|
Autor |
Mensagem |
< Geral ~ O CG em Portugal |
xogun |
Colocada: Sáb Mar 15, 2008 2:17 pm |
|
|
Registo: 15 Nov 2007
|
Boas,
Ora bem, após este anos todos desta jovem industria que tanto adoramos e que reconhecemos que está cada vez mais à deriva em sem rumo especifico, tal como todos já criticamos e desabafamos uns com os outros tanto em conversas como em posts aqui e ali, creio que chegou uma altura de criar uma plataforma firme para todos nós.
Eu e o Romanus decidimos arregaçar as mangas e criar esse mesmo projecto com o objectivo de nos ajudar, os artista CG em PT.
Foi com muito desenvolvimento e pesquisa que demos este passo sério e que resultou nisto que estamos a apresentar-vos e que gostaríamos imenso de saber do vosso feedback e C&C (como se diz na gíria).
Código: Associação de Artistas CG
Organismo não governamental sem fins lucrativos e de interesse nacional, foca única e exclusivamente o objectivo de promover a indústria de produção de conteúdos digitais nacionais e a defesa dos direitos dos seus principais intervenientes.
A visão actual deste mercado nacional mostra que de uma forma geral, o trabalho criativo, artístico dos operadores não é valorizado nem considerado uma mais valia.
Também é um facto que reina um caos em torno do preço de um determinado trabalho, bem como o preço hora de um operador (seja ele junior ou senior). Para além disso, existe um segmento que, muitas vezes por falta de informação, pratica preços destrutivos para este mercado, não percebendo as consequências desses actos a curto/médio e longo prazo.
Dado a inexistência de um órgão que, por um lado, tabele os preços praticados neste mercado específico, regule de alguma forma a qualidade da indústria e, principalmente, dê toda a informação necessária acerca desta área específica, achamos que seria uma mais valia a sua criação.
Objectivos fundamentais:
1- Existência de uma tabela de valores afixada e zelada perante os associados de modo a pactuar entre todos como uma base de orçamentação.
2- Existência de uma área de informação acerca de toda a fase de orçamentação bem como uma área de informação com éticas de conduta.
3- Criação de uma base de dados com os membros desta área, com uma área de portfolio e informação pessoal. Desta forma, a indústria poderá ver, por exemplo, quais os operadores disponíveis para um qualquer trabalho de freelancer, ver diversos portfolios, etc.
Para tal, será necessário encontrar um consenso entre as principais empresas intervenientes neste mercado, para que o operador tenha o consentimento para expôr o seu trabalho enquanto empregado dessa mesma empresa. Para tal, há que criar critérios para a apresentação do mesmo, bem como precisar com exactidão o que foi feito pelo operador, para que não possam existir problemas legais ou qualquer dúvida relativa ao mesmo.
3- Concurso anual a fim de premiar a excelência da produção feita nesse mesmo ano.
Apenas com o único objectivo de valorizar o trabalho feito por um ou mais operadores. Seria feita uma pré-selecção de trabalhos nas diversas áreas (web design, pós produção, arch viz, Ilustração 2D/3D) votada por todos os membros da associação e, de seguida, seria feita uma votação com base em diversos critérios, para escolher o melhor entre os melhores. Estes votos seriam feitos pelos membros e, todos eles, devidamente identificados.
Objectivos secundários:
1 - Criação de código de ética com os seus pares.
2 - Notícias a nível nacional (com a possibilidade de expandir esta área ao nível de agências, produtoras, etc). Para tal, seria criada uma conta para cada entidade poder inserir as suas notícias.
3 - Reportagem/Entrevista dos trabalhos efectuados.
4 – Publicações
5 – Ensino
6 – Promoção de Eventos
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os fundadores da associação devem marcar uma reunião informal com o objectivo de definirem os seguintes aspectos:
Objecto Social
Devem ser determinados os bens e serviços que a associação vai prestar, bem como todos os seus objectivos. Este é um dos aspectos mais importantes a estabelecer já que a organização não poderá desenvolver actividades que não estejam directamente relacionadas com o seu objecto social.
Neste sentido, o objecto social tende a ser bastante mais amplo que o verdadeiro âmbito da associação, deixando espaço para que futuramente os sócios possam estender a sua actividade sem terem que alterar este ponto no texto do estatutos.
Nome da Associação
Os fundadores devem escolher cerca de cinco nomes para a sua associação, pois pode dar-se o caso de já existirem organizações com a mesma denominação.
Actualmente, é possível fazer um teste de confundibilidade no site da Direcção-Geral dos Registos e Notariado. Através deste serviço online, pode efectuar-se uma pesquisa pelo nome da pessoa colectiva que se pretende criar e fica-se a saber de imediato se já existe alguma entidade com a mesma designação.
Escolher a Sede
A sede também deve ser um dos elementos a definir, uma vez que tem de estar fixada no texto dos estatutos. Normalmente, a sede refere-se ao local onde funciona a administração principal da associação, mas pode ser escolhida outra morada.
Outros Aspectos
Os estatutos podem ainda descrever os direitos e obrigações dos associados, as condições de admissão, saída ou exclusão de novos sócios, tal como as competências dos órgãos da associação, as suas receitas ou os termos de extinção da pessoa colectiva.
Orgãos sociais da Associação a criar:
a. A Assembleia Geral
b. A Direcção
c. O Conselho Fiscal
d. O Conselho Científico
e. O Conselho Jurídico
f. O Conselho Pedagógico
|
|
|
|
Voltar acima |
|
carloscidrais |
Colocada: Sáb Mar 15, 2008 4:25 pm |
|
|
Veterano
Registo: 24 Mar 2005
Local/Origem: London/Porto
|
Parabens pela iniciativa.
Ainda que ja nao esteja em Portugal, gostava de ajudar no que puder. Assim de repente, vou divulgar esta iniciativa por todos os produtores de conteudos que conheco e nao frequentam este forum.
Tambem sugeriria criar alem de uma base de dados de produtoras e freelancers, uma base de dados de escolas que formem, especificamente para esta area.
Abracos e boa sorte nesta hora que pode ser tao importante para o futuro de todos os profissionais desta area em Portugal. |
_________________ www.carloscidrais.com |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sáb Mar 15, 2008 4:36 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Boa iniciativa e estou disposto a ajudar no que puder tb.
Só uma dúvida:
Citação: Existência de uma tabela de valores afixada e zelada perante os associados de modo a pactuar entre todos como uma base de orçamentação
Isto é legal ? Não vai contra as leis da concorrencia ? Cartelização ?
edit:
outra dúvida: As bases de dados... suponho que o pessoal que se inscrever como freelancer por exemplo de archviz em max, não vai por nenhum entrave a que toda a gente (por exemplo os revendedores da autodesk portugueses ) saiba quem eles são.... não ?
Fora de brincadeiras, penso que é mt importante fazer uma boa pesquisa em termos legais sobre leis da concorrencia e no caso protecção de dados decidir se queremos dar uma prenda à asae, ser profissionais e arriscarmo-nos a excluir o grosso dos users (tem o meu voto... ), ou não ser profissionais e perder desde o inicio a credibilidade...
Complicado penso eu de que ... |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Sáb Mar 15, 2008 5:01 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Gostava de avisar o seguinte, relativamente a esta iniciativa:
Simplificando, seria uma pseudo-wikipédia do CG Nacional e dos seus principais intervenientes. Ou seja, seria algo para ser construido por e para os "artistas CG" nacionais.
Seria uma forma de promover o nosso trabalho, promover os nossos artistas e ao mesmo tempo, proteger a nossa área com o acesso a informação que considero essencial para quem está a começar ou deseja começar a trabalhar nesta área, e também para quem já trabalha, como é óbvio.
Seria sem qualquer fim lucrativo, e a meu ver, seria o mais transparente possivel para os seus "associados".
Seria também feito para todos e não para um grupo elistista. Sem bloqueios, a informação seria dada a associados e a não associados.
Porquê uma wikipédia? Porque seria um espaço em que, obviamente, teria que existir um grupo forte que representasse a associação e protegesse de alguma forma os conteúdos do site, mas ao mesmo tempo, a informação poderia ir sendo alterada por todos. Como? Ainda não sei, pois estamos a pensar e gostariamos de ter o vosso feedback relativamente a tudo isto...
Nightwalker... as tabelas são feitas para se ter uma base de orçamentação. Para se ter uma noção de valores, e combater um pouco o aproveitamento de muitas entidades, que pagam por um determinado trabalho 1/10 do que deveriam pagar. Isto acontece muitas vezes, por falta de informação do operador que vai executar o trabalho...
Os locutores em Portugal têm uma tabela, e sei que maior parte cumpre à risca e outros que fazem um pouco mais baixo... mas isso é uma opção que vai um pouco contra a ideia da associação, mas é óbvio que não tem penalizações, a não ser para os próprios, para a sua própria profissão...
Portanto é legal e serve apenas para tentar estabelecer um valor de referência para cada área e cada trabalho...
Relativamente à Autodesk e ASAE, achas que eles vão verificar se o trabalho apresentado foi feito em casa, na empresa X ou Y, se foi feito com um software demo ou pirata? Dúvido, mas concordo contigo... teremos que verificar ainda muitos items relacionados a este tema.
Nada disto é simples... muito pelo contrário
Bom, resumindo e concluindo, vamos lá a ver qual é a vossa opinião acerca deste tema. Espero a vossa contribuição, seja ela positiva ou negativa, visto ser algo inédito e ao mesmo tempo, muito arrojado... estamos a tentar ser muito abrangentes e ao mesmo tempo a entrar em campos onde existem fortes resistências, lobby's, etc...
cheers for now |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sáb Mar 15, 2008 5:41 pm |
|
|
Veterano
|
Citação: Relativamente à Autodesk e ASAE, achas que eles vão verificar se o trabalho apresentado foi feito em casa, na empresa X ou Y, se foi feito com um software demo ou pirata?
Se a base de dados for apenas de portfolios, penso que não, agora se for uma base de dados publicamente disponível, com informação e contactos de profissionais do sector e serviços que se propoem prestar... por exemplo
"chiquito 3d está disponivel como freelancer, à distancia, e usando o software X ou Y (importante para outsourcing como sabes) " então a coisa pode ser complicada, tanto por iniciativa da asae ou revendedores (difícil ) como pela denúncia a alguma delas (bem mais provavel.... ) ...
Não quero ser o velho do restelo, só estou a tentar expor problemas que penso poderem ser serios entraves. |
|
|
Voltar acima |
|
sergioduque |
Colocada: Sáb Mar 15, 2008 5:56 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
|
ou seja estamos a falar não de um sindicato com regulamentos e normas mas sim de organizar a informação, de forma a estarmos todos sincronizados, certo?
eu estou complectamente a favor. Em geral acho que vai ser bom para a area, artistas, produtoras /ou clientes.
Ao nivel dos orçamentos por exemplo, (e isto é apenas um ponto que ponho em discussão) teriamos que conseguir fazer a coisa de forma a abranger toda a gente desde artistas estabelecidos que "podem" ter uma posição mais firme até aos que não podem. Ou será que a ideia seria que com o tempo se caminhe para a situação ideal?
Bom, resumindo gosto muito da ideia, vamos discuti-la!
congrats dudes! |
_________________ www.sergioduque.tv
http://www.oficinadoduque.blogspot.com/ |
|
|
Voltar acima |
|
kindzu |
Colocada: Dom Mar 16, 2008 12:17 am |
|
|
Registo: 18 Abr 2007
|
alem de estar de acordo com esta iniciativa, penso que a mesma é essencial para o bom desenvolvimento do CG em Portugal.
Quanto ao software +/- legal, no meu caso é indiferente, marcha tudo na base do gimp, inkscape, blender, mas temos de ter em conta q se o trabalho mts vezes é mal pago, é pq em Portugal nunca se leva em conta o preço do software e isso é algo q eventualmente deveria ser combatido, não sou nenhum santo, mas tb não acredito q um profissional possa ter o devido reconhecimento recorrendo a software pirata.
os meus 2 centimos |
|
|
|
Voltar acima |
|
cc |
Colocada: Dom Mar 16, 2008 2:03 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Local/Origem: lisboa
|
antes de mais deixem que saúde todos os envolvidos nesta iniciativa.
esta primeira ideia exposta parece-me ser uma boa base de trabalho, ainda que com umas quantas arestas a limar.
nada disto é simples de concretizar mas estou convencido que cada um de nós deve reflectir quanto baste para ver o que realmente pretende desta associação, há exemplos de associativismo em áreas adjacentes á nossa (arquitectura por exemplo)e poderão olhar para elas para ver o que querem ou não retirar como exemplo a seguir.
da minha parte começo por pôr algumas duvidas quanto a um possivel acordo de concorrência, com este nome seria ilegal, mas com uma regulamentação base, de uma associação, como a ordem dos técnicos oficiais de contas(acho que é assim o nome)já seria legal, não fazem um acordo de concorrência mas impõem mínimos a praticar. será isto correcto???
os restantes pontos do texto apresentados parecem estar a ir no bom caminho
quanto ás duvidas em que poderíamos estar a formar uma base de dados para a asae o melhor é n estarmos muito preocupados com o assunto, duvido que todos os arquitectos inscritos na ordem tenham licenças de software de desenho, ( e n me digam que ainda usam canetas e compassos) e não vemos os arquitectos a fugir de se exporem por isso...
venham mais comentários que estou com esperança que esta thread se desenvolva no melhor sentido |
_________________ -- www.puraimagem.pt -- |
|
|
Voltar acima |
|
The Clown |
Colocada: Dom Mar 16, 2008 9:06 pm |
|
|
Novo membro
Registo: 14 Jan 2008
Local/Origem: Tomar
|
Olá!
Primeiro que tudo, congratulations! aos envolvidos, pela iniciativa.
Na minha opinião (e penso que a da maioria, se não mesmo a de toda a gente envolvida de certo modo na área), é uma ideia lógica, útil, e que de certo vai ajudar muita gente, quer a quem já trabalha na área, quer a quem está a iniciar, quer a empresas, etc., e mesmo até resolver alguns problemas, como é o caso dos orçamentos para quem trabalha como freelancer...
Quanto à base de dados, como em todo o processo de criar uma associação com estes fins, é necessário claro, como mencionaram e como todos sabem, haver um estudo prévio do que se pode e não pode fazer, ter em atenção (e não estou muito dentro de como isso funciona...) às leis de protecção de dados, tanto para proteger as empresas, como os artistas, e como funcionar com esses dados, aqui deixo uma sugestão, sei que a esta altura ainda é cedo para pensar nisso, mas porque não uma cena que funcionasse ao estilo do portfolio do CGSociety... a associação facultava uma pass ao associado, e este tinha o dever (se quisesse claro ) de ir actualizando os seus dados (neste momento trabalho aqui ou ali, tou livre, aceito trabalhos como freelancer,etc.) e o seu portfolio, é uma sugestão, e provavelmente até já tinham pensado nisso
Quanto aos objectivos secundários da associação, toda a informação relativa a cenas da área, seja de que teor for, mais importante ou menos importante, penso que seja sempre bem-vinda! e um concurso anual de CG nacional também penso que é mais uma motivação para por no saco das motivações para trabalhar!
Para finalizar, se precisarem... eu voluntarizo-me para ajudar no que for preciso! E que isto ande p'rá frente! |
_________________ "Oh my God that's th'a funky sheet!", Beastie Boys in Root Down
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Seg Mar 17, 2008 9:53 am |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Acho que o romanus se precipitou um bocado ao ter postado isto aqui, mas quando ele chegar já falo com ele E mais, o xogun estaria envolvido nisto de alguma forma? Se sim, discordo completamente, para ter gajos a subir a custa dos outros ja fizeram a APROJE nao precisamos de outros tantos a fazer o mesmo. Abraços. |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Seg Mar 17, 2008 10:02 am |
|
|
Veterano
|
essa é forte kamaleon... quem é o Xogun e de que forma está ligado a aproje ou ... ao patatas ? |
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Seg Mar 17, 2008 10:15 am |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
Que eu saiba não está, só estava a fazer uma comparação, querendo eu com isso dizer que uma associação dessas deveria ser composta por pessoas com experiencia em cada area que se tenta abranger e não querendo passar por elitista, pessoas de renome, com moral e não necessariamente Senhores Doutores da Mula Russa Esfrega As Minhas Costas Que Eu Esfrego As Tuas. E mais, pessoas com tempo para dar, que tenham gosto no que fazem e isso posso dizer que não é facil encontrar, facil sim é encontrar quem quer fazer tudo e nada faz e vai na onda e é a isso que eu me refiro, não consigo pactuar com isso, mas isso sou eu e é a minha opinião mas de facto, quando o romanus me falava disto veio-me sempre a cabeça a APROJE em genero de eco mental. No entanto não sou contra a iniciativa, vejo com bons olhos e talvez daqui a uns posts diga melhor aquilo que penso |
_________________ .artur leao.
You can do it! VFX |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Seg Mar 17, 2008 12:07 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
Boas,
Eu ainda só li isto MUITO MUITO por alto, mas assim à primeira vista parece-me bem, desde que e frizo desde que, quem um dia depois ficar "À Frente" de uma coisa destas que tenha OBRIGATORIAMENTE experiencia no ramo, mas experiencia a sério... pq a coisa de os "Fatos e Gravatas" apareceme sabe-se lá de onde a vir dizer:
-Eh pá agora a malta vai-vos organizar e mostrar como é..
"Cheira-me" um pouco a APROJE.... que desde cedo me deu a ideia de haver um certo tipo de pessoas que se mete em todas as oportunidades quando lhes "cheira" que podem ser lucrativas.
Isto foi a ideia que a APROJE me transmitiu (sendo verdadeira ou não foi a impressão que me deixou). O Mercado começa muito devagarinho com muito esforço e suor de que o inicia e depois quando as coisas começam a ser mais faladas e começa a haver alguma "projecção" aparecem SEMPRE os gajos que NUNCA fizeram a ponta de um corno para desenvolver a "profissão" mas que como usam Fatos e Gravatas já percebem de tudo e das leis de Mercado etc, criam-se Associações que supostamente vão levar a Industria a outros voos blablabla, resultado:
Quem bule continua a bulir que nem um escravo e quem "organiza" regra geral vem só usufruir de todo um trabalho desenvolvido antes por quem realmente sabe e se esforçou.
Isto foi a ideia que eu fiquei da APROJE, mesmo que não seja nada disto como já referi, mas foi a ideia que me ficou a mim e a MUITOS outros.
Quando tiver mais tempo leio com mais atenção e então ai pronuncio-me melhor, mas para já parece-me pelo menos o primeiro passo para se tentar equilibrar e especialmente INFORMAR a todos os que andam nestas andanças ou que se queiram introduzir no Mercado e na Industria. |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Seg Mar 17, 2008 3:09 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Antes de se tirarem conclusões acerca das pessoas envolvidas, ou dar-se inicio a uma flame war, gostaria de salientar que a avançar com esta ideia, acho que só se tornaria viável se fosse feita por, pelo menos, cerca de 20 pessoas que participassem activamente (cada uma em uma ou mais áreas específicas da associação). É mais que óbvio que estas pessoas teriam que ter experiência nestas áreas, maturidade, disponibilidade (ainda que minima)... mas ainda nem sequer se chegou aí, apesar de ser um factor determinante.
Primeiro estamos a falar da iniciativa, e ao mesmo tempo, irão concerteza aparecer pessoas interessadas e que serão chave no desenvolvimento deste projecto.
Este post foi feito numa fase ainda muito embrionária do projecto... mas já que foi feito, aproveitem para opinar e dar ideias que possam enriquecer o projecto. Desta forma, quando o formos "materializar" (se isso realmente acontecer), tenhamos algo profissional, maduro e exequievel.
E para cortar já com a ideia de ganhar dinheiro, se participar neste projecto, será com a condição de todo o dinheiro que entrar para a "associação" seja direccionado para a própria (ex: servidor, programador(es) flash e outros custos inerentes à criação e manutenção da mesma).
Já tenho a minha independência económica há muitos anos e apenas gostaria de fazer algo mais (mesmo que pouco), pela nossa comunidade. Aliás, esta iniciativa seria muito mais útil para a geração vindoura do que para a minha...
Para acabar, acho que o ideal seria "ouvir" os profissionais da área que estão activos e a partir daí, já se terá uma melhor ideia da viabilidade ou não viabilidade deste projecto...
cheers for now |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
[HP] |
Colocada: Seg Mar 17, 2008 6:03 pm |
|
|
Veterano
Registo: 31 Jan 2005
Local/Origem: inbicta
|
Só espero que não saia daqui nenhuma APROJE 2.0!
Boa sorte pessoal! |
|
Voltar acima |
|
xogun |
Colocada: Seg Mar 17, 2008 7:06 pm |
|
|
Registo: 15 Nov 2007
|
Boas,
Apesar de poucos conhecerem-me sempre estive atento ao mundo CG desde que descobri o 3DS Max 2.0 versão DOS. Façam as contas. Alguns ja me devem ter visto nos tempos de IRC onde tinha o mesmo nickname.
A má interpretação é a maior inimiga dos Foruns/blogs ou pontos de contactos que existem na internet. Esperançado estou que assim seja pela parte do utilizador Kameleon.
Esta ideia surgiu tal como a vós, só que sempre ficou por ai, uma ideia, até altura em que a espiral começou apertar e decidimos sacrificar para algo melhor.
A associação/sindicato ou quer que seja ser dominado é de e para os artistas CG nao uma APROJE.
Acho que por experiência própria posso dizer que a característica tuga do abandalhado faz deteriorizar um futuro e é isso que está acontecer. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Andias |
Colocada: Seg Mar 17, 2008 10:51 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 06 Fev 2008
Local/Origem: Aveiro
|
Iniciei a minha aprendizagem no mundo 3D há relativamente pouco tempo, na qual resultou no meu registo no fórum para aprender e tirar duvidas por quem está e conhece o ramo há bastante tempo. Fiquei um pouco surpreendido pela forma como tratam e "abandalham" desculpem-me a expressão, os 3D artist. Na minha área de 2D também funciona um pouco assim...
Gostava de dizer que achei uma grande iniciativa por parte do Xogun e Romanus.
cump |
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved