Registo: 02 Jun 2006
Local/Origem: Portugal
|
Ois,
Peço desculpa pelo copy/paste, mas era muito texto para estar a repensar rescrever, aqui vai então
Voltei já no domingo de San Francisco. Queria só partilhar a experiência com a malta aqui do dimensao3.
No geral foi porreiro, montes de ppl que partilha dos nossos gostos no mesmo local, as sessões eram interessantes, ver vedetas ao vivo e tal. Recomendo irem.
A organização das sessões foi meio desorganizada, isto é, quando havia uma sessão interessante era comum haver outra exactamente ao mesmo tempo interessante, ou seja perdia-se sempre alguma sessão - não foi o meu caso, fui lá á borlix como speaker, mas suponho que para quem pague uns 600 doláres para ir lá assistir seja um bocado frustante. Adiante
Recomendo, para quem ande á procura de trabalho, tentar ir a uma gdc, fiquei surpreendido com a imensidão de oferta (e procura) na feira de trabalho que havia lá. Penso que basta o passe da expo (mais baratix) para poder entrar nesta parte.
A exposição também foi porreira, alguns projectos interessantes á mostra, deu para ver o Far Cry 2 (pedi ao gajo q tava lá para me fazer uma demonstração, disse-lhe q tinha bulido no Far Cry original e tava curioso para ver o q andavam a fazer - o tipo ficou meio nervoso ). Montes de cenas relativas a motion capture, deve estar na moda agora.
No primeiro dia, dei uma mini-palestra na booth da Crytek, na expo e sobre o CryEngine2, posso dizer que tentar explicar algo detalhadamente a pessoal, com montes de barulho e confusão á mistura é complicado, mas desenrasquei-me.
Mostrámos também um video na booth da crytek, a correr um anuncio famoso, em tempo real no CE2, penso que já viram
O dia terminou com a entrega dos prémios "Game Developers Choice Awards", os quais nem fazia ideia que estava nomeado , no qual ganhámos melhor tecnologia e eu estava a fazer não sei o que, nomeado para a categoria de Arte em vez de tech (sou artista agora eh). Deu para ver gurus da industria ao vivo, Gabe Newell, Sid Meier e a moça do Portal.
Sexta feira foi a minha palestra, que correu bastante bem apesar dum contratempo inicial com os videos que ia mostrar onde perdi algum tempo que era essencial para terminar a tempo a palestra, mas lá desenrasquei (tipico tuga eh), estava bastante á vontade a falar para 400 ou 500 gajos e fiz a palestra toda de cabeça, o que me surpreendeu pq nas sessões de treino que fiz com o ppl cá tive sempre que usar apontamentos para quando me desse uma "branca".
No final veio bastante ppl falar cmg, e dei por mim a apertar a mão dum japonês assim meio lingrinhas, qd ele me deu o cartão e vi que era o Kawase fiquei tolo , depois algum ppl a oferecer trabalho á descarada, e bastantes japoneses - fiquei fã de japoneses, bastante educados e cordiais. Depois disto não consegui ir a nenhuma sessão, tive q ir dar uma volta para relaxar
Link para a minha sessão: http://realtimecg.gamedev-pt.net/downloads/GDC08_Sousa_Tiago_CrysisEffects.zip , vou tentar meter no site de crytek juntamente com videos da sessão durante esta semana.
Sessões que assisti e recomendo lerem, foram as do Halo3 sobre o sistema de lightmaps deles (usando SH), as "Core Techniques & Algorithms in Shader Programming" também tiveram alguns pontos interessantes, curti da approach para usar photon mapping em realtime (http://www.coretechniques.info/)
E encontrei uns qtos tugas por lá ! O Pedro Costa da RTS, o Paulo Gomes (ia com 2 outras pessoas, que não me lembro o nome), e o Jorge Monteiro (GameTap).
E pronto, assim foi a minha primeira GDC e no geral foi muito porreiro, vou tentar meter algumas fotos mais logo aqui.
Cumps,
Tiago |
|
|
|