Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Micro Empresa |
Andias |
Colocada: Qui Mar 20, 2008 4:10 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 06 Fev 2008
Local/Origem: Aveiro
|
Para as poucas empresas em Portugal de 3D, publicidade, é preciso um investimento muito grande? e quando falo em grande, refiro-me a numeros.
Estive a fazer algumas contas e só em software sao mais de 8000€, fora as instalaçoes e afins.
Já algum tempo que pretendo constituir uma micro empresa na minha zona em Aveiro.
Gostaria se possivel claro, além da carteira de clientes outros problemas que puderei encontrar.
Todos os comentários serao bem vindos.
|
|
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Qui Mar 20, 2008 6:32 pm |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
Em suma os problemas que poderás encontrar:
- clientes que não pagam.
- clientes que mudam de ideias a meio do projecto.
- prazos irrealistas
- falta de freelancers na tua área ( falo de freelancers com qualidade de trabalho para trabalharem em publicidade )
- o facto de estares em Aveiro limita te a nível de captação de clientes. Ou tens um comercial em Lisboa ( ou com óptimos contactos) ou não existes.
Pensa também que quando abres a tua micro empresa, além de hardware, software, rendas, deves contabilizar gastos de contabilista e advogado.
Pelo menos o contabilista é obrigatório.
Além disso aconselho a contabilizares dinheiro para te aguentares durante um ano ( prazo razoável para dar lucro ) que cubra todas as tuas despesas, como renda, alimentação, acidentes, etc.
P.S: Não aconselho a aventura, tive uma micro empresa, software legal, contabilistas pagos e etcs...e depois de bater com a cabeça contra a parede e ver que no Porto não ia a lado nenhum, tive que a fechar.
Mas claro há gente neste fórum que vive há anos na mesma situação. Pode ser que corra bem, mas dá te conta que não é um emprego, há sempre um elemento de risco.
Boa sorte, se me lembrar de algo acrescento. |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
Andias |
Colocada: Qui Mar 20, 2008 6:56 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
1-clientes que nao pagam é da praxe.
2-clientes que mudam de ideias a meio do projecto é a realidade infelizmente, mas pensei cobrar uma %, depois de orçamentado o projecto.
3-prazos irrealistas sei bem o que é isso, depressa nao há quem.
4-falta de freelancers... acho que tenho que fazer um bom trabalho de casa nesta questao. Na minha area de 2D conheço poucos que considere bons. Agora 3D estou a leste.
Em relaçao ao contabilista, no problem agora advogado apanhaste-me de surpresa. Mas tem a sua logica como é evidente.
Agredeço os comentarios |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Qui Mar 20, 2008 7:01 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Posso acrescentar ao que disse o Carlos:
Mais algumas obrigações várias:
Impostos
S. Social
IVA de 3 em 3 meses
Pagamento por Conta
Pagamento Espacial por Conta
Renda
Eletrecidade, água, internet, comunicações, etc
Ordenados
Alguns problemas:
-Concorrência desleal das empresas "vão de escada" patrocinadas pela Mula..
- Longe dos grandes clientes...
-Fazes um trabalho, facturas ao cliente e ele falha prazos de pagamento... tens que adiantar o IVA ao Estado... não é raro um ou outro cliente pagar ao fim de um ou dois anos... e alguns é uma sorte que paguem... quando falamos em trabalhos pequenos, não muito problemático, mas em trabalhos de milhares de euros.....
Se me lembrar de mais alguma coisa, ponho aqui....
Posso te dizer que em termos de investimento já lá vão...
Software: + de € 40.000
Hardware: + de € 60.000 |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
Andias |
Colocada: Qui Mar 20, 2008 7:13 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
Percebo perfeitamente, mas tenho que tentar dinamizar de alguma forma esta área na minha zona.
Nao sei se estao a par mas existem gráficas a potes aqui em Aveiro e arredores, é uma questao de estudar o mercado e a receptividade dos mesmos.
Posso trabalhar so em webdesign, fazer uns logos catalogos, mas o 3D cativou-me, se calhar é como a maça proibida, enfim... |
|
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Qui Mar 20, 2008 7:30 pm |
|
|
Veterano
|
" Percebo perfeitamente, mas tenho que tentar dinamizar de alguma forma esta área na minha zona.
Nao sei se estao a par mas existem gráficas a potes aqui em Aveiro e arredores, é uma questao de estudar o mercado e a receptividade dos mesmos. "
Tenho a certeza que a minha opinião poderá ser polémica, mas tendo em conta o contexto do país talvez as pessoas não fiquem muito revoltadas se eu a disser:
Em Portugal só existe mercado em Lisboa. As empresas que surgem na nossa área, e contra todas as expectativas subsistem fora de Lisboa fazem-no....bem não sei como o fazem...porque se soubesse não estava em Londres.
Eu também tive a vontade idealista de fazer qualquer coisa no Porto e pelo Porto. Rapidamente a realidade tratou de me levar a reconhecer o estado de sítio em que a economia portuguesa se encontra.
E quando estavas a falar em mercado de publicidade não percebi que estivesses a falar de gráficas... Eu que saiba quem subcontrata trabalho como o nosso são as agências de comunicação e produtoras de imagem, quanto muito. E essas não estão em Aveiro nem no Porto.
Enfim, boa sorte, mas fica o aviso que te posso dar tendo em conta a minha péssima experiência. |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qui Mar 20, 2008 7:41 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Tens uma experiência sólida na área ? Trabalhaste em alguma empresa ou fizeste freelance durante bastante tempo ?
É que senão, é uma péssima ideia penso eu de que.... |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
Andias |
Colocada: Qui Mar 20, 2008 8:09 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
Trabalhei durante 10 anos numa grafica, como falei faço 2D nao 3D, mas é uma nova paixão, devo ter me explicado mal
Se eu estiver quietinho na minha casa a trabalhar aquilo que eu sempre fiz, tou na boa, nao preciso de me preocupar muito. Agora este meu topico tem haver com a criaçao de uma empresa, onde englobasse o a ilustraçao 2D e 3D, a(s) pessoa(s) que viesse a admitir seria tambem um mais valia para mim, visto que para além de aprender teria alguem ja que desse conta do recado. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qui Mar 20, 2008 8:14 pm |
|
|
Veterano
|
Ah !! Desculpa pensei que fosses um muido saido da faculdade . Sendo assim, tens uma base sólida no 2d, portanto podes tentar apostar no 3d tb, se arranjares alguem experiente em 3d que te ajude ainda melhor . boa sorte. |
|
|
Voltar acima |
|
Andias |
Colocada: Qui Mar 20, 2008 8:21 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
estás a chamar-me velho
sou um miudo com 31
O que eu nao posso é ficar parado |
|
|
|
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Qui Mar 20, 2008 8:44 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Local/Origem: San Francisco
|
carloscidrais escreveu: "
Em Portugal só existe mercado em Lisboa. As empresas que surgem na nossa área, e contra todas as expectativas subsistem fora de Lisboa fazem-no....bem não sei como o fazem...porque se soubesse não estava em Londres.
sorry, nao concordo. apesar de ser verdade que a maioria do mercado esta centrado em lisboa, eh perfeitamente possivel abrir uma empresa em qualquer ponta do pais que faca trabalhos para lisboa.
nao ha razao alguma para que isto nao seja possivel, e eh de se motivar a descentralizacao destas empresas para aos poucos se ir mudar a mentalidade em portugal que eh preciso estar localizado junto do mercado para se conseguir clientes.
ha dezenas de exemplos em outros paises que o comprovam. |
_________________ .: a |
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Qui Mar 20, 2008 9:32 pm |
|
|
Veterano
|
Bom, já sabia que ia ser polémico mas mantenho a afirmação de forma genérica.
Claro que há exemplos de empresas no Porto (a Linha de Terra e a Seed Studios). E uma micro empresa que surgiu este ano, a Jump Willy do João Seabra (http://www.jumpwilly.com). Estas são as que conheço actualmente activas. Numa cidade com a dimensão do Porto, este é um panorama assustador.
E em Aveiro temos o exemplo da Dreamlab.
Não quero desmotivar ninguém, e espero que ninguém se deixe desmotivar.
É importante que existam iniciativas, mas eu da minha parte já deixei de querer mudar o mundo. Agora quero fazer o meu trabalho, ser artista e não um homem de negócios, e não ter que me ocupar com aspectos que pouco ou nada me interessam. Deixo os negócios e as iniciativas empresariais para quem tiver competência para tal.
No entretanto o que aqui se pedia era uma descrição dos possíveis obstáculos e esta é a minha versão da história, tal como a vivi.
Mas eu também sou só um miúdo de 27 anos recém saído da faculdade... |
|
|
Voltar acima |
|
Andias |
Colocada: Qui Mar 20, 2008 11:23 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
"No entretanto o que aqui se pedia era uma descrição dos possíveis obstáculos e esta é a minha versão da história, tal como a vivi."
é sempre normal haver divergências neste tipo de assuntos. |
|
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sex Mar 21, 2008 1:50 am |
|
|
Veterano
|
|
Voltar acima |
|
Blackjack |
Colocada: Sex Mar 21, 2008 3:07 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 09 Jan 2007
|
Como referiu o Nico e bem
Citação:
Posso acrescentar ao que disse o Carlos:
Mais algumas obrigações várias:
Impostos
S. Social
IVA de 3 em 3 meses
Pagamento por Conta
Pagamento Espacial por Conta
Renda
Electricidade, água, internet, comunicações, etc
Ordenados
Estes "pequenos" pormenores são realmente uma dor de cabeça para uma micro empresa...Só só a seg. social e o pagamento especial por conta até doem!
Relativamente ao software entendo os valores a que chegaste...já viste bem se não te safas com algo mais barato no 3D? Eu optei pelo XSI e tou feliz da vida pela escolha. 500 euros e tenho 1 licença double-seat da versão foundation. E tens sempre o Blender que como se sabe também faz tudo.
Sinceramente, nos dias que correm, criar uma empresa ou se é doido ou se tem confiança/noção/tomates no que se vai fazer. Estuda mesmo bem o potencial mercado...Eu tive a coragem de criar uma empresa faz 1 ano e meio, e felizmente para já tou a safar-me. Mas não é na area do design ou publicidade como tu, e o produto q faço é software (com conteúdos 3D/ my job). O peixe rende mais com software acho eu...como tal foi mais seguro para mim arriscar.
De uma forma ou de outra, avalia isto bem e com muita tranquilidade, como diria o grão-mestre sir Paulo Bento.
Já agora não percebi se ainda tás na grafica ou se tas em casa em regime freelance.
Boa sorte e bons negócios! |
|
|
|
Voltar acima |
|
Andias |
Colocada: Sex Mar 21, 2008 12:32 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
Agora tou em casa, fartei-me do meu antigo trabalho (patrao) divergencias a nivel de qualidade.
Em relaçao aos programas 3D, quase que advinhas-te que optei pela escolha do maya, mas esta semana andei a ver qual os programas que os user aqui no forum usam, por fim tirei uma tryout do xsi e estou a tirar o maximo de tutoriais da net para depois instalar e ver as potencialidades do mesmo.
Começei aprender no C4D, depois passei para o 3DSmax, maya e agora vou começar de novo com outro programa.
Nao querendo lançar a tipica discussao de qual é ou nao o melhor software, a nivel de €€€ deve ser o xsi. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sex Mar 21, 2008 3:52 pm |
|
|
Veterano
|
Citação: Mas eu também sou só um miúdo de 27 anos recém saído da faculdade... Eu não me estava a referir a ti , lembrei-me foi de um thread no cgartdomain em que era mesmo o caso. De qualquer forma depois da tua experiência concordarás que convêm pensar e pesar tudo muito bem antes de começar, e que forca de vontade e capacidade de trabalho só não chegam ?
Nunca trabalhei por minha conta, mas mesmo assim posso tentar dar uma opinião quanto a microempresas até porque me parece que é um tema importante, ainda mais agora que se estão a fazer esforços e parece que existe uma vontade genuina de pessoas experiêntes de discutir e melhorar a situação para quem trabalha nestas areas em portugal.
O nico disse:
Citação: Concorrência desleal das empresas "vão de escada" patrocinadas pela Mula..
E eu mais uma vez tenho que apontar e realçar que esta questão é das principais responsáveis pelo estado das coisas. Inquina à partida a possibilidade de novos pequenos negócios, por muito capazes e serios que sejam, sobreviverem. No meu ponto de vista, resume-se a isto, uma microempresa é demasiado grande, tem demasiados custos, para poder competir em pequenos projectos que qualquer miudo com o emule agarra pelo dinheiro de um bilhete de festival. Por outro lado não tem nem os contactos, nem a estructura ( pode até ter talento e artistas experiêntes, mas não tem o numero de pessoas e/ou capacidade de hardware) para agarar os grandes projectos.
Isto deixa-as a lutar por uma faixa do segmento médio, em que competem umas com as outras e ainda com os pequenos freelas mais ambiciosos e as grandes empresas à procura de trabalhos mais simples em tenporadas mais baixas...
Não é uma posição fácil.
Por isso RPM penso que o conselho do Blackjak é mt válido, estuda o mercado e agarra um nicho.
Ah!! E sem guerras de software, acho que estás a fazer exactamente aquilo que se deve fazer, experimentar, fazer contas e escolher ... O XSI
Cheers |
|
|
Voltar acima |
|
|