Índice do Fórum Dimensao3.com


Autor Mensagem

<  XSI  ~  Custom PPG e algumas duvidas de Rigging em XSI

Nightwalker
Colocada: Seg Mar 03, 2008 11:10 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Ok acabei de riggar um char meu e criei os custom parameters da praxe ligados aos Foot_ctrls, ta tudo linkado e a funcar so que agora queria organizar a ordem em que aparecem na PPG e no Keying pannel, e acertar um default value que por lapso fico a 1 em vez de 0... como faço isto ?

Num rig da net, lembro-me de haver controladores (sliders) no canto do viewport... como faço isso ?

Como se deve organizar a coisa em termos de models? o rig é um model e ageometria outro? É tudo só um model ? Tendo em conta que quero criar uma sinoptic e guardar umas poses e tal ?

Cheers

_________________
One of many at www.puraimagem.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Nightwalker
Colocada: Ter Mar 04, 2008 11:54 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Bem.... fiz umas buscas e parece que vou entrar no maravilhoso mundo do spdl editing..... Shocked Confused

_________________
One of many at www.puraimagem.pt
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Sil3
Colocada: Ter Mar 04, 2008 4:02 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Citação:
Ok acabei de riggar um char meu e criei os custom parameters da praxe ligados aos Foot_ctrls, ta tudo linkado e a funcar so que agora queria organizar a ordem em que aparecem na PPG e no Keying pannel, e acertar um default value que por lapso fico a 1 em vez de 0... como faço isto ?



Isto é confuso de dizer assim aqui, mas podes alterar isso na mesma PPG onde definiste os Valores tens lá um box que diz: UI Range. Fazes Enable disso e metes la o valor que queres por default VISUALMENTE... tipo tens um Slider que vai de 0 a 200 mas queres que o valor que mostre no UI seja de 50 em vez de 0, metas lá 50 Very Happy

Depois dos Sliders estarem feitos não podes trocar a ordem destes :S

Eu raramente uso os Sliders Default do XSi para animar... não me dão jeito, prefiro depois de estarem feitos Linkar os gajos a outros Sliders ala Osipa style (Kaipirinha Sliders look for it).

Citação:

Num rig da net, lembro-me de haver controladores (sliders) no canto do viewport... como faço isso ?


Boa pergunta, não faço ideia LOL nunca usei isso :p Embarassed Embarassed Embarassed


Citação:

Como se deve organizar a coisa em termos de models? o rig é um model e ageometria outro? É tudo só um model ? Tendo em conta que quero criar uma sinoptic e guardar umas poses e tal ?

Cheers


Regra geral só se deve usar um Model como PAI de tudo e nao Models dentro de Models.

No caso de um Rig de um Character o que eu tento sempre por questões de ter tudo limpinho e organizado é meter os Items separados.

Num FULL Character com Rig e varios Objectos /Cabeça separada do Corpo por exemplo) eu tentaria meter a Hierarquia assim:


-O_Meu_Lindo_Personagem_Model

-Meshes

-CTRL Objects

- Rig


O Único Model que aqui usaria seria O_Meu_Lindo_Personagem_Model... tudo o resto usaria Nulls que depois esconderia para serem os Pais do resto das coisas, imagina os Nulls como Directorias dentro de Directorias.

Isto pode dar trabalho e mais tarde a gente dizer, mas porra pq tanta "gavetas" ou directorias ou Pais ou o raio... mas fica tudo LIMPO e ORGANIZADO, é que 6 meses depois se voltarem a abrir as Scenes/Projects acreditem que não se vão lembram do que era o quê, assim não tem nada que enganar Wink

Os Models são Itens especiais no XSi, básicamente eles são Scenes dentro de Scenes, se tiverem algo Animado e o meterem num Model e exportarem esse Model, quando o Importarem tudo o que lá está dentro mantem as mesmas propriedadaes que tinha, seja Animation, Materiais etc etc, por isso digo que Models é como se fosse Scenes contidas e Exportaveis Smile

Uma das razoes para se usar um Unico Model por Character é que cada Model Automaticamente ganha um MIXER (Animation Mixer), no caso de um Character com Corpo Separado da Cabeça, se tivermos 2 models um para cada vai acontecer que quando tivermos Shapes (Morphs) estes vão para ao Mixer do Model Respectivo, ou seja, vamos ficar com Mixer dos Shapes do Corpo e outro Mixer dos Shapes da Cabeça, assim se ambos estiverem debaixo do mesmo Model irá apenas haver um único Mixer com tudo lá juntinho e de mais fácil acesso.

Claro que em certos casos dá jeitos termos os Mixers separados, mas regra geral e por uma questão de logistica é sempre preferivel ter tudo á vista ou acessivel nos mesmos sitios.

Uma coisa a ter em ATENÇÃO é quando se usam as Tails... estas sao Dinamicas e em REALTIME mas criam as suas Caches SEMPRE no MIXER onde estão... ou seja, se nao houver Model as Caches vão ser criadas no MIXER da Scene e mesmo que depois peguem nelas e as arrastem para outro Mixer doutro Model elas não vão funcionar... ANTES de criarem tails metam as Curves DENTRO do Model que vão usar, se ainda não tiverem craido um Model façam-no Very Happy

_________________
Sil3





(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 1
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Você Não pode votar neste fórum
You cannot attach files in this forum
You cannot download files in this forum