tiling_trick/tiling_trick.htm

Agora precisava de saber como faço isto com texturas geométricas como paralelos ou muros de tijolo.

O uso de plug-ins é um caso a pensar mas só se não conseguir de outra forma.

[quote="ene.xis"]ou então pintas toda a extensão da superfície. [/quote]

No way, José!! (leia-se "rósei" para rimar com "no way")
Chiça, o computador é para trabalhar por mim lol

warfarin, o link do gfxartist descreve o proceso de criação de uma textura tileable. O que eu pretendia era saber o que fazer daí para a frente ou seja, que truques ou técnicas existem para pegar nessa textura e multiplicá-la por várias sem que se notem padrões de repetição (neste momento é mais com texturas geométricas porque com texturas orgânicas já vi como se faz).

Se alguém puder dar mais alguma "luz" agradeço desde já.

Abraços
</jg>
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ene.xis
Colocada: Ter Abr 01, 2008 10:23 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 05 Jul 2006 Mensagens: 316 Local/Origem: Puorto
pois o Neil Blevins dir te-ia que fazeres algo do género daquele tutorial (q era o q te descrevi de forma muitoooo sucinta no 1º post Very Happy ) para formas geométricas deve ser perto do impossível...
pintar tudo não é assim tão laborioso (bem...nem sempre)...mas sabes como e depressa e bem...so mm com algum dos plugins postados em cima que eu não conheço de exp própria.

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"fazes o quê?Trabalhas em renders ou lá como se chama?"
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joao gomes
Colocada: Ter Abr 01, 2008 10:37 pm Responder com Citação
Registo: 05 Mar 2008 Mensagens: 24 Local/Origem: Porto
Encontrei dois videos no youtube sobre o imagesynth e parece-me ser bem porreiro:

http://www.youtube.com/watch?v=D4irG9O4DqU
http://www.youtube.com/watch?v=aZCvhR9FxwI&feature=related

Quanto às formas gométricas, vou tentar com o material tile do max a ver no que dá...
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joao gomes
Colocada: Sáb Abr 05, 2008 6:14 pm Responder com Citação
Registo: 05 Mar 2008 Mensagens: 24 Local/Origem: Porto
Fiz um pequeno tutorial que coloquei na secção apropriada. Espero que seja útil.

Abraços
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mpalma
Colocada: Sex Abr 11, 2008 11:10 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
Hi , aqui fica o link de um plugin: http://www.textureshaker.com/

Alguns dos modos os quais foram referidos neste post é a forma de obter bons resultados.

_________________
Marco Palma
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joao gomes
Colocada: Sáb Abr 12, 2008 10:15 am Responder com Citação
Registo: 05 Mar 2008 Mensagens: 24 Local/Origem: Porto
Já tinha ouvido falar desse textureshaker mas já não me lembrava do nome. Parece muito bom. Obrigado por relembrar.

Abraços
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