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<  Blender  ~  Modelação no Blender

Bcool
Colocada: Sex Mar 07, 2008 5:35 pm Responder com Citação
Registo: 17 Abr 2006 Mensagens: 16 Local/Origem: Lisboa
Oi pessoal.

Não falo (escrevo) muito, mas sou leitor assíduo aqui do D3 Wink

Ultimamente tenho vindo aos poucos a pegar novamente no Blender, já que como all-round 3D package tem características impressionantes para ferramenta open-source.

No entanto, talvez por estar mal-habituado em termos de modelação por utilizar o modo (que tem funcionalidades espectaculares para modelação orgânica), tenho ficado algo desiludido com a modelação no Blender. Houve certas operações que no modo se fazem com 1 ou 2 cliques no rato que nem com scripts consegui fazer no Blender:

- inset de faces múltiplas -> no Blender há um script para isto (http://wiki.blender.org/index.php/Scripts/Manual/Mesh/Inset) que até consegue fazer inset das faces escolhidas, mas dá erros brutais ao fazer smooth e/ou subdivision do objecto.

- extrude segundo as normais de múltiplas faces -> um pesadelo. no modo (e suponho que nas restantes apps) é o que acontece por default quando se faz extrude de múltiplas faces seleccionadas. no blender, ou é tudo segundo o mesmo eixo, ou dá buraco por algum lado.

- vertex align -> há alguma ferramenta que possibilite fazer um align de vértices (tipo 3ds max) ou um "set value" tipo modo, para determinar as coordenadas? tentei utilizar um script (http://wiki.blender.org/index.php/Scripts/Manual/Mesh/Vertex_Align) mas é uma confusão trabalhar com aquilo, não se percebe a orientação dos eixos

Decidi participar esta semana no blender week day challenge (http://blenderartists.org/forum/showthread.php?t=118551) para me dar um objectivo para ir aprendendo mais umas coisas nos intervalos livres durante a semana. Só que com tantos problemas de base na modelação acabei por ter de usar o wings3d, porque mesmo para fazer uns "corais" rascas (que no fundo ficaram apenas, como encorajadoramente diz a minha namorada, donuts esticados) que apenas exigiam pegar num plano com múltiplas faces e fazer inset->extrude->inset->extrude, o blender não dava conta do recado. Ao menos os nodes dos materiais e compositing não desiludem nunca.

Gostava só de perguntar aos blenderheads que andam por cá se me está a escapar alguma funcionalidade, se a modelação do blender passa por um workflow de alguma forma diferente, ou se para coisas orgânicas costumam importar de wings3d, modo ou outra aplicação da respectiva preferência...o wings3d é porreiro, mas é lento como tudo a processar operações simultâneas em muitas faces...

cumprimentos

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rcas
Colocada: Sex Mar 07, 2008 7:04 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Citação:

- inset de faces múltiplas -> no Blender há um script para isto (http://wiki.blender.org/index.php/Scripts/Manual/Mesh/Inset) que até consegue fazer inset das faces escolhidas, mas dá erros brutais ao fazer smooth e/ou subdivision do objecto.


Está previsto para a versão 2.50 ou 2.51.

Citação:

- extrude segundo as normais de múltiplas faces -> um pesadelo. no modo (e suponho que nas restantes apps) é o que acontece por default quando se faz extrude de múltiplas faces seleccionadas. no blender, ou é tudo segundo o mesmo eixo, ou dá buraco por algum lado.


Para usares a normal tens de usar os manipuladores, dizeres que a orientação é da normal (aqui onde diz Global, mudar para normal) e fazes o extrude.

Citação:

- vertex align -> há alguma ferramenta que possibilite fazer um align de vértices (tipo 3ds max) ou um "set value" tipo modo, para determinar as coordenadas? tentei utilizar um script (http://wiki.blender.org/index.php/Scripts/Manual/Mesh/Vertex_Align) mas é uma confusão trabalhar com aquilo, não se percebe a orientação dos eixos

Hum, ok, nunca usei nada disto por isso não sei.


Citação:

Gostava só de perguntar aos blenderheads que andam por cá se me está a escapar alguma funcionalidade, se a modelação do blender passa por um workflow de alguma forma diferente, ou se para coisas orgânicas costumam importar de wings3d, modo ou outra aplicação da respectiva preferência...o wings3d é porreiro, mas é lento como tudo a processar operações simultâneas em muitas faces...


Eu usava antes o Wings 3D, mas desde que mudei para o Blender nunca mais voltei para outro software.

O workflow é diferente, mas para isso aconselho-te a leres o manual online.

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Bcool
Colocada: Sáb Mar 08, 2008 12:11 am Responder com Citação
Registo: 17 Abr 2006 Mensagens: 16 Local/Origem: Lisboa
Pelos vistos o extrude pelas normais tinha mais a ver com os problemas da minha mesh, alterar a orientação dos controladores realmente é o suficiente...e quanto a consultar o manual, claro que sim, o manual é daquelas coisas que nunca deixo de consultar, re-consultar e tre-consultar... é uma das grandes alegrias de trabalhar com o blender, em 3 segundos estamos a ler tudo sobre cada função e a ver exemplos de aplicação.

Quando falo em workflow não me refiro às operações básicas, porque isso no fundo é só procurar no blender as que já conheço dos outros programas (excepto quando há problemas como os que já mencionei do vertex align e inset) e habituar-me à disposição dos vários parâmetros no interface do blender. Refiro-me ao método global de modelação, não sei se me faço entender... o maya era mto virado para nurbs até há pouco tempo, o 3ds max e outros para poligonos e subdivs, e no caso do blender tenho visto imensos tutoriais de modelação polígono a polígono, um método um pouco diferente do que aquilo a que estou habituado do modo e outros. mas enfim, é uma questão de me habituar e ver o que consigo fazer com o programa.

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